Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 3, 2017 17:54:31 GMT -3.5
Se tudo continuar como está, este é o cenário mais provável. O problema é que quase nunca as coisas permanecem as mesmas. E temos bons motivos para acreditar que mudarão em breve: - ainda que tudo caminhe para um cenário de inflação baixa, isso NUNCA foi o normal do Brasil, por isso é de se esperar que em algum momento a situação se reverta; - daqui um ano teremos eleições para presidente. Apesar de muita gente considerar o Lula uma carta fora do baralho, ele ainda é um nome forte. Imagine o que acontecerá com as taxas de juros se ele crescer nas pesquisas; - bolsas americanas estão renovando máxima atrás de máxima, P/E médio das empresas só perde para 1929 e 2001, snapchat, que não serve para nada, fez um IPO que a precificou nas alturas e ainda assim a ação subiu mais 44% no primeiro dia de negociação, Trump está se gabando no twitter que em um mês de governo ações americanas se valorizaram mais de U$ 1 tri. São todos indícios fortes de uma bolha prestes a estourar. Quando acontecer, teremos uma fuga de capitais em todo o mundo. Parece pouco? Então lembre-se que estou considerando apenas aquilo que parece bastante óbvio de se prever, ignorando por completo os eventuais cisnes negros. Esses argumentos não são para vender agora LTN e comprar LFT mas são argumentos para dizer que as LFT são mais seguras que as LTN o que não é a discussão que eu levantei ao responder o post do Fiel. De fato ninguém pode discordar dos pontos autoevidentes que você traz que de fato existem perigos e que ante estes perigos as LFT são mais seguras que as LTN. A questão de cada um é decidir qual é a relação risco/retorno que estamos dispostos a correr em cada um dos títulos e provávelmente nós temos diferentes critérios. Eu sou um claro defensor das NTNB-Principal que é onde tenho a grande parte da minha carteira de investimento, mas dada a conjuntura atual eu considero desde abril de 2015 as LTN de curto prazo um investimento mais lucrativo que as NTN e as LFT e a pequena segurança que outorgam estas últimas frente a uma improvável alta inflação nos próximos 6 anos (no caso das LTN23) e o suficientemente pequena que me sinto comfortavel comprando LTN. Mas o ponto da discussão foi outro: o Fiel levantou que só por ter ganhado 60% devido ás quedas dos juros era motivo suficiente para ter que vender as LTN. Eu repito que considero isto, em combinação com chamar o TD de investimento de LP (como contraposto a especulação), um razonamento errado.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 4, 2017 12:05:41 GMT -3.5
Claro que os juros vão cair mais... claro que apenas começou.. mas parece que a galera aqui investe faz 1 mês.. mercado se antecipa a tudo.. os juros cairam faz pouco tempo mas a valorização dos pré já é mais de 50 % em meses...ou seja mercado já precificou o ajuste em 8,5 % na SELIC faz 2 meses....
mercado sempre ta na frente dos dados .. não esqueçam....
|
|
|
Post by salcedo on Mar 4, 2017 17:16:02 GMT -3.5
A perguntá é agora quando vender tudo.. LTN e minhas NTNB a 8,03 já dobraram de valor quase... Fiel, estou colocando a leitura em dia, mas ontem estava fazendo umas contas, tenho NTNB 2019, compradas de 7,29 a 8,03%, se não me falha a memoria e as de 8,03% como sabes compramos no mesmo momento, que durou muito pouco, mas minha rentabilidade esta em media 1,3% ao mês, descontado o IR.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 6, 2017 19:19:55 GMT -3.5
A perguntá é agora quando vender tudo.. LTN e minhas NTNB a 8,03 já dobraram de valor quase... Fiel, estou colocando a leitura em dia, mas ontem estava fazendo umas contas, tenho NTNB 2019, compradas de 7,29 a 8,03%, se não me falha a memoria e as de 8,03% como sabes compramos no mesmo momento, que durou muito pouco, mas minha rentabilidade esta em media 1,3% ao mês, descontado o IR. Salcedo as LTN 2023 que eu tenho subiram 43 %... as NTNB não são as 2019 e sim as 2050 ... as 2019 já tinha vendido na primeira grande valorização... os titulos de Longo prazo ganharam muito mais
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 9, 2017 16:07:40 GMT -3.5
como previsto pegaram a sardinhada no tesouro também ....Tem gente q vai ter esperar 2050 pra pegar a grana cheia
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 10, 2017 7:38:11 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Mar 10, 2017 12:58:33 GMT -3.5
O máximo que tenho, é para três anos.
