Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 1, 2017 9:42:44 GMT -3.5
Você está sugerindo que existe alguma relação entre FAPERJ e qualificação? Sim, ele quer currículo sobre um assunto de tecnologia de ponta, um assunto em que se não me engano apenas na Europa (não me lembro o país, acho q é Espanha) existe apenas uma Universidade que oferece pós graduação em crypto. Uma pessoa qualificada seria por exemplo alguém que tenha demonstrado conhecimento profundo em algum dos tópicos seguintes: economía, computação, C++ (para falar do código que está principalmente escrito em C++), criptografía, mercados abertos, políticas internacionais de impostos, etc... Para cada um daqueles tópicos existem universidades excelentes, boas, medias, ruins e péssimas. Além disto existem comunidades de pesquisadores e funcionários estabelecidos de empresas que julgam aos pares, por médios de referatos de artigos, convites a conferencias importantes, posições nestas empresas, etc. Mas todo bem, se vocês são tão expertos em bitcoin que podem julgar idóneo a uma pessoa só por ouvir o que ele disse num blog. Talvez eu possa explicar meu último teorema e vocês podem decidir se eu sei de matemática ou não?
|
|
|
Post by salcedo on Jun 1, 2017 10:23:20 GMT -3.5
Sim, ele quer currículo sobre um assunto de tecnologia de ponta, um assunto em que se não me engano apenas na Europa (não me lembro o país, acho q é Espanha) existe apenas uma Universidade que oferece pós graduação em crypto. Uma pessoa qualificada seria por exemplo alguém que tenha demonstrado conhecimento profundo em algum dos tópicos seguintes: economía, computação, C++ (para falar do código que está principalmente escrito em C++), criptografía, mercados abertos, políticas internacionais de impostos, etc... Para cada um daqueles tópicos existem universidades excelentes, boas, medias, ruins e péssimas. Além disto existem comunidades de pesquisadores e funcionários estabelecidos de empresas que julgam aos pares, por médios de referatos de artigos, convites a conferencias importantes, posições nestas empresas, etc. Mas todo bem, se vocês são tão expertos em bitcoin que podem julgar idóneo a uma pessoa só por ouvir o que ele disse num blog. Talvez eu possa explicar meu último teorema e vocês podem decidir se eu sei de matemática ou não? Potuz, não entendo quase nada de Bitcoin, por isso dou umas passadas por aqui, mas me pareceria mais produtivo, ver o que o personagem pensa e qual sua argumentação, para dai criticar ou elogiar enriquecendo o debate,pois se for ou não qualificado não quer dizer que não tenha nada pertinente a dizer, se for necessário qualificação para emitir sua opinião, creio terei que para de postar. rsrs
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 1, 2017 11:45:53 GMT -3.5
Uma pessoa qualificada seria por exemplo alguém que tenha demonstrado conhecimento profundo em algum dos tópicos seguintes: economía, computação, C++ (para falar do código que está principalmente escrito em C++), criptografía, mercados abertos, políticas internacionais de impostos, etc... Para cada um daqueles tópicos existem universidades excelentes, boas, medias, ruins e péssimas. Além disto existem comunidades de pesquisadores e funcionários estabelecidos de empresas que julgam aos pares, por médios de referatos de artigos, convites a conferencias importantes, posições nestas empresas, etc. Mas todo bem, se vocês são tão expertos em bitcoin que podem julgar idóneo a uma pessoa só por ouvir o que ele disse num blog. Talvez eu possa explicar meu último teorema e vocês podem decidir se eu sei de matemática ou não? Potuz, não entendo quase nada de Bitcoin, por isso dou umas passadas por aqui, mas me pareceria mais produtivo, ver o que o personagem pensa e qual sua argumentação, para dai criticar ou elogiar enriquecendo o debate,pois se for ou não qualificado não quer dizer que não tenha nada pertinente a dizer, se for necessário qualificação para emitir sua opinião, creio terei que para de postar. rsrs Lembrei daquele filme "O discurso do rei" onde um cara tenta ajudar o rei gago. Um dos caras da corte, com ciúmes da preferência do rei pelo camarada, alega que o cara não tem formação médica alguma. O rei fica furioso e se sente traído. O camarada então alega que aprendeu