uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on May 16, 2017 5:22:59 GMT -3.5
Lembre-se que o bitcoin caiu por 2 anos desde 2013, queda oriunda da quebra da Mt. Gox, exchange que concentrava praticamente todo o volume negociado até então. Assim, vc tem razão, o bitcoin tenderá sempre a subir. Especialmente o que fez esse movimento mais forte foi esse retorno a média (depois de cair por 2 anos) mais o fato de o prêmio por mineração ter reduzido à metade (era 25 BTC, hoje 12,5 BTC apenas). Em termos conjunturais, diferente da época da quebra da Mt Gox, hoje o mercado crypto é muitíssimo maior e mais diversificado. O aspecto de reserva de valor foi ainda mais reforçado pelo surgimento de altcoins, cotadas em bitcoins - o "dólar", a referência do mundo crypto . Japoneses e venezuelanos (e sequestradores kkk) começaram a adotá-lo pelos mais diferentes motivos. Enfim, várias causas que não parecem se esgotar tão cedo. Em 2020, novamente o prêmio de mineração dos bitcoins se reduzirá à metade e novamente um ciclo de estrangulamento de oferta se inicia e assim vai, sendo que a subida se intensifica pela percepcao ou não de a vaca da economia mundial ir pro brejo. Porém há de se lembrar que o bitcoin ainda n está preparado para assumir isso, talvez daq a 3-5 anos. Há também um aumento de demanda pelos chineses? Alguns comentaristas têm sugerido que empresas chinesas estão desesperadamente comprando outras empresas ao redor do mundo como forma de se prevenir de alguma intervenção governamental iminente no câmbio ou nos fluxos de capitais. É possível que as pessoas físicas estejam fazendo algo parecido com bitcoin? O que houve na China foi o seguinte. As Exchanges chinesas negociavam volumes imensos, mas de mentirinha. Isso pq não se cobravam taxas de corretagem, impossibilitando se averiguar a legitimidade das operações. De uns meses pra cá o volume murchou por causa disso, quem domina o volume hoje são os americanos e japoneses. Houve tbm um congelamento dos saques em Fiat na China, por política do Governo de controle de capitais (como vc falou, eles estão correndo de lá). Essa história de bitcoin parece ser coisa de investidor/apostador por lá...
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 16, 2017 13:54:24 GMT -3.5
Aproveitando que voltou a movimentar o tópico, gostaria que me ajudasse com uma dúvida sem relação com seu gráfico: Se tratarmos bitcoin como uma moeda que não inflaciona, em tese, sua valorização deveria ser equivalente à inflação das moedas governamentais. Não entendi essa parte. Uma moeda que não inflaciona teria valorização equivalente às moedas que inflacionam? Acho que a valorização tem crescido e (espero) continuará porque mais pessoas estão tomando conhecimento em relação ao BTC e/ou criando coragem para comprá-lo. Não é fácil ter coragem para comprar uma moeda que surgiu do nada, ninguém garante seu valor, oscila para caramba, tem pouco destaque na mídia (geralmente negativo) e é difícil de usar. Não sou economista, então existe uma chance enorme de eu estar falando besteira. De toda forma, meu raciocínio é o seguinte: Considere uma moeda que tenha um poder de compra constante no tempo (É apenas uma simplificação. Na prática não é assim nem com o ouro). Agora compare-a com uma outra moeda que perde poder de compra no tempo (praticamente todas as moedas sujeitas a políticas inflacionárias). A primeira iria se valorizar em relação à segunda na mesma proporção em que a base monetária desta é inflacionada. ou de forma mais simples: No ano 1: 1 moeda do tipo A compra uma pizza 1 moeda do tipo B compra uma pizza No ano 2 a base monetária de A continua igual; a de B, dobra, sem nenhuma outra razão que não a mera impressão de novas moedas 1 moeda do tipo A continuará comprando uma pizza serão necessárias 2 moeda do tipo B comprar uma pizza a moeda A se valorizou em relação a B na mesma proporção da inflação de B.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on May 16, 2017 14:13:53 GMT -3.5
