|
Post by cpf216 on Sept 13, 2016 10:36:30 GMT -3.5
Pra os colegas mais experientes: Como funciona o mercado secundário de títulos de renda fixa? Sei que um CDB, por exemplo, pode circular no mercado antes do seu vencimento, mas como isso é feito? As corretoras oferecem algum tipo de plataforma para esse tipo de negociação? Alguém aqui já negociou (comprou ou vendeu) títulos no mercado secundário? Também gostaria de saber. Alguns estão disponíveis na Bovespa, mas indisponíveis na imensa maioria dos home brokers. O grosso, mesmo, disponível somente na CETIP, onde pessoa física nem tem acesso de terminal. Ou seja, mercado só de mesa para cima, em ambos os casos. É igualzinho negociar título de renda variável. Tem o ticker, lote geralmente de 1. O maior risco é, como FII de desenvolvimento, que essas coisa tem prazo, e que errar preço de compra geralmente é fatal. A iliquidez e enormes spreads dão jeitão de mercado de comprar para levar até o fim.
|
|
|
Post by mahler on Sept 14, 2016 14:52:50 GMT -3.5
Alguém aqui investe em títulos de renda fixa diretamente na entidade emissora, sem passar pela Corretora?
Deve ser mais burocrático, mas talvez aumente a chance de obter taxas melhores.
|
|
|
Post by cpf216 on Sept 15, 2016 10:01:31 GMT -3.5
Alguém aqui investe em títulos de renda fixa diretamente na entidade emissora, sem passar pela Corretora? Deve ser mais burocrático, mas talvez aumente a chance de obter taxas melhores. Tem de ser investidor pesado, tipo bilionário que faz investimento multi-milionário. Que de outra forma o emissor não se interessa em passar por todo o processo burocrático que o emissor tem de lidar, custos para emitir e que também incorre enquanto a dívida existe. Banco cobra caro porque as alternativas são caras também. Ao menos é mais simples, do ponto de vista da empresa, que ser (ou se manter) emissor classe B ou A.
|
|
|
Post by mahler on Sept 15, 2016 13:05:05 GMT -3.5
Alguém aqui investe em títulos de renda fixa diretamente na entidade emissora, sem passar pela Corretora? Deve ser mais burocrático, mas talvez aumente a chance de obter taxas melhores. Tem de ser investidor pesado, tipo bilionário que faz investimento multi-milionário. Que de outra forma o emissor não se interessa em passar por todo o processo burocrático que o emissor tem de lidar, custos para emitir e que também incorre enquanto a dívida existe. Banco cobra caro porque as alternativas são caras também. Ao menos é mais simples, do ponto de vista da empresa, que ser (ou se manter) emissor classe B ou A. Discordo. Para pegar um CDB diretamente num banco médio/pequeno ou uma LC/RDB diretamente numa financeira, sem a intermediação de uma corretora, não precisa ser bilionário, precisa mesmo é ter muita paciência para enfrentar toda a burocracia. Eu mesmo cheguei a entrar em contato com o Paraná Banco, por exemplo, e não sou nenhum bilionário (infelizmente!).
|
|
|
Post by cpf216 on Sept 16, 2016 16:09:41 GMT -3.5
Tem de ser investidor pesado, tipo bilionário que faz investimento multi-milionário. Que de outra forma o emissor não se interessa em passar por todo o processo burocrático que o emissor tem de lidar, custos para emitir e que também incorre enquanto a dívida existe. Banco cobra caro porque as alternativas são caras também. Ao menos é mais simples, do ponto de vista da empresa, que ser (ou se manter) emissor classe B ou A. Discordo. Para pegar um CDB diretamente num banco médio/pequeno ou uma LC/RDB diretamente numa financeira, sem a intermediação de uma corretora, não precisa ser bilionário, precisa mesmo é ter muita paciência para enfrentar toda a burocracia. Eu mesmo cheguei a entrar em contato com o Paraná Banco, por exemplo, e não sou nenhum bilionário (infelizmente!). Ah, emissor banco e financeira. Esses são mais triviais mesmo. Quando li pergunta pensei em emissor tipo A e B (debêntures, títulos estruturados). Empresas financeiras "sem cadastro", que você só transfere o dinheiro (fintechs, bancos virtuais, coisas estilo Sofisa Direto e afins) e deslocam a necessidade de cadastro e meio de depósito/saque para outra entidade financeira, consegue-se os títulos de RF mais simples. Também esquema títulos negociados via Bovespa e CETIP, que podem ser considerados "diretos", ainda que a digitação do comando não ocorra pelo investidor final (via mesa).
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 30, 2016 10:43:00 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 30, 2016 11:13:55 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 30, 2016 11:59:35 GMT -3.5
Obrigado rst, vou checar depois os artigos. Mas a ferramenta da Verios para mim é absoluta novidade. Não lembro de ter visto algo similar por aqui.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 30, 2016 16:15:32 GMT -3.5
Uma LCI de 96% do DI com prazo de 1 ano está boa? É do banco Intermedium. Para 2 ou 3 anos está 98 e 100%. Foi a melhor que achei até agora. Comparei com as corretoras Rico, Easynvest e banco Daycoval. Edit: tem algumas no Intermedium atrelada ao IPCA e IGPM, mas a do DI está a melhor, se as taxas se mantiverem. Eu pessoalmente não investiria em DI a prazo neste momento em que as taxas estão aparentemente num máximo local. Ou DI sem prazo tipo TD para aqueles que querem uma coisa segura ou investiria em LTN para aqueles que acreditam na queda da inflação e taxas. Seja como for, DI com prazo fixado acho um erro R
|
|
kiwi
New Member
|
Post by kiwi on Oct 25, 2016 8:49:04 GMT -3.5
Faz uns 5 anos que invisto em LCIs do Intermedium. Eu sempre aplico (ou reaplico) nas LCIs de prazo maior pra pegar um rendimento melhor. Só que eu gosto mais dos que possuem IGPM ou IPCA como indexadores.
