Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 14, 2018 15:56:31 GMT -3.5
E qué é o que faz você pensar que está recebendo IPCA+7%? É a taxa média que tenho comprado os títulos, hoje roda em algo de IPCA + 5%. Se eu segurar até o vencimento é isso que eu recebo. Eu tenho NTN-B com vencimentos em 2024 e 2035. Não sei se entendi a sua pergunta e se consegui responder. Evidentemente você (como muitos outros investidores) comprou um título sem entender as regras de funcionamento. Você recebe hoje IPCA+5%.
|
|
|
Post by Derfel on Jan 14, 2018 19:40:48 GMT -3.5
É a taxa média que tenho comprado os títulos, hoje roda em algo de IPCA + 5%. Se eu segurar até o vencimento é isso que eu recebo. Eu tenho NTN-B com vencimentos em 2024 e 2035. Não sei se entendi a sua pergunta e se consegui responder. Evidentemente você (como muitos outros investidores) comprou um título sem entender as regras de funcionamento. Você recebe hoje IPCA+5%. Desculpa, mas não entendi. Você poderia explicar? Pelo que entendo se eu segurar o título até o vencimento é o valor contratado. Se eu liquidae antes eubestou sujeito a variacao do preço de mercado.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 14, 2018 19:50:28 GMT -3.5
Evidentemente você (como muitos outros investidores) comprou um título sem entender as regras de funcionamento. Você recebe hoje IPCA+5%. Desculpa, mas não entendi. Você poderia explicar? Pelo que entendo se eu segurar o título até o vencimento é o valor contratado. Se eu liquidae antes eubestou sujeito a variacao do preço de mercado. Você comprou o título o dia X a IPCA+7%, hoje é dia Y e o título vende por IPCA+5%, o vencimento é o dia Z. Então se você mantém o título desde o dia X até o dia Z, você obteve IPCA+7% em todo aquele período, obteve IPCA+5% desde o dia Y até o dia Z, o que quer dizer que você obteve muito mais de IPCA+7% desde o dia X até o dia Y. Pense de outra forma: se eu comprar hoje o MESMO título que você tem estaria comprando IPCA+5%, como sería possível que o mesmo título pague 7% para você e 5% para mim? Mas o melhor conselho que posso lhe-dar e não comprar nada sem entender o básico do funcionamento, neste caso seria marcação á mercado.
|
|
|
Post by Derfel on Jan 15, 2018 9:49:00 GMT -3.5
Desculpa, mas não entendi. Você poderia explicar? Pelo que entendo se eu segurar o título até o vencimento é o valor contratado. Se eu liquidae antes eubestou sujeito a variacao do preço de mercado. Você comprou o título o dia X a IPCA+7%, hoje é dia Y e o título vende por IPCA+5%, o vencimento é o dia Z. Então se você mantém o título desde o dia X até o dia Z, você obteve IPCA+7% em todo aquele período, obteve IPCA+5% desde o dia Y até o dia Z, o que quer dizer que você obteve muito mais de IPCA+7% desde o dia X até o dia Y. Pense de outra forma: se eu comprar hoje o MESMO título que você tem estaria comprando IPCA+5%, como sería possível que o mesmo título pague 7% para você e 5% para mim? Mas o melhor conselho que posso lhe-dar e não comprar nada sem entender o básico do funcionamento, neste caso seria marcação á mercado. potuz foi exatamente o que eu escrevi. A minha conclusão está correta. Hoje eu tenho um rendimento superior a IPCA +7% se eu vender meus títulos que foram contratados, como você citou. E sei disso. Se manter até o vencimento terei "só" o IPCA +7% no período todo. Estou pensando no futuro. Se eu zerar eles agora tenho que achar algo que pague no minimo de hoje até a data do vencimento o IPCA +5% (o que não é tão fácil contando a segurança de estar protegido da inflação vindoura) Ou ter que achar algo que pague IPCA +7%, contato desde a época que comprei. a primeira vez. Respondendo a sua pergunta. Pense de outra forma: se eu comprar hoje o MESMO título que você tem estaria comprando IPCA+5%, como seria possível que o mesmo título pague 7% para você e 5% para mim? Eu paguei mais barato que você no titulo pois comprei antes há um preço de mercado mais baixo. No final do vencimento o preço será o mesmo para min e para ti. Só que como paguei mais barato eu ganho mais que tu.
