rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 4, 2016 14:50:59 GMT -3.5
No momento o pessoal tem colocado o dinheiro onde? O mercado de ações me parece caro, o ifix ainda mais. Renda fixa teve queda significativa nas taxas e já não parece interessante. E agora, o que comprar? Estou com a mesma dúvida há pelo menos quatro meses e gostaria de ouvir outros foristas. Um mês atrás coloquei um pouco em dólar, através de um fundo cambial do banco (não é a opção mais barata, mas é a mais prática das que conheço). Desde então não sei mais onde aportar. Na falta de opções, estou considerando algumas ações que não são minhas preferidas, mas moveram-se pouco ou nada desde o início do ano (Eter3 e Fesa4). Ferbasa teria tudo para ser o destino maciço dos meus recursos, mas o resultado do último trimestre me deixou com um pé atrás. Eternit é uma que está bem em conta. Porém, tem passivos fora do balanço e de dimensões desconhecidas (ações civis públicas). Além disso, operacionalmente piorou bastante no último ano. Está barata, mas não sem motivo. Fora isso, tenho me interessado por dois fundos imobiliários com imóveis apenas medianos e que estão com um preço bem razoável em função de alta vacância e yield reduzido. Porém, a baixa liquidez destes fundos tem inviabilizado a compra, apesar de algumas tentativas. Se algum dia conseguir comprar, posto aqui no forum, com as razões para a compra.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 4, 2016 15:38:23 GMT -3.5
No momento o pessoal tem colocado o dinheiro onde? O mercado de ações me parece caro, o ifix ainda mais. Renda fixa teve queda significativa nas taxas e já não parece interessante. E agora, o que comprar? Estou com a mesma dúvida há pelo menos quatro meses e gostaria de ouvir outros foristas. Um mês atrás coloquei um pouco em dólar, através de um fundo cambial do banco (não é a opção mais barata, mas é a mais prática das que conheço). Desde então não sei mais onde aportar. Na falta de opções, estou considerando algumas ações que não são minhas preferidas, mas moveram-se pouco ou nada desde o início do ano (Eter3 e Fesa4). Ferbasa teria tudo para ser o destino maciço dos meus recursos, mas o resultado do último trimestre me deixou com um pé atrás. Eternit é uma que está bem em conta. Porém, tem passivos fora do balanço e de dimensões desconhecidas (ações civis públicas). Além disso, operacionalmente piorou bastante no último ano. Está barata, mas não sem motivo. Fora isso, tenho me interessado por dois fundos imobiliários com imóveis apenas medianos e que estão com um preço bem razoável em função de alta vacância e yield reduzido. Porém, a baixa liquidez destes fundos tem inviabilizado a compra, apesar de algumas tentativas. Se algum dia conseguir comprar, posto aqui no forum, com as razões para a compra. Na dúvida eu tenho meu dinheiro mais menos 50/50 em LFTs e NTNBs. As minhas NTNBs continuam valorizando, vendi parte e vou aguardar mais para ver se valoriza. Também tenho dolar em fundo cambial. Mas não tenho nenhuma pressa em comprar mais. Dificilmente, com o clima otimista que vigora hoje, nós veremos um rally do dólar nos próximos meses. O dólar está em um suporte muito resistente, senão já tinha ido para a LTA de longo prazo. O conselho que eu daria a outros agora é: calma. Esperem porque, em um país ainda no meio de uma crise, mais cedo ou mais tarde alguma oportunidade surgirá. Nessa hora eu deixo o meu dinheiro em TD aguardando. Comprar BBAS3 a vinte e tantos reais hoje, nem morto. Mais cedo ou mais tarde ela e outras vão cair.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 4, 2016 17:37:46 GMT -3.5
