rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 3, 2017 17:38:16 GMT -3.5
agora tenho certeza que o Bitcoin é uma piramide... hoje vi um faixa na Igreja Universal sobre uma palestra de investimento emm Bitcoin com ganhos de 1000 % em 1 ano kkk na volta vou tirar uma foto e postar aqui... Isso não prova que é pirâmide. Prova isso sim que é uma religião: ganhos milagrosos na porta da igreja é para quem tem muita fé. aguardo a foto. rsrsrs brincadeiras a parte, apesar de eu ser bastante cético em relação ao bitcoin, entendo que ele já tem uma pequena utilidade (ocultar patrimônio e transferir bens de um país para outro sem interferencia governamental) e, por isso, tem valor, ainda que não o atual. Muitos que estão comprando realmente estão agindo como em esquemas de pirâmide e, certamente, irão quebrar a cara. Mas bitcoin não é uma pirâmide, ainda que esteja sendo usada para este fim por grande parte dos novos entrantes.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 3, 2017 18:01:31 GMT -3.5
Perguntas de um ignorante no assunto: O que impediria a proliferação de cripto moedas e sua consequente desvalorização (inflação de cripto moedas)? Com o mesmo nível de criptografia e segurança, o que faria o bitcoin ter mais valor que o clubinvest-coin? abs. Não entendi se a primeira pergunta é: 1- O que impede uma moeda de ser gerada infinitamente, ou 2- O que impede que novas moedas sejam criadas infinitamente? Se for a opção 1, o Bitcoin limita a emissão a 21 milhões de unidades. Para haver alteração nesta ou em outra regra, é preciso que haja um consenso na rede. Já faz alguns meses que há uma discussão para se resolver o problema da escalabilidade no Bitcoin, o que já fez a cotação cair bastante em alguns períodos. Existem diferentes propostas para resolver o problema. Não havendo consenso, a rede pode até se bifurcar e o Bitcoin se dividir em 2 moedas independentes. Isso aconteceu com o Ethereum, por exemplo, e hoje tem-se Ethereum (ETH) e Ethereum Classic (ETC) - apesar de que o Ethereum não é lá tão descentralizado, mas não conheço tanto dele, então paro por aqui Se for o caso 2, nada impede. Inclusive, existem literalmente centenas de moedas. A maioria me parece inútil e não traz nada de novo. O tempo todo aparecem ICO (inicial coin offering, análogo ao IPO) e as pessoas compram, na minha opinião, com o único propósito de vender mais caro. Ouvi dizer que a Bovespa era assim, com os IPOs (desde que entrei, não teve quase nenhum mais). Bitcoin foi a primeira moda digital que conseguiu resolver o problema do gasto duplo de forma descentralizada, por isso ganhou tanto destaque. Poucas outras moedas trazem alguma melhoria ou diferença. Algumas são Ethereum, que tem como finalidade rodar aplicações descentralizadas e Monero, que promete anonimato. Lançar uma moeda do fórum? Com um marketing razoável, é possível que um monte de besta compre, na esperança de vender mais caro na frente. Mas "pegar" de fato e se tornar útil, é mais complicado. Por exemplo, o número de mineradores processando as transações no Bitcoin é grande e o poder de processamento somado é imenso. Alguém que quisesse fraudar transações na rede precisaria de um poder de processamento absurdo. É mais vantagem para alguém com esse poder, caso existisse, se juntar à rede e validar as transações. Nossa moeda teria essa segurança? Tem também a comunidade de desenvolvimento (a moeda precisa evoluir), o ecossistema ao redor (empresas e serviços), aceitação no mundo real e provavelmente outras coisas. Valeu Rufus. Talvez seja a mesma pergunta, mas colocando de outra forma: Ouro é ouro, pode ter algo próximo (prata, platina), mas é bem pouco provável que criem algo que substitua o ouro. Provavelmente estou comparando bananas com laranjas, mas: Existia o orkut, de ampla aceitação e trânsito livre, era o padrão. Em um dado momento, aparece o facebook, melhor, mais seguro, de maior aceitação. Pouco a pouco, morreu o orkut. Seus proprietários tentaram substituir pelo Google+, até agora sem muito sucesso. O facebook domina, até que apareça algo melhor. O valor do orkut, facebook, G+, é sua "liquidez". Sem "liquidez", não tem valor intrínseco algum. Sou ignorante no ramo, mas me parece quase inevitável que em algum momento vá aparecer algo superior ao bitcoin e similares que existem hoje. Ou não? O valor de uma cripto moeda evaporar, mesmo em uma situação normal, é algo intrinsecamente impossível? abs.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jul 3, 2017 18:57:47 GMT -3.5