|
|
|
Post by alphamale on Jan 15, 2018 13:43:01 GMT -3.5
Você comprou o título o dia X a IPCA+7%, hoje é dia Y e o título vende por IPCA+5%, o vencimento é o dia Z. Então se você mantém o título desde o dia X até o dia Z, você obteve IPCA+7% em todo aquele período, obteve IPCA+5% desde o dia Y até o dia Z, o que quer dizer que você obteve muito mais de IPCA+7% desde o dia X até o dia Y. Pense de outra forma: se eu comprar hoje o MESMO título que você tem estaria comprando IPCA+5%, como sería possível que o mesmo título pague 7% para você e 5% para mim? Mas o melhor conselho que posso lhe-dar e não comprar nada sem entender o básico do funcionamento, neste caso seria marcação á mercado. potuz foi exatamente o que eu escrevi. A minha conclusão está correta. Hoje eu tenho um rendimento superior a IPCA +7% se eu vender meus títulos que foram contratados, como você citou. E sei disso. Se manter até o vencimento terei "só" o IPCA +7% no período todo. Estou pensando no futuro. Se eu zerar eles agora tenho que achar algo que pague no minimo de hoje até a data do vencimento o IPCA +5% (o que não é tão fácil contando a segurança de estar protegido da inflação vindoura) Ou ter que achar algo que pague IPCA +7%, contato desde a época que comprei. a primeira vez. Respondendo a sua pergunta. Pense de outra forma: se eu comprar hoje o MESMO título que você tem estaria comprando IPCA+5%, como seria possível que o mesmo título pague 7% para você e 5% para mim? Eu paguei mais barato que você no titulo pois comprei antes há um preço de mercado mais baixo. No final do vencimento o preço será o mesmo para min e para ti. Só que como paguei mais barato eu ganho mais que tu. Sua decisao de manter ou vender o titulo deve se basear no que vc acha que vai acontecer com a curva de juros. Se acha que vai continuar caindo, mantenha os titulos, pois eles ainda vao se valorizar (ou seja, valor face vai aumentar e a taxa dele vai cair). Caso voce ache que que a curva de juros vai subir, venda seus titulos, pois eles vao perder a valorizacao que tiveram ateh agora (valor de face vai cair e a taxa vai subir). Eu, particularmente, vendi os titulos com vencimento mais curto e estou esperando para vender as NTNB-35 que tenho apos a aprovacao da reforma da previdencia. Pois acho que aih a curva de juros longos deve diminuir. Realmente, investimento em RF nao esta mais tao simples. A farra do CDI acabou, o que eh bom para o pais, mas ruim para os que aproveitavam esse investimento.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jan 15, 2018 16:23:48 GMT -3.5
Ou seja, sem reforma é "Run to the hills"... :-) "Run to the dollar" talvez fosse uma expressão mais precisa. O Brasil não iria acabar, nós temos uma longa história de convivência com a inflação . Quem tem algum recurso financeiro encontraria maneiras de se proteger da inflação. O povão sim, iria sofrer, mas o Brasil 247 e a Carta Capetal achariam explicações fácil, fácil, botando a culpa de tudo nos "especuladores" Quem viver verá. Vou fazer bookmark desta página aqui. Espero no futuro que vcs joguem isso na minha cara e me apelidem de Doktor Doom. Mas acho que vamos por aí mesmo fico até triste em concordar com vc.. por causa de idiotas populistas podemos jogar milhões na miséria...triste mesmo.. se a saída é tão fácil
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 17, 2018 8:33:09 GMT -3.5
