|
Post by jigsaw on Aug 21, 2016 12:00:49 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Aug 22, 2016 11:58:15 GMT -3.5
Apenas algumas OBSERVAÇÕES sobre essa interessante matéria do Valor Econômico:
|
|
|
Post by jigsaw on Aug 23, 2016 15:12:35 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Aug 23, 2016 15:15:11 GMT -3.5
Diante da queda na cotação de vários FIIs neste mês, indicarei para a carteira apenas FUNDOS DE TIJOLOS (blue-chips, mid-caps e small-caps) com 0,80% < yield <1,00%: BBFI11B BBPO11 BBRC11 BNFS11 CARE11 CBOP11 CEOC11B CTXT11 INDICAÇÃO DE ativos de risco para o IAFI: RMG + Tx. de vacância, Dividend Yield e boa relação P/VP, buscando uma maior rentabilidade, além da diversificação interna da carteira.
É importante destacar que estamos diante de uma carteira virtual de FIIs para estudo e troca de opiniões, e as indicações aqui postadas não devem servir para tomada de decisão de nenhum investidor, para isso é preciso estudar os Fundos, através da leitura dos prospectos, relatórios mensais, Demonstrações Financeiras, além da seção de fatores de riscos, pois ninguém deste Fórum se responsabilizará pelas perdas de terceiros.
Saiba onde investem todos os fundos imobiliários negociados na Bovespa - InfoMoney Veja mais em: www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/noticia/2617769/saiba-onde-investem-todos-fundos-imobiliarios-negociados-bovespa#escritorios
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Aug 24, 2016 9:06:32 GMT -3.5
Meus votos (não consigo justificar com muito embasamento, mas vamos lá): EDGA11B - Além de ser um edifício com história, está numa localização muito interessante da cidade, perto do aeroporto Santos Dumont. Olimpíadas vindo, comércio deve tentar mais uma vez lucrar. Após o evento, poderemos ter algo mais concreto, mas as intenções de saída devem ser mais tentativa de reduzir o aluguel do que realmente sair. AEFI11 - Cliente chamado Kroton (Anhanguera). Querem mudar de imóvel, pelo que entendi, mas não aparentar ser algo relevante a ponto de perder substancial receita ou afins. HGLG11 - O fundo tem demonstrado um pouco os efeitos da crise. O caixa já começa a apertar um pouco, mas a aquisição da totalidade do bloco da Cremer deve ajudar daqui para frente. Fundo para quem quer mais estabilidade entre os próprios fundos. MXRF11 - Esse aqui é difícil estudar, mas parece muito promissor. Assim que tiver mais caixa, devo entrar com mais força aqui. RNGO11 - Edifícios comerciais e com pouca vacância (até o momento). Entra no ramo de fundo mais estável. Votos para Setembro/2016!
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Aug 24, 2016 11:34:31 GMT -3.5
Votos para setembro/16:
1) RNGO - adoro esse fundo. Está num local (Alphaville) em que a vacância média é de 40%, mas ele historicamente apresenta algo em torno de 0%. Incrível! Isso mostra uma vantagem competitiva. Afinal, além de o prédio estar na beira da estrada (o que evita o trânsito monstruoso de Alphaville), ainda tem estacionamento (algo pouco comum por lá) e é um triple AAA. 2) FIIP - excelente fundo logístico, imóveis de excelente qualidade todos BTS, bons inquilinos. 3) VRTA - bom mix de papéis, que vêm aproveitando a alta dos juros, com DY superior a 1% a.m. 4) MXRF - fundo complexo (misto de papel, FII + SPE - e aqui que é difícil de avaliá-lo, mas tb está o maior potencial do fundo), mas que tem bons ativos, sendo negociado com desconto em relação ao VP. DY estimado > 12% a.a. 5) RBRD - fundo excelente, misto de logística, escritório e comercial, contratos BTS e longos, bons inquilinos. 