Não entendi se a primeira pergunta é: 1- O que impede uma moeda de ser gerada infinitamente, ou 2- O que impede que novas moedas sejam criadas infinitamente? Se for a opção 1, o Bitcoin limita a emissão a 21 milhões de unidades. Para haver alteração nesta ou em outra regra, é preciso que haja um consenso na rede. Já faz alguns meses que há uma discussão para se resolver o problema da escalabilidade no Bitcoin, o que já fez a cotação cair bastante em alguns períodos. Existem diferentes propostas para resolver o problema. Não havendo consenso, a rede pode até se bifurcar e o Bitcoin se dividir em 2 moedas independentes. Isso aconteceu com o Ethereum, por exemplo, e hoje tem-se Ethereum (ETH) e Ethereum Classic (ETC) - apesar de que o Ethereum não é lá tão descentralizado, mas não conheço tanto dele, então paro por aqui Se for o caso 2, nada impede. Inclusive, existem literalmente centenas de moedas. A maioria me parece inútil e não traz nada de novo. O tempo todo aparecem ICO (inicial coin offering, análogo ao IPO) e as pessoas compram, na minha opinião, com o único propósito de vender mais caro. Ouvi dizer que a Bovespa era assim, com os IPOs (desde que entrei, não teve quase nenhum mais). Bitcoin foi a primeira moda digital que conseguiu resolver o problema do gasto duplo de forma descentralizada, por isso ganhou tanto destaque. Poucas outras moedas trazem alguma melhoria ou diferença. Algumas são Ethereum, que tem como finalidade rodar aplicações descentralizadas e Monero, que promete anonimato. Lançar uma moeda do fórum? Com um marketing razoável, é possível que um monte de besta compre, na esperança de vender mais caro na frente. Mas "pegar" de fato e se tornar útil, é mais complicado. Por exemplo, o número de mineradores processando as transações no Bitcoin é grande e o poder de processamento somado é imenso. Alguém que quisesse fraudar transações na rede precisaria de um poder de processamento absurdo. É mais vantagem para alguém com esse poder, caso existisse, se juntar à rede e validar as transações. Nossa moeda teria essa segurança? Tem também a comunidade de desenvolvimento (a moeda precisa evoluir), o ecossistema ao redor (empresas e serviços), aceitação no mundo real e provavelmente outras coisas. Valeu Rufus. Talvez seja a mesma pergunta, mas colocando de outra forma: Ouro é ouro, pode ter algo próximo (prata, platina), mas é bem pouco provável que criem algo que substitua o ouro. Provavelmente estou comparando bananas com laranjas, mas: Existia o orkut, de ampla aceitação e trânsito livre, era o padrão. Em um dado momento, aparece o facebook, melhor, mais seguro, de maior aceitação. Pouco a pouco, morreu o orkut. Seus proprietários tentaram substituir pelo Google+, até agora sem muito sucesso. O facebook domina, até que apareça algo melhor. O valor do orkut, facebook, G+, é sua "liquidez". Sem "liquidez", não tem valor intrínseco algum. Sou ignorante no ramo, mas me parece quase inevitável que em algum momento vá aparecer algo superior ao bitcoin e similares que existem hoje. Ou não? O valor de uma cripto moeda evaporar, mesmo em uma situação normal, é algo intrinsecamente impossível? abs. Esse é o maior risco que eu vejo para o bitcoin. Os governos quando perceberem que o bitcoin está para explodir podem criar sua própria moeda virtual com o apoio do sistema financeiro. Com a chancela dos governos e apoio dos bancos dificilmente o bitcoin vai prevalecer. Provavelmente vai continuar com seu nicho de mercado (até pela evasão fiscal) mas vai perder muita força. Tem o lado libertário do bitcoin, que me faz respeitar e torcer por ele, mas acho que para a maioria da população isso não importa muito. Veja que não necessariamente uma moeda precisa ser melhor para bater o bitcoin, basta que tenha gente graúda por trás bancando. Claro que isso é um cenário hipotético, pode não acontecer nada disso. Mas é uma possibilidade que eu considero.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 3, 2017 19:17:45 GMT -3.5