Uma boa notícia: o Tesouro Direto está encurtando os prazos de liquidação de investimentos. "O prazo para liquidação dos títulos investidos no TD será reduzido de 2 para 1 dia útil (para transações em dias úteis das 0h00 às 18h00) e de 3 para 2 dias úteis (para transações em dias úteis das 18h00 às 0h00, finais de semana ou feriados), a partir de 05/02/2018. Essa redução converge para as melhores práticas e recomendações adotadas pela indústria financeira." Fonte: www.tesouro.gov.br/web/stn/-/16-01-novo-fluxo-de-liquidacao-do-investimento-em-titulos-publicos
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 23, 2018 9:43:27 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 23, 2018 12:39:57 GMT -3.5
Em sendo verdade, isso iria valorizar até as minhas VRTA11 pangaroas
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 23, 2018 14:14:49 GMT -3.5
Em sendo verdade, isso iria valorizar até as minhas VRTA11 pangaroas Ainda bem que eu não fechei completamente as NTNB nem las LTN pois estou aguardando para pagar 15% de IR em lugar de 17,5% em algumas notas. Porém eu não sei o quão sustentável vai ser o Brasil baixando os juros quando não vai quedar outra mais do que pedir dinheiro para rolar a dívida.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 23, 2018 15:36:09 GMT -3.5
Em sendo verdade, isso iria valorizar até as minhas VRTA11 pangaroas Ainda bem que eu não fechei completamente as NTNB nem las LTN pois estou aguardando para pagar 15% de IR em lugar de 17,5% em algumas notas. Porém eu não sei o quão sustentável vai ser o Brasil baixando os juros A ficha não caiu completamente aqui deste lado, vato loco "Porém eu não sei o quão sustentável vai ser o Brasil baixando os juros" - se for pela possibilidade de volta da inflação, concordo. O Ilan entende do riscado mas eu tenho uma pontinha de medo dele baixar muito rapidamente os juros por estarmos em ano eleitoral. " quando não vai quedar outra mais do que pedir dinheiro para rolar a dívida" Aqui não entendi bem. Baixando os juros diminuem os gastos com a dívida pública, mas todo mundo comenta que, independentemente do nível dos juros, a dívida pública continua crescendo. Abs
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jan 26, 2018 22:43:48 GMT -3.5
Rapaz, me lembrei da minha longínqua juventude, quando via na Globo o idiota do Paulo Henrique Amorim dizer algo como "O RR conversou com um amigo de Goldfajn, que costuma ler os pensamentos do presidente do BC". Pode até ser verdade, mas: - Todo mundo está apostando na queda da Selic. - Este "amigo" também tem sua agenda. - Um sujeito que é Amigo de fato do presidente do BC não seria tão indiscreto desta forma. Ou de fato é, e lançou um balão de ensaio a pedido. - Se esta indiscrição tiver repercussão no mercado, vai afetar a decisão do Goldfajn.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 1, 2018 11:38:59 GMT -3.5
Finalmente vendi o grosso das minhas NTNB Principal 2019, aquelas que tinha comprado á mais de 2 anos para ter a cobrança do IR em 15%, e passei para SELIC. A conta não cerra para mim. O mercado está precificando a situação Brasileira de maneira diferente á minha (e em certa forma concorda com o Claudio66). Aquelas NTNB estão pagando hoje 5,63%a.a. utilizando o IPCA acumulado dos últimos 12 meses (que é bem maior que o último trimestre anualizado, ou o último mes anualizado) e os juros atuais com a marcação a mercado. A Selic anualizada está hoje em 7,19%. É muita diferencia e prefiro pagar os impostos hoje (um ano adiantado) do que ariscar uma alta dos juros. O mercado parece estar precificando ou uma alta da inflação ou ainda mais uma queda nos juros, eu por enquanto acho que no próximo ano a inflação deve continuar baixa e os juros duvido que continuem a baixar ainda mais.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Feb 1, 2018 23:10:21 GMT -3.5
