|
Post by vcorleone on Feb 3, 2016 19:58:26 GMT -3.5
Meus votos:
VRTA RNGO AEFI AGCX JSRE
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 3, 2016 20:02:38 GMT -3.5
Meus votos: VRTA RNGO AEFI AGCX JSRE Eu sei que o jigsaw é muito dedicado e vai lembrar, mas talvez seja uma boa relembrar ele desse voto antes da abertura do mercado em março pois falta muito ainda.
|
|
|
Post by vcorleone on Feb 3, 2016 20:20:43 GMT -3.5
Meus votos: VRTA RNGO AEFI AGCX JSRE Eu sei que o jigsaw é muito dedicado e vai lembrar, mas talvez seja uma boa relembrar ele desse voto antes da abertura do mercado em março pois falta muito ainda. Entao votei atrasado...a intencao era votar para o desse mes agora Sds
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 4, 2016 8:10:42 GMT -3.5
Esse é o RESULTADO FINAL da contagem dos votos do IAFI para FEV-2016, houve participação de 5 Foristas e 36 votos: ITEM CÓDIGO VOTOS 1 MXRF11 3 2 EDGA11B 2 3 FAED11B 2 4 FIIP11B 2 5 HGRE11 2 6 JRDM11B 2 7 RBRD11 2 8 RNGO11 2
9 AEFI11 1 10 AGCX11 1 11 ALMI11B 1 12 BBPO11 1 13 BRCR11 1 14 CBOP11 1 15 FIGS11 1 16 FTCE11B 1 17 MAXR11B 1 18 MBRF11 1 19 NSLU11B 1 20 PRSV11 1 21 RBGS11 1 22 RBVO11 1 23 SAAG11 1 24 VRTA11 1 25 XPCM11 1 26 XPGA11 1 27 XTED11 1 ( * ) FINALMENTE o FTCE11B recebeu seu primeiro voto no IAFI: “Características do Fundo 1 – Constituição, Objetivo e Início das Operações.O Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário foi constituído em 28 de fevereiro de 1996, sob a forma de condomínio fechado, de acordo com o disposto na Lei n.º 8.668/93 e com a Instrução n.º 205/94 da Comissão de Valores Mobiliários – CVM e iniciou suas operações em 6 de outubro de 1996. O Fundo tem por objetivo a aplicação de recursos em bens imóveis de natureza comercial, residencial e industrial, em terrenos e shopping centers, ou ainda, em direitos a eles relativos que tenham condições de rentabilizar o investimento feito pelos condôminos, seja pelo pagamento de remuneração, advinda da exploração de tais bens e direitos em conformidade com a legislação em vigor, seja pelo aumento do valor patrimonial das quotas, advindo da valorização dos bens e direitos ou da sua negociação no mercado.” www.bmfbovespa.com.br/sig/FormConsultaPdfDocumentoFundos.asp?strSigla=FTCE&strData=2013-04-12T19:22:35.683( ** ) A votação atingiu o quorum mínimo, pois exatamente 5 Foristas votaram, caso não fosse atingido seria repetida a carteira do mês anterior;( *** ) Este mês nao houve empate entre 1 ou mais FIIs, desta forma nao houve necessidade de utilização do critério de desempate pelo histórico de votação dos ativos conforme regra da CAFI: Regra de votação, item 3 da CAFI:
"Em caso de empate, entre a 8.ª e 9.ª colocada por exemplo, é feita uma votação rapida entre as duas (ou mais) para ver qual vai compor a carteira. Se não der tempo p/ fazer esta votação, a empresa escolhida será aquela com maior números de votos no histórico."