Não entendi se a primeira pergunta é: 1- O que impede uma moeda de ser gerada infinitamente, ou 2- O que impede que novas moedas sejam criadas infinitamente? Se for a opção 1, o Bitcoin limita a emissão a 21 milhões de unidades. Para haver alteração nesta ou em outra regra, é preciso que haja um consenso na rede. Já faz alguns meses que há uma discussão para se resolver o problema da escalabilidade no Bitcoin, o que já fez a cotação cair bastante em alguns períodos. Existem diferentes propostas para resolver o problema. Não havendo consenso, a rede pode até se bifurcar e o Bitcoin se dividir em 2 moedas independentes. Isso aconteceu com o Ethereum, por exemplo, e hoje tem-se Ethereum (ETH) e Ethereum Classic (ETC) - apesar de que o Ethereum não é lá tão descentralizado, mas não conheço tanto dele, então paro por aqui Se for o caso 2, nada impede. Inclusive, existem literalmente centenas de moedas. A maioria me parece inútil e não traz nada de novo. O tempo todo aparecem ICO (inicial coin offering, análogo ao IPO) e as pessoas compram, na minha opinião, com o único propósito de vender mais caro. Ouvi dizer que a Bovespa era assim, com os IPOs (desde que entrei, não teve quase nenhum mais). Bitcoin foi a primeira moda digital que conseguiu resolver o problema do gasto duplo de forma descentralizada, por isso ganhou tanto destaque. Poucas outras moedas trazem alguma melhoria ou diferença. Algumas são Ethereum, que tem como finalidade rodar aplicações descentralizadas e Monero, que promete anonimato. Lançar uma moeda do fórum? Com um marketing razoável, é possível que um monte de besta compre, na esperança de vender mais caro na frente. Mas "pegar" de fato e se tornar útil, é mais complicado. Por exemplo, o número de mineradores processando as transações no Bitcoin é grande e o poder de processamento somado é imenso. Alguém que quisesse fraudar transações na rede precisaria de um poder de processamento absurdo. É mais vantagem para alguém com esse poder, caso existisse, se juntar à rede e validar as transações. Nossa moeda teria essa segurança? Tem também a comunidade de desenvolvimento (a moeda precisa evoluir), o ecossistema ao redor (empresas e serviços), aceitação no mundo real e provavelmente outras coisas. Valeu Rufus. Talvez seja a mesma pergunta, mas colocando de outra forma: Ouro é ouro, pode ter algo próximo (prata, platina), mas é bem pouco provável que criem algo que substitua o ouro. Provavelmente estou comparando bananas com laranjas, mas: Existia o orkut, de ampla aceitação e trânsito livre, era o padrão. Em um dado momento, aparece o facebook, melhor, mais seguro, de maior aceitação. Pouco a pouco, morreu o orkut. Seus proprietários tentaram substituir pelo Google+, até agora sem muito sucesso. O facebook domina, até que apareça algo melhor. O valor do orkut, facebook, G+, é sua "liquidez". Sem "liquidez", não tem valor intrínseco algum. Sou ignorante no ramo, mas me parece quase inevitável que em algum momento vá aparecer algo superior ao bitcoin e similares que existem hoje. Ou não? O valor de uma cripto moeda evaporar, mesmo em uma situação normal, é algo intrinsecamente impossível? abs. O problema é definir "melhor"... Tem governança ou não, é descentralizada? É anônima ou pseudo-anônima? Qual o nível de robustez vc considera melhor, vc prefere imutabilidade ou não, alterações constantes nas regras? Qual velocidade de transação X robustez da rede vc acha melhor? Qual o preço do token vc considera melhor pra manter os stakeholders atraídos? E o preço da transação vc acha a melhor? Entenda, não existe um "melhor", existe o mais adequado à determinada situação. O Facebook engoliu as funcionalidades do orkut, nas crypto isso não acontece, elas tendem se especializar em determinado nicho... Existem trade-offs entre centralização e descentralizacao, anonimidade completa X parcial, nível de dificuldade X facilidade de mineração, fungibilidade X mutabilidade, velocidade X robustez/preço da fee etc. Qto ao valor do bitcoin desaparecer... olha, energia (kwh) foi colocada em bitcoins, valor externo foi introduzido na blockchain. Por si só isto já é valor, pessoas trocaram o custo de energia e o armazenaram em bitcoins. Egípcios tbm construiram as pirâmides mas o valor sumiu... por outro lado pessoas até hoje dão valor a ouro mineralogia a séculos atras... vai entender. Alias, eu não entendo direito o valor do ouro tbm...