e criou o tratamento baseado em experiências de guerra, diretamente lidando com pacientes. E ainda assim, dado que o tratamento fora bastante eficaz, o rei aceita a ajuda do camarada. Esse comportamento do amigo Potuz é bem típico de sociedades latinas, eu mesmo desprezava a opinião de pessoas sem formação oficial. Só que qdo encontro informação de qualidade em blogs, não estou nem aí. E é impressionante como cada vez mais desconfio do mainstream. É claro q existem excessos, mas como tudo na internet, se souber procurar, tem coisa muito boa. CV pra mim deixou de ser requisito, prefiro ler algo é checar em outras fontes a veracidade da informação.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jun 1, 2017 17:07:57 GMT -3.5
Bom, acho que vocês estão atirando nos mensageiros antes deles abrirem a boca. De toda forma, para quem se interessar: O debate “ Bitcoin e Moedas Digitais: Riscos e Oportunidades” será transmitido na próxima segunda-feira, 5 de junho, às 11h30. Não coloco o link aqui para não parecer que estou fazendo propaganda de coisa ruim. Havendo interesse, procurar no google. Sobre a questão de CVs: Você ouviria conselhos financeiros ou aceitaria ser sócio de uma empresa cujos dirigentes tem a formação abaixo?: - Formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Paulo. - Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco - FAC-FITO - Administração pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil. - Matemática pelo Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos - Feob - UNIFEOB. - Administração de Empresas pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Estes são alguns diretores do Bradesco, empresa que sempre valorizou a experiência prática sobre títulos acadêmicos. www.bradescori.com.br/site/conteudo/interna/default3.aspx?secaoId=572 Não digo que seguiria os conselhos destes caras, mas os ouviria com muita atenção e os agradeceria muito caso se dispusessem a fazê-lo, apesar de terem formação em faculdades de pouco ou nenhum renome (de algumas delas nunca ouvi falar e de algumas outras ouvi falar mal).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 4, 2017 20:37:00 GMT -3.5
Se for visto como moeda, é preciso destacar as diferenças para uma moeda normal: 1- Não é controlada por governo (nem por ninguém), então não pode ser inflacionada como todos governos fizeram e fazem. 2- Pode ser enviada de qualquer ponto do mundo a qualquer outro ponto, de forma rápida e barata. 3- Segura, não precisa de banco etc. O que mudou foi o preço, sim. Na minha opinião, por ter se tornado mais conhecido e usado. Deixou de ser aquela brincadeira de nerds cypherpunks e começou a ser encarado com seriedade. Oferta e demanda. Editado: Acho que não é difícil perceber que cresce o interesse no Bitcoin depois de coisas como: Aparecimento de bolsas de negociação, cartões de crédito, lojas, serviços de pagamentos de boleto, de pagamentos online (tipo PagSeguro) e de salários. Não estou questionando o valor que ela possa ter como moeda (algo por si só polêmico, mas que, para evitar um debate sobre ponto diverso, estou tratando como se fosse um tema superado). Estou questionando a transformação de uma moeda em um suposto instrumento gerador de riqueza. Se bitcoin foi criado para ser uma moeda que não inflaciona, um bitcoin deveria comprar X hoje e a mesma quantidade de X amanhã (salvo se inventarem um jeito mais barato de produzir X). Porém, o que temos hoje é uma moeda que em um mês compra X, no mês seguinte compra 1,7X. É um ativo que não produz nada, não tem qualquer lastro físico e só pode ser convertido em coisas cujo valor pode ser expresso em moedas fiduciárias (produtos e serviços com preço conhecido ou troca de bitcoin por outra moeda), mas cujo preço cresce a uma taxa acelerada, muitas vezes maior do que estes bens e serviços pelos quais ela pode ser trocada. De instrumento de preservacao de valor passou inexplicavelmente a um imstrumento de multiplicação de capital. As pessoas não estão mais comprando bitcoin para proteger seu poder de compra da inflação, mas sim porque o preço está subindo e elas têm a esperança de vender para alguém por um preço maior. Isso, para mim tem um nome claro: bolha. Enquanto continuar subindo, vai ter gente rindo de quem não comprou. Quando