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 4, 2016 8:26:52 GMT -3.5
Meus votos: VRTA RNGO AEFI AGCX JSRE vcorleone , esses votos serão contabilizados para mar-16, pois foram efetuados após o início do pregão (01/02 as 10:00 hs), mas não deixe de apresentar as justificativas nos seus votos, estranhei porque na sua 1.ª participação você as apresentou (link abaixo), pode repetir os votos, se entender que não houve novas oportunidades no mercado: clubinvest.boards.net/post/5332/thread
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 4, 2016 8:29:59 GMT -3.5
Não coloquei HGRE nos votos, vinha monitorando ele faz algum tempo e aproveitei que castigaram a cota com notícias de vacância para me posicionar nele. Se ainda puder acrescentar gostaria de acrescentá-lo aos meus votos. silversurfer , voto devidamente acrescentado, inclusive entrou na carteira esse mês, pode acrescentar ou modificar as indicações, desde que seja antes da abertura do pregão.
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 15, 2016 17:43:36 GMT -3.5
Diante da queda na cotação de vários FIIs neste mês, indicarei para a carteira apenas FUNDOS DE TIJOLOS (blue-chips, mid-caps e small-caps) com 0,70% < yield <1,79%: MBRF11 ALMI11B SPTW11 EDGA11B SDIL11 RBRD11 HGRE11 PRSV11 INDICAÇÃO DE ativos de risco para o IAFI: RMG + Tx. de vacância, Dividend Yield e boa relação P/VP, buscando uma maior rentabilidade, além da diversificação interna da carteira.É importante destacar que estamos diante de uma carteira virtual de FIIs para estudo e troca de opiniões, e as indicações aqui postadas não devem servir para tomada de decisão de nenhum investidor, para isso é preciso estudar os Fundos, através da leitura dos prospectos, relatórios mensais, Demonstrações Financeiras, além da seção de fatores de riscos, pois ninguém deste Fórum se responsabilizará pelas perdas de terceiros. Saiba onde investem todos os fundos imobiliários negociados na Bovespa - InfoMoney Veja mais em: www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/noticia/2617769/saiba-onde-investem-todos-fundos-imobiliarios-negociados-bovespa#escritorios
|
|
|
Post by Kamesennin on Feb 16, 2016 7:21:40 GMT -3.5
jigsaw Se importaria de elaborar um pouco sobre o voto em SDIL11? Em outro tópico você comentava sobre o risco de ser quase um monoinquilino e sobre o desconto de aprox. 40% no VPA. Considera que o risco está compensando no atual patamar de preços? Acredita que a BRF possa entregar mais módulos num futuro próximo?
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 16, 2016 9:52:07 GMT -3.5
jigsaw Se importaria de elaborar um pouco sobre o voto em SDIL11? Em outro tópico você comentava sobre o risco de ser quase um monoinquilino e sobre o desconto de aprox. 40% no VPA. Considera que o risco está compensando no atual patamar de preços? Acredita que a BRF possa entregar mais módulos num futuro próximo? Kamesennin , parabéns por estar antenado em tudo que escrevo, o objetivo é esse mesmo, questionar aquilo que nao entendeu, você deve estar se referindo a este post: clubinvest.boards.net/post/6629/threadSim, considero que o risco compensa nesse atual patamar de preços, o FII foi lançado a R$ 100,00 (R$ 3.260,00/m2) e hoje está sendo negociado a R$ 53,50 (R$ 1.744,36), convenhamos que é um desconto desproporcional, tendo em vista que a BRF devolveu apenas 6.247 m2 dos 34,085 m2 que ocupa, mas é claro que a empresa pode desocupar mais módulos, é um risco, mas nesse patamar de preços eu considero um desconto irracional. De acordo com o blog investidor de risco, os FIIs considerados de logística são: TRXL, SDIL, CXTL, HGLG, EURO, GRLV, então podemos fazer uma comparação levando-se em consideração custo/m2 e P/VPA: FII | CUSTO/M^2 (R$) | P/VPA | TRXL11 | 959,04 | 0,65 | SDIL11 | 1.744,36 | 0,58 | CXTL11 | 888,83 | 0,45 | HGLG11 | 1.811,84 | 0,84 | EURO11 | 1.573,03 | 0,46 | GRLV11 | 1.575,25 | 0,78 |
Note que há varias promoções, alguns mais decontados, outros menos, é bom levar em consideração tambem o Div. Yield, pois são nessas horas de um iminente aumento da Tx. de vacância, que surgem as maiores oportunidades.