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 4, 2017 7:13:49 GMT -3.5
rst, você vê pequena utilidade porque está num país relativamente estável. Aquele vídeo que postei fala bem disso. Como as pessoas podiam ter se salvado se tivessem bitcoins em países que "deu merda". Tem gente que só não está morrendo de fome na Venezuela porque consegue usar BTC. Eu assisti ao vídeo e dei razão ao autor em praticamente tudo o que foi exposto. Quando digo que esta utilidade é pequena é justamente porque um colapso no siistema financeiro é um evento incomum. Quantas vezes você passou por isso no Brasil? Quando criança vivenciei alguns momentos que poderiam ser assim classificados (época do sarney e plano color), mas, desde então, já se passaram quase trinta anos de "normalidade" (sim, Dilma quase nos levou para o buraco, mas os últimos anos ainda podem ser considerados normais perto da década de 80). Se eu tivesse comprado uma proteção ao longo de todo este tempo, teria muito mais a perder do que se mantivesse meus recursos no sistema financeiro oficial. Evidentemente, a utilidade desta proteção é bem diferente para quem passou pelas crises da Grécia e Chipre, dentre outras. Outro ponto que diminui bastante esta utilidade do bitcoin é sua intensa volatilidade. Se meu país estiver quebrando e eu transformar meus recursos em um ativo que sofrerá uma valorização de 300% em um ano, isso será um problema muito bom de se ter, mas, se de outro lado, ele cair 70%, não terá cumprido sua função. O uqaz já postou alguns dados sobre a redução da volatilidade do bitcoin nos últimos anos, mas, para mim, ela ainda é alta o bastante para comprometer seu papel de reserva de valor. Enquanto bitcoin for assim volátil, tem que ser tratado como batata quente. Por isso, a principal função que enxergo nele hoje é a de ser um mecanismo de transferência internacional.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 4, 2017 9:56:31 GMT -3.5
Existe, sim, a possibilidade de aparecer uma moeda "melhor" (apesar de este conceito ser relativo) e tomar lugar. É uma das ameaças que vejo. Edit: é uma ameaça ao Bitcoin, mas sairíamos ganhando. Mas governamental? Acho impossível. O governo levou muitos séculos até conseguir controlar o dinheiro, adquirindo o monopólio da cunhagem de moedas até chegar ao dinheiro infinito, que é o que temos hoje. Por que ele criaria uma moeda sobre a qual não tem controle? E, se tiver este controle, por que ela tomaria o lugar do Bitcoin, se a graça do BTC é justamente não ter controlada pelo governo (na verdade, não ser controlada por ninguém em específico)? Moeda digital governamental, nós já temos. Dólar, Euro, Real. Só que o governo escolhe uma pequena parte dela e imprime em papel de verdade Edit2: vocês viram que a UE criou uma cédula com o valor intrínseco impresso? www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nota-de-zero-euros-sim-leu-bem-faz-furor-na-alemanha-176852Obs: boatos de que a China e a Rússia estão criando suas próprias criptomoedas. Quem vai usar esses lixos de forma voluntária? China: www.bloomberg.com/news/articles/2017-02-23/pboc-is-going-digital-as-mobile-payments-boom-transforms-economyRússia: www.newsbtc.com/2017/06/03/russia-soon-get-national-cryptocurrency/Obs2: pelo que sei, Orkut só foi popular no Brasil e na Índia (ok, eu sei que foi só um exemplo). Eles parecem n entender que o valor do bitcoin vem do fato de ele ser relativamente descentralizado e distribuído. Aliás, o ouro é assim, n existe um banco central por trás, mineradoras ofertam e Gold bugs o demandam. Hoje Ethereum é o mais parecido com o que temos nas Fiat. Centralizado, mutável e cheio de investidores grandes é o desafiante atual do bitcoin Kkkk. Com emissão infinita e prestes a se tornar três (Ethereum PoS, Ethereum Pow e Ethereum classic).
