|
Post by salcedo on May 27, 2017 14:24:09 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 27, 2017 14:29:36 GMT -3.5
Os gringos acreditando mais que nós.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 27, 2017 14:49:51 GMT -3.5
Eu dirigi o Nissan Leaf há uns 7 ou 8 anos atrás, quando a Nissan fez um tour do mesmo pelo Brasil. Achei muito massa a sensação! Naquela época, o sujeito que me atendeu disse que havia um monte de questões burocráticas, como a Petrobras ser a única autorizada a vender combustível. A autonomia do Leaf é de apenas 50km? Achei que fosse algo como o triplo disso. Uma outra coisa que penso é sobre carros elétricos serem bons para o meio ambiente. Se, por um lado, não haverá mais poluentes sendo jogador à atmosfera, o que farão com todas essas baterias, quando elas não conseguirem mais armazenar carga. 50kms é o quanto, nos testes, eles conseguiram rodar com um real: carros.uol.com.br/noticias/redacao/2016/02/05/abastecer-carro-eletrico-custa-r-3-assista-nosso-teste-com-o-leaf.htmA autonomia do Leaf é realmente, de aproximadamente 150kms por carga. Quanto ao destino das baterias, nós já temos um precedente. Lembro há alguns anos quando li que a bateria dos celulares havia se tornado um problema ambiental, já que descartamos milhões delas por ano. Provavelmente a solução para as baterias dos automóveis será similar a que eles eventualmente tenham encontrado para os celulares, em escala ampliada Aliás, se me lembro bem, a bateria dos Nissans já mudou consideravelmente do tempo que vc dirigiu um para cá. Aparentemente, nos estados americanos onde faz mais calor, tipo Arizona, isso afetava as baterias e elas se deterioravam mais rápido do que o previsto inicialmente. Como o custo das baterias é elevado, quem comprou "no início" sofreu um prejuzinho já que está com um carro com autonomia bem mais reduzida. Parece que a Nissan começou a isolar termicamente as baterias e resolveram isso. E tem também a opção do híbrido que não chega a ser tão econômico mas que é muito melhor que os carros só de combustão interna. Em Bsb eles testaram um Toyota Prius e ele fez tipo 28kms com litro de gasolina dentro da cidade.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 27, 2017 14:55:41 GMT -3.5
Sem a venda de gasolina haveria uma queda de arrecadação que teria que ser suprida de alguma outra maneira Então eu imagino que simplesmente os carros elétricos não poderiam ser adotados em massa, pura e simplesmente, no Brasil Pois se é para imaginar, me parece lógico que a receita perdida pela menor venda da gasolina, teria que ser suprida e com a criatividade e avides de recursos por parte do governo creio que não seria nenhum problema, mas creio que a maior contaminação também gera gastos, o que no caso citado de chegar a afetar a arrecadação, certamente seria percebido em uma melhor qualidade do ar, mas no particular se simplesmente tivesse a oportunidade de trocar de carro a gasolina por um elétrico, com as vantagens de manutenção e não tendo problemas para abastece-lo, penso que o trocaria, mesmo que o custo do "combustível" fosse o mesmo, pois colaboraria para uma melhor qualidade de vida, claro esta, desde que esta eletricidade não seja gerada por termoelétricas. Não esqueça que existiria, se isso ocorresse, perda de arrecadação para a União e para os Estados, aparentemente mais para os Estados. A estrutura tributária brasileira continuaria com aquele viés criticado por muitos (vc não era um?) de tributar mais pesadamente o consumo, em detrimento de outras classes de taxação (renda, propriedade) No caso do Brasil, onde a maioria da geração é hidro, aparentemente a gente teria uma vantagem ambiental Não adiantaria nada ter carro elétrico se a matriz energética para a eletricidade vier do carvão, como o Trump aparentemente defende
|
|
|
Post by salcedo on May 27, 2017 15:32:15 GMT -3.5
Pois se é para imaginar, me parece lógico que a receita perdida pela menor venda da gasolina, teria que ser suprida e com a criatividade e avides de recursos por parte do governo creio que não seria nenhum problema, mas creio que a maior contaminação também gera gastos, o que no caso citado de chegar a afetar a arrecadação, certamente seria percebido em uma melhor qualidade do ar, mas no particular se simplesmente tivesse a oportunidade de trocar de carro a gasolina por um elétrico, com as vantagens de manutenção e não tendo problemas para abastece-lo, penso que o trocaria, mesmo que o custo do "combustível" fosse o mesmo, pois colaboraria para uma melhor qualidade de vida, claro esta, desde que esta eletricidade não seja gerada por termoelétricas. Não esqueça que existiria, se