rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 15, 2016 14:47:44 GMT -3.5
lendo estas páginas aqui, fiquei com a impressão que a única forma lícita de mandar dinheiro para fora sem ter que ir a um agente autorizado é através do cartão de crédito (evidentemente, a compra com cartão de crédito também envolve uma série de operações através de um agente autorizado, mas é a única que parece dispensar maiores formalidades, como a celebração de um contrato de câmbio ou o preenchimento de declarações junto a este agente) www.bcb.gov.br/?MOEDAESTRANGEIRAFAQwww.bcb.gov.br/?EXPOIMPOFAQ
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 15, 2016 14:47:58 GMT -3.5
uqaz , esse spread é irrelevante para quem quer comprar BTC como hedge para o dólar, o que importa é o spread entre BTC dólar e BTC R$ Puxa vida, vc não entendeu isso do meu post acima? Acho que faltou a palavra "Preço" antes de Bitcoin, vou melhorar: "Dólar Bitcoin" R$ 3,63 / R$ 3,67 ( Preço do Bitcoin na BitFinexUSD dividido por Preço do Bitcoin na foxbitUSD). Mas é isso mesmo! Pra mim é a maneira mais fácil de se criar uma carteira de câmbio hoje (pra quem só tem coisas da do Brasil). Entendi isso mesmo, e você continua errado, o spread relevante para o 99,999999% dos leitores desse fórum é o spread entre comprar bitcoin em R$ e vender em u$s ou a operação oposta, quando esse spread seja menor que o spread compra/venda de dólar (turismo ou o que for que o forista tem acesso) então vale a pena, caso contrário não. Hoje esse spread está superior a 25% (20% em operações de alto volume) o que mantém todo mundo fora, caso contrário já teríamos operadores fazendo arbitragem em volumes altos. Não serve de nada o spread dolar/dolar como você está calculando.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 15, 2016 15:27:39 GMT -3.5
lendo estas páginas aqui, fiquei com a impressão que a única forma lícita de mandar dinheiro para fora sem ter que ir a um agente autorizado é através do cartão de crédito (evidentemente, a compra com cartão de crédito também envolve uma série de operações através de um agente autorizado, mas é a única que parece dispensar maiores formalidades, como a celebração de um contrato de câmbio ou o preenchimento de declarações junto a este agente) www.bcb.gov.br/?MOEDAESTRANGEIRAFAQwww.bcb.gov.br/?EXPOIMPOFAQEste texto parece resumir a legislação sobre a matéria. www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td161 Não cheguei a ler. Trago aqui apenas para mostrar como o assunto não é nada simples e, dependendo de como o tema é regulado, uma operação aparentemente simples, como a compra de um bitcoin no exterior, pode resultar em alguma infração grave que resultará em uma grande dor de cabeça em função do meio de pagamento utilizado.
Seria legal se aparecesse por aqui algum usuário que entenda um pouco do assunto para nos ajudar.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 16:50:07 GMT -3.5
uqaz , uma dúvida: como você compra suas bitcoins? No Brasil em reais, ainda que o preço seja vinculado ao dólar, ou diretamente no exterior, através de algum outro instrumento? Pergunto isso porque imagino que apesar de não haver nada de errado em se ter bitcoins, a forma de envio de recursos para o exterior pode eventualmente resultar em uma operação de câmbio ilícita. Lembro que, não faz muito tempo, um usuário explicou aqui no forum utilizar bitcoins para mandar dinheiro para uma corretora no exterior (EDIT: estou falando deste post) Apesar de ter achado a solução bastante engenhosa e simples, nunca me aventurei a seguir o mesmo caminho por acreditar que a operação possa contrariar alguma lei que regule o fluxo de capitais para o exterior. Se me permite uma segunda pergunta, um pouco mais pessoal, você declara seus bitcoins ou outros ativos equivalentes à receita? (não precisa responder essa se não quiser) Pode-se comprar bitcoins por várias maneiras, mas a mais impessoal de todas é via uma Exchange. No Brasil temos 3 exchanges: Foxbit, mercado bitcoin e bitcointoyou: exchangewar.info/coinprice?BTC_BRLQuanto às leis, coragem, não há qq evasão. Simplesmente vc compra bitcoins e com eles compra dólares (já dentro da corretora estrangeira). Com estes dólares, compra ações ou ETFs do mercado financeiro internacional. O detalhe é que estas ações ou ETFs devem ser declarados, apenas. Como comprar ações com bitcoins: viverdedividendos.org/como-comprar-acoes-com-bitcoins/ Nos dois links abaixo está como: Declarar e recolher ganho de capital: viverdedividendos.org/tudo-sobre-ganho-de-capital-em-investimentos-no-exterior/Declarar e recolher dividendos: viverdedividendos.org/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-dividendos-nos-estados-unidos/Leia principalmente os comentários destes artigos, aprendi muitos detalhes lendo eles. Obs.: O descrito acima (declaração de ações no exterior, ganho de capital no exterior e dividendos no exterior) nada tem a ver com bitcoins. Sim, apesar de ainda ser nebuloso, os declaro como Outros (99) em Bens e Direitos. Uma vez que para comprar bitcoins é necessária transferência com TED do seu banco para a Exchange, deve-se declarar a quantidade enviada à Exchange. Só não me pergunte o que fazer com ganhos em cripto brincadeiras... eu sinceramente não sei.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 16:53:31 GMT -3.5
