rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 30, 2021 5:51:18 GMT -3.5
Não sei se o HASH11 funciona da mesma forma, mas é um ponto para se investigar antes de investir em criptos através de ETFs: HASH11 replica um tal Nasdaq Crypto Index, que é cheio de shitcoins, então não vai ter o mesmo desempenho do Bitcoin.
O único possível caso de uso que imagino para esses ETFs é para fundos de pensão e afins que precisam comprar algo regulado por uma CVM da vida. Bitcoin foi feito para que você mesmo guarde seu dinheiro. Se está na mão de outro, não é seu.
Sim, concordo, mas, além do risco do próprio fundo, existe o risco da política de investimento, que, como o texto mostra, tende a ficar para trás no longo prazo acaso seja executada através de contratos futuros. HASH11, de fato, investe em uma cesta de criptos. Mas a mesma empresa oferece ainda o BITH11, que é atrelado ao BTC. Se o tal fundo alvo (o fundo no paraíso fiscal) perseguir o valor de Bitcoin com derivativos, esse ETF pode ser descartado por (mais) esse motivo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 22, 2021 13:45:24 GMT -3.5
Talvez aqui alguém pode me ajudar, talvez o uqaz ou o ADP? Não estou conseguindo achar o formulario para preencher a declaração correspondente á IN 1888, já perdi horas no eCAC. Vocês sabem como a acessar ela? E para pagar o DARF por ganho de capital, qual é o código?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 22, 2021 14:31:12 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 27, 2021 6:37:15 GMT -3.5
Obrigado Pelo retorno, baixei o leiaute mas não consigo entender como fazer a declaração: não vejo onde deve ser feita, nem quais documentos enviar, nem a quem. Como não estou conseguindo achar informação ao respeito decidi por 1) Pagar o Darf do ganho de capital 2) não declarar nada respeito da IN 1888.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 27, 2021 6:39:28 GMT -3.5
Obrigado Pelo retorno, baixei o leiaute mas não consigo entender como fazer a declaração: não vejo onde deve ser feita, nem quais documentos enviar, nem a quem. Como não estou conseguindo achar informação ao respeito decidi por 1) Pagar o Darf do ganho de capital 2) não declarar nada respeito da IN 1888. OK, achei finalmene no ecac, www.gov.br/pt-br/servicos/declarar-operacoes-com-criptoativos
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 27, 2021 6:42:50 GMT -3.5
Obrigado Pelo retorno, baixei o leiaute mas não consigo entender como fazer a declaração: não vejo onde deve ser feita, nem quais documentos enviar, nem a quem. Como não estou conseguindo achar informação ao respeito decidi por 1) Pagar o Darf do ganho de capital 2) não declarar nada respeito da IN 1888. Se a operação que vc fez foi num lugar sem KYC/AML e não envolveu seu CPF, em princípio não tem como eles terem visto. Outra coisa tbm que é bom observar é se a exchange (no exterior) está numa jurisdição não-CRS
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 27, 2021 6:50:15 GMT -3.5
Obrigado Pelo retorno, baixei o leiaute mas não consigo entender como fazer a declaração: não vejo onde deve ser feita, nem quais documentos enviar, nem a quem. Como não estou conseguindo achar informação ao respeito decidi por 1) Pagar o Darf do ganho de capital 2) não declarar nada respeito da IN 1888. Se a operação que vc fez foi num lugar sem KYC/AML e não envolveu seu CPF, em princípio não tem como eles terem visto. Outra coisa tbm que é bom observar é se a exchange (no exterior) está numa jurisdição não-CRS Não me interessa se a receita tem ou não tem informação da minha operação, eu quero pagar meus impostos, o que não sei é como. No link que eu enviei no final manda para o ecac mas no ecac não consigo achar a informação relevante. Como não consigo achar vou pagar o darf e pronto. O pior é que tenho informações contraditórias sobre o código darf a utilizar também. É muito frustrante não poder achar informação para pagar os meus impostos, até que entenderia se for o caso para receber dinheiro, mas não para pagar. Já vi pessoas indicando código 8523, outros 6015, etc.. EDIT: vou pagar com código 4600 como ganho de capital em alienação de bens mesmo como você indicou pois acho mais apropriado que como moeda estrangeira que é o 8523
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 27, 2021 7:08:07 GMT -3.5
Se a operação que vc fez foi num lugar sem KYC/AML e não envolveu seu CPF, em princípio não tem como eles terem visto. Outra coisa tbm que é bom observar é se a exchange (no exterior) está numa jurisdição não-CRS Não me interessa se a receita tem ou não tem informação da minha operação, eu quero pagar meus impostos, o que não sei é como. No link que eu enviei no final manda para o ecac mas no ecac não consigo achar a informação relevante. Como não consigo achar vou pagar o darf e pronto. O pior é que tenho informações contraditórias sobre o código darf a utilizar também. É muito frustrante não poder achar informação para pagar os meus impostos, até que entenderia se for o caso para receber dinheiro, mas não para pagar. Já vi pessoas indicando código 8523, outros 6015, etc.. EDIT: vou pagar com código 4600 como ganho de capital em alienação de bens mesmo como você indicou pois acho mais apropriado que como moeda estrangeira que é o 8523 Vc me lembrou agora uma dúvida que eu tive... Dado que El Salvador tornou bitcoin moeda oficial, o bitcoin poderia ser declarado como moeda estrangeira, não acha? (falo isso por entender que a segurança do detentor seria maior: num caso de vazamento de dados da sua Declaração, bandidos poderiam ir direto nos códigos de crypto e te sequestrar/roubar. Estando como moeda estrangeira meio que despistaria a vagabundagem).