isso ocorresse, perda de arrecadação para a União e para os Estados, aparentemente mais para os Estados. A estrutura tributária brasileira continuaria com aquele viés criticado por muitos (vc não era um?) de tributar mais pesadamente o consumo, em detrimento de outras classes de taxação (renda, propriedade) No caso do Brasil, onde a maioria da geração é hidro, aparentemente a gente teria uma vantagem ambiental Não adiantaria nada ter carro elétrico se a matriz energética para a eletricidade vier do carvão, como o Trump aparentemente defende Não participei da discussão, a princípio não sou a favor, em relação ao carro elétrico, também a principio me parece uma boa, minha dúvida é o destino das baterias que tiveram sua vida útil terminada, podem ser recicladas? Contaminariam ao meio ambiente ao ser recicladas ou descartadas?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 27, 2017 18:33:11 GMT -3.5
Não esqueça que existiria, se isso ocorresse, perda de arrecadação para a União e para os Estados, aparentemente mais para os Estados. A estrutura tributária brasileira continuaria com aquele viés criticado por muitos (vc não era um?) de tributar mais pesadamente o consumo, em detrimento de outras classes de taxação (renda, propriedade) No caso do Brasil, onde a maioria da geração é hidro, aparentemente a gente teria uma vantagem ambiental Não adiantaria nada ter carro elétrico se a matriz energética para a eletricidade vier do carvão, como o Trump aparentemente defende Não participei da discussão, a princípio não sou a favor, em relação ao carro elétrico, também a principio me parece uma boa, minha dúvida é o destino das baterias que tiveram sua vida útil terminada, podem ser recicladas? Contaminariam ao meio ambiente ao ser recicladas ou descartadas? Dentre meus escassos conhecimentos não está a reciclagem. Mas as baterias atuais já são recicladas em larga escala: earth911.com/recycling-guide/how-to-recycle-car-batteries/98% a 99%? Isso é muita coisa eu jura que a coisa mais reciclada era alumínio. Mas claro, as baterias de carros tipo Tela já são do tipo íon lítio: en.wikipedia.org/wiki/Tesla_PowerwallComo eu observei mais acima alguma coisa sobre reciclagem de baterias íon-lítio já deve ter sido dominada por indústrias, já que descartamos milhões e milhões delas por ano. Além disso, nada impede que surjam novas tecnologias mais amigas ainda do ambiente. Logo logo é capaz do doido do Musk querer inventar linhas de eletricidade suspensas, iguais bondes e ônibus de antigamente. Não ria, já viu o projeto visionário dele de túneis? Assim que alguém descobrir como ganhar dinheiro reciclando essas baterias de uma forma aceitável para o resto da sociedade o problema perde importância. Coisas muito mais tóxicas (tipo gasolina) antigamente eram simplesmente jogadas nos rios sem nenhum tratamento, hoje em dia certamente uma tecnologia de reciclagem surgiria, havendo interesse.
|
|
|
Post by salcedo on May 28, 2017 12:42:47 GMT -3.5
Não participei da discussão, a princípio não sou a favor, em relação ao carro elétrico, também a principio me parece uma boa, minha dúvida é o destino das baterias que tiveram sua vida útil terminada, podem ser recicladas? Contaminariam ao meio ambiente ao ser recicladas ou descartadas? Dentre meus escassos conhecimentos não está a reciclagem. Mas as baterias atuais já são recicladas em larga escala: earth911.com/recycling-guide/how-to-recycle-car-batteries/98% a 99%? Isso é muita coisa eu jura que a coisa mais reciclada era alumínio. Mas claro, as baterias de carros tipo Tela já são do tipo íon lítio: en.wikipedia.org/wiki/Tesla_PowerwallComo eu observei mais acima alguma coisa sobre reciclagem de baterias íon-lítio já deve ter sido dominada por indústrias, já que descartamos milhões e milhões delas por ano. Além disso, nada impede que surjam novas tecnologias mais amigas ainda do ambiente. Logo logo é capaz do doido do Musk querer inventar linhas de eletricidade suspensas, iguais bondes e ônibus de antigamente. Não ria, já viu o projeto visionário dele de túneis? Assim que alguém descobrir como ganhar dinheiro reciclando essas baterias de uma forma aceitável para o resto da sociedade o problema perde importância. Coisas muito mais tóxicas (tipo gasolina) antigamente eram simplesmente jogadas nos rios sem nenhum tratamento, hoje em dia certamente uma tecnologia de reciclagem surgiria, havendo interesse. Sim vi o dos túneis, postei na 45 do batepapo, antigamente o planeta tinha menos indivíduos e o planeta aguentava mais "desaforo", mas a chave tu dissestes, é só conseguir produzir lucro com a reciclagem, pois este é o lubrificante da economia.