|
|
|
Post by Kamesennin on Feb 16, 2016 13:51:14 GMT -3.5
@kamesennin , parabéns por estar antenado em tudo que escrevo, o objetivo é esse mesmo, questionar aquilo que nao entendeu, você deve estar se referindo a este post: clubinvest.boards.net/post/6629/threadSim, considero que o risco compensa nesse atual patamar de preços, o FII foi lançado a R$ 100,00 (R$ 3.260,00/m2) e hoje está sendo negociado a R$ 53,50 (R$ 1.744,36), convenhamos que é um desconto desproporcional, tendo em vista que a BRF devolveu apenas 6.247 m2 dos 34,085 m2 que ocupa, mas é claro que a empresa pode desocupar mais módulos, é um risco, mas nesse patamar de preços eu considero um desconto irracional. De acordo com o blog investidor de risco, os FIIs considerados de logística são: TRXL, SDIL, CXTL, HGLG, EURO, GRLV, então podemos fazer uma comparação levando-se em consideração custo/m2 e P/VPA: FII | CUSTO/M^2 (R$) | P/VPA | TRXL11 | 959,04 | 0,65 | SDIL11 | 1.744,36 | 0,58 | CXTL11 | 888,83 | 0,45 | HGLG11 | 1.811,84 | 0,84 | EURO11 | 1.573,03 | 0,46 | GRLV11 | 1.575,25 | 0,78 |
Note que há varias promoções, alguns mais decontados, outros menos, é bom levar em consideração tambem o Div. Yield, pois são nessas horas de um iminente aumento da Tx. de vacância, que surgem as maiores oportunidades. Isso mesmo jigsaw , era este mesmo o post a que me referia. Também considero um pouco de exagero essa queda toda pela devolução de alguns módulos pela BRF, já que isso não significa necessariamente a saída da empresa, pode ser simplesmente a devolução de capacidade de armazenamento ociosa e etc... Mesmo que sejam devolvidos todos os módulos, olhando pela sua métrica de custo/m2 realmente temos algo bastante desproporcional em minha opinião. Inclusive esse seu post acabou gerando uma discussão bastante saudável aqui no escritório com meu sócio, a respeito do custo de construção deste imóvel em particular. Trabalhamos em uma empresa familiar construindo e depois alugando/administrando imóveis próprios....mas voltando ao ponto, a despropocionalidade se encontra no fato de que nossos empreendimentos mais recentes resultaram num custo/m2 total na casa de R$ 1.000,00/m, e tenha em mente que são imóveis logísticos no interior do estado do PR. Moral da história é que considerando a qualidade da construção e o terreno em questão, acredito termos uma oportunidade de comprarmos um imóvel praticamente pelo seu preço de custo, agora a questão passa a ser o timing, já que se a BRF resolver sair de mais algum módulo a coisa vai degringolar ainda mais, afinal nada está tão barato que não possa ficar ainda mais barato.
