rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 22, 2017 16:08:42 GMT -3.5
Dependendo do patrimônio acumulado para a IF, um plano de saúde pode ser dispensável, optando-se por um auto seguro. Sei que uma cirurgia custa os olhos, assim como alguns dias de UTI. Mas estes são eventos raros na vida de uma pessoa, enquanto que a mensalidade do plano é certa. Quem se aposenta com um valor baixo 500 mil, por exemplo, quebraria caso tivesse que custear uma cirurgia. Já quem se aposenta com vários milhões, pode bancar um evento destes sem maiores traumas.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 22, 2017 16:08:48 GMT -3.5
Sim, Jigsaw,um plano de saúde é fundamental e os gastos com ele devem ser computados na despesa anual. Ademais, deve também ser estimado o valor que ele chegará quando a pessoa completar 59 anos. Se vc tem plano de saúde, pode ver no seu contrato uma previsão de reajustes por faixa etária. No meu caso particular, eu já pago do meu próprio bolso um bom plano de saúde, e as despesas correspondentes são computadas na relação PL/despesas. Todos os que aspiram à independência financeira devem entrar em algum plano. Parar de trabalhar sem uma previsão de capital que custeie um plano de saúde e seus reajustes futuros por faixa etária é suicídio financeiro, a meu ver. Eu até, não sei se é excesso de controle da minha parte, mas sempre que acaba um mês, eu levanto um espécie de balanço ou balancete pessoal, registrando todas as receitas (salário, receita passiva e outros) e despesas do mês, e também contabilizo o valor dos meus ativos de investimentos. Então eu levanto o total dos últimos doze meses de despesas e comparo com o meu patrimônio liquído. Mais alguém aí faz assim? Como mencionei antes, eu computo há uns 7 anos minhas receitas e despesas religiosamente. Impressionante como razão Despesas/receitas está aumentando. Passou de 60% pra 85% nesses anos... Filhos custam caro kkkk
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Jul 22, 2017 16:42:09 GMT -3.5
Dependendo do patrimônio acumulado para a IF, um plano de saúde pode ser dispensável, optando-se por um auto seguro. Sei que uma cirurgia custa os olhos, assim como alguns dias de UTI. Mas estes são eventos raros na vida de uma pessoa, enquanto que a mensalidade do plano é certa. Quem se aposenta com um valor baixo 500 mil, por exemplo, quebraria caso tivesse que custear uma cirurgia. Já quem se aposenta com vários milhões, pode bancar um evento destes sem maiores traumas. Cada dia que passa menos sentido vejo em manter plano de saúde. Acabaram de aumentar o meu em 24%. E a tendencia é só piorar. Já que quanto mais caro fica, menos pessoas saudáveis vão pagar, gerando proporcionalmente mais custos e novos aumentos. Aconteceu nos EUA recentemente e já está chegando aqui. Para piorar aumento da burocracia e exigência do governo, que reduz a concorrência.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 23, 2017 7:43:27 GMT -3.5
Dependendo do patrimônio acumulado para a IF, um plano de saúde pode ser dispensável, optando-se por um auto seguro. Sei que uma cirurgia custa os olhos, assim como alguns dias de UTI. Mas estes são eventos raros na vida de uma pessoa, enquanto que a mensalidade do plano é certa. Quem se aposenta com um valor baixo 500 mil, por exemplo, quebraria caso tivesse que custear uma cirurgia. Já quem se aposenta com vários milhões, pode bancar um evento destes sem maiores traumas. Isto é errado rst, os planos de saúde típicamente utilizam o dinheiro obtido das pessoas jovens e saudáveis para subsidiar os mais velhos que típicamente requerem tratamento. De fato a 5% dos pacientes geram 50% dos custos e destes a grande maioria são da terceira idade. Desde este ponto de vista, um plano de saúde é uma barata para quem é velho e aposentado pois está levando um produto subsidiado pelos próprios pagamentos durante a juventude (por não dizer os pagamentos de todos os jovens atualmente no plano).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 23, 2017 9:06:13 GMT -3.5