lendo estas páginas aqui, fiquei com a impressão que a única forma lícita de mandar dinheiro para fora sem ter que ir a um agente autorizado é através do cartão de crédito (evidentemente, a compra com cartão de crédito também envolve uma série de operações através de um agente autorizado, mas é a única que parece dispensar maiores formalidades, como a celebração de um contrato de câmbio ou o preenchimento de declarações junto a este agente) www.bcb.gov.br/?MOEDAESTRANGEIRAFAQwww.bcb.gov.br/?EXPOIMPOFAQEste texto parece resumir a legislação sobre a matéria. www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td161 Não cheguei a ler. Trago aqui apenas para mostrar como o assunto não é nada simples e, dependendo de como o tema é regulado, uma operação aparentemente simples, como a compra de um bitcoin no exterior, pode resultar em alguma infração grave que resultará em uma grande dor de cabeça em função do meio de pagamento utilizado.
Seria legal se aparecesse por aqui algum usuário que entenda um pouco do assunto para nos ajudar.
A compra do Bitcoin é feita numa Exchange nacional, com CNPJ e tudo. Vc só deve se preocupar com as compras que fizer em ações, reits, etfs...
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 15, 2016 17:06:49 GMT -3.5
Só não me pergunte o que fazer com ganhos em cripto brincadeiras... eu sinceramente não sei. Ainda não está completamente regulado, mas todo indica que será considerado como ganância de capital, igual que compra/venda de qualquer outro bem.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 17:08:32 GMT -3.5
Puxa vida, vc não entendeu isso do meu post acima? Acho que faltou a palavra "Preço" antes de Bitcoin, vou melhorar: "Dólar Bitcoin" R$ 3,63 / R$ 3,67 ( Preço do Bitcoin na BitFinexUSD dividido por Preço do Bitcoin na foxbitUSD). Mas é isso mesmo! Pra mim é a maneira mais fácil de se criar uma carteira de câmbio hoje (pra quem só tem coisas da do Brasil). Entendi isso mesmo, e você continua errado, o spread relevante para o 99,999999% dos leitores desse fórum é o spread entre comprar bitcoin em R$ e vender em u$s ou a operação oposta, quando esse spread seja menor que o spread compra/venda de dólar (turismo ou o que for que o forista tem acesso) então vale a pena, caso contrário não. Hoje esse spread está superior a 25% (20% em operações de alto volume) o que mantém todo mundo fora, caso contrário já teríamos operadores fazendo arbitragem em volumes altos. Não serve de nada o spread dolar/dolar como você está calculando. ... vou tentar de novo. Quem compra bitcoins para guardar não quer saber de ganho momentâneo de spread entre dólar e reais. Mas, seria bom se comprássemos bitcoins pelo preço mais justo possível, ou seja, com um spread 0% pro dólar comercial. Nesses poucos anos que vigio isso, nunca vi as cotações de bitcoin daqui e da America se igualarem em termos de dólar comercial. Como vc bem disse, há um spread considerável de 20%. Mas, a relação de +5/10% de spread no dólar turismo, caiu a praticamente a 0%. Isto quer dizer, que historicamente, é um preço razoavelmente justo visando comprar bitcoins e sentar em cima deles. Nos artigos que linkei acima sobre investimentos no exterior, lembro de ter lido num dos comentários que o que matava era justo esse imenso spread pro dólar comercial, pra fazer essa ponte entre R$ e USD para mercados externos. O que muitos não parecem entender é que, sim, perde-se nesse spread... porém com o preço do bitcoin bombando (em dólares e reais), pode-se recuperar parte dele. Obs.: Estou duvidando destes 20% que vc colocou como spread (apesar deste valor ser costumeiro). Neste momento o dólar comercial está a 3,47/USD e o dólar bitcoin 3,67/USD, um pequeníssimo spread de 5,7%. Talvez vc esteja considerando o spread total de se 1. comprar bitcoin com R$ - 2. vender bitcoin/comprar dolar - 3. vender dolar/comprar bitcoin - 4. vender bitcoins e comprar R$, o que daria aproximadamente 2 x 5,7% neste momento de spread.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 17:09:25 GMT -3.5
Só não me pergunte o que fazer com ganhos em cripto brincadeiras... eu sinceramente não sei. Ainda não está completamente regulado, mas todo indica que será considerado como ganância de capital, igual que compra/venda de qualquer outro bem. A graça então parece ser comprar bitcoins e gastá-los! Sem IOF ou IR!
