bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 13, 2020 16:38:35 GMT -3.5
A discussão acabou desviando, mas vou voltar a questão inicial, tentando ser mais claro. Nós do clubinvest, pessoal do mercado, classe rica e classe média, quem tem poupança ou alguma fonte de renda, vai se virar como dá. Compra bitcoin, ouro, ativos reais, imóveis, liquida bens, ....cada um que se vire. Isto estou totalmente de acordo. E para o trabalhador informal, pequenos comerciantes, desempregados, .....esse povo que agora estamos vendo nem tem cpf regular, não deve nem ter conta em banco, e vive da mão para a boca. O governo vai dar 600 reais para cada um ir comendo, vai apoiar pequenos empresários para manter a folha de pagamento, subsidiar conta de luz, etc. A dívida pública federal deve explodir, mas pelo momento é o que dá para fazer. Estima-se que os governos estão injetando 10% do PIB desta forma. Um governo que não emite moeda e não faz dívida, o que faria para essa massa de pessoas que precisam comer HOJE? Essa é a pergunta original. Não estou questionando os méritos do bitcoin, nem o que nós investidores devemos fazer. abs. Vc está preocupado? P q VOCÊ não começa a organizar grupos de filantropia pra ajudar essas pessoas ao invés de suplicar por ajuda estatal (que nunca será eficaz para atacar o problema)? A pergunta é simples: Um estado que não emite dívida nem moeda, como faria em uma situação como a atual? Se a resposta é nada, deixaria o mercado se regular, isto responderia minha questão (não sei se é esta a resposta). Não era uma casca de banana, era uma simples pergunta. Não tinha a intenção de provocar outra coisa que não fosse a troca de idéias. Lamento que levou para o lado pessoal. abs;.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 13, 2020 16:44:58 GMT -3.5
Um governo que não emite moeda e não faz dívida, o que faria para essa massa de pessoas que precisam comer HOJE? Essa é a pergunta original. Não estou questionando os méritos do bitcoin, nem o que nós investidores devemos fazer. A resposta a seguir possivelmente não o satisfará, mas tem a ver com o modo como cada um vê o governo e o seu verdadeiro papel. Para quem enxerga o Estado como apenas uma estrutura de poder montada em favor de um ou mais grupos que parasitam o setor produtivo, o melhor que ele pode fazer pelos pobres hoje é não agravar ainda mais um problema que por si só é muito sério. Deixar a sociedade funcionar e buscar ela própria as soluções para o problema, se é que há alguma. Em termos práticos, isso significa: diminuir regulações, abolir restrições contra a livre circulação de pessoas e mercadorias, reduzir gastos e tributos, respeitar o direito de propriedade, etc. Tudo o que já não fazemos. Para quem ainda acredita que o Estado somos nós mesmos (afinal, vivemos em uma democracia e os políticos são nossos representantes kkkkk) e que impostos compram civilização (hahahahaha), uma medida para aliviar o sofrimento dos pobres seria cortar nossas enormes despesas fixas ( gastos com funcionalismo, aposentadorias acima de um determinado patamar, privilégios de parlamentares e magistrados, alugueis com imóveis subaproveitados, carros com motoristas, passagens para autoridades, etc) e destinar aos pobres as receitas que atualmente custeiam essas despesas. Na prática, sabemos que isso é quase impossível, já que existem inúmeras travas legais e constitucionais que impedem a redução desse tipo de despesa (princípio do direito adquirido, garantia da irredutibilidade de vencimentos, estabilidade de servidores, etc). No Brasil, criar um privilégio é muito mais fácil do que o abolir. Ou seja, no sistema atual, há pouco o que se fazer pelos necessitados. Não porque ele não seja um "sistema solidário", mas sim porque foi propositalmente desenhado para beneficiar e proteger quem o criou. Grato pelo retorno. abs.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 13, 2020 17:04:08 GMT -3.5
Vc está preocupado? P q VOCÊ não começa a organizar grupos de filantropia pra ajudar essas pessoas ao invés de suplicar por ajuda estatal (que nunca será eficaz para atacar o problema)? A pergunta é simples: Um estado que não emite dívida nem moeda, como faria em uma situação como a atual? Se a resposta é nada, deixaria o mercado se regular, isto responderia minha questão (não sei se é esta a resposta). Não era uma casca de banana, era uma simples pergunta. Não tinha a intenção de provocar outra coisa que não fosse a troca de idéias. Lamento que levou para o lado pessoal. abs;. Puxa vida, mas cansamos de repetir isso!