|
|
Crush
Forista VIP
|
Post by Crush on Mar 10, 2017 14:01:22 GMT -3.5
como previsto pegaram a sardinhada no tesouro também ....Tem gente q vai ter esperar 2050 pra pegar a grana cheia Não entendi, o que você quis dizer com "pegaram a sardinhada"?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 10, 2017 15:19:00 GMT -3.5
como previsto pegaram a sardinhada no tesouro também ....Tem gente q vai ter esperar 2050 pra pegar a grana cheia Não entendi, o que você quis dizer com "pegaram a sardinhada"? isso www.tesouro.fazenda.gov.br/-/aplicacoes-no-tesouro-direto-atingem-volume-recorde-de-r-2-47-bilhoes-em-janeiroTotal de operações de investimento e aumento do número de participantes ativos do programa também foram os maiores da série histórica As aplicações no Tesouro Direto totalizaram R$ 2,47 bilhões em janeiro, maior valor da série histórica. Também foram recordes no mês passado o total de 221.316 operações de investimento e o aumento de 21.632 no número de investidores ativos. O total de investidores ativos alcançou assim a marca de 423.431, o que representa um crescimento de 70,9% nos últimos 12 meses. Já o acréscimo mensal da base de investidores cadastrados foi de 72.591, para um total de 1.198.803, um aumento de 84% nos últimos 12 meses
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 20, 2017 7:13:51 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 24, 2017 16:24:53 GMT -3.5
O alarme do meu Profitchart tocou, avisando que DI1F25 estava perdendo importante suporte: Aparentemente confirmando o que já havia sido postado no fórum, ou seja, tanto os gráficos quanto os fundamentos apontavam para mais queda nos juros futuros
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Mar 24, 2017 17:48:05 GMT -3.5
O alarme do meu Profitchart tocou, avisando que DI1F25 estava perdendo importante suporte: Aparentemente confirmando o que já havia sido postado no fórum, ou seja, tanto os gráficos quanto os fundamentos apontavam para mais queda nos juros futuros Esse rompimento não pode servir como presságio para o dólar perder o fundo duplo e a LTA de longo prazo? Sempre vejo boa correlação entre os dois.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 24, 2017 17:57:02 GMT -3.5
a O alarme do meu Profitchart tocou, avisando que DI1F25 estava perdendo importante suporte: Aparentemente confirmando o que já havia sido postado no fórum, ou seja, tanto os gráficos quanto os fundamentos apontavam para mais queda nos juros futuros Esse rompimento não pode servir como presságio para o dólar perder o fundo duplo e a LTA de longo prazo? Sempre vejo boa correlação entre os dois. Tanto a Yellen aumentando os juros lá quanto o llan baixando aqui teoricamente apontariam para um fortalecimento do dólar Só que o fluxo cambial mostra uma forte entrada de dólares: www.valor.com.br/financas/4913046/fluxo-cambial-esta-positivo-em-us-4539-bilhoes-em-marco-ate-dia-22Além disso a nota sugere que tem muita gente graúda vendida em dólar o que impede que ele suba no curtíssimo prazo. O Stuhlberger (e, modestamente, eu) acha que o real está sobrevalorizado, mas isso é curto prazo, e ainda não há nenhum sinal de reversão. No SAR parabólico do semanal a tendência ainda é decididamente de baixa, o que está segurando é essa LTA, se romper, vai longe.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Mar 24, 2017 18:15:46 GMT -3.5