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 15, 2016 18:41:11 GMT -3.5
uqaz, grato pelos esclarecimentos. Quem compra e vende em reais de uma empresa no Brasil realmente não me parece que terá qualquer problema. Poderíamos nos perguntar se estas empresas tem autorização para elas próprias realizarem uma operação de câmbio (imprescindível, já que elas terão que entregar ou receber dólares para transferir estes bitcoins a compradores e vendedores no exterior), mas isso parece ser um problema exclusivamente dela com o bacen (ou seja lá quem for o responsável pela fiscalização dessa atividade). Restaria a dúvida da licitude de se comprar aqui em reais, de uma empresa legalmente constituída e depois vender para alguém lá fora. A primeira parte da operação não me suscita qualquer dúvida, já a segunda é um pouco mais nebulosa. É quase como que uma exportação: você manda para o exterior um ativo situado no Brasil e recebe dólares de um estrangeiro. Se o pagamento for através de uma transferência bancária que, ao final, transforme o valor em reais em uma conta aqui no Brasil, também me parece tudo ok. Já no caso de um pagamento feito para uma conta no exterior, a coisa fica mais complicada. Até agora, o único caso que me parece problema certo é o do sujeito que compra bitcoin lá fora por um meio de pagamento que não use um agente de câmbio autorizado.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 19:04:58 GMT -3.5
uqaz, grato pelos esclarecimentos. Quem compra e vende em reais de uma empresa no Brasil realmente não me parece que terá qualquer problema. Poderíamos nos perguntar se estas empresas tem autorização para elas próprias realizarem uma operação de câmbio (imprescindível, já que elas terão que entregar ou receber dólares para transferir estes bitcoins a compradores e vendedores no exterior), mas isso parece ser um problema exclusivamente dela com o bacen (ou seja lá quem for o responsável pela fiscalização dessa atividade). Restaria a dúvida da licitude de se comprar aqui em reais, de uma empresa legalmente constituída e depois vender para alguém lá fora. A primeira parte da operação não me suscita qualquer dúvida, já a segunda é um pouco mais nebulosa. É quase como que uma exportação: você manda para o exterior um ativo situado no Brasil e recebe dólares de um estrangeiro. Se o pagamento for através de uma transferência bancária que, ao final, transforme o valor em reais em uma conta aqui no Brasil, também me parece tudo ok. Já no caso de um pagamento feito para uma conta no exterior, a coisa fica mais complicada. Até agora, o único caso que me parece problema certo é o do sujeito que compra bitcoin lá fora por um meio de pagamento que não use um agente de câmbio autorizado. Lembra que eu disse q o jeito mais impessoal de se arrumar bitcoin é por uma Exchange? Pois bem, há meios informais de se obter bitcoin diretamente com vendedores (como numa casa de câmbio, sem um intermediador) por aqui: localbitcoins.com(Vendedores aceitam pgtos em boleto, Ted etc) Já que vc é tão preocupado com a origem e o destino destes fluxos de dinheiro, se eu te vendesse bitcoins: 1. Estando no Brasil seria ilegal? 2. Estando fora do Brasil seria ilegal? 3. Estando em x, seria ilegal? rst, não se preocupe com isso. A Receita não reconhece bitcoins como moeda, mas sim como ativo financeiro. Inclusive já li que ganhos com trades em btc são isentos até 35.000/mês vendidos. Sobre isso aqui: Até agora, o único caso que me parece problema certo é o do sujeito que compra bitcoin lá fora por um meio de pagamento que não use um agente de câmbio autorizado Hoje já há corretoras americanas estão cobrando de seus correntistas algumas informações (nome, passaporte etc). Procure sobre KYC regulations e deve encontrar algo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 15, 2016 19:14:28 GMT -3.5