Estou com a mesma dúvida há pelo menos quatro meses e gostaria de ouvir outros foristas. Um mês atrás coloquei um pouco em dólar, através de um fundo cambial do banco (não é a opção mais barata, mas é a mais prática das que conheço). Desde então não sei mais onde aportar. Na falta de opções, estou considerando algumas ações que não são minhas preferidas, mas moveram-se pouco ou nada desde o início do ano (Eter3 e Fesa4). Ferbasa teria tudo para ser o destino maciço dos meus recursos, mas o resultado do último trimestre me deixou com um pé atrás. Eternit é uma que está bem em conta. Porém, tem passivos fora do balanço e de dimensões desconhecidas (ações civis públicas). Além disso, operacionalmente piorou bastante no último ano. Está barata, mas não sem motivo. Fora isso, tenho me interessado por dois fundos imobiliários com imóveis apenas medianos e que estão com um preço bem razoável em função de alta vacância e yield reduzido. Porém, a baixa liquidez destes fundos tem inviabilizado a compra, apesar de algumas tentativas. Se algum dia conseguir comprar, posto aqui no forum, com as razões para a compra. Na dúvida eu tenho meu dinheiro mais menos 50/50 em LFTs e NTNBs. As minhas NTNBs continuam valorizando, vendi parte e vou aguardar mais para ver se valoriza. em Banânia Também tenho dolar em fundo cambial. Mas não tenho nenhuma pressa em comprar mais. Dificilmente, com o clima otimista que vigora hoje, nós veremos um rally do dólar nos próximos meses. O dólar está em um suporte muito resistente, senão já tinha ido para a LTA de longo prazo. O conselho que eu daria a outros agora é: calma. Esperem porque, em um país ainda no meio de uma crise, mais cedo ou mais tarde alguma oportunidade surgirá. Nessa hora eu deixo o meu dinheiro em TD aguardando. Comprar BBAS3 a vinte e tantos reais hoje, nem morto. Mais cedo ou mais tarde ela e outras vão cair. A minha sugestão, que é o cerne da minha carteira, são fundos imobiliários com contratos atípicos de agências bancárias. Até hoje nenhum desses fiis deu problema, por enquanto. A questão é que a maioria dos contratos se encerra pra 2021, quando novas condições devem ser acertadas. O mercado aparentemente não está vendo o preço do m² aqui, apenas o DY. O comportamento da cota é muito parecido com as NTN-Bs, com o bônus de terem um yield maior e pagarem em IGP-M. Para novos aportes, iria de contratos que devem terminar lá pra mais tarde como AGCX ou BNFS. Ainda, parece que deve haver aí uma rodada de novos IPOs de fundos que deve dar uma "bolhada" ainda maior no ifix, mais um driver pró. Pra minha, essa trifeta atualmente é imbatível: Lastro, fluxo de caixa (DY) e correção de inflação do principal/ganho de cota. Não conheço algo parecido em Banânia, ou algo com potencial que se destaque em ao menos um destes três aspectos. É o último refúgio das viúvas msm.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 4, 2016 18:09:55 GMT -3.5
Na dúvida eu tenho meu dinheiro mais menos 50/50 em LFTs e NTNBs. As minhas NTNBs continuam valorizando, vendi parte e vou aguardar mais para ver se valoriza. em Banânia Também tenho dolar em fundo cambial. Mas não tenho nenhuma pressa em comprar mais. Dificilmente, com o clima otimista que vigora hoje, nós veremos um rally do dólar nos próximos meses. O dólar está em um suporte muito resistente, senão já tinha ido para a LTA de longo prazo. O conselho que eu daria a outros agora é: calma. Esperem porque, em um país ainda no meio de uma crise, mais cedo ou mais tarde alguma oportunidade surgirá. Nessa hora eu deixo o meu dinheiro em TD aguardando. Comprar BBAS3 a vinte e tantos reais hoje, nem morto. Mais cedo ou mais tarde ela e outras vão cair. A minha sugestão, que é o cerne da minha carteira, são fundos imobiliários com contratos atípicos de agências bancárias. Até hoje nenhum desses fiis deu problema, por enquanto. A questão é que a maioria dos contratos se encerra pra 2021, quando novas condições devem