|
Post by Sultão do Swing on Sept 15, 2020 10:41:16 GMT -3.5
Galera eu notei uma coisa que eu acho que devo chamar a atenção dos outros
As taxas das LFTs do Tesouro estão nominalmente negativas
Todo dia eu confiro as minhas posições no TD e notei que o que tenho aplicado está decrescendo diariamente
São aplicações de mais de 30 dias por isso não adianta argumentar com o IOF
Além disso são LFTs, e se fosse o caso de marcação a mercado os valores deveriam estar subindo já que a Selic vêm caindo
Não estou comparando o resultado das LFTs com a inflação, estou falando de decréscimo nominal
Enfim, acho que não terei outra alternativa senão tirar o meu dinheiro do TD, já que é a maior parte do meu dinheiro e não quero vê-lo caindo dia a dia
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 15, 2020 14:09:53 GMT -3.5
Galera eu notei uma coisa que eu acho que devo chamar a atenção dos outros
As taxas das LFTs do Tesouro estão nominalmente negativas
Todo dia eu confiro as minhas posições no TD e notei que o que tenho aplicado está decrescendo diariamente
São aplicações de mais de 30 dias por isso não adianta argumentar com o IOF
Além disso são LFTs, e se fosse o caso de marcação a mercado os valores deveriam estar subindo já que a Selic vêm caindo
Não estou comparando o resultado das LFTs com a inflação, estou falando de decréscimo nominal
Enfim, acho que não terei outra alternativa senão tirar o meu dinheiro do TD, já que é a maior parte do meu dinheiro e não quero vê-lo caindo dia a dia
Relacionado ao assunto:
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 15, 2020 23:01:54 GMT -3.5
Obrigado rst, já lançou alguma luz sobre o assunto. Agora eu entendo, em parte, o que está acontecendo
O colchão de liquidez do governo para vender títulos a juros acima do mercado está acabando
O mercado sabe disso e por isso a dificuldade em vender LFTs
Aqui está uma imagem do meu TD
Aquilo que eu falei aparece claramente dentro dos gráficos do próprio Td
Nunca pensei que veria LFTs derretendo, enfim, mais um dia assim e vendo os títulos
Se o mercado começar a achar isso também teremos uma corrida de vendas de LFTS
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 16, 2020 9:06:21 GMT -3.5
Obrigado rst, já lançou alguma luz sobre o assunto. Agora eu entendo, em parte, o que está acontecendo
O colchão de liquidez do governo para vender títulos a juros acima do mercado está acabando
O mercado sabe disso e por isso a dificuldade em vender LFTs
Aqui está uma imagem do meu TD
Nunca pensei que veria LFTs derretendo, enfim, mais um dia assim e vendo os títulos
Pelo que entendi (e não sei se entendi direito), cotistas de fundo DI estão resgatando em grande volume. Consequentemente, fundos DI, compostos predominantemente por LFTs, vendem estes títulos em grande volume. Como há um excesso de oferta de LFT, o preço cai, para alcançar a demanda. Por enquanto, nada de muito excepcional. O risco que estão apontando é o de um retorno mensal negativo desses fundos desencadear resgates ainda maiores e gerar uma crise no secundário semelhante à da crise da marcação a mercado, de 2002.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 17, 2020 9:32:07 GMT -3.5
Pelo que entendi (e não sei se entendi direito), cotistas de fundo DI estão resgatando em grande volume. Consequentemente, fundos DI, compostos predominantemente por LFTs, vendem estes títulos em grande volume. Como há um excesso de oferta de LFT, o preço cai, para alcançar a demanda. Por enquanto, nada de muito excepcional. O risco que estão apontando é o de um retorno mensal negativo desses fundos desencadear resgates ainda maiores e gerar uma crise no secundário semelhante à da crise da marcação a mercado, de 2002.