Não sou economista, então existe uma chance enorme de eu estar falando besteira. De toda forma, meu raciocínio é o seguinte: Considere uma moeda que tenha um poder de compra constante no tempo (É apenas uma simplificação. Na prática não é assim nem com o ouro). Agora compare-a com uma outra moeda que perde poder de compra no tempo (praticamente todas as moedas sujeitas a políticas inflacionárias). A primeira iria se valorizar em relação à segunda na mesma proporção em que a base monetária desta é inflacionada. ou de forma mais simples: No ano 1: 1 moeda do tipo A compra uma pizza 1 moeda do tipo B compra uma pizza No ano 2 a base monetária de A continua igual; a de B, dobra, sem nenhuma outra razão que não a mera impressão de novas moedas 1 moeda do tipo A continuará comprando uma pizza serão necessárias 2 moeda do tipo B comprar uma pizza a moeda A se valorizou em relação a B na mesma proporção da inflação de B. Ah, me desculpe. Você disse valorização do BTC equivalente à inflação das governamentais. Eu tinha lido equivalente à valorização. Minha opinião é aquela, apesar de que acho que deva haver correção. Não creio que o mundo "acordou" ao mesmo tempo para o Bitcoin. Sem falar que estamos com um ágio de aproximadamente 15% das cotações em BRL e em USD. In economics, Gresham's law is a monetary principle stating that "bad money drives out good". For example, if there are two forms of commodity money in circulation, which are accepted by law as having similar face value, the more valuable commodity will disappear from circulation.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on May 17, 2017 16:28:44 GMT -3.5
E se toda a riqueza do planeta fosse traduzida em bitcoins ao invés de dólares?
(net worth in $billions/250000)*16335500= X BTC
Mundo: 250 trilhões de USD; Quantidade total de bitcoins hoje: 16.335.500 BTCs
Bill Gates =5704 BTC Donald Trump= 228 BTC
21 BTC= $321Million
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on May 23, 2017 10:47:51 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 23, 2017 13:22:01 GMT -3.5
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 31, 2017 8:16:08 GMT -3.5
não entendo nada do assunto, mas vou tentar acompanhar. Compartilho com os colegas para eventual interesse.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 31, 2017 10:40:08 GMT -3.5
não entendo nada do assunto, mas vou tentar acompanhar. Compartilho com os colegas para eventual interesse. Fernando Ulrich é um economista da escola austríaca e um das pessoas mais influentes em Bitcoin no Brasil. Escreve no portal Mises e tem um canal de Youtube chamado Moeda na Era Digital. Seus vídeos são muito bons. Vale a pena conhecer. Este outro cara é da Empiricus, então a chance de falar asneiras como "usada por criminosos", "ninguém garante o valor", "muito volátil", "não tem valor intrínseco" etc é grande... Concordo (ou discordo) 50%, ambos não são qualificados para nada. Você fala como se a escola austríaca ou o Mises sejam um selo se qualidade. Agora se for esse Fernando Ulrich eu levaria mais a sério.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 31, 2017 13:34:11 GMT -3.5
Fernando Ulrich é um economista da escola austríaca e um das pessoas mais influentes em Bitcoin no Brasil. Escreve no portal Mises e tem um canal de Youtube chamado Moeda na Era Digital. Seus vídeos são muito bons. Vale a pena conhecer. Este outro cara é da Empiricus, então a chance de falar asneiras como "usada por criminosos", "ninguém garante o valor", "muito volátil", "não tem valor intrínseco" etc é grande... Concordo (ou discordo) 50%, ambos não são qualificados para nada. Você fala como se a escola austríaca ou o Mises sejam um selo se qualidade. Agora se for esse Fernando Ulrich eu levaria mais a sério. O Mises, a pessoal, é um selo de qualidade. Pena que faleceu faz tempo.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on May 31, 2017 16:48:55 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on May 31, 2017 16:51:39 GMT -3.5