6) MAXR - fundo de imóveis de comércio de rua (retail), o seu maior valor é o ponto. São bem localizados, porém pelo preço da cota são vendidos a preço de barraco em favela (quase isso, não está muito longe não), o que pode ser explicado pela péssima manutenção levada a efeito pela administradora (três letrinhas), que inclusive acabou levando a uma obra emergencial no imóvel de João Pessoa. A renda está afetada por está obra, mas ainda assim é um bom fundo, a renda gerada pelas locações é alta. 7) MFII - trata-se de um fundo de desenvolvimento imobiliário, cuja liquidez dificulta a montagem de posição, mas para uma carteira teórica como o IAFI, é uma boa pedida. Tem como objetivo principal a aquisição de participações de empreendimentos voltados para a incorporação imobiliária de qualquer segmento, desde que o objetivo seja a venda do ativo. A maior parte da carteira está em uma incorporação residencial em Santos/SP e em Maracanaú/CE, mas tem participações menores em outros empreendimentos em Ubatuba/SP, Sto. André/SP e Goiânia/GO. O fundo ainda tem cerca de R$ 4MM para investir e busca retornos ligeiramente maiores do que os obtidos com alugueis (algo entre 12 a 20% + inflação). Vão fazer nova emissão com potencial de triplicar (quase) o patrimônio do fundo, o que significa que eles têm bons empreendimentos em vista para alocar os recursos... 8) NSLU - cota caiu por conta de uma ação judicial buscando revisar o aluguel. Em liminar o juiz determinou o pagamento de 80% do valor atual, até avaliação. Isso corresponderia a cerca de R$ 1,50, o que representa um DY de aproximadamente 10%, dada a cotação atual (181). Nada mal. O imóvel é bom, está adaptado ao inquilino (o custo para se mudar é altíssimo - mudar um hospital de lugar não é nada fácil), o problema que vejo aqui é o relacionamento entre proprietário e inquilino, que é um risco a ser considerado. Mas o inquilino nunca deixou de pagar e considero um bom inquilino, pois não é uma empresinha de fundo de quintal, o que é um ponto favorável.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 30, 2016 14:16:48 GMT -3.5
Meus votos. AEFI11: Boa segurança FIGS11: Fundo de shopping bem descontado. Com renda garantida até 2019. Até lá a crise já deve ter dado um refresco FIIP11B: Fundo com boa distribuição dos investimentos MBRF11: Rio Bravo renegociou com os locatários dando desconto nos aluguéis em troca de mais garantias de permanência. Gosto do jeito de administrar deles. MXRF11: Não é má idéia ter um pouco de ativos de renda fixa RBRD11: Boa rentabilidade SDIL11: Boa rentabilidade e preço
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 1, 2016 11:38:48 GMT -3.5
Diante da queda na cotação de vários FIIs neste mês, indicarei para a carteira apenas FUNDOS DE TIJOLOS (blue-chips, mid-caps e small-caps) com 0,80% < yield <1,00%: BBFI11B BBPO11 BBRC11 BNFS11 CARE11 CBOP11 CEOC11B CTXT11 INDICAÇÃO DE ativos de risco para o IAFI: RMG + Tx. de vacância, Dividend Yield e boa relação P/VP, buscando uma maior rentabilidade, além da diversificação interna da carteira.
É importante destacar que estamos diante de uma carteira virtual de FIIs para estudo e troca de opiniões, e as indicações aqui postadas não devem servir para tomada de decisão de nenhum investidor, para isso é preciso estudar os Fundos, através da leitura dos prospectos, relatórios mensais, Demonstrações Financeiras, além da seção de fatores de riscos, pois ninguém deste Fórum se responsabilizará pelas perdas de terceiros.