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 13, 2022 20:57:36 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Feb 19, 2022 21:18:30 GMT -3.5
há alguma criptomoeda nova com grande potencial? alguem sabe qual moeda a empiricus recommendou em janeiro?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 22, 2022 14:54:21 GMT -3.5
uqaz eu estava viajando na maionese e pensei o seguinte: nós vimos um grande crescimento das criptomoedas em valor em um período recente
Coincidentemente ou não, as criptos surgiram após o FED iniciar um longo período de juros baixos
Agora, se o Powell começar a subir os juros, isso tende a valorizar o dólar. Ou seja: a fortalecer o dólar em relação a outras moedas
E se as criptomoedas podem ser incluídas entre essas "outras moedas" a tendência seria de queda nas criptos. Faz sentido isso para vc
No momento a tendência delas é de baixa
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 22, 2022 15:39:34 GMT -3.5
uqaz eu estava viajando na maionese e pensei o seguinte: nós vimos um grande crescimento das criptomoedas em valor em um período recente
Coincidentemente ou não, as criptos surgiram após o FED iniciar um longo período de juros baixos
Agora, se o Powell começar a subir os juros, isso tende a valorizar o dólar. Ou seja: a fortalecer o dólar em relação a outras moedas
E se as criptomoedas podem ser incluídas entre essas "outras moedas" a tendência seria de queda nas criptos. Faz sentido isso para vc
Seu raciocínio estaria correto se as criptos já tivessem atingido uma relação de troca com o dólar mais ou menos estável, o que não é o caso. Criptos ainda estão em processo de "descoberta de preço". Demanda segue crescendo ao longo dos anos (não importa se de forma sustentável, manipulada ou especulativa). Isso tende a jogar para cima os preços das criptos com oferta limitada, caso do Bitcoin. Nesse momento, esse fluxo é muito mais relevante do que os eventuais fluxos de corrida para o dólar.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 22, 2022 16:02:37 GMT -3.5
Seu raciocínio estaria correto se as criptos já tivessem atingido uma relação de troca com o dólar mais ou menos estável, o que não é o caso. Criptos ainda estão em processo de "descoberta de preço". Demanda segue crescendo ao longo dos anos (não importa se de forma sustentável, manipulada ou especulativa). Isso tende a jogar para cima os preços das criptos com oferta limitada, caso do Bitcoin. Nesse momento, esse fluxo é muito mais relevante do que os eventuais fluxos de corrida para o dólar. Hehe, eu não garanto isso aí que vc escreveu não, mas pode acontecer. Desde 2020 venho observando correlação do bitcoin inadequada com o Nasdaq (bitcoin n tem nada a ver com uma empresa tech geradora de fluxo de caixa, apesar de haver essa afinidade em termos de preço). Nesse cenário de aumento de juros, secagem de liquidez, não há um único ativo que sobreviva. Lógico, que depois de tudo isso, livre dessas maquinações de excesso de dinheiro, é que a racionalidade deve imperar (apreciação de moedas limitadas, de empresas que geram lucro condizente com fluxo de caixa etc). Vamos ver. Pode até nunca acontecer essa volckerização toda.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 22, 2022 17:43:28 GMT -3.5
Seu raciocínio estaria correto se as criptos já tivessem atingido uma relação de troca com o dólar mais ou menos estável, o que não é o caso. Criptos ainda estão em processo de "descoberta de preço". Demanda segue crescendo ao longo dos anos (não importa se de forma sustentável, manipulada ou especulativa). Isso tende a jogar para cima os preços das criptos com oferta limitada, caso do Bitcoin. Nesse momento, esse fluxo é muito mais relevante do que os eventuais fluxos de corrida para o dólar.