|
|
|
Post by salcedo on May 28, 2017 22:20:54 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 29, 2017 8:28:15 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on May 29, 2017 9:19:28 GMT -3.5
Não mudou nada. Expectativa muito positiva para o PIB. Zero é o mais provável.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on May 29, 2017 9:21:37 GMT -3.5
Não participei da discussão, a princípio não sou a favor, em relação ao carro elétrico, também a principio me parece uma boa, minha dúvida é o destino das baterias que tiveram sua vida útil terminada, podem ser recicladas? Contaminariam ao meio ambiente ao ser recicladas ou descartadas? Dentre meus escassos conhecimentos não está a reciclagem. Mas as baterias atuais já são recicladas em larga escala: earth911.com/recycling-guide/how-to-recycle-car-batteries/98% a 99%? Isso é muita coisa eu jura que a coisa mais reciclada era alumínio. Mas claro, as baterias de carros tipo Tela já são do tipo íon lítio: en.wikipedia.org/wiki/Tesla_PowerwallComo eu observei mais acima alguma coisa sobre reciclagem de baterias íon-lítio já deve ter sido dominada por indústrias, já que descartamos milhões e milhões delas por ano. Além disso, nada impede que surjam novas tecnologias mais amigas ainda do ambiente. Logo logo é capaz do doido do Musk querer inventar linhas de eletricidade suspensas, iguais bondes e ônibus de antigamente. Não ria, já viu o projeto visionário dele de túneis? Assim que alguém descobrir como ganhar dinheiro reciclando essas baterias de uma forma aceitável para o resto da sociedade o problema perde importância. Coisas muito mais tóxicas (tipo gasolina) antigamente eram simplesmente jogadas nos rios sem nenhum tratamento, hoje em dia certamente uma tecnologia de reciclagem surgiria, havendo interesse. Outro ramo que se beneficiaria diretamente do barateamento e reciclagem de baterias é o de energia solar. Basta serem inventadas formas mais baratas e eficientes de armazenamento de energia e de painéis solares para que as pessoas comecem a forrar seus telhados com esses painéis e deixarem no canto da garagem um conjunto de baterias em busca da autossuficiência. Energia solar suficiente para isso já existe. Isso poderia incomodar bastante o ramo elétrico. Quem sabe quase exterminá-las no longuíssimo prazo. O problema é que a tecnologia de bateria evolui a passos te tartaruga. Por mais que haja investimentos, as soluções atuais ainda não conseguem muito fugir da bateria de lítio. Abraços
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on May 29, 2017 9:26:09 GMT -3.5
Pois se é para imaginar, me parece lógico que a receita perdida pela menor venda da gasolina, teria que ser suprida e com a criatividade e avides de recursos por parte do governo creio que não seria nenhum problema, mas creio que a maior contaminação também gera gastos, o que no caso citado de chegar a afetar a arrecadação, certamente seria percebido em uma melhor qualidade do ar, mas no particular se simplesmente tivesse a oportunidade de trocar de carro a gasolina por um elétrico, com as vantagens de manutenção e não tendo problemas para abastece-lo, penso que o trocaria, mesmo que o custo do "combustível" fosse o mesmo, pois colaboraria para uma melhor qualidade de vida, claro esta, desde que esta eletricidade não seja gerada por termoelétricas. Não esqueça que existiria, se isso ocorresse, perda de arrecadação para a União e para os Estados, aparentemente mais para os Estados. A estrutura tributária brasileira continuaria com aquele viés criticado por muitos (vc não era um?) de tributar mais pesadamente o consumo, em detrimento de outras classes de taxação (renda, propriedade) No caso do Brasil, onde a maioria da geração é hidro, aparentemente a gente teria uma vantagem ambiental Não adiantaria nada ter carro elétrico se a matriz energética para a eletricidade vier do carvão, como o Trump aparentemente defende Existem estudiosos que afirmam que em 20 anos teremos soluções de carros autônomos nas ruas. A classe média poderia contratar pacotes de kilometragem para chamar os carros autônomos sempre que desejarem, o que seria uma alternativa a ter um trambolho de 50 mil reais que fica 95% do tempo parado na garagem, fora manutenção, impostos, etc. Os mesmos afirmam que se essa moda pega, a quantidade de veículo nas ruas diminuiria em cerca de 80%. Imagine a perda de arrecadação.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on May 29, 2017 10:54:02 GMT -3.5