Fernando Ulrich é um economista da escola austríaca e um das pessoas mais influentes em Bitcoin no Brasil. Escreve no portal Mises e tem um canal de Youtube chamado Moeda na Era Digital. Seus vídeos são muito bons. Vale a pena conhecer. Este outro cara é da Empiricus, então a chance de falar asneiras como "usada por criminosos", "ninguém garante o valor", "muito volátil", "não tem valor intrínseco" etc é grande... Concordo (ou discordo) 50%, ambos não são qualificados para nada. Você fala como se a escola austríaca ou o Mises sejam um selo se qualidade. Agora se for esse Fernando Ulrich eu levaria mais a sério. Tens razão, um debate de peso teria grandes nomes como Bresser-Pereira, Giannetti da Fonseca ou Ciro Gomes, porque esses com suas teorias sim tornaram o país melhor.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on May 31, 2017 16:55:44 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 31, 2017 17:11:58 GMT -3.5
Rsrsrs, o que esperar de uma lei banânica sobre o assunto? provavelmente vão tratar algumas condutas como crime, obrigar agentes de mercado a ter algum tipo de registro exdrúxulo, criar um conselho consultivo de sabe-se lá o que, incumbir alguém da fiscalização, autorizar a instituição da BitBr e, finalmente, criar algum tributo.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on May 31, 2017 18:24:37 GMT -3.5
Rsrsrs, o que esperar de uma lei banânica sobre o assunto? provavelmente vão tratar algumas condutas como crime, obrigar agentes de mercado a ter algum tipo de registro exdrúxulo, criar um conselho consultivo de sabe-se lá o que, incumbir alguém da fiscalização, autorizar a instituição da BitBr e, finalmente, criar algum tributo. Tudo isso já é esperado. A questão é, já comprou seus bitcoins? Eu já! e não vendo pra vc kkk A delícia dessa história toda é que o bitcoin é imune aos malvados de Banânia.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 31, 2017 19:40:01 GMT -3.5
Rsrsrs, o que esperar de uma lei banânica sobre o assunto? provavelmente vão tratar algumas condutas como crime, obrigar agentes de mercado a ter algum tipo de registro exdrúxulo, criar um conselho consultivo de sabe-se lá o que, incumbir alguém da fiscalização, autorizar a instituição da BitBr e, finalmente, criar algum tributo. Tudo isso já é esperado. A questão é, já comprou seus bitcoins? Eu já! e não vendo pra vc kkk A delícia dessa história toda é que o bitcoin é imune aos malvados de Banânia. Isto último não é correto, para os banânicos poderem convertir R$ físicos para B$ devem comprar eles em algúm mercado. Se for no exterior você tem que conseguir um sistema de enviar dinheiro sem pagar taxas. Se for na banânia o governo pode taxar essa operação fácilmente. Uma outra é que podem proibir carteiras anónimas, ou pelo menos fazer elas ilegais. Eu pessoalmente sou um fervente creente que BTC (ou alguma moeda similar) é um dos melhores mecanismos para o governo evitar sonegação de impostos, e não tenho nada de problemas em regulamentar ele. Eu vou além, o governo deveria jogar fora R$ e utilizar alguma moeda baseada na blockchain.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 31, 2017 20:42:23 GMT -3.5
O Mises, a pessoal, é um selo de qualidade. Pena que faleceu faz tempo. Não, não falo como se nada disso fosse selo de qualidade. E, sim, ele é bastante qualificado. Então por favor peço você poste um CV oficial que eu não consegui nada substantivo só descrições dos sitios que contratam ele mesmo. Em particular ele não está no lattes nem na FAPERJ/FAPESP. Isto em sim já é muito estranho para alguém do ramo... entre os usuários do fórum, só com o nickname, já da para encontrar muito melhores CVs com artigos em jornais com referato em economía, não é o caso do Ulrich.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 31, 2017 22:14:10 GMT -3.5