Ainda não está completamente regulado, mas todo indica que será considerado como ganância de capital, igual que compra/venda de qualquer outro bem. A graça então parece ser comprar bitcoins e gastá-los! Sem IOF ou IR! Gastá los em que, acho que você ainda não está entendendo, quando você compra BTC, está pagando um serviço na coversão, quando você compra cash com BTC (digamos u$s) você paga uma outra taxa. Se você troca aquela segunda perna por um produto, por exemplo compra da Amazon, você acha que a Amazon paga aquela taxa ou é você o spread no produto é ainda pior do que no dólar. O BTC é muito ruim como investimento é hoje, será amanhá e será por um bom tempo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 15, 2016 19:21:27 GMT -3.5
Entendi isso mesmo, e você continua errado, o spread relevante para o 99,999999% dos leitores desse fórum é o spread entre comprar bitcoin em R$ e vender em u$s ou a operação oposta, quando esse spread seja menor que o spread compra/venda de dólar (turismo ou o que for que o forista tem acesso) então vale a pena, caso contrário não. Hoje esse spread está superior a 25% (20% em operações de alto volume) o que mantém todo mundo fora, caso contrário já teríamos operadores fazendo arbitragem em volumes altos. Não serve de nada o spread dolar/dolar como você está calculando. ... vou tentar de novo. Quem compra bitcoins para guardar não quer saber de ganho momentâneo de spread entre dólar e reais. Mas, seria bom se comprássemos bitcoins pelo preço mais justo possível, ou seja, com um spread 0% pro dólar comercial. Evidentemente você não está entendendo, o spread para o dólar é por definição a diferência entre o processo de troca: R$ -> u$s -> R$ e o processo R$ --> BTC --> u$s, este último é muito pior. Mesmo para quem quer BTC para guardar: é melhor hoje comprar dólar e logo com esses dólares físicos comprar BTC. não! isto quer dizer que hoje tem menos spread no exterior, para quem vai comprar aqui BTC é ainda a mesma questão. Já provei diversas vezes esse valor aqui e no IM (sendo conservador, pois sempre deu para acima dele), mas se você quer posso trazer dados atualizados para provar que aquele spread é maior ainda que 20%. E mesmo eu sendo defensor de BTC por questões ideológicas e possuidor de BTC em cold storage, e participando do código (pode procurar no AUTHORS do .tar.gz se duvida), mantenho que é ridículo tentar fazer propaganda como investimento.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 19:39:11 GMT -3.5
A graça então parece ser comprar bitcoins e gastá-los! Sem IOF ou IR! Gastá los em que, acho que você ainda não está entendendo, quando você compra BTC, está pagando um serviço na coversão, quando você compra cash com BTC (digamos u$s) você paga uma outra taxa. Se você troca aquela segunda perna por um produto, por exemplo compra da Amazon, você acha que a Amazon paga aquela taxa ou é você o spread no produto é ainda pior do que no dólar. O BTC é muito ruim como investimento é hoje, será amanhá e será por um bom tempo. kkk Como assim? 