Não esqueça que existiria, se isso ocorresse, perda de arrecadação para a União e para os Estados, aparentemente mais para os Estados. A estrutura tributária brasileira continuaria com aquele viés criticado por muitos (vc não era um?) de tributar mais pesadamente o consumo, em detrimento de outras classes de taxação (renda, propriedade) No caso do Brasil, onde a maioria da geração é hidro, aparentemente a gente teria uma vantagem ambiental Não adiantaria nada ter carro elétrico se a matriz energética para a eletricidade vier do carvão, como o Trump aparentemente defende Existem estudiosos que afirmam que em 20 anos teremos soluções de carros autônomos nas ruas. A classe média poderia contratar pacotes de kilometragem para chamar os carros autônomos sempre que desejarem, o que seria uma alternativa a ter um trambolho de 50 mil reais que fica 95% do tempo parado na garagem, fora manutenção, impostos, etc. Os mesmos afirmam que se essa moda pega, a quantidade de veículo nas ruas diminuiria em cerca de 80%. Imagine a perda de arrecadação. Vai ser muito antes de 20 anos. Os protótipos já estão em fase avançada e já ouvi falar que até 2020 já vai ter carro rodando (não no Brasil). Os testes em pequena escala já estão sendo feitos há algum tempo e o único acidente que teve não foi culpa do sistema. Agora eles estão discutindo questões éticas como prioridades do sistema em caso de acidente iminente (por exemplo se o sistema tiver que escolher entre salvar o motorista e o pedestre quem ele vai salvar? Comercialmente é melhor a primeira opção, mas certamente os fabricantes vão sofrer duras críticas se a coisa for nessa direção). Tem muita empresa grande correndo atrás disso, o que acelera muito o desenvolvimento da tecnologia.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on May 29, 2017 13:42:23 GMT -3.5
Existem estudiosos que afirmam que em 20 anos teremos soluções de carros autônomos nas ruas. A classe média poderia contratar pacotes de kilometragem para chamar os carros autônomos sempre que desejarem, o que seria uma alternativa a ter um trambolho de 50 mil reais que fica 95% do tempo parado na garagem, fora manutenção, impostos, etc. Os mesmos afirmam que se essa moda pega, a quantidade de veículo nas ruas diminuiria em cerca de 80%. Imagine a perda de arrecadação. Vai ser muito antes de 20 anos. Os protótipos já estão em fase avançada e já ouvi falar que até 2020 já vai ter carro rodando (não no Brasil). Os testes em pequena escala já estão sendo feitos há algum tempo e o único acidente que teve não foi culpa do sistema. Agora eles estão discutindo questões éticas como prioridades do sistema em caso de acidente iminente (por exemplo se o sistema tiver que escolher entre salvar o motorista e o pedestre quem ele vai salvar? Comercialmente é melhor a primeira opção, mas certamente os fabricantes vão sofrer duras críticas se a coisa for nessa direção). Tem muita empresa grande correndo atrás disso, o que acelera muito o desenvolvimento da tecnologia. Já cheguei a fazer um teste de ética desse na internet e é bem legal. Segue o link -> moralmachine.mit.edu/Abraços
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 29, 2017 15:05:16 GMT -3.5
Vai ser muito antes de 20 anos. Os protótipos já estão em fase avançada e já ouvi falar que até 2020 já vai ter carro rodando (não no Brasil). Os testes em pequena escala já estão sendo feitos há algum tempo e o único acidente que teve não foi culpa do sistema. Agora eles estão discutindo questões éticas como prioridades do sistema em caso de acidente iminente (por exemplo se o sistema tiver que escolher entre salvar o motorista e o pedestre quem ele vai salvar? Comercialmente é melhor a primeira opção, mas certamente os fabricantes vão sofrer duras críticas se a coisa for nessa direção). Tem muita empresa grande correndo atrás disso, o que acelera muito o desenvolvimento da tecnologia. Essa é outra daquelas discussões em que a solução seria extremamente simples. Se o sistema puder chegar ao grau de sofisticação em que seja possível escolher entre pedestre e motorista sem que seja possível atribuir culpa a um ou a outro o sistema iria atribuir a chance de sobrevivência aleatoriamente 50% para cada um. É triste mas é verdade. Boa parte do que ocorre nas nossas vidas é totalmente aleatório.