Então por favor peço você poste um CV oficial que eu não consegui nada substantivo só descrições dos sitios que contratam ele mesmo. Em particular ele não está no lattes nem na FAPERJ/FAPESP. Isto em sim já é muito estranho para alguém do ramo... entre os usuários do fórum, só com o nickname, já da para encontrar muito melhores CVs com artigos em jornais com referato em economía, não é o caso do Ulrich. Você está sugerindo que existe alguma relação entre FAPERJ e qualificação? Não, só que nas agências normalmente pode encontrar os CVs das pessoas relacionadas na área. Pelo menos em alguma delas (como nas três que eu mencionei), sem mencionar outras que eu utilizaria no meu ramo como NSF ou ESF. Imagino que existem similares em economía que eu desconheço, mas ainda assim eu não achei nenhum CV razoável deste personagem. Ser aluno da austríaca e blogeiro do Mises não são parâmetros para mim. Só peço um CV, com certeza deve estar em algum lado e eu só não achei.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 1, 2017 8:19:17 GMT -3.5
Tudo isso já é esperado. A questão é, já comprou seus bitcoins? Eu já! e não vendo pra vc kkk A delícia dessa história toda é que o bitcoin é imune aos malvados de Banânia. Isto último não é correto, para os banânicos poderem convertir R$ físicos para B$ devem comprar eles em algúm mercado. Se for no exterior você tem que conseguir um sistema de enviar dinheiro sem pagar taxas. Se for na banânia o governo pode taxar essa operação fácilmente. Uma outra é que podem proibir carteiras anónimas, ou pelo menos fazer elas ilegais. Eu pessoalmente sou um fervente creente que BTC (ou alguma moeda similar) é um dos melhores mecanismos para o governo evitar sonegação de impostos, e não tenho nada de problemas em regulamentar ele. Eu vou além, o governo deveria jogar fora R$ e utilizar alguma moeda baseada na blockchain. É correto sim, dá pra fazer cartões de débito internacionais e torrar em qq lugar. A única desvantagem é pagar uma taxa salgada na conversão dólar para Real. Pra gastar em dólares ou euro não há taxas. Futuramente, se bitcoin for aceito diretamente, aí sim que as coisas ficam boas. Outra, potuz, com Lightinning sendo implementado, a blockchain deixa de ser pseudo-anonima (se vc descobre quem é o cara em qq ponto da blockchain, como na compra de bitcoins em qq Exchange no BBradil, adeus privacidade) e deve virar anônima. Aí o bicho vai pegar. Qto à cruacao de um bitBRL ou bitUSD pelos governos, tenho minhas dúvidas sobre a adoção deles junto às pessoas. Se vc vê aquele seriado Mr. Robot foi o que a Evil Corporation fez neh, mas n tá tendo muito sucesso (na série, pessoal está correndo pra bitcoins e não está aceitando Ecoins empurradas para a populacao).
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 1, 2017 8:22:48 GMT -3.5
Então por favor peço você poste um CV oficial que eu não consegui nada substantivo só descrições dos sitios que contratam ele mesmo. Em particular ele não está no lattes nem na FAPERJ/FAPESP. Isto em sim já é muito estranho para alguém do ramo... entre os usuários do fórum, só com o nickname, já da para encontrar muito melhores CVs com artigos em jornais com referato em economía, não é o caso do Ulrich. Você está sugerindo que existe alguma relação entre FAPERJ e qualificação? Sim, ele quer currículo sobre um assunto de tecnologia de ponta, um assunto em que se não me engano apenas na Europa (não me lembro o país, acho q é Espanha) existe apenas uma Universidade que oferece pós graduação em crypto.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 1, 2017 8:27:12 GMT -3.5
Você está sugerindo que existe alguma relação entre FAPERJ e qualificação? Não, só que nas agências normalmente pode encontrar os CVs das pessoas relacionadas na área. Pelo menos em alguma delas (como nas três que eu mencionei), sem mencionar outras que eu utilizaria no meu ramo como NSF ou ESF. Imagino que existem similares em economía que eu desconheço, mas ainda assim eu não achei nenhum CV razoável deste personagem. Ser aluno da austríaca e blogeiro do Mises não são parâmetros para mim. Só peço um CV, com certeza deve estar em algum lado e eu só não achei. Uma vez vi ele dizendo que possui pós graduação de economia em escola austríaca. Acho que fez na Espanha. A graduação dele é em Administração, se não me engano. Aqui ele fala sua história levemente: youtu.be/YkG2hTO_R6U
|
|