Finalmente vendi o grosso das minhas NTNB Principal 2019, aquelas que tinha comprado á mais de 2 anos para ter a cobrança do IR em 15%, e passei para SELIC. A conta não cerra para mim. O mercado está precificando a situação Brasileira de maneira diferente á minha (e em certa forma concorda com o Claudio66 ). Aquelas NTNB estão pagando hoje 5,63%a.a. utilizando o IPCA acumulado dos últimos 12 meses (que é bem maior que o último trimestre anualizado, ou o último mes anualizado) e os juros atuais com a marcação a mercado. A Selic anualizada está hoje em 7,19%. É muita diferencia e prefiro pagar os impostos hoje (um ano adiantado) do que ariscar uma alta dos juros. O mercado parece estar precificando ou uma alta da inflação ou ainda mais uma queda nos juros, eu por enquanto acho que no próximo ano a inflação deve continuar baixa e os juros duvido que continuem a baixar ainda mais. Potuz, grato por compartilhar sua operação. Só para entender melhor: Quando você comprou NTNB19 ("curta"), foi por menor volatilidade ou por algum outro motivo? Vendeu só as NTNB19 ou todas as pré-fixadas? Pelo seu texto, seu entendimento seria de vender tudo o que for pré-fixado (NTNBs, LTNs, etc.) e assegurar os ganhos. É isso mesmo? Tenho umas NTNB24, e também estou considerando trocar pelas Selic. Também pensei em comprar umas poucas LTN23 que me parece estarem com boa taxa (9,41% hoje). Abs.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 2, 2018 7:01:07 GMT -3.5
o Ilan parece alguém levando o trabalho sério... então prever o que ele fará é impossível, pois não conseguimos ler o que vai acontecer com o IPCA>..
Brasil voltando a crescer acima de 3 %.. em 2 anos geramos inflação novamente por falta de produção
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 2, 2018 7:02:25 GMT -3.5
só estou com umas LFT agora.. NTNB2019 e LTN2023 que eu tinha já vendi tudo... valorizaçãõ enorme pra ficar segurando.. no aguardo da eleição.. podemos ter grandes picos de compra
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 2, 2018 7:04:56 GMT -3.5
Finalmente vendi o grosso das minhas NTNB Principal 2019, aquelas que tinha comprado á mais de 2 anos para ter a cobrança do IR em 15%, e passei para SELIC. A conta não cerra para mim. O mercado está precificando a situação Brasileira de maneira diferente á minha (e em certa forma concorda com o Claudio66 ). Aquelas NTNB estão pagando hoje 5,63%a.a. utilizando o IPCA acumulado dos últimos 12 meses (que é bem maior que o último trimestre anualizado, ou o último mes anualizado) e os juros atuais com a marcação a mercado. A Selic anualizada está hoje em 7,19%. É muita diferencia e prefiro pagar os impostos hoje (um ano adiantado) do que ariscar uma alta dos juros. O mercado parece estar precificando ou uma alta da inflação ou ainda mais uma queda nos juros, eu por enquanto acho que no próximo ano a inflação deve continuar baixa e os juros duvido que continuem a baixar ainda mais. Potuz, grato por compartilhar sua operação. Só para entender melhor: Quando você comprou NTNB19 ("curta"), foi por menor volatilidade ou por algum outro motivo? Foi por um pensamento fundamentalmente errado da minha parte: eu queria manter as notas até vencimento, porém não acredito na estabilidade do estado a longo prazo (nenhum estado latinoamericano) então optei por não comprar as NTNBP45. Porém, eu evidentemente estarei comprado constantemente (por exemplo agora que eu vendi as NTN comprei imediátamente LFT) então estarei sempre exposto aos calotes. Eu deveria ter comprado de longo prazo. Em princípio não venderia as minhas posições, mas as condições foram tais que não fazia