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 13, 2020 18:19:24 GMT -3.5
A pergunta é simples: Um estado que não emite dívida nem moeda, como faria em uma situação como a atual? Se a resposta é nada, deixaria o mercado se regular, isto responderia minha questão (não sei se é esta a resposta). Não era uma casca de banana, era uma simples pergunta. Não tinha a intenção de provocar outra coisa que não fosse a troca de idéias. Lamento que levou para o lado pessoal. abs;. Puxa vida, mas cansamos de repetir isso! bochan, não entendi que a resposta do uqaz que sugeriu a prática de filantropia tenha sido pessoal. Ele está dizendo o que sempre dizem nos comentários do instituto mises (que, como já discutimos antes, costumam ser bastante rudes, mesmo quando o comentarista tem razão). Concordamos que o dinheiro que o governo tem para gastar é o nosso dinheiro. Se o seu desejo é que esse seu dinheiro chegue aos mais pobres, porque acreditar que ele será melhor distribuído por um intermediário que reterá 90% do valor para si? Não é mais lógico e eficiente que, quem deseja contribuir aos pobres entregue o valor diretamente a eles ou a uma instituição de sua confiança? Ok, não temos essa opção, pois, imposto, como, o próprio nome diz, é uma imposição. Daí voltamos à questão inicial. Estado não fará nada pelos mais pobres porque não foi para isso que ele foi criado. O dinheiro que ele retira a força de você é para regozijo de seus membros, não para as finalidades que você almeja. Pedir que ele gaste ainda mais com os pobres, é pedir que esse leviatã arranque ainda mais de você. Se depois de pagar seus impostos continuou tendo algo a mais sobrando e quer ajudar alguém, pratique a filantropia.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 13, 2020 19:35:36 GMT -3.5
Puxa vida, mas cansamos de repetir isso! bochan , não entendi que a resposta do uqaz que sugeriu a prática de filantropia tenha sido pessoal. Ele está dizendo o que sempre dizem nos comentários do instituto mises (que, como já discutimos antes, costumam ser bastante rudes, mesmo quando o comentarista tem razão). Concordamos que o dinheiro que o governo tem para gastar é o nosso dinheiro. Se o seu desejo é que esse seu dinheiro chegue aos mais pobres, porque acreditar que ele será melhor distribuído por um intermediário que reterá 90% do valor para si? Não é mais lógico e eficiente que, quem deseja contribuir aos pobres entregue o valor diretamente a eles ou a uma instituição de sua confiança? Ok, não temos essa opção, pois, imposto, como, o próprio nome diz, é uma imposição. Daí voltamos à questão inicial. Estado não fará nada pelos mais pobres porque não foi para isso que ele foi criado. O dinheiro que ele retira a força de você é para regozijo de seus membros, não para as finalidades que você almeja. Pedir que ele gaste ainda mais com os pobres, é pedir que esse leviatã arranque ainda mais de você. Se depois de pagar seus impostos continuou tendo algo a mais sobrando e quer ajudar alguém, pratique a filantropia. Com o princípio, eu concordo. Discussão desnecessária. A divergência contigo é quanto ao que fazer HOJE. Penso que largar toda esta população carente a sua própria sorte é largar a todos nós a própria sorte. Esse pessoal não vai perecer passivamente como planta sem água. É um prato cheio para pseudo-líderes os usarem como massa de manobra. O povo aqui é pacato em geral. Se contentam com pão e circo. Mas se falta o pão, e deixar iniciar a violência, será bem difícil de parar. É só ver o que aconteceu no Chile. Sabemos como começa, não sabemos como parar. Em uma recessão típica, o cara perde o emprego e vai para outro emprego, subemprego, bico, ... E agora? Se não receber $ de alguém, sobrará tomar à força com uso da violência, não com uso de DARF. Aí, entraremos em uma outra discussão sobre direito a defesa, uso de armas...não vale à pena. O Itaú declarou hoje a maior doação da história do país (salvo engano) = 1B reais. O pacote que o Guedes anunciou é de 800B reais. Filantropia pode funcionar em uma recessão típica, agora é uma situação absolutamente atípica. Eu penso que agora é inevitável uma ação do estado, mandando a conta para o futuro, sob pena de não ter futuro, ao menos um próximo. E a pergunta então foi: Se o estado não puder fazer isto, o que poderia fazer?. A resposta pelo que entendi é: Nada. Cada um por si, quem quiser e achar que pode fazer algo que o faça. Para mim ok, entendi a posição, fim. Aqui somos todos avatares. A disposição minha é discutir idéias para tentar aprender algo, e não mostrar que estou certo ou que sou melhor que qualquer outro. Levou para o lado pessoal, para mim a discussão encerrou. Estou fora. abs.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 13, 2020 21:32:56 GMT -3.5