a Esse rompimento não pode servir como presságio para o dólar perder o fundo duplo e a LTA de longo prazo? Sempre vejo boa correlação entre os dois. Tanto a Yellen aumentando os juros lá quanto o llan baixando aqui teoricamente apontariam para um fortalecimento do dólar Só que o fluxo cambial mostra uma forte entrada de dólares: www.valor.com.br/financas/4913046/fluxo-cambial-esta-positivo-em-us-4539-bilhoes-em-marco-ate-dia-22Além disso a nota sugere que tem muita gente graúda vendida em dólar o que impede que ele suba no curtíssimo prazo. O Stuhlberger (e, modestamente, eu) acha que o real está sobrevalorizado, mas isso é curto prazo, e ainda não há nenhum sinal de reversão. No SAR parabólico do semanal a tendência ainda é decididamente de baixa, o que está segurando é essa LTA, se romper, vai longe. Na minha opinião o dólar deveria estar valorizando, mas com esse rompimento dos juros, a perda da LTA no IFR, tudo me leva a crer em queda.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 24, 2017 18:24:45 GMT -3.5
Na minha opinião o dólar deveria estar valorizando, mas com esse rompimento dos juros, a perda da LTA no IFR, tudo me leva a crer em queda. Não consigo ver a perda da LTA no IFR do dólar, dava para você postar o gráfico no tópico do dólar com a sua interpretação Abs
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 13, 2017 7:28:19 GMT -3.5
...[TEXTÃO - clique no link acima se quiser ler]... O que vai acontecer em 2017, se a reforma da previdência for aprovada? 1. A SELIC vai cair a menos de 10% aa até o final do ano. 2. A taxa de juros real implícita na NTN-B vai cair a menos de 3% aa, indicando que o mercado acredita que a SELIC vai cair, num futuro próximo, abaixo de 7%, para uma meta de inflação de 4,5%. ...[TEXTÃO...] 1. Vários economistas estão revisando as projeções da SELIC. A principal mudança é que já está praticamente certa a redução da SELIC em 0,75% na próxima reunião do COPOM. Vejam, por exemplo: Infomoney - Itaú revisa projeção e agora espera corte de 75 pontos da Selic na próxima semanaVerde Asset vê boas chances de um corte agressivo de 75 pontos-base na Selic já na próxima reunião do Copom2. A taxa real implícita nas NTN-B já começou a despencar. A NTN-B Principal para 2035, por exemplo, havia fechado na data da postagem (16/12/2016) com uma taxa de 6,05% (para venda). Hoje essa taxa fechou em 5,61%. Acho possível que caia abaixo de 4,5% até o final do ano, o que significa uma valorização de cerca de 30% (nominal) no preço do título. (O título já rendeu 10% apenas nos últimos 30 dias.) No comunicado de ontem o próprio COPOM indicou que a taxa real deve cair abaixo de 4,5% no final do ano, pois projeta a taxa em 8,5% e a expectativa de inflação em 4,5% (ou ligeiramente abaixo disso), o que daria uma taxa real de 4,0% (ou ligeiramente acima disso). Sorte do Brasil que eles me escutam. Copom reduz a taxa Selic para 11,25% ao anoO Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic em um ponto percentual, para 11,25% a.a., sem viés. A atualização do cenário básico do Copom pode ser descrita com as seguintes observações: O conjunto dos indicadores de atividade econômica divulgados desde a última reunião do Copom permanece compatível com estabilização da economia no curto prazo. A evidência sugere uma retomada gradual da atividade econômica ao longo de 2017; No âmbito externo, o cenário ainda é bastante incerto. Entretanto, até o momento, esse cenário tem mitigado os efeitos sobre a economia brasileira de possíveis revisões de política econômica em algumas economias centrais, notadamente nos EUA. Há incerteza sobre a sustentabilidade do crescimento econômico global e sobre a manutenção dos níveis correntes de preços de commodities; O comportamento da inflação permanece favorável. O processo de desinflação se difundiu e houve consolidação da desinflação nos componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária. A desinflação dos preços de alimentos constitui choque de oferta favorável; As expectativas de inflação apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 4,1% para 2017, mantiveram-se ao redor de 4,5% para 2018 e, para 2019 e horizontes mais distantes, encontram-se ligeiramente