Dependendo do patrimônio acumulado para a IF, um plano de saúde pode ser dispensável, optando-se por um auto seguro. Sei que uma cirurgia custa os olhos, assim como alguns dias de UTI. Mas estes são eventos raros na vida de uma pessoa, enquanto que a mensalidade do plano é certa. Quem se aposenta com um valor baixo 500 mil, por exemplo, quebraria caso tivesse que custear uma cirurgia. Já quem se aposenta com vários milhões, pode bancar um evento destes sem maiores traumas. Isto é errado rst , os planos de saúde típicamente utilizam o dinheiro obtido das pessoas jovens e saudáveis para subsidiar os mais velhos que típicamente requerem tratamento. De fato a 5% dos pacientes geram 50% dos custos e destes a grande maioria são da terceira idade. Desde este ponto de vista, um plano de saúde é uma barata para quem é velho e aposentado pois está levando um produto subsidiado pelos próprios pagamentos durante a juventude (por não dizer os pagamentos de todos os jovens atualmente no plano). Por isso mesmo que vale a pena se autosegurar quando é jovem e aderir a um plano um pouco antes dos 60, idade em que muitas seguradores começam a criar restrições a novos entrantes. Outro ponto que não pode ser desprezado é que, muitas vezes, as seguradoras se recusam a custear diversos tipos de tratamentos que, só na hora da necessidade, percebemos que estavam em alguma cláusula de exclusão de responsabilidade. O usuário paga por anos para no final descobrir que nunca esteve protegido para aquela doença.
|
|
|
Post by acquesta on Jul 24, 2017 8:33:45 GMT -3.5
Não li as premissas então provávelmente esse comentário seja nulo, mas hoje eu tenho muito mais de 25 anos de despesas anuais poupados e isto apenas conseguiria comprar um apartamento decente em Rio de Janeiro, não me considero nem perto da "independencia financeira". Potuz, No Rio de Janeiro os imóveis decentes são muito caros mesmo, e aí é difícil alcançar a independência financeira. Mas alguém com um patrimônio líquido do porte do seu, em vez de comprar um caríssimo imóvel na cidade maravilhosa, poderia, se quisesse, parar de trabalhar e simplesmente mudar-se para dezenas de outras cidades brasileiras (ou de outros países da América Latina) com boa qualidade de vida e custo imobiliário muito inferior, comprando ou (melhor) alugando um imóvel. Ou seja, vc já alcançou a independência financeira desde que não more no Rio de Janeiro kkk. Concordo com o mahler , a IF é bem relativa/subjetiva, mas com o valor de um ap. no RJ de tamanho bom (100m) daria sim p/ uma pessoa com estilo de vida simples viver da renda obtida com o valor aplicado desse ap. . O interessante é que a pessoa que acostuma a levar uma vida mais simples, sem ostentação, desde cedo, mesmo depois que se torne 'milionário' e tenha sua IF , muito provavelmente continuará a ter o mesmo nível de despesas, portanto a IF estaria mais perto do imaginado.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 26, 2017 9:09:06 GMT -3.5
Qual o software de controle de gastos que vocês usam?