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 4, 2017 9:59:42 GMT -3.5
rst, você vê pequena utilidade porque está num país relativamente estável. Aquele vídeo que postei fala bem disso. Como as pessoas podiam ter se salvado se tivessem bitcoins em países que "deu merda". Tem gente que só não está morrendo de fome na Venezuela porque consegue usar BTC. Eu assisti ao vídeo e dei razão ao autor em praticamente tudo o que foi exposto. Quando digo que esta utilidade é pequena é justamente porque um colapso no siistema financeiro é um evento incomum. Quantas vezes você passou por isso no Brasil? Quando criança vivenciei alguns momentos que poderiam ser assim classificados (época do sarney e plano color), mas, desde então, já se passaram quase trinta anos de "normalidade" (sim, Dilma quase nos levou para o buraco, mas os últimos anos ainda podem ser considerados normais perto da década de 80). Se eu tivesse comprado uma proteção ao longo de todo este tempo, teria muito mais a perder do que se mantivesse meus recursos no sistema financeiro oficial. Evidentemente, a utilidade desta proteção é bem diferente para quem passou pelas crises da Grécia e Chipre, dentre outras. Outro ponto que diminui bastante esta utilidade do bitcoin é sua intensa volatilidade. Se meu país estiver quebrando e eu transformar meus recursos em um ativo que sofrerá uma valorização de 300% em um ano, isso será um problema muito bom de se ter, mas, se de outro lado, ele cair 70%, não terá cumprido sua função. O uqaz já postou alguns dados sobre a redução da volatilidade do bitcoin nos últimos anos, mas, para mim, ela ainda é alta o bastante para comprometer seu papel de reserva de valor. Enquanto bitcoin for assim volátil, tem que ser tratado como batata quente. Por isso, a principal função que enxergo nele hoje é a de ser um mecanismo de transferência internacional. hahaha, mas sempre tem um país sendo destruído economicamente, isso é constante. Ainda, os venezuelanos (populares) n correram pro ouro, eles estão correndo pro bitcoin. Os Gold bugs da América estão sem entender isso...
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Jul 4, 2017 14:20:28 GMT -3.5
Eu assisti ao vídeo e dei razão ao autor em praticamente tudo o que foi exposto. Quando digo que esta utilidade é pequena é justamente porque um colapso no siistema financeiro é um evento incomum. Quantas vezes você passou por isso no Brasil? Quando criança vivenciei alguns momentos que poderiam ser assim classificados (época do sarney e plano color), mas, desde então, já se passaram quase trinta anos de "normalidade" (sim, Dilma quase nos levou para o buraco, mas os últimos anos ainda podem ser considerados normais perto da década de 80). Se eu tivesse comprado uma proteção ao longo de todo este tempo, teria muito mais a perder do que se mantivesse meus recursos no sistema financeiro oficial. Evidentemente, a utilidade desta proteção é bem diferente para quem passou pelas crises da Grécia e Chipre, dentre outras. Outro ponto que diminui bastante esta utilidade do bitcoin é sua intensa volatilidade. Se meu país estiver quebrando e eu transformar meus recursos em um ativo que sofrerá uma valorização de 300% em um ano, isso será um problema muito bom de se ter, mas, se de outro lado, ele cair 70%, não terá cumprido sua função. O uqaz já postou alguns dados sobre a redução da volatilidade do bitcoin nos últimos anos, mas, para mim, ela ainda é alta o bastante para comprometer seu papel de reserva de valor. Enquanto bitcoin for assim volátil, tem que ser tratado como batata quente. Por isso, a principal função que enxergo nele hoje é a de ser um mecanismo de transferência internacional. hahaha, mas sempre tem um país sendo destruído economicamente, isso é constante. Ainda, os venezuelanos (populares) n correram pro ouro, eles estão correndo pro bitcoin. Os Gold bugs da América estão sem entender isso... E eu acredito que a destruição econômica é apenas o caso extremo. Existem as "minidestruções", como a que vivenciamos nos últimos anos da Dilma, com inflação altíssima e governo perdulário. Apesar da destrução econômica ser um caso a parte, as "minidestruições" ocorrem com frequência e ara isso o Bircoin seria também de ajuda.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 4, 2017 14:22:54 GMT -3.5