bochan , não entendi que a resposta do uqaz que sugeriu a prática de filantropia tenha sido pessoal. Ele está dizendo o que sempre dizem nos comentários do instituto mises (que, como já discutimos antes, costumam ser bastante rudes, mesmo quando o comentarista tem razão). Concordamos que o dinheiro que o governo tem para gastar é o nosso dinheiro. Se o seu desejo é que esse seu dinheiro chegue aos mais pobres, porque acreditar que ele será melhor distribuído por um intermediário que reterá 90% do valor para si? Não é mais lógico e eficiente que, quem deseja contribuir aos pobres entregue o valor diretamente a eles ou a uma instituição de sua confiança? Ok, não temos essa opção, pois, imposto, como, o próprio nome diz, é uma imposição. Daí voltamos à questão inicial. Estado não fará nada pelos mais pobres porque não foi para isso que ele foi criado. O dinheiro que ele retira a força de você é para regozijo de seus membros, não para as finalidades que você almeja. Pedir que ele gaste ainda mais com os pobres, é pedir que esse leviatã arranque ainda mais de você. Se depois de pagar seus impostos continuou tendo algo a mais sobrando e quer ajudar alguém, pratique a filantropia. Com o princípio, eu concordo. Discussão desnecessária. A divergência contigo é quanto ao que fazer HOJE. Penso que largar toda esta população carente a sua própria sorte é largar a todos nós a própria sorte. Esse pessoal não vai perecer passivamente como planta sem água. É um prato cheio para pseudo-líderes os usarem como massa de manobra. O povo aqui é pacato em geral. Se contentam com pão e circo. Mas se falta o pão, e deixar iniciar a violência, será bem difícil de parar. É só ver o que aconteceu no Chile. Sabemos como começa, não sabemos como parar. Em uma recessão típica, o cara perde o emprego e vai para outro emprego, subemprego, bico, ... E agora? Se não receber $ de alguém, sobrará tomar à força com uso da violência, não com uso de DARF. Aí, entraremos em uma outra discussão sobre direito a defesa, uso de armas...não vale à pena. O Itaú declarou hoje a maior doação da história do país (salvo engano) = 1B reais. O pacote que o Guedes anunciou é de 800B reais. Filantropia pode funcionar em uma recessão típica, agora é uma situação absolutamente atípica. Eu penso que agora é inevitável uma ação do estado, mandando a conta para o futuro, sob pena de não ter futuro, ao menos um próximo. E a pergunta então foi: Se o estado não puder fazer isto, o que poderia fazer?. A resposta pelo que entendi é: Nada. Cada um por si, quem quiser e achar que pode fazer algo que o faça. Para mim ok, entendi a posição, fim. Aqui somos todos avatares. A disposição minha é discutir idéias para tentar aprender algo, e não mostrar que estou certo ou que sou melhor que qualquer outro. Levou para o lado pessoal, para mim a discussão encerrou. Estou fora. abs. Em todas as pesquisas que fiz sobre a Influenza em 1918, não encontrei qq menção a medidas exclusivamente financeiras como essas que vc parece crer serem inevitáveis... afinal, se naquela época (que foi beem pior) não foram, por que seriam agora? Não parece terem havido grandes problemas estruturais, revoltas, pilhagens, saques... Importante lembrar que a restrição a armas era muitíssima menor que é hoje. Por outro lado, se vc entender que hoje as pessoas são mais fracas e irresponsáveis, justamente por um sistema que as mima ou que há um excesso de pessoas desnecessárias/inúteis decorrentes de toda essa estrutura de Bem Estar criada... aí sim a sua tese faria sentido. A la Revolução Francesa. Eu sinceramente não sei escolher um lado ... dessas duas abordagens escolher é uma opinião pessoal. No primeiro caso se arranca logo o band-aid (não se mensurando adequadamente a dor), no segundo vai se remendando um calhambeque até ele quebrar definitivamente (se tendo a esperança q ele nunca quebre). No fim a conta tem que ser paga. Será a geração atual que pagará pela conta contraída pelos nossos avós e bisavós ou será a geração que ainda nem nasceu ou nem tem condições de se defender?