Acontece que, a meu ver, desde que acabou o padrão ouro não pode mais existir uma relação fixa entre quaisquer moedas. Elas flutuam, sendo influenciadas ou não pelos Bancos Centrais
Essa "relação mais ou menos estável" imediatamente me faz lembrar a rapaziada do Bresser, sempre à procura de uma relação justa entre o dólar e o real.
Ter uma oferta limitada não implica necessariamente em alta perene do ativo. Nós discutimos isso bastante no tópico do ouro, o qual tem necessariamente uma oferta limitada, mas
que caiu durante anos depois da crise de 2008. Tudo dependeria da demanda. Ela sendo especulativa, pode muito bem ser bastante afetada por uma alta dos juros
O fato é que a bitcoin está caindo e caindo bem:
Graficamente no semanal parece um topo duplo. Além de haver uma bela de uma divergência baixista no RSI dos dois topos
Não vejo o bitcoin subindo no médio prazo. Tudo pode acontecer, mas se eu fosse botar meu dinheiro em bitcoin primeiro esperaria o Powell elevar os juros, observar se a bitcoin reage a isso e depois tomar uma decisão
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 23, 2022 9:48:54 GMT -3.5
Acontece que, a meu ver, desde que acabou o padrão ouro não pode mais existir uma relação fixa entre quaisquer moedas. Elas flutuam, sendo influenciadas ou não pelos Bancos Centrais
Essa "relação mais ou menos estável" imediatamente me faz lembrar a rapaziada do Bresser, sempre à procura de uma relação justa entre o dólar e o real.
Ter uma oferta limitada não implica necessariamente em alta perene do ativo. Nós discutimos isso bastante no tópico do ouro, o qual tem necessariamente uma oferta limitada, mas
que caiu durante anos depois da crise de 2008. Tudo dependeria da demanda. Ela sendo especulativa, pode muito bem ser bastante afetada por uma alta dos juros
O fato é que a bitcoin está caindo e caindo bem:
Graficamente no semanal parece um topo duplo. Além de haver uma bela de uma divergência baixista no RSI dos dois topos
Não vejo o bitcoin subindo no médio prazo. Tudo pode acontecer, mas se eu fosse botar meu dinheiro em bitcoin primeiro esperaria o Powell elevar os juros, observar se a bitcoin reage a isso e depois tomar uma decisão
Pois o bitcoin e os mercados mais de risco já parecem ter precificado nesse início de 5-7 subidas de juros em 2022... adivinha o que acontece se elas não vierem?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 23, 2022 9:51:18 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 28, 2022 11:41:55 GMT -3.5
Neste exato momento (segunda de Carnaval) ela ameaça fazer um fundo duplo
Mas eu estou mesmo curioso para saber se o Powell aumenta os juros e se Bitcoin reage ao aumento. Se reagir, mostra que é realmente uma moeda
Mesmo reagindo, é preciso ver em que grau ela reage. Moedas normalmente não tem a mesma volatilidade que ações, vamos ver o que acontece
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 28, 2022 15:29:02 GMT -3.5
Mas eu estou mesmo curioso para saber se o Powell aumenta os juros e se Bitcoin reage ao aumento. Se reagir, mostra que é realmente uma moeda
Mesmo reagindo, é preciso ver em que grau ela reage. Moedas normalmente não tem a mesma volatilidade que ações, vamos ver o que acontece
Estranho vc comentar. Justo agora o bitcoin descorrelacionou do nasdaq e se alinhou ao ouro. Vamos ver se é coisa de um dia ou se é sério msm
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 28, 2022 15:29:29 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 28, 2022 17:54:28 GMT -3.5
Estranho vc comentar. Justo agora o bitcoin descorrelacionou do nasdaq e se alinhou ao ouro. Vamos ver se é coisa de um dia ou se é sério msm
uqaz eu volta e meia dou uma olhada lá nos etfs de ouro e prata do Seeking Alpha. Analistas diferentes usam critérios diferentes para avaliar se o ouro e a prata estão baratos ou caros (para o modesto brazuca aqui, é hedge para
ser vendido em épocas de crise, como agora). Se com ouro e com a a prata, que os seres humanos transacionam há milênios eles têm o maior quebra-pau sobre o que influencia a cotação, imagina sobre criptomoedas, que
só assumiram relevância recentemente. Pode muito bem acontecer algo que a gente nem imagina tipo um ativo com o beta elevado com relação à bolsa, ou correlacionado a algum metal ou outro ativo. Quem descobrir
isso antes dos outros, claro, vai ficar podre de rico, he he
|
|