finalmente estourar, chega a vez da turma do "bem que te avisei". Perfiro continuar essa discussão neste tópico que parece mais apropriado. Só queria trazer dois pontos. É muito difícil definir "moeda", aqui eu já utilizei ativo com liquidez infinita como definição para motivos de discussão, mas se o BTC for julgado como moeda, a falta de liquidez tranquilamente faz que o valor tenha essa volatilidade absurda. Eu pessoalmente concordo com você que investir em BTC é simplesmente uma maluquicie, mas não pensando em uma bolha senão simplesmente porque a volatilidaed e maior do que eu posso suportar na minha idade (e eu me considero jovem).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 4, 2017 21:02:00 GMT -3.5
Se as pessoas estão comprando para vender mais caro depois, qual o problema? Não acontece o tempo todo com as ações? Nós não fazemos isso aqui? O problema com essa comparação é que em ações, as empresas tem um patrimônio que é diretamente convertivel em dinheiro e as pessoas que compram ações de crescimento esperam aquele valor subir, o preço é só uma consequência. O BTC não tem esse lastro. O problema com essa frase é que não existe "preço justo" para o BTC. O mais perto que eu conheço é o custo de mineração. E hoje o BTC está muito longe deste valor.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 6, 2017 8:54:58 GMT -3.5
Para se tentar estimar um preço, o que se faz é comparar com outros mercados. Eu concordo que ainda é um pouco cedo se comparar com o ouro, dada a volatilidade (e variações no preço), mas existem outros mercados que podem servir de proxy sim. Essa apresentação do Santander traz números: drive.google.com/file/d/0B-XG05sb5LBpam5oY1FXeUtrQWc/viewPenso que o bitcoin neste momento se aproximaria mais com "Remitances" de USD 500 bi. A vantagem principal vem daí é está praticamente pronto neste quesito. Adoradores do ouro acusam há anos a Comex de manipulação nos mercados futuros no preço do metal. Já há alguns deles que vêem no bitcoin uma fuga de valor (eles estão aumentando em número, ando percebendo isso). Novamente, acho cedo ainda pra se pensar assim. Mas, ao mesmo tempo, bitcoin é um anti investimento como o ouro, imune a Bancos Centrais e suas barbaridades, apesar da alta volatilidade.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 6, 2017 9:04:25 GMT -3.5
Se as pessoas estão comprando para vender mais caro depois, qual o problema? Não acontece o tempo todo com as ações? Nós não fazemos isso aqui? O problema com essa comparação é que em ações, as empresas tem um patrimônio que é diretamente convertivel em dinheiro e as pessoas que compram ações de crescimento esperam aquele valor subir, o preço é só uma consequência. O BTC não tem esse lastro. O problema com essa frase é que não existe "preço justo" para o BTC. O mais perto que eu conheço é o custo de mineração. E hoje o BTC está muito longe deste valor. Potuz, uma medida de valuation que vi uma vez, um ratio, foi pegar o valor de mercado do bitcoin e dividir pelo hashrate total. Essa razão "pegou" a bolha de 2013, por exemplo.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 6, 2017 10:41:35 GMT -3.5
Acho que o custo de mineração não serve para calcular o preço justo. As pessoas não ligam para o quanto custa produzir algo. É o contrário: o preço "justo" é quem define se vale ou não a pena produzir. Obs: novo topo histórico. Passou os 2900 USD. Se rolar uma correção, pode ser brutal Comprei meus últimos e finais a 1300 USD, tou nem aí.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 18, 2017 20:08:48 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 18, 2017 22:00:59 GMT -3.5
Segue time debate recente. Bacana ver a parte do contra ao menos estudar o assunto (diferentemente destes testículos do informo eye ou Empiricus):
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 19, 2017 18:36:50 GMT -3.5
Segue time debate recente. Bacana ver a parte do contra ao menos estudar o assunto (diferentemente destes testículos do informo eye ou Empiricus): Esperava um pega pra capar, mas o que vi foi o contrário, os dois concordaram em quase tudo, quase se beijaram rsrsrsrsrs. Só divergiram na conclusão, se bitcoin é ou não um bom investimento. Mas apesar do clima de quase romance, o debate foi de alto nível.