Saiba onde investem todos os fundos imobiliários negociados na Bovespa - InfoMoney Veja mais em: www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/noticia/2617769/saiba-onde-investem-todos-fundos-imobiliarios-negociados-bovespa#escritoriosPrezados Foristas, INFELIZMENTE este mês não atingimos o quórum mínimo (>= 5 Foristas) para modificação da carteira, desta forma gostaria de saber a opinião de vocês sobre continuarmos ou encerrarmos o Tópico do IAFI, haja vista que a participação nesta Thread tem sido muito aquém do esperado? Eu penso que nao adianta direcionarmos tempo e energia com aquilo que tem pouca (ou nenhuma) utilidade para a imensa maioria dos Foristas.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Sept 1, 2016 12:19:37 GMT -3.5
jigsaw, talvez seja o caso temporariamente. Sei que muitos tem FII, porém não votam por apenas adotarem como renda passiva. O que pode ser feito, por enquanto, é incentivar cada vez mais. Desde que comecei, não me arrependi e aprendi muito aqui.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 1, 2016 13:26:40 GMT -3.5
jigsaw , talvez seja o caso temporariamente. Sei que muitos tem FII, porém não votam por apenas adotarem como renda passiva. O que pode ser feito, por enquanto, é incentivar cada vez mais. Desde que comecei, não me arrependi e aprendi muito aqui. Acho que esse é o ponto, @paitax. Vejo que muitos foristas (eu inclusive) repetem se não todos a maioria dos votos todo mês. Acredito que é por causa da característica do mercado. Afinal o que muda tanto no mercado imobiliário de um mês para outro que justifique mudanças bruscas em uma carteira de FII? No mercado acionário tem diversoos outros fatores que requerem uma gestão mais ativa da carteira como dólar, subsídios, preços de commodities, etc. Talvez a periodicidade do IAFI deveria ser diferente da CAFI. Sugestão: caso o forista não se manifeste, o voto mais recente é automaticamente computado. Se o cara por exemplo votar em janeiro e não votar mais o ano todo fica repetindo o mesmo voto até janeiro. Como se trata de um mercado com menos mudanças acredito que seria válido.
|
|
|
Post by cadu28 on Sept 1, 2016 13:50:53 GMT -3.5
jigsaw , talvez seja o caso temporariamente. Sei que muitos tem FII, porém não votam por apenas adotarem como renda passiva. O que pode ser feito, por enquanto, é incentivar cada vez mais. Desde que comecei, não me arrependi e aprendi muito aqui. Acho que esse é o ponto, @paitax . Vejo que muitos foristas (eu inclusive) repetem se não todos a maioria dos votos todo mês. Acredito que é por causa da característica do mercado. Afinal o que muda tanto no mercado imobiliário de um mês para outro que justifique mudanças bruscas em uma carteira de FII? No mercado acionário tem diversoos outros fatores que requerem uma gestão mais ativa da carteira como dólar, subsídios, preços de commodities, etc. Talvez a periodicidade do IAFI deveria ser diferente da CAFI. Sugestão: caso o forista não se manifeste, o voto mais recente é automaticamente computado. Se o cara por exemplo votar em janeiro e não votar mais o ano todo fica repetindo o mesmo voto até janeiro. Como se trata de um mercado com menos mudanças acredito que seria válido. Eu fui um que esqueci de votar, mas iria repetir os votos. Talvez mudar o esquema da IAFI, ao invés de ser mensal, fazer a votação / apuração trimestral.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Sept 1, 2016 17:56:03 GMT -3.5
Acho que repetir os votos podem ser melhor do que fazer uma apuração trimestral. Afinal, por exemplo, a HGLG11 anunciou a intenção de desocupação de imóveis quase um mês depois. Então, situação podem vir a acontecer de um mês para o outro, então, repete automaticamente os votos do mês anterior caso não haja manifestação.
|
|
tommy
Forista VIP
|
Post by tommy on Sept 1, 2016 21:44:48 GMT -3.5
Eu sempre perco a votação mas nunca deixo de acompanhar aqui.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Sept 2, 2016 17:12:20 GMT -3.5
Eu tento sempre participar e concordo com o Paitax, poderíamos manter caso não dê quórum. O espaço para discussão aqui é bacana e por isso deve ser mantido, mesmo que só para nós...
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 7, 2016 9:48:02 GMT -3.5
Eu tento sempre participar e concordo com o Paitax, poderíamos manter caso não dê quórum. O espaço para discussão aqui é bacana e por isso deve ser mantido, mesmo que só para nós... Eu agradeço a manifestação de todos, então manteremos o atual formato até dezembro, depois de finalizado o 4.º trimestre, poderemos reavaliar a situação. ET.: Em relação a manter os votos em caso de falta de quórum, na realidade isso já está sendo feito, uma vez que a carteira é repetida com os últimos votos válidos.
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 7, 2016 9:50:55 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 7, 2016 9:53:17 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 7, 2016 9:57:25 GMT -3.5