Não é uma questão que corresponda exatamente ao quesito de IF. Mas eu não consigo imaginar alguém que queira alcançar a IF sem controlar suas despesas. E nessas horas um software de controle de despesas é muito útil. Eu uso este aqui: goodbudget.com/É gratuito, roda no meu Tabajara Plus, no Android, sem problemas. Fácil de usar e tem daqueles gráficos tipo "pizza" que ajudam você a visualizar para onde está indo o seu dinheiro. Eu gostaria de ouvir também sobre as experiências de vocês com esses softwares.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Jul 26, 2017 9:19:00 GMT -3.5
Não é uma questão que corresponda exatamente ao quesito de IF. Mas eu não consigo imaginar alguém que queira alcançar a IF sem controlar suas despesas. E nessas horas um software de controle de despesas é muito útil. Eu uso este aqui: goodbudget.com/É gratuito, roda no meu Tabajara Plus, no Android, sem problemas. Fácil de usar e tem daqueles gráficos tipo "pizza" que ajudam você a visualizar para onde está indo o seu dinheiro. Eu gostaria de ouvir também sobre as experiências de vocês com esses softwares. Não faço calculo das minhas despesas. Acho importante, mas não tenho coragem.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 26, 2017 10:34:13 GMT -3.5
Não é uma questão que corresponda exatamente ao quesito de IF. Mas eu não consigo imaginar alguém que queira alcançar a IF sem controlar suas despesas. E nessas horas um software de controle de despesas é muito útil. Eu uso este aqui: goodbudget.com/É gratuito, roda no meu Tabajara Plus, no Android, sem problemas. Fácil de usar e tem daqueles gráficos tipo "pizza" que ajudam você a visualizar para onde está indo o seu dinheiro. Eu gostaria de ouvir também sobre as experiências de vocês com esses softwares. Digamos que o que eu precisaria controlar aqui em casa não são bem minhas despesas e sim as da patroa rsrsrsrs Não faço controle mensal. Uso um sistema bem mais simplificado com os dados do IR. A partir dele tenho uma boa ideia do percentual da renda proveniente do trabalho que economizo a cada ano. A vantagem é a a simplicidade, a desvantagem é que não tenho um controle mensal de despesas, nem uma classificação por categoria. Sei apenas quanto gastei no ano. Durante um tempo usei o guiabolso, que é uma versão brasileira de aplicativos como o Mint. O lado negativo de um programa como esse é a segurança dos seus dados, já que o programa acessa diretamente sua conta bancária. A empresa é confiável, mas sua senha, ainda que protegida por criptografia, fica sujeita a ataques de hackers. Isso me fez repensar melhor a questão e deixei de usar o aplicativo. Se quiser arriscar, achei o aplicativo bem prático (extrai os dados da sua conta e agrupa tudo por categoria), apesar de ele não ser muito inteligente (se em um mês eu reclassificasse uma determinada despesa como alimentação ao invés de transporte, no mês seguinte, uma despesa no mesmo estabelecimento precisava ser novamente reclassificada. Algo bem fácil de corrigir, mas que, se funcionasse tudo a contento, não precisaria ser refeito mensalmente).
|
|
|
Post by Derfel on Jul 26, 2017 10:45:13 GMT -3.5
Não faço calculo das minhas despesas. Acho importante, mas não tenho coragem. Também não. Só calculo a evolução patrimonial. Também acho importante, mas não tenho disposição para anotar cada gasto que fizer. E tenho um estilo de vida modesto, então acho que ameniza. Se fosse usar algum, provavelmente seria o Gnucash. Há uns 6 meses parei de usar. Fazia pelo GuiaBolso. Há mais tempo fazia do modo mais raiz, anotava no papel e passava para um Excel todo dia pela noite (nesse modo fazia minha esposa anotar e me passar os valores).
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jul 26, 2017 11:14:48 GMT -3.5
Eu me pergunto qual a utilidade de ter um aplicativo de controle de despesas.
A pessoa só precisa relacionar as despesas uma única vez e então nos próximos meses ela já sabe quanto de sua renda será para os gastos fixos (alimentação, moradia, transporte) e qual os percentuais para os gastos variáveis ela vai determinar (poupança, lazer, supérfluos, despesas de emergência, etc).