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 20, 2016 10:47:03 GMT -3.5
Isso mesmo jigsaw , era este mesmo o post a que me referia. Também considero um pouco de exagero essa queda toda pela devolução de alguns módulos pela BRF, já que isso não significa necessariamente a saída da empresa, pode ser simplesmente a devolução de capacidade de armazenamento ociosa e etc... Kamesennin , é isso mesmo, veja o que aconteceu com o case PRSV, a ANAC ocupava 21 andares e hoje ocupa 17, houve uma diminuição, mas nada garante ela que entregará os demais andares, por isso (e a entrega da TORRE VARGAS pela Oi), fez a cota cair pela metade, essas são as distorções que acontecem no mundo dos FIIs, se vc tem um apto de 1M alugado e o inquino sai, eu acredito que você nao vai entrega-lo por 500K, correto? mas isso acontece no mercado de FIIs. Mesmo que sejam devolvidos todos os módulos, olhando pela sua métrica de custo/m2 realmente temos algo bastante desproporcional em minha opinião. Inclusive esse seu post acabou gerando uma discussão bastante saudável aqui no escritório com meu sócio, a respeito do custo de construção deste imóvel em particular. Trabalhamos em uma empresa familiar construindo e depois alugando/administrando imóveis próprios....mas voltando ao ponto, a despropocionalidade se encontra no fato de que nossos empreendimentos mais recentes resultaram num custo/m2 total na casa de R$ 1.000,00/m, e tenha em mente que são imóveis logísticos no interior do estado do PR. Bacana você trazer essa sua experiência profissional aqui para o forum, abre um pouco a mente do pessoal, quer dizer então que você é construtor? este mercado ainda está sendo compensador mesmo com o atual cenario econômico? R$ 1.000,00/m2 me parece que está dentro da realidade do que tem sido negociado no mercado de FIIs (segmento de logística), é claro que deve ser levado em consideração a localização e qualidade do empreendimento, aquele galpão da FOXconn do KNRI, por exemplo, eu o considero um empreendimento de alta qualidade. "O Centro de Distribuição Global Jundiaí é um galpão logístico localizado na região de Jundiaí, com uma GLA total de 43.208 m² e um preço médio estimado de locação de R$ 19,0/m². Está integralmente alugado para a Foxconn.
O contrato com a Foxconn é típico, e sua renovação ocorrerá em 2016. Não temos a expectativa de uma valorização neste caso, e existe o risco de uma nova oferta de galpões logísticos no eixo Anhanguera Bandeirantes. Por outro lado, acreditamos que a localização nas proximidades da cidade de São Paulo deve tornar possível encontrar um novo locatário sem muita dificuldade, em caso de não renovação. " veja.abril.com.br/noticia/economia/quebrado-na-bolsa-fundo-gwi-faz-fortuna-com-imoveis/ww69.itau.com.br/fileserver/relatorios/KNRI_inicio_cobertura_20130902.pdfMoral da história é que considerando a qualidade da construção e o terreno em questão, acredito termos uma oportunidade de comprarmos um imóvel praticamente pelo seu preço de custo, agora a questão passa a ser o timing, já que se a BRF resolver sair de mais algum módulo a coisa vai degringolar ainda mais, afinal nada está tão barato que não possa ficar ainda mais barato. É muito difícil acertar o timing, por isso sugiro as compras constantes, desta forma você vai diminuindo seu PM e evitará arrependimentos mais a frente por nao ter comprado as cotas que ja apresentavam um desconto interessante. (nada de all-in em momentos de incertezas).
|
|
|
Post by always on Feb 21, 2016 21:26:26 GMT -3.5
Não coloquei HGRE nos votos, vinha monitorando ele faz algum tempo e aproveitei que castigaram a cota com notícias de vacância para me posicionar nele. Se ainda puder acrescentar gostaria de acrescentá-lo aos meus votos. silversurfer , voto devidamente acrescentado, inclusive entrou na carteira esse mês, pode acrescentar ou modificar as indicações, desde que seja antes da abertura do pregão. Amigo........acho que hoje é a segunda vez que escreve pra mim lá no tópico Análise Técnica que não encontro o local onde escreveu. E parece que hoje foram em 3 vezes... Não sei. vc é o único não não abre os links... Sei que vc gosta de Petro né... Pode virar a Petr3....fica de olho para um swuing até sexta-feira...