Bem eu fui mais ou menos na sua onda. Nunca tinha visto esse analista que vc postou então eu me sinto mais ou menos pegando um bonde andando
LFTs com baixíssima liquidez, difícil de vender e isso acarreta deságio. Foi mais ou menos isso
O mercado então está como eu, na expectativa do colchão de liquidez do BC acabar e ele ter que começar a vender títulos por taxas maiores
Não fazia mesmo uma crise fiscal como a que nós estamos vivendo e as taxas do TD (não estou falando das LFTs) baixas como estão
Não compro agora de jeito nenhum, abaixo de 6% quem comprar a meu ver vai ser devorado pela marcação a mercado. Só nos resta esperar e ver
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 18, 2020 11:35:40 GMT -3.5
Pelo que entendi (e não sei se entendi direito), cotistas de fundo DI estão resgatando em grande volume. Consequentemente, fundos DI, compostos predominantemente por LFTs, vendem estes títulos em grande volume.Como há um excesso de oferta de LFT, o preço cai, para alcançar a demanda. Por enquanto, nada de muito excepcional. O risco que estão apontando é o de um retorno mensal negativo desses fundos desencadear resgates ainda maiores e gerar uma crise no secundário semelhante à da crise da marcação a mercado, de 2002.
E eu fico me indagando para onde eles estão indo, para onde essa liquidez está indo
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 24, 2020 6:08:03 GMT -3.5
Acho que a curva das LFTs está começando a achatar
|
|
|
Post by cpf216 on Sept 25, 2020 11:50:31 GMT -3.5
Lembrei de uma discussão, tempos atrás, de que LFT *nunca* ia para baixo. Especificamente, que seria impossível de ter um retorno negativo investindo em LFT.
Esse gráfico mostra bem a natureza da dúvida, então. Uma coisa é a curva, calculada no mundo puro do Excel. Outra é o PU de secundário, usado para compra/venda, investimentos/resgates.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 26, 2020 0:34:18 GMT -3.5
Lembrei de uma discussão, tempos atrás, de que LFT *nunca* ia para baixo. Especificamente, que seria impossível de ter um retorno negativo investindo em LFT. Esse gráfico mostra bem a natureza da dúvida, então. Uma coisa é a curva, calculada no mundo puro do Excel. Outra é o PU de secundário, usado para compra/venda, investimentos/resgates.
Não só ela não achatou como inclinou mais um pouco para baixo:
A discussão, se me lembro bem, foi entre outro e eu mesmo. Eu questionava como que podia haver deságio nas LFTs se não havia a marcação a mercado nelas
|
|
|
Post by cpf216 on Sept 26, 2020 11:25:45 GMT -3.5
Da outra vez a desculpa foi a "crise da marcação a mercado". Soava extremamente técnica, única e distante, daí o pessoal não dava bola que poderia ocorrer de novo.
Qual será a "crise justificativa" agora, nem consigo imaginar.
|
|
|
Post by cpf216 on Sept 26, 2020 11:32:41 GMT -3.5
A discussão, se me lembro bem, foi entre outro e eu mesmo. Eu questionava como que podia haver deságio nas LFTs se não havia a marcação a mercado nelas Esse é justamente um dos pontos. Há marcação a mercado em LFT. Isso porque há um mercado de LFT, em nada obrigado a seguir a precificação em curva de LFT. Isso, e só isso, de haver um mercado, deveria ser suficiente para justificar que já marcação a mercado. Dou o braço a torcer que isso é difícil de observar na prática, só olhando gráficos. Mas gráficos para trás mostram diferenças grandes, assim como a taxa de deságio diferente de zero no dia a dia do site do Tesouro, ambas, deveriam ser suficientes para retirar o chão da argumentação que a LFT é de alguma forma especial, separada, de outros títulos do Tesouro Direto.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 2, 2020 9:31:01 GMT -3.5
Imagem real tirada alguns minutos atrás. Torcendo para que esse último candle que aparece na imagem ser um candle de exaustão (significando o fim do movimento)
|
|
|
Post by cpf216 on Oct 2, 2020 14:22:43 GMT -3.5
Onde é que começa a exaustão, e onde é que começa o pânico?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 2, 2020 15:33:36 GMT -3.5
Onde é que começa a exaustão, e onde é que começa o pânico? Eu não chego a entender pânico em relação às LFTs, a única opção que entenderia pra retirar dinheiro da LFT é botar em dólar no colchão ou tirar fora do Brasil. Qualquer outra coisa é mais perigosa que a LFT.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 2, 2020 16:33:31 GMT -3.5
Lembrei de uma discussão, tempos atrás, de que LFT *nunca* ia para baixo. Especificamente, que seria impossível de ter um retorno negativo investindo em LFT. Esse gráfico mostra bem a natureza da dúvida, então. Uma coisa é a curva, calculada no mundo puro do Excel. Outra é o PU de secundário, usado para compra/venda, investimentos/resgates.