ser acertadas. O mercado aparentemente não está vendo o preço do m² aqui, apenas o DY. O comportamento da cota é muito parecido com as NTN-Bs, com o bônus de terem um yield maior e pagarem em IGP-M. Para novos aportes, iria de contratos que devem terminar lá pra mais tarde como AGCX ou BNFS. Ainda, parece que deve haver aí uma rodada de novos IPOs de fundos que deve dar uma "bolhada" ainda maior no ifix, mais um driver pró. Pra minha, essa trifeta atualmente é imbatível: Lastro, fluxo de caixa (DY) e correção de inflação do principal/ganho de cota. Não conheço algo parecido em Banânia, ou algo com potencial que se destaque em ao menos um destes três aspectos. É o último refúgio das viúvas msm. Já que falou em FIIs de agência, vou trazer para cá uma conversa que tive recentemente com um conhecido que presta serviços a um grande banco. Segundo ele, atualmente 80% das transações daquela instituição já são feitas eletronicamente. Mesmo na Caixa Econômica, que é uma das mais atrasadas em informatização dos clientes, esse número já estaria em 60%. Ainda segundo este conhecido, os próprios bancos acreditam que em uma década precisarão de apenas uma pequena fração das agências que tem hoje. FII de agência, na opinião dele, seria uma grande roubada. Se ele está certo ou não, cada um tire suas próprias conclusões. De minha parte, considero apenas que a maioria desses fundos de agência contém imóveis em cidades pequenas, que dificilmente serão locados por um bom preço caso o banco um dia devolva o bem. Some-se a isso o fato de muitos dos imóveis terem problemas jurídicos sérios, (basta ler o prospecto da oferta para ter uma ideia) e já dá para saber porque não me interesso por eles. Se o objetivo for especular no curto prazo, pode até ser que a ideia vingue, mas se for para fazer buy and hold, tem que saber bem o que está comprando e por que preço.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 4, 2016 18:47:23 GMT -3.5
A minha sugestão, que é o cerne da minha carteira, são fundos imobiliários com contratos atípicos de agências bancárias. Até hoje nenhum desses fiis deu problema, por enquanto. A questão é que a maioria dos contratos se encerra pra 2021, quando novas condições devem ser acertadas. O mercado aparentemente não está vendo o preço do m² aqui, apenas o DY. O comportamento da cota é muito parecido com as NTN-Bs, com o bônus de terem um yield maior e pagarem em IGP-M. Para novos aportes, iria de contratos que devem terminar lá pra mais tarde como AGCX ou BNFS. Ainda, parece que deve haver aí uma rodada de novos IPOs de fundos que deve dar uma "bolhada" ainda maior no ifix, mais um driver pró. Pra minha, essa trifeta atualmente é imbatível: Lastro, fluxo de caixa (DY) e correção de inflação do principal/ganho de cota. Não conheço algo parecido em Banânia, ou algo com potencial que se destaque em ao menos um destes três aspectos. É o último refúgio das viúvas msm. Já que falou em FIIs de agência, vou trazer para cá uma conversa que tive recentemente com um conhecido que presta serviços a um grande banco. Segundo ele, atualmente 80% das transações daquela instituição já são feitas eletronicamente. Mesmo na Caixa Econômica, que é uma das mais atrasadas em informatização dos clientes, esse número já estaria em 60%. Ainda segundo este conhecido, os próprios bancos acreditam que em uma década precisarão de apenas uma pequena fração das agências que tem hoje. FII de agência, na opinião dele, seria uma grande roubada. Se ele está certo ou não, cada um tire suas próprias conclusões. De minha parte, considero apenas que a maioria desses fundos de agência contém imóveis em cidades pequenas, que dificilmente serão locados por um bom preço caso o banco um dia devolva o bem. Some-se a isso o fato de muitos dos imóveis terem problemas