|
|
|
Post by salcedo on Jun 22, 2017 16:10:48 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 27, 2017 7:39:22 GMT -3.5
|
|
|
Post by foxhoundbr on Jul 2, 2017 0:45:22 GMT -3.5
Por que o Bitcoin é importante? Acho que esse é o melhor vídeo para quem está pensando se vale ou não a pena entrar nisso. Esse assunto de criptomoedas é extremamente polêmico, e também gostaria de deixar minha humilde opinião sobre isso Com relação às vantagens, de fato é muito valioso ter uma moeda que possui ainda mais liquidez que a moeda física em si. Ou seja, conseguiram a proeza de criar um ativo que é ainda mais líquido do que o ativo que até então era, de longe, o mais líquido da história da humanidade (ou seja, a moeda física), desde que o homem largou o escambo e passou a negociar criar moedas para fazer suas negociações. Em tempos de crises ou guerras, ter uma moeda virtual que pode ser carregada de forma "segura" de uma ponta a outra do globo apenas com um clique é uma vantagem estratégica imensa tanto para pessoas físicas quanto para empresas ou governos. Já as desvantagens também tem de ser pesadas. A primeira delas é que, ao mesmo tempo em que ser uma moeda virtual é uma vantagem, ao mesmo tempo ela também é uma desvantagem, pois independente da criptografia das criptomoedas ser a mais segura e confiável possível, o simples fato delas estarem em um ambiente digital não dá 100% de garantias que em algum momento não inventem formas de hackear essas carteiras digitais e, assim, roubarem as bitcoins. É ingenuidade demais acreditar que, com o passar do tempo, não irão aparecer no futuro hackers (e quadrilhas de hackers) que, de alguma forma, consigam elaborar formas de hackear carteiras virtuais e roubar bitcoins em um estalar de dedos. Confiar cegamente apenas na criptografia das criptomoedas e subestimar as capacidades e recursos de hackers de roubar essas moedas, para mim, e algo temerário, e pesa muito contra essa moeda virtual. Já a segunda é a falta de regulação dos governos acerca das criptomoedas. Por ser uma inovação, nem todos os governos possuem conhecimento profundo acerca desses meios de pagamento e, por assim mesmo, não tem como oferecer salvaguardas jurídicas (ou seja, leis) para proteger os donos dessas criptomoedas caso de alguma forma elas sejam subtraídas dos mesmos de forma direta (hackeando as carteiras virtuais) ou indireta (sequestro de dados pessoais no PC ou de pessoas físicas, exigindo bitcoins como pagamento). Claro que essa desvantagem será minimizada aos poucos, ao longo dos anos, à medida em que os países criaram leis para regular o mercado e punir quem cometer esses tipos de crimes, mas no momento isso inexiste, o que aumenta o risco de quem possui criptomoedas. Enfim, baseado no que escrevi acima prefiro ficar de fora de criptomoedas e investir o meu suado dinheiro em opções de investimentos tradicionais, como ações. E só o futuro dirá se a Bitcoin será a nova revolução mundial ou será apenas mais uma modinha passageira (ou pior, mais uma "tulipamania" da vida).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 2, 2017 8:16:27 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 2, 2017 18:52:57 GMT -3.5
Por que o Bitcoin é importante? Acho que esse é o melhor vídeo para quem está pensando se vale ou não a pena entrar nisso. Esse assunto de criptomoedas é extremamente polêmico, e também gostaria de deixar minha humilde opinião sobre isso Com relação às vantagens, de fato é muito valioso ter uma moeda que possui ainda mais liquidez que a moeda física em si. Ou seja, conseguiram a proeza de criar um ativo que é ainda mais líquido do que o ativo que até então era, de longe, o mais líquido da história da humanidade (ou seja, a moeda física), Aguarda eu parei aqui mesmo, de onde tirou essa informação?
