rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 18, 2017 12:19:57 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 9, 2017 19:32:28 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 15, 2017 17:19:15 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 23, 2017 15:22:32 GMT -3.5
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 25, 2017 11:19:45 GMT -3.5
Um pitaco: Plantas de cloro-soda tem um "problema" de ter de destinar simultaneamente os dois produtos (cloro E soda) pois saem da mesma matéria prima (sal) e o que sobra não dá para queimar, enterrar, emitir na atmosfera, jogar no mar, ..... Se não conseguir destinar um deles, não dá para fazer o outro. Mas nem sempre o mercado quer os dois. Soda caústica é um bloco essencial para quase toda indústria química, quase tudo o que você tem em casa usou soda em alguma etapa de fabricação. É onde se ganha $. Já o cloro é um pepino. Encontrar uma forma de "fixar" (consumir) o cloro em grandes volumes é uma maneira de assegurar a fabricação de soda. Fazer PVC é a maneira clássica de destinar cloro em forma facilmente estocável. Porém para isto, é necessário etileno que no Brasil é feito pela Braskem - que também concorre em cloro, soda, PVC... Na Argentina, o Etileno é feito pela Dow a partir de gás natural, de custo muito menor. A Argentina também tem reservas gigantes de shale oil, poderá ser muito competitiva. Mas é a Argentina, com seus governos, partidos, sindicatos... Acho então que a lógica do negócio com a Solvay é poder ter maior margem de manobra em todas as variáveis : Cloro, Soda, Energia, Etileno, PVC, mercados...
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 17, 2017 6:27:08 GMT -3.5
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 21, 2017 23:40:18 GMT -3.5
Que beleza... E essas empresas ainda vem com conversa de ética, compliance, código de conduta.... Não deve dar em nada, pois são os amigos do poder. E o minoritário é visto como um especulador, que merece mesmo ser esfolado.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 22, 2017 6:58:52 GMT -3.5
Que beleza... E essas empresas ainda vem com conversa de ética, compliance, código de conduta.... Não deve dar em nada, pois são os amigos do poder. E o minoritário é visto como um especulador, que merece mesmo ser esfolado. Veja o lado "bom" da notícia: a empresa foi vítima do controlador, da odebrecht e da petrobrás. Se a lava-jato avançar sobre este caso, a Unipar não terá que dar um centavo à Petrobrás. Pelo contrário, em tese, ela tem direito a ser indenizada por estes acontecimentos (ainda que, na prática, o mais provável é que isso nunca aconteça). De certa forma, o resultado da investigação afasta a chance de a empresa ser envolvida na lava-jato, um risco até então nada desprezível.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 22, 2017 11:37:03 GMT -3.5
O lado "bom" que vejo é abrir os olhos - pelo menos os meus.
Avaliar fundamentos, mercados, ter uma perspectiva de longo prazo,..., tudo bonito. Minoritário que confiou no controlador foi lesado, sua empresa foi vendida por US$ 100M a mais, e ele só ficou sabendo agora. Não fosse a lava jato, nunca ficaria sabendo.
|
|
|
Post by jigsaw on Apr 30, 2017 11:46:31 GMT -3.5
Eu vou replicar aqui esse EXCELENTE ESTUDO DA UNIPAR elaborado pelo prof_paulo do forum ADVFN, acredito que todo estudo de qualidade deve ser divulgado, desde que a fonte seja citada:
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 16, 2017 13:32:23 GMT -3.5
Essa decolou depois do resultado de ontem. Mas o que me chamou a atenção é a reserva de retenção de lucros da empresa (353.439 mi), que está quase alcançando o capital social (384.331 mi).
Quando isso acontecer, em virtude do artigo 199 da Lei 6.404/76 a empresa terá que distribuir mais dividendos ou aumentar o capital social:
O dividendo mínimo obrigatório da UNIP5 é calculado sobre o capital social. Conforme o estatuto:
Isso significa que, a partir do 2º ou 3º trimestre, ou a empresa paga mais dividendos a todos os acionistas, ou aumenta seu capital, o que implica em maiores dividendos aos detentores das PNA (unip5)
|
|
|
Post by mandeville on Jun 20, 2017 16:15:53 GMT -3.5
Como eu vejo qual é o tag along previsto para as ações preferenciais B (UNIP6)?
|
|
|
Post by mandeville on Jun 20, 2017 16:16:59 GMT -3.5
A ação deveria mudar para a aba Small Caps. Patrimônio Líquido > R$ 1bi
|
|
|
Post by mandeville on Jun 20, 2017 16:18:15 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 20, 2017 16:31:37 GMT -3.5
A ação deveria mudar para a aba Small Caps. Patrimônio Líquido > R$ 1bi Done
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 28, 2017 13:09:23 GMT -3.5
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 6, 2017 17:23:45 GMT -3.5
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Jul 12, 2017 4:15:35 GMT -3.5
Agora vai fechar capital mesmo, visto que passados os 15 dias da publicação do edital, não vi notícias de assembleia para impugnar o preço. Se a administração não fosse tão indigna de confiança, seria o caso de estudar ficar preso, apesar do risco da OPA ser bem sucedida, já que é capaz de muita gente achar que a adesão é obrigatória.
Leilão marcado para 28 de Julho, às 15:00hs, pelos fatídicos R$7,50.
|
|
|
Post by acquesta on Jul 12, 2017 8:23:30 GMT -3.5
No fórum ADVfn, os acionistas minoritários estão entrando em consenso no sentido de barrar a OPA usando as regras do edital SUPER CONFUSO , que seriam:
- solicitar à corretora para se habilitar ao leilão; - declarar ser contra o fechamento/proposta e ainda colocar preço de venda desejado (sugerem no minimo R$ 25)
Vejam um email modelo abaixo:
"Prezados Senhores
Tenho xxx ações UNIP sob custódia na Corretora. No que concerne a Oferta Pública de aquisição de ações para o cancelamento de registro da Unipar Carbocloro S.A., informo que sou CONTRA a proposta nos termos ofertados, ao preço de R$ 7,50 por ação. Em consequência e para que as minhas ações sejam contabilizadas como ações em circulação, desejo habilitar-me para o Leilão. Para este fim, solicito que minhas ações sejam transferidas em tempo hábil para a carteira 7105-6, conforme instruído no Edital. Uma vez transferidas para a carteira 7105-6, solicito colocar preço de venda mínimo de R$ 25,01 (vinte e cinco reais e um centavo) para cada uma das ações UNIP. Ou seja, só concordarei com o cancelamento de registro se o controlador oferecer preço superior a R$ 25,00. Obrigado"
As corretoras estão mais perdidas que os acionistas na questão dos procedimentos. Parece que o controlador está fazendo de tudo, propositalmente, para ferrar os minoritários e levar a empresa a preço de banana.
Quem tiver ações da UNIPAR, e ser contrário ao fechamento, pode seguir esse roteiro acima.
Abç!
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 13, 2017 16:39:55 GMT -3.5
acquesta , obrigado pela ajuda. Usei praticamente o mesmo texto, com algumas pequenas adaptações (inclusive quanto ao preço que aceito vender, já que não faço questão de ficar amarrado ao Frank):
|
|