jurídicos sérios, (basta ler o prospecto da oferta para ter uma ideia) e já dá para saber porque não me interesso por eles. Se o objetivo for especular no curto prazo, pode até ser que a ideia vingue, mas se for para fazer buy and hold, tem que saber bem o que está comprando e por que preço. Claro, rst. Mas tive a impressão que a questão era: no que investir HOJE, tamanha a falta de opções. É como lembrei, contratos fechados até 2021 te imunizam dessa realidade que vc apresentou, que pode ou n se realizar (estou acreditando que isso acontece com maior intensidade mais com bancos privados do que Banrisul ou BB ou Caixa). Outra, a ideia n é carregar até 2021, pois como falei, o m² está irreal. Mas sim até surgir uma cesta mais em conta. Resumindo, como tenho asco de títulos e CDI, proponho a reflexão. Vcs acham que os ganhos de cotas pro futuro (por movimentos de juros futuros) superarão o CDI até a próxima de barriga, de forma que isso mais os pingados ainda compense o CDI/LFT (necessário lembrar q estamos falando do líquido, n do bruto)? Uma outra pergunta que me faço. Até a dor de barriga, qto mais sobe o ibov ou o ifix? Afinal, é o momento ou n de corrermos pro dolar/ouro etc. Eu prefiro n ficar no meio termo, parte da carteira em fiis (70℅) e o resto apostando contra o Real (30℅), com risco fora daq. Na dor de barriga - q n acho q se deva ao que acontecer em Banânia, uma cesta deve compensar a outra.
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 4, 2016 19:30:47 GMT -3.5
Já que falou em FIIs de agência, vou trazer para cá uma conversa que tive recentemente com um conhecido que presta serviços a um grande banco. Segundo ele, atualmente 80% das transações daquela instituição já são feitas eletronicamente. Mesmo na Caixa Econômica, que é uma das mais atrasadas em informatização dos clientes, esse número já estaria em 60%. Ainda segundo este conhecido, os próprios bancos acreditam que em uma década precisarão de apenas uma pequena fração das agências que tem hoje. FII de agência, na opinião dele, seria uma grande roubada. ... Uma greve só dura um mês se os patrões deixam a greve acontecer. Para mim, claramente, os bancos estão testando como o mercado bancário funcionaria sem agências. São os bancários cavando sua própria cova. (Pode ter certeza que os sindicalistas estão levando algum nessa.) Como depois de 1 mês de greve, todo mundo deu um jeito, acho que o bancos já começam a fechar muitas agências em 2017.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 4, 2016 19:43:49 GMT -3.5
Já que falou em FIIs de agência, vou trazer para cá uma conversa que tive recentemente com um conhecido que presta serviços a um grande banco. Segundo ele, atualmente 80% das transações daquela instituição já são feitas eletronicamente. Mesmo na Caixa Econômica, que é uma das mais atrasadas em informatização dos clientes, esse número já estaria em 60%. Ainda segundo este conhecido, os próprios bancos acreditam que em uma década precisarão de apenas uma pequena fração das agências que tem hoje. FII de agência, na opinião dele, seria uma grande roubada. ... Uma greve só dura um mês se os patrões deixam a greve acontecer. Para mim, claramente, os bancos estão testando como o mercado bancário funcionaria sem agências. São os bancários cavando sua própria cova. (Pode ter certeza que os sindicalistas estão levando algum nessa.) Como depois de 1 mês de greve, todo mundo deu um jeito, acho que o bancos já começam a fechar muitas agências em 2017. Dentro desta linha, vale também observar que o saque de dinheiro em espécie, uma das poucas atividades que não podem ser inteiramente substituídas pela internet, já é parcialmente tocado por empresas de segurança terceirizadas, que fazem reabastecimento dos caixas eletrônicos, inclusive durante as greves.