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 2, 2017 20:28:27 GMT -3.5
Perguntas de um ignorante no assunto:
O que impediria a proliferação de cripto moedas e sua consequente desvalorização (inflação de cripto moedas)? Com o mesmo nível de criptografia e segurança, o que faria o bitcoin ter mais valor que o clubinvest-coin?
abs.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 3, 2017 7:53:23 GMT -3.5
Perguntas de um ignorante no assunto: O que impediria a proliferação de cripto moedas e sua consequente desvalorização (inflação de cripto moedas)? Com o mesmo nível de criptografia e segurança, o que faria o bitcoin ter mais valor que o clubinvest-coin? abs. Não entendi se a primeira pergunta é: 1- O que impede uma moeda de ser gerada infinitamente, ou 2- O que impede que novas moedas sejam criadas infinitamente? Se for a opção 1, o Bitcoin limita a emissão a 21 milhões de unidades. Para haver alteração nesta ou em outra regra, é preciso que haja um consenso na rede. Já faz alguns meses que há uma discussão para se resolver o problema da escalabilidade no Bitcoin, o que já fez a cotação cair bastante em alguns períodos. Existem diferentes propostas para resolver o problema. Não havendo consenso, a rede pode até se bifurcar e o Bitcoin se dividir em 2 moedas independentes. Isso aconteceu com o Ethereum, por exemplo, e hoje tem-se Ethereum (ETH) e Ethereum Classic (ETC) - apesar de que o Ethereum não é lá tão descentralizado, mas não conheço tanto dele, então paro por aqui Se for o caso 2, nada impede. Inclusive, existem literalmente centenas de moedas. A maioria me parece inútil e não traz nada de novo. O tempo todo aparecem ICO (inicial coin offering, análogo ao IPO) e as pessoas compram, na minha opinião, com o único propósito de vender mais caro. Ouvi dizer que a Bovespa era assim, com os IPOs (desde que entrei, não teve quase nenhum mais). Bitcoin foi a primeira moda digital que conseguiu resolver o problema do gasto duplo de forma descentralizada, por isso ganhou tanto destaque. Poucas outras moedas trazem alguma melhoria ou diferença. Algumas são Ethereum, que tem como finalidade rodar aplicações descentralizadas e Monero, que promete anonimato. Lançar uma moeda do fórum? Com um marketing razoável, é possível que um monte de besta compre, na esperança de vender mais caro na frente. Mas "pegar" de fato e se tornar útil, é mais complicado. Por exemplo, o número de mineradores processando as transações no Bitcoin é grande e o poder de processamento somado é imenso. Alguém que quisesse fraudar transações na rede precisaria de um poder de processamento absurdo. É mais vantagem para alguém com esse poder, caso existisse, se juntar à rede e validar as transações. Nossa moeda teria essa segurança? Tem também a comunidade de desenvolvimento (a moeda precisa evoluir), o ecossistema ao redor (empresas e serviços), aceitação no mundo real e provavelmente outras coisas. Isso aí, o que mais se vê são essas moedas inúteis que não possuem finalidade atualmente. Bom mesmo é descobrir negócios, fazer parte de um criptoempreendimento que vc veja futuro. Claro, pode dar errado miseravelmente. Aliás, há mais chances de dar errado, claro. É espetacular presenciar essa democratização de investimentos. O cara pode comprar uma parte numa barraquinha de Kebab na Polônia kkk. Pela primeira vez um humano comum, num ambiente completamente desregulado, pode participar antes de um IPO... imagine descobrir um Google antes de o mesmo abrir capital!?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jul 3, 2017 15:47:09 GMT -3.5
agora tenho certeza que o Bitcoin é uma piramide... hoje vi um faixa na Igreja Universal sobre uma palestra de investimento emm Bitcoin com ganhos de 1000 % em 1 ano kkk
na volta vou tirar uma foto e postar aqui...
|
|