sentido evitar a troca. Só as NTN, quase todas elas excepto uma pequena parcela que foi comprada em 5/16 que ainda não seria taxada ao 15%. O grosso das minhas LTN23 pagariam 17,5% de impostos então decidi aguardar mais um pouco para vender elas. Isso mesmo, LTN se for para manter até vencimento não é problema, porém eu considero que uma alta nos juros é inevitável ano próximo então para quem pretende fazer trades não recomendaria comprar. De fato eu tenho bastantes LTN que comprei um pouco antes da inflação cair muito, renderam acima de 20% ano passado, penso em vender elas ao longo desse ano.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 1, 2018 12:17:16 GMT -3.5
Uma boa notícia: o Tesouro Direto está encurtando os prazos de liquidação de investimentos. "O prazo para liquidação dos títulos investidos no TD será reduzido de 2 para 1 dia útil (para transações em dias úteis das 0h00 às 18h00) e de 3 para 2 dias úteis (para transações em dias úteis das 18h00 às 0h00, finais de semana ou feriados), a partir de 05/02/2018. Essa redução converge para as melhores práticas e recomendações adotadas pela indústria financeira." Fonte: www.tesouro.gov.br/web/stn/-/16-01-novo-fluxo-de-liquidacao-do-investimento-em-titulos-publicosEu não entendi até agora o que mudou, nem o motivo pelo qual isto é uma boa notícia. Não vejo vantagem alguma para o pequeno investidor em liquidar tudo em um dia a menos. Importante é "travar" a taxa do dia da operação, e isto independe da liquidação. Para mim o importante é que a liquidação tanto da venda como da compra ocorram no mesmo prazo, de forma a permitir trocas (NTN<=>LFT) sem desembolso. Pelo que vejo, isto continua acontecendo. O Tesouro pede ter o $ até 18h do dia da operação de compra. Esta exigência descasa com a liquidação das vendas. Mas na prática, a liquidação das compras ocorre em D+1. Não entendi o que mudou, só complicou minha vida. Alguém pode explicar o que eu não estou vendo?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 1, 2018 19:18:29 GMT -3.5
Eu não entendi até agora o que mudou, nem o motivo pelo qual isto é uma boa notícia. Não vejo vantagem alguma para o pequeno investidor em liquidar tudo em um dia a menos. Importante é "travar" a taxa do dia da operação, e isto independe da liquidação. Para mim o importante é que a liquidação tanto da venda como da compra ocorram no mesmo prazo, de forma a permitir trocas (NTN<=>LFT) sem desembolso. Pelo que vejo, isto continua acontecendo. O Tesouro pede ter o $ até 18h do dia da operação de compra. Esta exigência descasa com a liquidação das vendas. Mas na prática, a liquidação das compras ocorre em D+1. Não entendi o que mudou, só complicou minha vida. Alguém pode explicar o que eu não estou vendo? Tempo é dinheiro. Quanto mais rápido for feita a liquidação e entrar no seu rol de ativos, mais rápido ele volta a sua disponibilidade. Faça mentalmente o exercício em sentido inverso: se o TD ao invés de diminuir aumentasse vc iria achar bom ou ruim? Não é uma notícia fantástica, maravilhosa, mas é uma boa notícia...
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 6, 2018 21:04:45 GMT -3.5
Para mim que tento ficar com os títulos até o IR cair ao mínimo, um dia a menos não muda nada. Em vez de 721d passou para 720d.
Por outro lado, precisar ter o $ no mesmo dia da operação é uma grande complicação. Quando isto ocorre: Na troca NTN<=>LFT. Em momentos de turbulência, os títulos variam até 3x em um mesmo dia, abre boas oportunidades.
Então, tenho agora um benefício irrelevante e um custo significativo.
Mas, para alguns pode ser bom. Só não entendi como.
abs.
|
|