|
|
|
Post by salcedo on May 29, 2017 15:22:41 GMT -3.5
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on May 29, 2017 16:40:01 GMT -3.5
Profecia auto-realizável. Parei de acompanhar essa por considerar ineficiente, mas chegando nesse patamar posso entrar tranquilamente.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 29, 2017 17:45:14 GMT -3.5
Pois se é para imaginar, me parece lógico que a receita perdida pela menor venda da gasolina, teria que ser suprida e com a criatividade e avides de recursos por parte do governo creio que não seria nenhum problema, mas creio que a maior contaminação também gera gastos, o que no caso citado de chegar a afetar a arrecadação, certamente seria percebido em uma melhor qualidade do ar, mas no particular se simplesmente tivesse a oportunidade de trocar de carro a gasolina por um elétrico, com as vantagens de manutenção e não tendo problemas para abastece-lo, penso que o trocaria, mesmo que o custo do "combustível" fosse o mesmo, pois colaboraria para uma melhor qualidade de vida, claro esta, desde que esta eletricidade não seja gerada por termoelétricas. É só falar no demônio: www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/6576508/dia-sem-impostos-tem-gasolina-peugeot-208-active-por-319Quem tiver 37k sobrando pode de quebra levar um Pegeuot 208
|
|
|
Post by salcedo on May 29, 2017 18:49:10 GMT -3.5
Pois se é para imaginar, me parece lógico que a receita perdida pela menor venda da gasolina, teria que ser suprida e com a criatividade e avides de recursos por parte do governo creio que não seria nenhum problema, mas creio que a maior contaminação também gera gastos, o que no caso citado de chegar a afetar a arrecadação, certamente seria percebido em uma melhor qualidade do ar, mas no particular se simplesmente tivesse a oportunidade de trocar de carro a gasolina por um elétrico, com as vantagens de manutenção e não tendo problemas para abastece-lo, penso que o trocaria, mesmo que o custo do "combustível" fosse o mesmo, pois colaboraria para uma melhor qualidade de vida, claro esta, desde que esta eletricidade não seja gerada por termoelétricas. É só falar no demônio: www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/6576508/dia-sem-impostos-tem-gasolina-peugeot-208-active-por-319Quem tiver 37k sobrando pode de quebra levar um Pegeuot 208 Acabo de chegar, por casualidade justo fui ver um Peugeot 3008, que aqui esta U$ 40.000, motor 1600 turbo, mas entrega apenas para janeiro 2018 devido a demanda, por curiosidade perguntei o 208 e o preço do manual é U$ 24.000 e automático U$ 26.000, ou seja aqui estamos pior, a diferença é que a gasolina aqui custa U$ 1,48 o galão. Serve de consolo. rsrs
|
|
|
Post by salcedo on May 29, 2017 18:54:20 GMT -3.5
Profecia auto-realizável. Parei de acompanhar essa por considerar ineficiente, mas chegando nesse patamar posso entrar tranquilamente. Pois, tinha o costume de achar que depois de uma queda de 50% podia ser uma oportunidade, apenas por acompanhar numericamente os preços, mas com a vale perdi esta mania e passei a acompanhar mais as noticias sobre as empresas.
|
|