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Sept 3, 2020 23:10:10 GMT -3.5
hoje as bolsas cairam bastante. Fui conferir como variou o bitcoin para verificar a tese de que seria bom refugio no caso de queda das bolsas. olhei no grafico a cotação as 11e 15 da manhã e as 16 e 30 da tarde. Caiu de 11.346 a 10688 dolares. Queda de mais ou menos 6%. em principio, isso é um indicio que não é bom refugio em caso de queda das bolsas. Não é conclusão, apenas indicio.
|
|
|
Post by salcedo on Nov 14, 2020 19:36:46 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Nov 18, 2020 14:10:25 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Nov 19, 2020 19:01:25 GMT -3.5
|
|
|
Post by rm4r3hall on Dec 9, 2020 5:51:26 GMT -3.5
Pessoal, estou começando agora a trabalhar com investimentos em Bitcoin e queria uma ajudinha de vocês para entender um pouco melhor este mercado. Há alguns anos que venho trabalhando com mini contratos de usdmxn e especulado em cima dessas moedas, porém, com cada vez mais amigos e conhecidos operando com Bitcoin, achei que seria uma boa dar uma chance para esse mundo das criptomoedas. Então fica aí uma bateria de perguntas: o Bitcoin tem me parecido volátil demais para ganhos a médio prazo, é isso mesmo? Entre todas as criptomoedas, quais as vantagens e desvantagens de se investir no bitcoin em relação a outras menos conhecidas como a Litecoin ou Ethereum? Obrigado pela atenção de todos desde já, valeu!
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Dec 18, 2020 13:30:23 GMT -3.5
estou quase enviando alguns réis para a mercado bitcoin. Para sacar eles cobram uma taxa de 1,99% mais 2,90. Meio caro.
alguem tem outra recomendação?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 18, 2020 18:50:48 GMT -3.5
estou quase enviando alguns réis para a mercado bitcoin. Para sacar eles cobram uma taxa de 1,99% mais 2,90. Meio caro. alguem tem outra recomendação? Bitcointrade cobra 1% + 0,25% + R$ 4,90
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 20, 2020 8:41:28 GMT -3.5
Essa é uma boa hora pra vcs relerem esse tópico desde o início. Especial atenção para as palavras "bolha", "pirâmide", "tulipas".
E, é claro, eu avisei hahaha
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 20, 2020 8:53:43 GMT -3.5
Essa é uma boa hora pra vcs relerem esse tópico desde o início. Especial atenção para as palavras "bolha", "pirâmide", "tulipas". E, é claro, eu avisei hahaha Eu, particularmente, perdi boa parte dos preconceitos que tinha em relação a Bitcoin (mas não em relação a outras criptomoedas, que continuo achando lixo). Porém, continuo não gostando de BTC pelo exato motivo que a maioria o adora: volatilidade. Gosto da ideia de uma moeda não fiduciária programada para ser não inflacionária. Abomino a ideia de que o poder de compra dessa moeda seja tão instável. Se X bitcoins/satoshis comprassem Y pães hoje e uma quantidade muito semelhante daqui um mês, seria um instrumento fantástico para se proteger da inflação criada pelos governos. O problema, porém, é que a quantidade de bitcoins/satoshis que hoje compra y pães daqui um mês poderá comprar tanto um quantidade muito maior de pães (o que seria ótimo) como uma quantidade muito menor (o que é altamente indesejável para uma moeda), sem que tenha havido qualquer alteração no preço do pão quando cotado em moedas fiduciárias. Não tenho interesse em usar Bitcoin para fins especulativos, mas tenho interesse em utilizá-lo como uma moeda/reserva de valor estável. Enqanto ele permanecer assim volátil, tendo a permanecer longe.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 20, 2020 11:17:55 GMT -3.5
Essa é uma boa hora pra vcs relerem esse tópico desde o início. Especial atenção para as palavras "bolha", "pirâmide", "tulipas". E, é claro, eu avisei hahaha Eu, particularmente, perdi boa parte dos preconceitos que tinha em relação a Bitcoin (mas não em relação a outras criptomoedas, que continuo achando lixo). Porém, continuo não gostando de BTC pelo exato motivo que a maioria o adora: volatilidade. Gosto da ideia de uma moeda não fiduciária programada para ser não inflacionária. Abomino a ideia de que o poder de compra dessa moeda seja tão instável. Se X bitcoins/satoshis comprassem Y pães hoje e uma quantidade muito semelhante daqui um mês, seria um instrumento fantástico para se proteger da inflação criada pelos governos. O problema, porém, é que a quantidade de bitcoins/satoshis que hoje compra y pães daqui um mês poderá comprar tanto um quantidade muito maior de pães (o que seria ótimo) como uma quantidade muito menor (o que é altamente indesejável para uma moeda), sem que tenha havido qualquer alteração no preço do pão quando cotado em moedas fiduciárias. Não tenho interesse em usar Bitcoin para fins especulativos, mas tenho interesse em utilizá-lo como uma moeda/reserva de valor estável. Enqanto ele permanecer assim volátil, tendo a permanecer longe. Sim, a estabilidade virá, mas n nesse preço. Ou, num preço muito maior que esse. Importante lembrar q a volatildade está muito menor q aquela do início desse tópico, existe um mercado já desenvolvido de futuros, opções... Há de se entender que se trata de uma reserva de valor nascendo. A múltiplos deste preço, enfim, deverá estabilizar. Mas quem parece q está mandando é a expansão do M1 Hahaha Porém já vi coisas doidas, pra quem n gosta dessas oscilações. Usos da Lightning Network para transferir dólares em segundos sem limites de transações... esses dias vi o surgimento de um mercado de compra e venda de futuros de hashrate (ou de fees?) entre mineradores, um negócio doido.