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 4, 2016 20:16:32 GMT -3.5
Uma greve só dura um mês se os patrões deixam a greve acontecer. Para mim, claramente, os bancos estão testando como o mercado bancário funcionaria sem agências. São os bancários cavando sua própria cova. (Pode ter certeza que os sindicalistas estão levando algum nessa.) Como depois de 1 mês de greve, todo mundo deu um jeito, acho que o bancos já começam a fechar muitas agências em 2017. Dentro desta linha, vale também observar que o saque de dinheiro em espécie, uma das poucas atividades que não podem ser inteiramente substituídas pela internet, já é parcialmente tocado por empresas de segurança terceirizadas, que fazem reabastecimento dos caixas eletrônicos, inclusive durante as greves. Meu problema é que o aluguel dos FII de agências está próximo aos de CDBs de pequenos banco. Com cotas de valor esticado, o risco é ver a cota cair e nunca mais voltar. Visto que está correndo contra o tempo. Resumindo, é uma operação viável, mas você precisa acertar o time.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 4, 2016 20:23:39 GMT -3.5
Estou com os FIIs tb, 2/3 do meu capital estão neles. Ainda é possível achar boas ofertas, gosto de agências, mas tb gosto de fundos multi inquilinos, e com um bom mix de receitas, que estejam com algum nível de vacância (fora do estado do RJ), como é o caso de RNGO11.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 4, 2016 21:18:43 GMT -3.5
No momento o pessoal tem colocado o dinheiro onde? O mercado de ações me parece caro, o ifix ainda mais. Renda fixa teve queda significativa nas taxas e já não parece interessante. E agora, o que comprar? Acho que depende muito do que você já tem em carteira, fora seu perfil, objetivos, etc. Do ano passado para cá minha posição em ações diminuiu. Não vejo nada que eu queira entrar para buy and hold no momento, mas tem alguns papéis que desejo manter. O que estou fazendo no momento com as ações é vender algumas quando vejo que estão sobrecompradas e recomprar depois mais embaixo (esse último mês foi de onde tirei mais dinheiro, é uma forma alternativa de ganhar dinheiro no mercado bastante viável hoje dependendo da sua carteira). Começo a ver possibilidade de fazer alguns swing trades. Mas em geral concordo que o mercado acionário está difícil e caro em geral. Entrei nos FIIs no começo do ano e de lá pra cá os preços subiram muito. Ainda vejo mais opções a preços razoáveis como AEFI11, MXRF11 e XPGA11. Mas realmente estão cada vez mais difíceis de achar. Entrei em XPGA11 mês passado mas fazia um tempo que não comprava FIIs. Renda fixa como falaram é outro bonde que passou ao que parece.
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 4, 2016 21:49:23 GMT -3.5
No momento o pessoal tem colocado o dinheiro onde? O mercado de ações me parece caro, o ifix ainda mais. Renda fixa teve queda significativa nas taxas e já não parece interessante. E agora, o que comprar? Acho que depende muito do que você já tem em carteira, fora seu perfil, objetivos, etc. Do ano passado para cá minha posição em ações diminuiu. Não vejo nada que eu queira entrar para buy and hold no momento, mas tem alguns papéis que desejo manter. O que estou fazendo no momento com as ações é vender algumas quando vejo que estão sobrecompradas e recomprar depois mais embaixo (esse último mês foi de onde tirei mais dinheiro, é uma forma alternativa de ganhar dinheiro no mercado bastante viável hoje dependendo da sua carteira). Começo a ver possibilidade de fazer alguns swing trades. Mas em geral concordo que o mercado acionário está difícil e caro em geral. Entrei nos FIIs no começo do ano e de lá pra cá os preços subiram muito. Ainda vejo mais opções a preços razoáveis como AEFI11, MXRF11 e XPGA11. Mas realmente estão cada vez mais difíceis de achar. Entrei em XPGA11 mês passado mas fazia um tempo que não comprava FIIs. Renda fixa como falaram é outro bonde que passou ao que parece. Atualmente estou 75% em ações e 25% em renda fixa. Antes do rali era 100 ações. Tenho alguns FII em mente, mas não me sinto confortável com o preço atual e ainda tem o spread dependendo do ativo. Mês passado, por falta de opção coloquei 1% do meu capital em debentures da CMIG. Parece que o negócio vai ser esperar.
|
|
|
Post by mahler on Oct 4, 2016 22:15:11 GMT -3.5
É prudente esperar, mas esperar atento à PEC dos gastos públicos e à reforma da previdência. Se o Temer conseguir aprová-las, as taxas do TD cairão ainda mais e os FII subirão ainda mais...