abaixo de 4,5%; e No cenário com trajetórias para as taxas de juros e câmbio extraídas da pesquisa Focus, as projeções do Copom encontram-se em torno de 4,1% em 2017 e mantiveram-se ao redor de 4,5% para 2018. Esse cenário supõe trajetória de juros que alcança 8,5% a.a. ao final de 2017 e se mantém nesse nível até o final de 2018.O Comitê ressalta que seu cenário básico para a inflação envolve fatores de risco em ambas as direções: (i) o alto grau de incerteza no cenário externo pode dificultar o processo de desinflação; (ii) a aprovação e implementação das reformas, notadamente as de natureza fiscal, e de ajustes na economia são relevantes para a sustentabilidade da desinflação e para a redução da taxa de juros estrutural; (iii) o choque de oferta favorável nos preços de alimentos pode produzir efeitos secundários e, portanto, contribuir para quedas adicionais das expectativas de inflação e da inflação em outros setores da economia; e (iv) a recuperação da economia pode ser mais (ou menos) demorada e gradual do que a antecipada. Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, pela redução da taxa básica de juros em um ponto percentual, para 11,25% a.a., sem viés. Essa intensificação moderada em relação ao ritmo das reuniões de janeiro e fevereiro mostra-se, no momento, adequada. O Comitê entende que a convergência da inflação para a meta de 4,5% no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui os anos-calendário de 2017 e, com peso gradualmente crescente, de 2018, é compatível com o processo de flexibilização monetária. O Copom entende que a extensão do ciclo de flexibilização monetária dependerá das estimativas da taxa de juros estrutural da economia brasileira, que continuarão a ser reavaliadas pelo Comitê ao longo do tempo, mas também da evolução da atividade econômica, dos demais fatores de risco mencionados acima e das projeções e expectativas de inflação. O Copom ressalta que o ritmo de flexibilização monetária dependerá da extensão do ciclo pretendido e do grau de sua antecipação, que por sua vez dependerá da evolução da atividade econômica, dos demais fatores de risco mencionados acima, e das projeções e expectativas de inflação. O Comitê considera o atual ritmo adequado, entretanto, a atual conjuntura econômica recomenda monitorar a evolução dos determinantes do grau de antecipação do ciclo. Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Ilan Goldfajn (Presidente), Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Viana de Carvalho, Isaac Sidney Menezes Ferreira, Luiz Edson Feltrim, Otávio Ribeiro Damaso, Reinaldo Le Grazie, Sidnei Corrêa Marques e Tiago Couto Berriel.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 18, 2017 15:43:27 GMT -3.5
Atenção o mercado do TD voltou a funcionar, tem NTNBs com taxas quase nos 6%
|
|
Crush
Forista VIP
|
Post by Crush on May 18, 2017 16:26:05 GMT -3.5
Atenção o mercado do TD voltou a funcionar, tem NTNBs com taxas quase nos 6% Oportunidade!
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 27, 2017 18:48:13 GMT -3.5
Taxas cairam fortemente de ontem para hoje. Muito bom para quem comprou pre-fixados e indexados. Mão coçando para "realizar" o ganho (vai que aparece um segundo Joesley e as taxas sobem de novo). O problema é retirar e aplicar onde?
|
|
|
Post by alphamale on Jul 28, 2017 10:32:04 GMT -3.5
Taxas cairam fortemente de ontem para hoje. Muito bom para quem comprou pre-fixados e indexados. Mão coçando para "realizar" o ganho (vai que aparece um segundo Joesley e as taxas sobem de novo). O problema é retirar e aplicar onde? Pensando o mesmo...vou segurar os IPCA, mas devo realizar os pre hoje ou nos proximos dias. A pergunta sobre onde aplicar eh pertinente e nao tem resposta facil. Eu, provavelmente, vou migrar pra FII ou LFT.
|
|