|
|
|
Post by lucfig on Dec 20, 2020 15:36:24 GMT -3.5
Essa é uma boa hora pra vcs relerem esse tópico desde o início. Especial atenção para as palavras "bolha", "pirâmide", "tulipas". E, é claro, eu avisei hahaha Eu, particularmente, perdi boa parte dos preconceitos que tinha em relação a Bitcoin (mas não em relação a outras criptomoedas, que continuo achando lixo). Porém, continuo não gostando de BTC pelo exato motivo que a maioria o adora: volatilidade. Gosto da ideia de uma moeda não fiduciária programada para ser não inflacionária. Abomino a ideia de que o poder de compra dessa moeda seja tão instável. Se X bitcoins/satoshis comprassem Y pães hoje e uma quantidade muito semelhante daqui um mês, seria um instrumento fantástico para se proteger da inflação criada pelos governos. O problema, porém, é que a quantidade de bitcoins/satoshis que hoje compra y pães daqui um mês poderá comprar tanto um quantidade muito maior de pães (o que seria ótimo) como uma quantidade muito menor (o que é altamente indesejável para uma moeda), sem que tenha havido qualquer alteração no preço do pão quando cotado em moedas fiduciárias. Não tenho interesse em usar Bitcoin para fins especulativos, mas tenho interesse em utilizá-lo como uma moeda/reserva de valor estável. Enqanto ele permanecer assim volátil, tendo a permanecer longe. Como moeda estável, o tether é a mais utilizada. Se não me engano, ultrapassou o bitcoin em volume de negociações, exatamente por ser estável, se tornou a moeda de troca entre cripto ativos. De qualquer forma, eu não tenho 1 centavo em tether. Em teoria, para cada tether existente, existe 1 dólar na conta do emissor. Mas quem garante? Pra investir em dólar, prefiro comprar dólar!rs. Mas como moeda de troca em curtíssimo prazo, (dentro de um dia) eu venho utilizando.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Dec 20, 2020 18:26:13 GMT -3.5
Eu, particularmente, perdi boa parte dos preconceitos que tinha em relação a Bitcoin (mas não em relação a outras criptomoedas, que continuo achando lixo). Porém, continuo não gostando de BTC pelo exato motivo que a maioria o adora: volatilidade. Gosto da ideia de uma moeda não fiduciária programada para ser não inflacionária. Abomino a ideia de que o poder de compra dessa moeda seja tão instável. Se X bitcoins/satoshis comprassem Y pães hoje e uma quantidade muito semelhante daqui um mês, seria um instrumento fantástico para se proteger da inflação criada pelos governos. O problema, porém, é que a quantidade de bitcoins/satoshis que hoje compra y pães daqui um mês poderá comprar tanto um quantidade muito maior de pães (o que seria ótimo) como uma quantidade muito menor (o que é altamente indesejável para uma moeda), sem que tenha havido qualquer alteração no preço do pão quando cotado em moedas fiduciárias. Não tenho interesse em usar Bitcoin para fins especulativos, mas tenho interesse em utilizá-lo como uma moeda/reserva de valor estável. Enqanto ele permanecer assim volátil, tendo a permanecer longe. Sim, a estabilidade virá, mas n nesse preço. Ou, num preço muito maior que esse. Importante lembrar q a volatildade está muito menor q aquela do início desse tópico, existe um mercado já desenvolvido de futuros, opções... Há de se entender que se trata de uma reserva de valor nascendo. A múltiplos deste preço, enfim, deverá estabilizar. Mas quem parece q está mandando é a expansão do M1 Hahaha Porém já vi coisas doidas, pra quem n gosta dessas oscilações. Usos da Lightning Network para transferir dólares em segundos sem limites de transações... esses dias vi o surgimento de um mercado de compra e venda de futuros de hashrate (ou de fees?) entre mineradores, um negócio doido. esse lightning network atraiu minha atenção. Diga-me, caro rst, se no momento pode ser usado para enviar dinheiro para corretoras de ações dos estados unidos, para a gente não precisar pagar as altas taxas da remessaonline e outros.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 21, 2020 21:12:23 GMT -3.5