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 5, 2016 5:27:20 GMT -3.5
Dentro desta linha, vale também observar que o saque de dinheiro em espécie, uma das poucas atividades que não podem ser inteiramente substituídas pela internet, já é parcialmente tocado por empresas de segurança terceirizadas, que fazem reabastecimento dos caixas eletrônicos, inclusive durante as greves. Meu problema é que o aluguel dos FII de agências está próximo aos de CDBs de pequenos banco. Com cotas de valor esticado, o risco é ver a cota cair e nunca mais voltar. Visto que está correndo contra o tempo. Resumindo, é uma operação viável, mas você precisa acertar o time. Sim, por isso devem-se fazer as questões: "Resumindo, como tenho asco de títulos e CDI, proponho a reflexão. Vcs acham que os ganhos de cotas pro futuro (por movimentos de juros futuros) superarão o CDI até a próxima dor de barriga, de forma que isso mais os pingados ainda compense o CDI/LFT (necessário lembrar q estamos falando do líquido, n do bruto)? Uma outra pergunta que me faço. Até a dor de barriga, qto mais sobe o ibov ou o ifix em relação ao CDI? Afinal, é o momento ou n de corrermos pro dolar/ouro etc?"
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 5, 2016 5:30:38 GMT -3.5
É prudente esperar, mas esperar atento à PEC dos gastos públicos e à reforma da previdência. Se o Temer conseguir aprová-las, as taxas do TD cairão ainda mais e os FII subirão ainda mais... Aliás, ações tbm. Exógeno por exógeno, prefiro ficar em fiis pelo fato de todo mês pingar algo na conta, vc mantém algum ganho caso a situação dê pra trás.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 5, 2016 5:33:20 GMT -3.5
Difícil saber msm no que investir atualmente, meio q sabendo que a desabada tá madurinha... Difícil saber o que vem primeiro, a tal PEC ou a dor de barriga externa.
O que vier primeiro deve ser nublado pelo segundo.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 5, 2016 7:13:23 GMT -3.5
No momento o pessoal tem colocado o dinheiro onde? O mercado de ações me parece caro, o ifix ainda mais. Renda fixa teve queda significativa nas taxas e já não parece interessante. E agora, o que comprar? Acho que depende muito do que você já tem em carteira, fora seu perfil, objetivos, etc. Do ano passado para cá minha posição em ações diminuiu. Não vejo nada que eu queira entrar para buy and hold no momento, mas tem alguns papéis que desejo manter. O que estou fazendo no momento com as ações é vender algumas quando vejo que estão sobrecompradas e recomprar depois mais embaixo (esse último mês foi de onde tirei mais dinheiro, é uma forma alternativa de ganhar dinheiro no mercado bastante viável hoje dependendo da sua carteira). Começo a ver possibilidade de fazer alguns swing trades. Mas em geral concordo que o mercado acionário está difícil e caro em geral. Entrei nos FIIs no começo do ano e de lá pra cá os preços subiram muito. Ainda vejo mais opções a preços razoáveis como AEFI11, MXRF11 e XPGA11. Mas realmente estão cada vez mais difíceis de achar. Entrei em XPGA11 mês passado mas fazia um tempo que não comprava FIIs. Renda fixa como falaram é outro bonde que passou ao que parece. Já eu encerrei posição em XPGA mês passado, está com alguns problemas judiciais em alguns CRIs (sendo mais específico, em 3 deles, sendo que dois deles representam quase 20% da carteira total). Por último foi o CRI da Urbplan, que entrou na justiça mês passado pedindo falência, e que corresponde a quase 10% da carteira de XPGA.