|
|
|
Post by mahler on Oct 28, 2016 21:09:19 GMT -3.5
|
|
kiwi
New Member
|
Post by kiwi on Oct 29, 2016 22:22:43 GMT -3.5
Você consultou a taxa na XP e no Intermedium no mesmo dia? É que as taxas mudam de um dia para o outro. E às vezes muda muito nas LCIs com IPCA como indexador. Por isso que convém consultar as taxas durante dias porque talvez pode valer mais a pena ficar com o dinheiro parado esperando um dia com taxa mais alto do que aplicar logo no primeiro dia.
|
|
|
Post by mahler on Oct 30, 2016 0:39:23 GMT -3.5
Você consultou a taxa na XP e no Intermedium no mesmo dia? É que as taxas mudam de um dia para o outro. E às vezes muda muito nas LCIs com IPCA como indexador. Por isso que convém consultar as taxas durante dias porque talvez pode valer mais a pena ficar com o dinheiro parado esperando um dia com taxa mais alto do que aplicar logo no primeiro dia. No mesmo dia. Quando vc aplica nesse tipo de LCI, vc faz direto no Intermedium ou através da corretora?
|
|
kiwi
New Member
|
Post by kiwi on Nov 1, 2016 12:39:50 GMT -3.5
Eu também aplico direto pelo banco.
|
|
|
Post by salcedo on Nov 3, 2016 18:39:12 GMT -3.5
Pela XP
BANCO BMG S.A CDB 03/11/2019 IPC-A +7.5% A Fitch R$ 5000 ou múltiplos
|
|
|
Post by monteiro on Nov 4, 2016 14:42:12 GMT -3.5
|
|
|
Post by choque79 on Nov 17, 2016 13:42:39 GMT -3.5
Olá. Invisto em renda fixa visando vencimento e aposentadoria antecipada (complemento de renda). Tenho 30 anos. Ontem comprei um CDB p 5 anos, com IPCA + 7,50. A resistência de compra por CBD é apenas pque só tem liquidez no vencimento? Mantenho 90% em TD, por conta da liquidez e continuarei mantendo a maior parte. Mas p quem quer levar até o vencimento, como eu, aumentar a compra de CDBs com taxas excelentes, em bancos médios, dentro do limite de garantia, n é um bom caminho? Alguem mais investe em CDBs assim? Faço sempre pela Easyinvest.
|
|
|
Post by johnny on Nov 18, 2016 13:47:21 GMT -3.5
Olá. Invisto em renda fixa visando vencimento e aposentadoria antecipada (complemento de renda). Tenho 30 anos. Ontem comprei um CDB p 5 anos, com IPCA + 7,50. A resistência de compra por CBD é apenas pque só tem liquidez no vencimento? Mantenho 90% em TD, por conta da liquidez e continuarei mantendo a maior parte. Mas p quem quer levar até o vencimento, como eu, aumentar a compra de CDBs com taxas excelentes, em bancos médios, dentro do limite de garantia, n é um bom caminho? Alguem mais investe em CDBs assim? Faço sempre pela Easyinvest. Tudo depende do seu objetivo. Se você tem outros investimentos que te permitam maior liquidez, está satisfeito com a remuneração oferecida pelo banco e tranquilo com o risco do investimento (no caso, pequeno, devido ao FGC), então não há problema diversificar. Muito pelo contrário, na minha opinião. Por exemplo, hoje em dia eu tenho 40% dos meus investimentos em renda variável, 30% em tesouro direto, e 30% em renda fixa como CDB, LCI, LCA, ... Sobre a corretora, vale sempre a pena pesquisar as que te dão maiores benefícios/menores taxas para as operações naquilo que você investe. Até onde sei, a easyinvest tem uma taxa bem baixa (zero?) para tesouro direto. Então sua escolha de corretora parece adequada para sua estratégia. No meu caso, uso a RICO, pois considero a mais equilibrada em custos para os tipos de investimento que faço.
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 24, 2016 15:19:09 GMT -3.5
|
|
|
Post by fortaleza on Jan 20, 2017 17:05:34 GMT -3.5
Pessoal,
Hoje tenho cerca de 75% dos meus investimentos em tesouro direto selic, como a taxa já começou a cair e deve cair bem mais, estou querendo buscar alternativas que possam proporcionar uma maior rentabilidade, e que seja relativamente segura.
Minha ideia no momento e de transferir 25% (1/3 do que tenho no tesouro direto selic) para esse novo investimento. Estou tentado a aplicar em um CDB da XP, emitido pelo BMG, que esta pagando 118% do CDI, com vencimento em 5 anos. Tem um também um do banco Pine pagando a mesma taxa com vencimento em 4 anos, pensei em aplicar parte nesse CDB também.
O que vocês acham? Alguém indica algum outro investimento? Relativamente seguro e que pague mais que esse CDB?
PS1: Esses 25% esta dentro do limite do fundo garantidor. PS2: Não vou precisar desse dinheiro nesses 5 anos, estou ciente que não vou poder saca-lo.
|
|