Recebeu a renda, paga os gastos fixos e vai sobrar um montante para os gastos variáveis que a pessoa já sabe o quanto pode gastar com cada item. Se o sujeito ganha $5.000,00 por mês ou $50.000,00 é indiferente, pois a despesa representa uma fração percentual. Ele sabe que ele tem X% por mês para gastar com lazer e pronto, ficar anotando gastos não vai fazer o dinheiro esticar.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Jul 26, 2017 11:30:52 GMT -3.5
Eu me pergunto qual a utilidade de ter um aplicativo de controle de despesas. A pessoa só precisa relacionar as despesas uma única vez e então nos próximos meses ela já sabe quanto de sua renda será para os gastos fixos (alimentação, moradia, transporte) e qual os percentuais para os gastos variáveis ela vai determinar (poupança, lazer, supérfluos, despesas de emergência, etc). Recebeu a renda, paga os gastos fixos e vai sobrar um montante para os gastos variáveis que a pessoa já sabe o quanto pode gastar com cada item. Se o sujeito ganha $5.000,00 por mês ou $50.000,00 é indiferente, pois a despesa representa uma fração percentual. Ele sabe que ele tem X% por mês para gastar com lazer e pronto, ficar anotando gastos não vai fazer o dinheiro esticar. Eu nunca controlei, aliás, eu não controlo nada, exceto em épocas de imposto de renda. Porém, principalmente com pessoas que tem menos controle, esse é um exercício válido. Tem muita gente que chega ao final de um período falando "eu não imaginava que eu gastava tanto com isso" e daí passa a rever os gastos. Isso não acontece apenas com supérfluos, mas até com bens e serviços essenciais que podem ser trocados por outros/outros modais. Para o pessoal mais equilibrado, que tem essa noção, mesmo assim esse exercício pode ser válido para ter uma ideia de como os gastos são distribuídos e como eles evoluem, de modo a planejar melhor. Exemplo: meus gastos em imóveis são 25% da minha renda, mas poderia viver em um imóvel do mesmo padrão se mudasse para aquela cidade do interior que eu conheço gastando apenas 5% da renda. Minha renda passiva permitiria que eu vivesse de renda lá, mas mesmo assim, eu posso apenas diminuir o ritmo do trabalho se eu quiser, para aguardar mais alguns anos em busca da aposentadoria pela previdência também. Ou: gasto pouco com supérfluos e minhas contas ainda assim quase não fecham. Ano que vem a minha faixa etária no plano de saúde muda, melhor adiar bastante essa ideia de aposentar cedo. Esse tipo de projeção facilita o planejamento de quem pretende se aposentar com recursos próprios.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 26, 2017 11:36:18 GMT -3.5
Eu me pergunto qual a utilidade de ter um aplicativo de controle de despesas. A pessoa só precisa relacionar as despesas uma única vez e então nos próximos meses ela já sabe quanto de sua renda será para os gastos fixos (alimentação, moradia, transporte) e qual os percentuais para os gastos variáveis ela vai determinar (poupança, lazer, supérfluos, despesas de emergência, etc). Recebeu a renda, paga os gastos fixos e vai sobrar um montante para os gastos variáveis que a pessoa já sabe o quanto pode gastar com cada item. Se o sujeito ganha $5.000,00 por mês ou $50.000,00 é indiferente, pois a despesa representa uma fração percentual. Ele sabe que ele tem X% por mês para gastar com lazer e pronto, ficar anotando gastos não vai fazer o dinheiro esticar. Saber as despesas totais e quanto isso representa em relação à renda são as duas principais informações necessárias para se calcular o tempo faltante para a IF. Acredito que a maioria aqui do forum viva muito abaixo das possibilidades, por isso não precise de um controle minucioso das despesas. Já para quem gasta tudo o que ganha (ou mesmo mais do que ganha), o controle detalhado das despesas é o primeiro passo para mudar de situação.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 26, 2017 12:06:58 GMT -3.5
Saber as despesas totais e quanto isso representa em relação à renda são as duas principais informações necessárias para se calcular o tempo faltante para a IF. Acredito que a maioria aqui do forum viva muito abaixo das possibilidades, por isso não precise de um controle minucioso das despesas. Já para quem gasta tudo o que ganha (ou mesmo mais do que ganha), o controle detalhado das despesas é o primeiro passo para mudar de situação. Obrigado por compartilharem as visões de vcs. Cada um, como eu imaginava, tem uma visão: uns acham que não é necessário, outros mais ou menos, outros o suficiente para ter uma planilha. Sou como o rst, como a gente sempre discute qual o percentual de renda passiva suficiente para chegar à IF, nada como ter tal número na ponta dos dedos. Gastos com moradia, alimentação, água e luz para mim são fixos e não há muito o que se fazer sobre eles. É com os extras que me preocupo, principalmente aqueles gastos que a gente faz por impulso. Foi para isso que baixei o tal programa, para saber qual o percentual de extras nos meus gastos. Além disso, é claro que não vou anotar meus gastos até o final dos meus dias, só durante uns três, quatro meses. Desse resultado, dá para tirar uma boa ideia Como anotar todos os gastos é uma coisa notoriamente chata, coloquei o programa no meu Tabajara Plus, afinal de contas a gente está sempre com o celular
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 26, 2017 13:17:22 GMT -3.5
Também não. Só calculo a evolução patrimonial. Também acho importante, mas não tenho disposição para anotar cada gasto que fizer. E tenho um estilo de vida modesto, então acho que ameniza. Se fosse usar algum, provavelmente seria o Gnucash. Há uns 6 meses parei de usar. Fazia pelo GuiaBolso. Há mais tempo fazia do modo mais raiz, anotava no papel e passava para um Excel todo dia pela noite (nesse modo fazia minha esposa anotar e me passar os valores). Faço no excel, desde que inventaram um Excel pra Android minha vida melhorou.