|
|
|
Post by robinho on Oct 5, 2016 10:14:27 GMT -3.5
Estão falando tanto na votação da PEC que limita os gastos públicos, que fica uma pergunta: ela vai seguir o mesmo caminho da Lei de Responsabilidade Fiscal que ninguém respeitou?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 5, 2016 10:39:05 GMT -3.5
Estão falando tanto na votação da PEC que limita os gastos públicos, que fica uma pergunta: ela vai seguir o mesmo caminho da Lei de Responsabilidade Fiscal que ninguém respeitou? kkk, mas isso é o de menos! Qual o ganho que vc terá sabendo a resposta disso? Vão te responder só daqui a 5 - 10 anos kkk
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 5, 2016 10:40:29 GMT -3.5
Estão falando tanto na votação da PEC que limita os gastos públicos, que fica uma pergunta: ela vai seguir o mesmo caminho da Lei de Responsabilidade Fiscal que ninguém respeitou? A LRF é respeitada sim. O único caso polêmico foi o das pedaladas da Dilma, onde a discussão fica no ponto em que aqueles atrasos de pagamento que ela fez seriam empréstimos ou não. Partindo do pressuposto que ela realmente fetiu um princípio da LRF, ela acabou sendo punida por isso, o que a meu ver não carazteriza desrespeito à lei, só um descumprimento que foi punido (desrespeito seria acabar em pizza). Algumas prefeituras também descumprem a parte da LRF que fala sobre teto de gastos com funcionalismo. Porém são punidos bem severamente, com corte de repasses federais (o que para qualquer município é fatal). A lei de responsabilidade fiscal é uma das melhores coisas que aconteceu nos últimos 30 anos no Brasil. Não cobre todas as bobagens que um governante pode fazer com o orçamento, mas dentro do que se propõe a fazer, faz muito bem. O maior problema do orçamento no Brasil é que ele foi pensado para funcionar em um país em expansão. Inclusive a Dilma, por mais imbecil e irresponsável que fosse, pagou o pato por uma coisa que era inevitável cedo ou tarde: o colapso fiscal. Isso é um erro estrutural que nada tem a ver com a LRF.
|
|
|
Post by robinho on Oct 5, 2016 10:54:48 GMT -3.5
Estão falando tanto na votação da PEC que limita os gastos públicos, que fica uma pergunta: ela vai seguir o mesmo caminho da Lei de Responsabilidade Fiscal que ninguém respeitou? A LRF é respeitada sim. O único caso polêmico foi o das pedaladas da Dilma, onde a discussão fica no ponto em que aqueles atrasos de pagamento que ela fez seriam empréstimos ou não. Partindo do pressuposto que ela realmente fetiu um princípio da LRF, ela acabou sendo punida por isso, o que a meu ver não carazteriza desrespeito à lei, só um descumprimento que foi punido (desrespeito seria acabar em pizza). Algumas prefeituras também descumprem a parte da LRF que fala sobre teto de gastos com funcionalismo. Porém são punidos bem severamente, com corte de repasses federais (o que para qualquer município é fatal). A lei de responsabilidade fiscal é uma das melhores coisas que aconteceu nos últimos 30 anos no Brasil. Não cobre todas as bobagens que um governante pode fazer com o orçamento, mas dentro do que se propõe a fazer, faz muito bem. O maior problema do orçamento no Brasil é que ele foi pensado para funcionar em um país em expansão. Inclusive a Dilma, por mais imbecil e irresponsável que fosse, pagou o pato por uma coisa que era inevitável cedo ou tarde: o colapso fiscal. Isso é um erro estrutural que nada tem a ver com a LRF. Se a LRF fosse respeitada não teríamos chegado a um déficit fiscal de R$170bi, nem o governo do Rio estaria quebrado. Isso sem falar nos vários municípios que mal conseguem pagar salários do funcionalismo.
|
|