hahaha, mas sempre tem um país sendo destruído economicamente, isso é constante. Ainda, os venezuelanos (populares) n correram pro ouro, eles estão correndo pro bitcoin. Os Gold bugs da América estão sem entender isso... E eu acredito que a destruição econômica é apenas o caso extremo. Existem as "minidestruções", como a que vivenciamos nos últimos anos da Dilma, com inflação altíssima e governo perdulário. Apesar da destrução econômica ser um caso a parte, as "minidestruições" ocorrem com frequência e ara isso o Bircoin seria também de ajuda. Sim, ADP. Dá pra perceber isso nos spreads praticados tanto aqui como na Índia que chegaram a 10-15% do bitcoin negociado na America. Vc notou muito bem, não precisa ser uma ruptura econômica, bastam insistentes microfissuras.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 4, 2017 16:33:29 GMT -3.5
Ainda, os venezuelanos (populares) n correram pro ouro, eles estão correndo pro bitcoin. Os Gold bugs da América estão sem entender isso... Se eu morasse na Venezuela, não me sentiria seguro de guardar ouro em casa. Se eu estivesse pensando em fugir da venezuela, não tentaria atravessar a fronteira com ouro escondido. Nesses dois casos, não pensaria duas vezes em usar bitcoin para mandar dinheiro para o exterior. Mesmo eu sendo bastante crítico quanto ao futuro do bitcoin, estas são justamente as hipóteses em que consigo reconhecer seu valor sem nenhuma dificuldade. Enquanto esse mercado tiver liquidez, ele terá importância para fazer o dinheiro mudar de um ponto do globo para outro.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jul 4, 2017 18:25:04 GMT -3.5
sim o valor do Bitcoin é esse de paises em grandes problemas... e lavagem de dinheiro e tráfico de drogas...... no mais não passa disso pois moeda é apenas confiança~.. quem confiaria em uma moeda dessas ?
o dólar é o que é pela confianção nos USA ,pois lastro já não existe a muito tempo
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 4, 2017 19:07:34 GMT -3.5
sim o valor do Bitcoin é esse de paises em grandes problemas... e lavagem de dinheiro e tráfico de drogas...... no mais não passa disso pois moeda é apenas confiança~.. quem confiaria em uma moeda dessas ? o dólar é o que é pela confianção nos USA ,pois lastro já não existe a muito tempo Aqui existem especulações do número de usuários. Eles elocubram entre 2- 5 milhões de pessoas. Impossível saber o número exato.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jul 4, 2017 22:28:24 GMT -3.5
sim o valor do Bitcoin é esse de paises em grandes problemas... e lavagem de dinheiro e tráfico de drogas...... no mais não passa disso pois moeda é apenas confiança~.. quem confiaria em uma moeda dessas ? o dólar é o que é pela confianção nos USA ,pois lastro já não existe a muito tempo E como explica que seja tão usado nos EUA, se diz que só serve para países com problemas e que o dólar é uma moeda de confiança? Olhe: - quantas das maiores exchanges são dos EUA: exchangewar.info/- como é aceito comercialmente por lá: coinmap.org/#/world/15.79225357/-26.01562500/2- ATMs de Bitcoin: coinatmradar.com/Fora a porrada de startups de lá. Acho que seus conceitos estão errados. Pois os EUA são o centro do mundo ..a maior economia mundial então ser usado mais lá é uma questão proporcionar apenas
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Jul 5, 2017 0:44:01 GMT -3.5
Eu assisti ao vídeo e dei razão ao autor em praticamente tudo o que foi exposto. Quando digo que esta utilidade é pequena é justamente porque um colapso no siistema financeiro é um evento incomum. Quantas vezes você passou por isso no Brasil? Quando criança vivenciei alguns momentos que poderiam ser assim classificados (época do sarney e plano color), mas, desde então, já se passaram quase trinta anos de "normalidade" (sim, Dilma quase nos levou para o buraco, mas os últimos anos ainda podem ser considerados normais perto da década de 80). Se eu tivesse comprado uma proteção ao longo de todo este tempo, teria muito mais a perder do que se mantivesse meus recursos no sistema financeiro oficial. Evidentemente, a utilidade desta proteção é bem diferente para quem passou pelas crises da Grécia e Chipre, dentre outras. Outro ponto que diminui bastante esta utilidade do bitcoin é sua intensa volatilidade. Se meu país estiver quebrando e eu transformar meus recursos em um ativo que sofrerá uma valorização de 300% em um ano, isso será um problema muito bom de se ter, mas, se de outro lado, ele cair 70%, não terá cumprido sua função. O uqaz já postou alguns dados sobre a redução da volatilidade do bitcoin nos últimos anos, mas, para mim, ela ainda é alta o bastante para comprometer seu papel de reserva de valor. Enquanto bitcoin for assim volátil, tem que ser tratado como batata