Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 15, 2016 21:16:22 GMT -3.5
A questão não sobre a licitude de comprar ou vender bitcoins, mas sim dos meios de pagamento envolvendo trocas de moeda ou remessas ao exterior. Acho que para ficar mais simples de entender, podemos simplesmente trocar o bitcoin por um outro produto qualquer, por exemplo, um celular: rst de fato essa é a questão importante de tributação. Todo indica que BTC será tratado pela lei não exatamente como um celular (por dizer qualquer produto que não tenha lei especial para regulamentá-lo) mas sim como qualquer ativo financeiro e por tanto vai ter que pagar 15% de IR sobre ganancias. A localização geográfica daquelas ganancias é uma questão que não faz muito sentido com o BTC se você faz a operação com BTC. A sua pergunta passa a ser relevante se você compra algum produto (incluindo dólares) no exterior com aqueles BTC. Neste caso, você deve declarar a moeda obtida no exterior e deverá pagar impostos (se ser finalmente regulamentado) por aquela transferência de recursos. Um dos motivos pelos quais eu sou um fervente defensor do Bitcoin inclusive como moeda nacional, é que é impossível a sonegação dado que absolutamente todas as pessoas que querem ter uma cópia do blockchain (por exemplo a receita) tem acesso a todas as operações que uma carteira faz. Ou seja, taxar passou a ser uma operação muito simples: é taxar operações por carteira!
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 15, 2016 21:17:03 GMT -3.5
Na realidade, o agente autorizado adequado para a compra seria a sua operadora de cartão de crédito (se pagar no cartão) ou seu banco (se fizer um ted ou transferência para conta swift). Essas exchanges podem atuar legalmente lá fora, mas duvido muito que estejam autorizadas a receber seus reais aqui e convertê-los em dólar para a compra de bitcoins no exterior sem o intermédio de uma corretora/banco nacional.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 15, 2016 21:24:14 GMT -3.5
Potuz, a parte da tributação sobre o ganho de capital estou de acordo. Mas seja bitcoin, seja uma ação da nyse ou qualquer ativo lá fora, a remessa de recursos para a compra no exterior é uma operação a parte, com tributação específica. Você não pode entregar reais a alguém no Brasil e pedir a alguém lá fora para gerar um crédito em doláres em seu favor. Isso é exatamente o que fazem os doleiros e, salvo engano, é um crime contra o sistema financeiro.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 15, 2016 21:29:56 GMT -3.5
Potuz, a parte da tributação sobre o ganho de capital estou de acordo. Mas seja bitcoin, seja uma ação da nyse ou qualquer ativo lá fora, a remessa de recursos para a compra no exterior é uma operação a parte, com tributação específica. Você não pode entregar reais a alguém no Brasil e pedir a alguém lá fora para gerar um crédito em doláres em seu favor. Isso é exatamente o que fazem os doleiros e, salvo engano, é um crime contra o sistema financeiro. Mas isso já está regulado! esse é o meu ponto mesmo, você compra um bem aqui que é BTC, e se vende fora, mesmo sendo para trocar por dólares, quando você declara tem que declarar a baixa de bens de BTC e para isto não só deve pagar o imposto da ganancia de do bem financeiro (esta parte até onde eu saiba ainda não está regulamentada mas vai a estar logo) mas deve pagar os imposto pela remessa de recursos ao exterior (esta parte está regulamentada sim, é irrelevante que o que você vendeu seja BTC ou telefones celulares).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 15, 2016 21:41:47 GMT -3.5
Na realidade, o agente autorizado adequado para a compra seria a sua operadora de cartão de crédito (se pagar no cartão) ou seu banco (se fizer um ted ou transferência para conta swift). Essas exchanges podem atuar legalmente lá fora, mas duvido muito que estejam autorizadas a receber seus reais aqui e convertê-los em dólar para a compra de bitcoins no exterior sem o intermédio de uma corretora/banco nacional. rst, a maneira que BTC funciona evita a figura do agente autorizado (e entendo que isto não enquadra na lei citada). Você compra aqui com R$ e adquire BTC numa carteira. Isto é simplesmente um string criptografado. Você pode vender esse mesmo string para dólares e recebir numa conta que você possua no exterior. Em nenhum momento teve uma transferência de recursos