Essa é uma boa hora pra vcs relerem esse tópico desde o início. Especial atenção para as palavras "bolha", "pirâmide", "tulipas". E, é claro, eu avisei hahaha Eu, particularmente, perdi boa parte dos preconceitos que tinha em relação a Bitcoin (mas não em relação a outras criptomoedas, que continuo achando lixo). Porém, continuo não gostando de BTC pelo exato motivo que a maioria o adora: volatilidade. Gosto da ideia de uma moeda não fiduciária programada para ser não inflacionária. Abomino a ideia de que o poder de compra dessa moeda seja tão instável. Se X bitcoins/satoshis comprassem Y pães hoje e uma quantidade muito semelhante daqui um mês, seria um instrumento fantástico para se proteger da inflação criada pelos governos. O problema, porém, é que a quantidade de bitcoins/satoshis que hoje compra y pães daqui um mês poderá comprar tanto um quantidade muito maior de pães (o que seria ótimo) como uma quantidade muito menor (o que é altamente indesejável para uma moeda), sem que tenha havido qualquer alteração no preço do pão quando cotado em moedas fiduciárias. Não tenho interesse em usar Bitcoin para fins especulativos, mas tenho interesse em utilizá-lo como uma moeda/reserva de valor estável. Enqanto ele permanecer assim volátil, tendo a permanecer longe. Como postei aqui eu fiz uma compra relativamente grande á algum tempo. Eu esse ano dediquei um bom tempo a me adentrar no funcionamento de algumas redes de criptomoedas. Em particular fiquei envolvido na mudança pra ethereum 2.0 Existem opções descentralizadas sem volatilidade como o DAI que talvez você queira dar uma olhada.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 4, 2021 18:53:36 GMT -3.5
Eu, particularmente, perdi boa parte dos preconceitos que tinha em relação a Bitcoin (mas não em relação a outras criptomoedas, que continuo achando lixo). Porém, continuo não gostando de BTC pelo exato motivo que a maioria o adora: volatilidade. Gosto da ideia de uma moeda não fiduciária programada para ser não inflacionária. Abomino a ideia de que o poder de compra dessa moeda seja tão instável. Se X bitcoins/satoshis comprassem Y pães hoje e uma quantidade muito semelhante daqui um mês, seria um instrumento fantástico para se proteger da inflação criada pelos governos. O problema, porém, é que a quantidade de bitcoins/satoshis que hoje compra y pães daqui um mês poderá comprar tanto um quantidade muito maior de pães (o que seria ótimo) como uma quantidade muito menor (o que é altamente indesejável para uma moeda), sem que tenha havido qualquer alteração no preço do pão quando cotado em moedas fiduciárias. Não tenho interesse em usar Bitcoin para fins especulativos, mas tenho interesse em utilizá-lo como uma moeda/reserva de valor estável. Enqanto ele permanecer assim volátil, tendo a permanecer longe. Sim, a estabilidade virá, mas n nesse preço. Ou, num preço muito maior que esse. Importante lembrar q a volatildade está muito menor q aquela do início desse tópico, existe um mercado já desenvolvido de futuros, opções... Há de se entender que se trata de uma reserva de valor nascendo. A múltiplos deste preço, enfim, deverá estabilizar. Mas quem parece q está mandando é a expansão do M1 Hahaha Porém já vi coisas doidas, pra quem n gosta dessas oscilações. Usos da Lightning Network para transferir dólares em segundos sem limites de transações... esses dias vi o surgimento de um mercado de compra e venda de futuros de hashrate (ou de fees?) entre mineradores, um negócio doido.
|
|