quente. Por isso, a principal função que enxergo nele hoje é a de ser um mecanismo de transferência internacional. hahaha, mas sempre tem um país sendo destruído economicamente, isso é constante. Ainda, os venezuelanos (populares) n correram pro ouro, eles estão correndo pro bitcoin. Os Gold bugs da América estão sem entender isso... Em 2011, Chavez nacionalizou o ouro: proibiu a exportação de ouro, o que dificultou a operação de negociantes menores e virou sócio majoritário da Rusoro Mining que era a empresa que minerava ouro em larga escala naquele país. Comprar ouro em formato de joias não compensa como investimento. Quanto ao bitcoin, dólar, etc... acho que o cavalo já passou faz tempo. Há três anos, no dia do primeiro jogo do Brasil na Copa, encontrei um venezuelano recém chegado que comentou comigo por alto que era complicado comprar qualquer coisa que não tivesse preço com intervenção governamental, pois a taxa de câmbio do mercado negro era por volta de 100:1. Mas preferimos falar de futebol mesmo, kkk. Imagina como que tá agora... se tem alguém vivendo de bitcoin com certeza foi com bitcoins compradas há vários anos.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 5, 2017 10:55:30 GMT -3.5
hahaha, mas sempre tem um país sendo destruído economicamente, isso é constante. Ainda, os venezuelanos (populares) n correram pro ouro, eles estão correndo pro bitcoin. Os Gold bugs da América estão sem entender isso... Em 2011, Chavez nacionalizou o ouro: proibiu a exportação de ouro, o que dificultou a operação de negociantes menores e virou sócio majoritário da Rusoro Mining que era a empresa que minerava ouro em larga escala naquele país. Comprar ouro em formato de joias não compensa como investimento. Quanto ao bitcoin, dólar, etc... acho que o cavalo já passou faz tempo. Há três anos, no dia do primeiro jogo do Brasil na Copa, encontrei um venezuelano recém chegado que comentou comigo por alto que era complicado comprar qualquer coisa que não tivesse preço com intervenção governamental, pois a taxa de câmbio do mercado negro era por volta de 100:1. Mas preferimos falar de futebol mesmo, kkk. Imagina como que tá agora... se tem alguém vivendo de bitcoin com certeza foi com bitcoins compradas há vários anos. Tenho informações de venezuelanos de que a mineração de bitcoins está bombando na Venezuela neste momento. Se não me engano, eles são o segundo maior minerador de Ethereum. A energia lá é muito barata e subsidiada, ambiente perfeito pra operação. Eu só ainda n entendi como eles driblam os medidores elétricos do Maduro. O bitcoin lá é legalizado, mas daquele nosso jeito (fiscais criam dificuldades pra vender facilidades).
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jul 5, 2017 11:45:51 GMT -3.5
Em 2011, Chavez nacionalizou o ouro: proibiu a exportação de ouro, o que dificultou a operação de negociantes menores e virou sócio majoritário da Rusoro Mining que era a empresa que minerava ouro em larga escala naquele país. Comprar ouro em formato de joias não compensa como investimento. Quanto ao bitcoin, dólar, etc... acho que o cavalo já passou faz tempo. Há três anos, no dia do primeiro jogo do Brasil na Copa, encontrei um venezuelano recém chegado que comentou comigo por alto que era complicado comprar qualquer coisa que não tivesse preço com intervenção governamental, pois a taxa de câmbio do mercado negro era por volta de 100:1. Mas preferimos falar de futebol mesmo, kkk. Imagina como que tá agora... se tem alguém vivendo de bitcoin com certeza foi com bitcoins compradas há vários anos. Tenho informações de venezuelanos de que a mineração de bitcoins está bombando na Venezuela neste momento. Se não me engano, eles são o segundo maior minerador de Ethereum. A energia lá é muito barata e subsidiada, ambiente perfeito pra operação. Eu só ainda n entendi como eles driblam os medidores elétricos do Maduro. O bitcoin lá é legalizado, mas daquele nosso jeito (fiscais criam dificuldades pra vender facilidades). Energia barata ?? o que isso tem a ver com Bitcoin.. cara não sei se te contaram mas a mineração não é em uma mina de verdade embaixo da terra kkk sobre o ouro na Venezuela olha isso "Venezuela transfere mais de 100 toneladas de ouro para a Suíça ...".. temos que lembrar que Maduro e chaves são uma quadrilha,.. bandidos mesmo .. qual a lógica de continuarem pagando a divida externa .. sou totalmente contra o calote... mas nesse caso o povo morrendo de fome não tem o que fazer mais... Venezuela transfere mais de 100 toneladas de ouro para a Suíça ...