|
|
|
Post by Kamesennin on Feb 22, 2016 11:13:34 GMT -3.5
Mesmo que sejam devolvidos todos os módulos, olhando pela sua métrica de custo/m2 realmente temos algo bastante desproporcional em minha opinião. Inclusive esse seu post acabou gerando uma discussão bastante saudável aqui no escritório com meu sócio, a respeito do custo de construção deste imóvel em particular. Trabalhamos em uma empresa familiar construindo e depois alugando/administrando imóveis próprios....mas voltando ao ponto, a despropocionalidade se encontra no fato de que nossos empreendimentos mais recentes resultaram num custo/m2 total na casa de R$ 1.000,00/m, e tenha em mente que são imóveis logísticos no interior do estado do PR. Bacana você trazer essa sua experiência profissional aqui para o forum, abre um pouco a mente do pessoal, quer dizer então que você é construtor? este mercado ainda está sendo compensador mesmo com o atual cenario econômico? R$ 1.000,00/m2 me parece que está dentro da realidade do que tem sido negociado no mercado de FIIs (segmento de logística), é claro que deve ser levado em consideração a localização e qualidade do empreendimento, aquele galpão da FOXconn do KNRI, por exemplo, eu o considero um empreendimento de alta qualidade. "O Centro de Distribuição Global Jundiaí é um galpão logístico localizado na região de Jundiaí, com uma GLA total de 43.208 m² e um preço médio estimado de locação de R$ 19,0/m². Está integralmente alugado para a Foxconn.
O contrato com a Foxconn é típico, e sua renovação ocorrerá em 2016. Não temos a expectativa de uma valorização neste caso, e existe o risco de uma nova oferta de galpões logísticos no eixo Anhanguera Bandeirantes. Por outro lado, acreditamos que a localização nas proximidades da cidade de São Paulo deve tornar possível encontrar um novo locatário sem muita dificuldade, em caso de não renovação. " veja.abril.com.br/noticia/economia/quebrado-na-bolsa-fundo-gwi-faz-fortuna-com-imoveis/ww69.itau.com.br/fileserver/relatorios/KNRI_inicio_cobertura_20130902.pdfLegal jigsaw, mais um que vai entrar para a lista de estudos KNRI11. Respondendo aos seus questionamentos, não sou bem um construtor. Nós identificamos a oportunidade e fazemos o investimento, terceirizamos a parte da obra para construtoras da região. No atual cenário econômico o que mais está compensando mesmo é ficar quietinho esperando ver quem estava nadando nu na maré alta. Atualmente estamos com um único projeto engatilhado e somente pelo fato de que já temos um inquilino (esquema de aluguel build-to-suit) e um contrato longo assinado.
|
|
|
Post by greenball on Feb 22, 2016 18:05:17 GMT -3.5
Pessoal deixa eu fazer uma pergunta quais são os fIIs geracionais (multi multi) que não sejam com foco em lajes de escritório ?
Podem me dar algumas sugestões para estudo ?
|
|
|
Post by cpf216 on Feb 22, 2016 20:00:23 GMT -3.5
Pessoal deixa eu fazer uma pergunta quais são os fIIs geracionais (multi multi) que não sejam com foco em lajes de escritório ? Podem me dar algumas sugestões para estudo ? FII geracional (multi multi, gestão ativa, emissões sequenciais) não escritório são HGBS, HGLG, KNRI (metade). Os outros são 100% laje (BRCR, HGRE, DRIT). Multi multi não necessariamente é geracional (falta ainda GA e ES).
|
|
|
Post by greenball on Feb 22, 2016 22:18:24 GMT -3.5
Pessoal deixa eu fazer uma pergunta quais são os fIIs geracionais (multi multi) que não sejam com foco em lajes de escritório ? Podem me dar algumas sugestões para estudo ? FII geracional (multi multi, gestão ativa, emissões sequenciais) não escritório são HGBS, HGLG, KNRI (metade). Os outros são 100% laje (BRCR, HGRE, DRIT). Multi multi não necessariamente é geracional (falta ainda GA e ES). Muito obrigado pela resposta ... Tem algum multi multi que você pode citar mesmo que não seja geracional ?