|
|
|
Post by mahler on Jul 26, 2017 13:45:37 GMT -3.5
Não uso nenhum aplicativo para categorizar despesas. Praticamente não uso dinheiro vivo, carrego pouquíssimas cédulas na carteira, uso cartão de crédito/débito para quase tudo, fora os débitos automáticos de contas. Assim, terminado um mês, eu computo como despesas do mês simplesmente os lançamentos a débito de minha conta bancária que não foram para investimentos. Mas pela fatura dos cartões eu consigo ter uma noção de quanto estou gastando em supermercado, restaurantes etc.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 28, 2017 7:58:47 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 21, 2017 8:08:39 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 18, 2017 10:11:30 GMT -3.5
|
|
osmar
New Member
|
Post by osmar on Nov 29, 2017 14:41:44 GMT -3.5
Isto é errado rst , os planos de saúde típicamente utilizam o dinheiro obtido das pessoas jovens e saudáveis para subsidiar os mais velhos que típicamente requerem tratamento. De fato a 5% dos pacientes geram 50% dos custos e destes a grande maioria são da terceira idade. Desde este ponto de vista, um plano de saúde é uma barata para quem é velho e aposentado pois está levando um produto subsidiado pelos próprios pagamentos durante a juventude (por não dizer os pagamentos de todos os jovens atualmente no plano). Por isso mesmo que vale a pena se autosegurar quando é jovem e aderir a um plano um pouco antes dos 60, idade em que muitas seguradores começam a criar restrições a novos entrantes. Outro ponto que não pode ser desprezado é que, muitas vezes, as seguradoras se recusam a custear diversos tipos de tratamentos que, só na hora da necessidade, percebemos que estavam em alguma cláusula de exclusão de responsabilidade. O usuário paga por anos para no final descobrir que nunca esteve protegido para aquela doença. lendo agora esse tópico com mais atenção, o que vc quer dizer com "se autosegurar" rst? entendi que seja fazer um seguro que cubra acidentes... sou razoavelmente jovem e bem saudavel, faço 1 ou 2 consultas por ano e alguns exames de sangue a titulo de check-up que me custariam por volta de 1 mil reais ao ano pago do proprio bolso. Mas pago uns 6 mil reais de plano de saude por ano pensando que se sofrer um acidente, e ficar internado, precisar de uti ou cirurgia, isso vai custar carissimo. Com os ultimos reajustes bem acima da inflação, comecei a pensar se vale a pena mesmo... Qual a chance de eu sofrer acidente e ficar internado? acho que menos de 5%. não participo de grupos de parkour, nem de corridas de kart. O risco é ser atropelado ou sofrer acidente de carro, embora dirija como uma avó (mais por medo de radar e fiscal de transito, admito...) Tratamento para cancer ou doenças raras, por ex, no sus em são paulo capital tende a ser tão ou mais eficaz que na rede particular. Provavelmente teria que processar o convenio se precisasse de algo mais avançado para tratar um cancer, por ex. (só um pensamento que me veio à cabeça). Penso em fazer isso, cancelar o plano de saude, pagar particular as poucas consultas e exames que faço, e fazer um seguro que cubra acidentes. Opiniões são muito bem vindas!
|
|