2015 bombou, idem 2016!? Vc está pensando numa conversão instantânea... n estou falando disto!!! Exemplo. Comprei bitcoin a 1000 reais em nov14 e hoje custa 2550 reais. Isto não foi um péssimo investimento. Peguei a pernada de alta tanto do bitcoin como a do dolar. Veja qto performou o ouro em reais... deu menos! Pessoas estão começando a ver no bitcoin uma reserva de valor. E estão aparecendo outras cryptos no ecossistema que vem servindo de hedge do bitcoin. Vc pode argumentar que em dólares não subiu tanto de nov14 até agora... mas subiu!!! Vc confunde bitcoin com câmbio puro, não é mais, a oferta limitada faz ele parecer mais com o ouro neste aspecto! E qdo digo em gastá-lo não é agora ou aqui. É no futuro e fora daqui!!! Sei que neste momento pagarei mais caro por ele, mas confio nos Bancos Centrais do mundo em não querer resolver todo esse problema. Potuz, bitcoin hoje não serve mais APENAS como meio de transferência.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 15, 2016 19:52:03 GMT -3.5
Gastá los em que, acho que você ainda não está entendendo, quando você compra BTC, está pagando um serviço na coversão, quando você compra cash com BTC (digamos u$s) você paga uma outra taxa. Se você troca aquela segunda perna por um produto, por exemplo compra da Amazon, você acha que a Amazon paga aquela taxa ou é você o spread no produto é ainda pior do que no dólar. O BTC é muito ruim como investimento é hoje, será amanhá e será por um bom tempo. kkk Como assim? 2015 bombou, idem 2016!? Vc está pensando numa conversão instantânea... n estou falando disto!!! Exemplo. Comprei bitcoin a 1000 reais em nov14 e hoje custa 2550 reais. I give up
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 20:02:35 GMT -3.5
Como assim vc "provou"? Com base nestas taxas: foxbit.com.br/taxasAcabei de colocar aí a relação atualizada de um bitcoin aqui e lá (3,67/3,47 - 1 = 5,7%. Taxa de transferência da foxbit é 0%; Taxa de compra passiva é 0,25℅; Taxa pra voltar pra R$: 1,39℅ (detalhe, em corretoras estrangeiras para sacar dólares é muito menor). Assim, R$ 100 fazendo R$ -> btc -> Usd: 100 (1 - 5,7℅)(1 - 0,25℅)(1 - 1,39% caro) = 90,66 ou perda de 9,34% Vamos voltar pro Real? R$->btc->usd->R$ 100 (1 - 5,7℅)(1 - 0,25℅)(1 - 1,39%)(1 - 5,7℅ da casa de câmbio paralelo na América, por exemplo) = 85,5. Ou 14,5% de perda Onde diabos estam os mais de 20% de spread!?!? Detalhe, isso aí não me interessa dado que estou de olho no meu poder de compra, não em acompanhar o bitcoin em dólares! E o iof? e as taxas de transferência bancárias? o spread de conversão de reais em dólares nestes bancos? Para quantias vultosas (na XP era 500.000 REAIS) vc até consegue dolar comercial, mas e para nós os nanicos?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 20:04:03 GMT -3.5
kkk Como assim? 2015 bombou, idem 2016!? Vc está pensando numa conversão instantânea... n estou falando disto!!! Exemplo. Comprei bitcoin a 1000 reais em nov14 e hoje custa 2550 reais. I give up faz bem, seria bom vc entrar em uma aula de redação ou interpretação de textos.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 20:09:47 GMT -3.5
Vc parece não aceitar esse defasamento de 15%... me pergunto se o bitcoin em reais subisse 1.000% vc ficaria triste de ver uma subida de 2000% em dólares (no caso de uma eventual valorização do real)?
Se for assim, vc tbm n aceita comprar ouro fisico da Ourominas, por exemplo... e no entanto o pessoal compra kkk
Outra, por que não vender seus bitcoins em Banânia onde não há esse efeito spread!?
O que vc coloca só faz sentido em trocas rápidas, vc não pode afirmar que o bitcoin eh um péssimo investimento, isto n faz sentido.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 20:39:11 GMT -3.5
Pra finalizar o assunto. Vc n quer gastar seus bitcoins na Amazon, por causa do spread, certo? Se quiser amenizar isso, dê uma olhada aqui: purse.ioPq eu n pretendo gastar esse troço tão cedo...