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 5, 2017 12:02:27 GMT -3.5
Tenho informações de venezuelanos de que a mineração de bitcoins está bombando na Venezuela neste momento. Se não me engano, eles são o segundo maior minerador de Ethereum. A energia lá é muito barata e subsidiada, ambiente perfeito pra operação. Eu só ainda n entendi como eles driblam os medidores elétricos do Maduro. O bitcoin lá é legalizado, mas daquele nosso jeito (fiscais criam dificuldades pra vender facilidades). Energia barata ?? o que isso tem a ver com Bitcoin.. cara não sei se te contaram mas a mineração não é em uma mina de verdade embaixo da terra kkk ... A mineração é feita por computadores. Muitos computadores, funcionando 24 horas por dia. Para esse regime de trabalho, o ambiente deve ser refrigerado, principalmente na Venezuela. Como computadores e refrigeradores de ar consomem energia para funcionar...
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jul 5, 2017 12:08:55 GMT -3.5
Energia barata ?? o que isso tem a ver com Bitcoin.. cara não sei se te contaram mas a mineração não é em uma mina de verdade embaixo da terra kkk ... A mineração é feita por computadores. Muitos computadores, funcionando 24 horas por dia. Para esse regime de trabalho, o ambiente deve ser refrigerado, principalmente na Venezuela. Como computadores e refrigeradores de ar consomem energia para funcionar... pessoal não viagem ... muitos computadores, refrigeração tudo isso não dá uma máquina de solda ligada...não dá um motor de 5 CV ligado em qualquer marcenaria ou algo assim.. achar que o Governoo vai ver isso.. ou que isso é custo alto
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 5, 2017 13:13:25 GMT -3.5
Em 2011, Chavez nacionalizou o ouro: proibiu a exportação de ouro, o que dificultou a operação de negociantes menores e virou sócio majoritário da Rusoro Mining que era a empresa que minerava ouro em larga escala naquele país. Comprar ouro em formato de joias não compensa como investimento. Quanto ao bitcoin, dólar, etc... acho que o cavalo já passou faz tempo. Há três anos, no dia do primeiro jogo do Brasil na Copa, encontrei um venezuelano recém chegado que comentou comigo por alto que era complicado comprar qualquer coisa que não tivesse preço com intervenção governamental, pois a taxa de câmbio do mercado negro era por volta de 100:1. Mas preferimos falar de futebol mesmo, kkk. Imagina como que tá agora... se tem alguém vivendo de bitcoin com certeza foi com bitcoins compradas há vários anos. Tenho informações de venezuelanos de que a mineração de bitcoins está bombando na Venezuela neste momento. Se não me engano, eles são o segundo maior minerador de Ethereum. A energia lá é muito barata e subsidiada, ambiente perfeito pra operação. Eu só ainda n entendi como eles driblam os medidores elétricos do Maduro. O bitcoin lá é legalizado, mas daquele nosso jeito (fiscais criam dificuldades pra vender facilidades). Essa aqui é a maior mineradora de Ethereum Imagino que os maiores mineradores sejam distribuidos tipo o Dwarfpool. A única informação que consegui de Venezuela em segundo lugar em alguma categoría envolvendo Ethereum foi em procuras no Google: Congratulations To Venezuela - Bitcoin Miners Arrested For Stealing Free Electricity
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 5, 2017 13:13:40 GMT -3.5
fiel, pelo que consta do debate entre o ulrich e schweitzer, postado na página anterior, o gasto de energia para validar cada transação de bitcoin é relativamente alto, já que demanda o processamento de informações por várias máquinas espalhadas pela rede bitcoin. Se entendi corretamente uma fala do Ulrich, o sistema poderia ser configurado para consumir mais ou menos energia, equilibrando o grau de complexidade do processamento destas transações com o nível de segurança. Este consumo excessivo de energia, inclusive, é uma das críticas feitas pelo Schweitzer ao bitcoin. Pela lógica de mercado, um sistema energeticamente mais eficiente (já detido pelas empresas processadoras de cartão de crédito) poderia suplantar o bitcoin no futuro.
|
|