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 23, 2016 8:55:40 GMT -3.5
silversurfer , voto devidamente acrescentado, inclusive entrou na carteira esse mês, pode acrescentar ou modificar as indicações, desde que seja antes da abertura do pregão. Amigo........acho que hoje é a segunda vez que escreve pra mim lá no tópico Análise Técnica que não encontro o local onde escreveu. E parece que hoje foram em 3 vezes... Não sei. vc é o único não não abre os links... Sei que vc gosta de Petro né... Pode virar a Petr3....fica de olho para um swuing até sexta-feira... Eterno, o que é isso cara??? Eu positivei (like this) 3 graficos que você postou no Topico de AT e me parece que vc não gostou (ou não entendeu). Deixe-me lhe explicar o significado de cada código das notificações: liked = significa que o forista positivou (gostou) do que foi postado; quoted = significa que o forista citou (quotou) o seu post para comentário; tagged = significa que o forista citou o seu nick (apelido) em algum comentário. Neste caso se você reparar bem, devido às minhas curtidas (liked), a quantidade de "likes" do seu perfil aumentou de 7 para 10, entendeu? E de onde você tirou que eu gosto de petr? Se for devido aos graficos que eu pedi na Thread de AT foi apenas para efeito didático.
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 23, 2016 10:44:22 GMT -3.5
Bacana você trazer essa sua experiência profissional aqui para o forum, abre um pouco a mente do pessoal, quer dizer então que você é construtor? este mercado ainda está sendo compensador mesmo com o atual cenario econômico? R$ 1.000,00/m2 me parece que está dentro da realidade do que tem sido negociado no mercado de FIIs (segmento de logística), é claro que deve ser levado em consideração a localização e qualidade do empreendimento, aquele galpão da FOXconn do KNRI, por exemplo, eu o considero um empreendimento de alta qualidade. "O Centro de Distribuição Global Jundiaí é um galpão logístico localizado na região de Jundiaí, com uma GLA total de 43.208 m² e um preço médio estimado de locação de R$ 19,0/m². Está integralmente alugado para a Foxconn.
O contrato com a Foxconn é típico, e sua renovação ocorrerá em 2016. Não temos a expectativa de uma valorização neste caso, e existe o risco de uma nova oferta de galpões logísticos no eixo Anhanguera Bandeirantes. Por outro lado, acreditamos que a localização nas proximidades da cidade de São Paulo deve tornar possível encontrar um novo locatário sem muita dificuldade, em caso de não renovação. " veja.abril.com.br/noticia/economia/quebrado-na-bolsa-fundo-gwi-faz-fortuna-com-imoveis/ww69.itau.com.br/fileserver/relatorios/KNRI_inicio_cobertura_20130902.pdfLegal jigsaw , mais um que vai entrar para a lista de estudos KNRI11. Respondendo aos seus questionamentos, não sou bem um construtor. Nós identificamos a oportunidade e fazemos o investimento, terceirizamos a parte da obra para construtoras da região. No atual cenário econômico o que mais está compensando mesmo é ficar quietinho esperando ver quem estava nadando nu na maré alta. Atualmente estamos com um único projeto engatilhado e somente pelo fato de que já temos um inquilino (esquema de aluguel build-to-suit) e um contrato longo assinado. KNRI é um misto de Escritórios + galpões logísticos, a Intrag elabora bons relatórios, assim fica bem mais fácil estudar, qualquer duvida poste aqui, e nao deixe de votar aqui no IAFI, senao não vamos atingir o quórum mínimo.
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 23, 2016 10:51:20 GMT -3.5
FII geracional (multi multi, gestão ativa, emissões sequenciais) não escritório são HGBS, HGLG, KNRI (metade). Os outros são 100% laje (BRCR, HGRE, DRIT). Multi multi não necessariamente é geracional (falta ainda GA e ES). Muito obrigado pela resposta ... Tem algum multi multi que você pode citar mesmo que não seja geracional ? multi inquilinos + multi-imoveis que NÃO podem ser escritórios? FIIP, FIIB, MAXR, RBRD, EURO, TRXL, SDIL, CXTL?
|
|
|
Post by greenball on Feb 24, 2016 10:14:03 GMT -3.5
Muito obrigado pela resposta ... Tem algum multi multi que você pode citar mesmo que não seja geracional ? multi inquilinos + multi-imoveis que NÃO podem ser escritórios? FIIP, FIIB, MAXR, RBRD, EURO, TRXL, SDIL, CXTL? Valeu ....
|
|