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 15, 2016 20:58:43 GMT -3.5
uqaz , grato pelos esclarecimentos. Quem compra e vende em reais de uma empresa no Brasil realmente não me parece que terá qualquer problema. Poderíamos nos perguntar se estas empresas tem autorização para elas próprias realizarem uma operação de câmbio (imprescindível, já que elas terão que entregar ou receber dólares para transferir estes bitcoins a compradores e vendedores no exterior), mas isso parece ser um problema exclusivamente dela com o bacen (ou seja lá quem for o responsável pela fiscalização dessa atividade). Restaria a dúvida da licitude de se comprar aqui em reais, de uma empresa legalmente constituída e depois vender para alguém lá fora. A primeira parte da operação não me suscita qualquer dúvida, já a segunda é um pouco mais nebulosa. É quase como que uma exportação: você manda para o exterior um ativo situado no Brasil e recebe dólares de um estrangeiro. Se o pagamento for através de uma transferência bancária que, ao final, transforme o valor em reais em uma conta aqui no Brasil, também me parece tudo ok. Já no caso de um pagamento feito para uma conta no exterior, a coisa fica mais complicada. Até agora, o único caso que me parece problema certo é o do sujeito que compra bitcoin lá fora por um meio de pagamento que não use um agente de câmbio autorizado. Lembra que eu disse q o jeito mais impessoal de se arrumar bitcoin é por uma Exchange? Pois bem, há meios informais de se obter bitcoin diretamente com vendedores (como numa casa de câmbio, sem um intermediador) por aqui: localbitcoins.com(Vendedores aceitam pgtos em boleto, Ted etc) Já que vc é tão preocupado com a origem e o destino destes fluxos de dinheiro, se eu te vendesse bitcoins: 1. Estando no Brasil seria ilegal? 2. Estando fora do Brasil seria ilegal? 3. Estando em x, seria ilegal? rst, não se preocupe com isso. A Receita não reconhece bitcoins como moeda, mas sim como ativo financeiro. Inclusive já li que ganhos com trades em btc são isentos até 35.000/mês vendidos. Sobre isso aqui: Até agora, o único caso que me parece problema certo é o do sujeito que compra bitcoin lá fora por um meio de pagamento que não use um agente de câmbio autorizado Hoje já há corretoras americanas estão cobrando de seus correntistas algumas informações (nome, passaporte etc). Procure sobre KYC regulations e deve encontrar algo. A questão não sobre a licitude de comprar ou vender bitcoins, mas sim dos meios de pagamento envolvendo trocas de moeda ou remessas ao exterior. Acho que para ficar mais simples de entender, podemos simplesmente trocar o bitcoin por um outro produto qualquer, por exemplo, um celular: - se você compra e vende no Brasil usando reais, os problemas relativos ao câmbio não existem; - se você compra e vende no Brasil usando dólares, está cometendo um ilícito (real é moeda de curso forçado). Como, porém, você provavelmente só conseguirá realizar esta operação em espécie, os valores serão baixos e dificilmente rastreáveis, oferecendo baixíssimo risco de problemas legais (mas ainda assim é errado); - se você compra no Brasil em reais e vende no exterior, recebendo no país em reais, realizou uma operação de exportação. Para o dinheiro entrar no país, precisará de um agente autorizado (ou que alguém situado no país efetue o pagamento em reais por ordem do vendedor, com a desvantagem nessa segunda fórmula de a falta de origem do pagamento poder resultar na sua incorreta caracterização como um rendimento tributável) - se você compra no Brasil e vende no exterior, recebendo lá fora em dólares, igualmente realizou uma operação de exportação, mas nesse caso não sei dizer quais as conseqüências tributárias. - se você compra no exterior com recursos originalmente situados no Brasil, precisa encontrar um meio lícito de remeter os recursos para fora, o que envolve um agente autorizado. Após a compra, se vender por lá, não terá problemas em manter os recursos no exterior caso a remessa para a compra for lícita. Se vender aqui, a sua compra acabaria se caracterizando como uma verdadeira importação. Também não saberia dizer quais as consequências tributárias para este caso.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2016 21:09:49 GMT -3.5
Rst, fiquei tonto con esse vai e volta de dinheiro kkk.
Veja, o que eu considero mais próximo destes "agentes autorizados" nessa sua explicação são as Exchanges. Não acho que hoje elas são reguladas desta forma. Atualmente elas apenas associam o seu CPF à uma quantia investida em bitcoins, ou a uma venda destes nesse CPF. Futuramente haverá uma funcao tributária para isso.
E em todo o momento vc pensa numa EMPRESA (exportadora), não como pessoa física.
É essa porcaria de Latin law que nos faz sofrer por antecedência sem nem ao menos sabermos as regras direito.
|
|