O Tesouro acredita que "o mercado está passando por um movimento de reprecificação e que em algum nível ele deve se estabilizar." (trad. eles não fazem a menor ideia)
O problema das LFTS é que, ao contrário dos outros títulos, havendo a marcação a mercado o preço de entrada segue o mesmo (mas não o de saída)
Não sei se fiz bem ou mal, mas quando notei o início da precificação a mercado tirei quase tudo (ficou só aquele título que usei para ilustrar o processo, nas imagens que postei)
Mas não entrei em pânico (juro)
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Oct 2, 2020 16:50:27 GMT -3.5
Caros, confesso que manjo pouquíssimo de TD, mas como pode acontecer do preço do Tesouro Selic cair? Não tem a tal dos resgates feitos pela União? Ou Tesouro Selic só se revende no mercado secundário?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 2, 2020 17:16:34 GMT -3.5
Caros, confesso que manjo pouquíssimo de TD, mas como pode acontecer do preço do Tesouro Selic cair? Não tem a tal dos resgates feitos pela União? Ou Tesouro Selic só se revende no mercado secundário?
Posso falar até o ponto que sei. O mercado está rejeitando as LFTs pelo juro que o governo quer pagar (Selic) considerando que os juros estão baixos demais (rejeitando = o governo está fazendo oferta e não está conseguindo vender)
Isso se reflete no mercado secundário pelo fato de que as pessoas que queiram vender têm que aceitar um deságio. Como isso ocorre no secundário eu não sei.
Mas então alguém está realmente comprando LFTs com desconto no valor de face. Mas não são pessoas como eu ou vc nmx, provavelmente isso ocorre entre instituições financeiras (até onde eu sei)
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 2, 2020 17:18:36 GMT -3.5
Onde é que começa a exaustão, e onde é que começa o pânico? Eu não chego a entender pânico em relação às LFTs, a única opção que entenderia pra retirar dinheiro da LFT é botar em dólar no colchão ou tirar fora do Brasil. Qualquer outra coisa é mais perigosa que a LFT.
Dólar debaixo do colchão me parece extremamente arriscado. Por que não ter os recursos simplesmente líquidos depositados em alguma instituição bancária? Bem, é o que estou fazendo
Estou com medo de aumentar ainda mais as minhas posições em fundos cambiais porque elas já estão ficando um pouco grandes demais
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Oct 2, 2020 17:43:31 GMT -3.5
Posso falar até o ponto que sei. O mercado está rejeitando as LFTs pelo juro que o governo quer pagar (Selic) considerando que os juros estão baixos demais (rejeitando = o governo está fazendo oferta e não está conseguindo vender)
Isso se reflete no mercado secundário pelo fato de que as pessoas que queiram vender têm que aceitar um deságio. Como isso ocorre no secundário eu não sei.
Mas então alguém está realmente comprando LFTs com desconto no valor de face. Mas não são pessoas como eu ou vc nmx, provavelmente isso ocorre entre instituições financeiras (até onde eu sei)
Eu achava que mercado secundário para TD inexistia, ou seja, quando eu antecipava, resgatava meu investimento com o próprio Tesouro que, posteriormente, poderia revender o título para um terceiro. Não sou economista, mas me parece que a Selic hoje não representa a realidade, assim como o IPCA deixou de representar a inflação, por exemplo...
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 3, 2020 3:02:14 GMT -3.5
Eu achava que mercado secundário para TD inexistia, ou seja, quando eu antecipava, resgatava meu investimento com o próprio Tesouro que, posteriormente, poderia revender o título para um terceiro. Não sou economista, mas me parece que a Selic hoje não representa a realidade, assim como o IPCA deixou de representar a inflação, por exemplo...
Até onde eu sei o TD não tem secundário. O TD é só um segmento de um mercado muito maior de títulos públicos mas aparentemente o TD reflete o que ocorre no secundário, senão eu não estaria experimentando marcação a mercado em LFTs
Quanto à SELIC a resposta deve variar de acordo com o economista que vc pergunte. O Schwartsman acha que ainda é possível abaixar um pouco mais a SELIC
IPCA e IGPM são calculados de acordo com metodologias diferentes. O que é refletido em um não é necessariamente refletido no outro.
Explique por favor o porquê de vc acreditar que a o IPCA deixou de avaliar a inflação. Vc acredita que os índices estão sendo manipulados?
|
|