regulamentada (até onde eu saiba). Eu sei que você não perguntou ao respeito, mas só para deixar claro aos poucos que estejam lendo este tópico e sintam-se compelidos a pensar que é uma maneira simples de transferir dinheiro: você compra BTC aquí perdendo 10% pelo menos de seu dinheiro (com respeito ao valor se quer vender na hora) e logo vende BTC lá perdendo 10% a mais (com respeito a se quer recomprar na hora). Então fica sendo melhor (mesmo para aqueles que não vão a declarar a operação) para valores moderados simplesmente comprar uma passagem a Miami tirar com o cartão e pagar os 7% de impostos, para dar exemplos exagerados, sem falar de outros sistemas muito mais efetivos e simples.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 16, 2016 7:03:21 GMT -3.5
Por coincidência, saiu hoje no valor um artigo sobre a tributação das bitcoins. O texto se restringe à tributação do eventual ganho de capital, questão mais simples e sobre a qual temos todos uma visão parecida: www.valor.com.br/legislacao/4602071/bitcoins-tributacao-no-sistema-brasileiroPotuz, não tenho interesse algum em comprar bitcoins para especular com sua cotação. Meu único interesse seria o de utilizá-la como um instrumento de transferência de recursos para o exterior (Algo que acarretaria uma compra e venda em curto prazo). Considerando-se, porém, o grande spread que apontou, este não parece ser um bom caminho para se promover a remessa de recursos. Assim, as dúvidas que suscitei perdem o sentido para mim, já que é improvável que venha comprar bitcoins para esta ou qualquer outra finalidade.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 16, 2016 7:33:06 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 18, 2016 7:39:43 GMT -3.5
R.I.P The DAO: The DAO is Dead, Devs Say. But Can Anyone Decide its Fate? www.coindesk.com/the-dao-is-closing-down/The DAO parece ter sido hackeada. Em termos de bitcoins parece estar caindo uns 45%. Em reais parece estar em 0%. Consegui vender com 40% de perda em bitcoin, embolsei +13% x ibov de +1,49% no período, nada mal. Neste mundo cripto, parece que quando vc derruba uma pedra ela sobe kkkk
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 18, 2016 10:00:02 GMT -3.5
R.I.P The DAO: Consegui vender com ... Como vendeu? o que vendeu?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 18, 2016 10:31:38 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 18, 2016 12:46:09 GMT -3.5
Achei que ninguém aqui tinha conseguido comprar...
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 18, 2016 12:52:32 GMT -3.5
Achei que ninguém aqui tinha conseguido comprar... no ico? Ficou 3 semanas arrecadando. Vc deve estar confundindo com a DigixDAO, aquela que é uma intermediadora de ouro sediada em Cingapura via ethereum. Esse ICO durou 3h e de fato, poucos conseguiram comprar. DigixDAO: bittrex.com/Market/Index?MarketName=BTC-DGD
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 19, 2016 19:13:19 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 30, 2016 10:51:49 GMT -3.5
|
|
|
Post by disc126 on Jul 5, 2016 21:24:59 GMT -3.5
UE propõe regras mais rígidas sobre Bitcoin e cartões pré-pagos na luta contra o terrorismo flip.it/IR2dQ
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 8, 2016 8:57:48 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 8, 2016 23:03:40 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 9, 2016 7:32:24 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 16, 2016 9:07:45 GMT -3.5
Diferença entre bitcoins americanos e brasileiros nas mínimas, de 2,5-3,5%.
Atualmente está compensando comprar bitcoins a dólares na casa de câmbio. Colegas meus que compram bitcoins em dlar e os vendem aqui em reais estão desesperados kkk
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 18, 2016 10:23:52 GMT -3.5
Diferença entre bitcoins americanos e brasileiros nas mínimas, de 2,5-3,5%. Atualmente está compensando comprar bitcoins a dólares na casa de câmbio. Colegas meus que compram bitcoins em dlar e os vendem aqui em reais estão desesperados kkk Eu pensei muito em fazer isso, mas não consegui em tempo hábil. Como seus colegas faziam isso? Onde compravam e onde vendiam? Uai, eles vão na bitfinex com dólares de bancos no exterior e compram bitcoins. Depois imediatamente vendem aqui. Agora não me pergunte como eles fazem com a Receita Federal, deve ser um pesadelo kkk
|
|