Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 28, 2017 19:46:11 GMT -3.5
A perguntá é agora quando vender tudo.. LTN e minhas NTNB a 8,03 já dobraram de valor quase... Eu continuo comprando LTN23, não sei de nada na bolsa que esteja apetitoso agora. E mantenho alguns investimentos liquidos para quando uma oportunidade aparecer.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 28, 2017 19:47:14 GMT -3.5
Não entendi @paitax, o seu link parece ser uma propaganda para o intermedium.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 28, 2017 20:21:33 GMT -3.5
Não entendi @paitax , o seu link parece ser uma propaganda para o intermedium. Acredito que a intenção tenha sido a de compartilhar a informação de que este agente de custódia também deixou de cobrar taxa de administração de títulos do tesouro. O link para a propaganda foi a forma que encontrou para indicar uma fonte fidedigna. @paitax , acredito que já seja de seu conhecimento, em todo caso: no site do tesouro tem uma relação com o valor cobrado por cada uma das corretoras. Segue o link: www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-ranking-dos-agentes-de-custodia
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 28, 2017 20:58:39 GMT -3.5
Desculpa, Potuz, rst e a todos, não sabia mesmo.
|
|
|
Post by disc126 on Mar 1, 2017 0:04:38 GMT -3.5
A perguntá é agora quando vender tudo.. LTN e minhas NTNB a 8,03 já dobraram de valor quase... Eu continuo comprando LTN23, não sei de nada na bolsa que esteja apetitoso agora. E mantenho alguns investimentos liquidos para quando uma oportunidade aparecer. Por curiosidade, pq ltn e não lft que é menos volátil?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 1, 2017 7:48:51 GMT -3.5
Eu continuo comprando LTN23, não sei de nada na bolsa que esteja apetitoso agora. E mantenho alguns investimentos liquidos para quando uma oportunidade aparecer. Por curiosidade, pq ltn e não lft que é menos volátil? LFT é renda fixa totalmente.. quando comprei as LTN e NTNB esperava estarmos no pico de juros... se eu tivesse errado levaria até o vencimento com um bom rendimento.. como estou certo.. ganhei uma valorizaçao de 45 % em meses.. com as LFT não teria isso o TESOURO é o lugar pra vc arriscar na especulação.. se errar vc leva titulos até o vencimento e tem uma renda boa.. se acertar leva essa bolada..
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 1, 2017 7:52:23 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 1, 2017 9:19:41 GMT -3.5
Eu continuo comprando LTN23, não sei de nada na bolsa que esteja apetitoso agora. E mantenho alguns investimentos liquidos para quando uma oportunidade aparecer. Por curiosidade, pq ltn e não lft que é menos volátil? Eu compro no tesouro como investimento mesmo, não para especular, a volatilidade é irrelevante para mim pois levo até vencimento. Já no caso de LTN vs LFT neste momento está muito claro: o ciclo de afrouxamento está começando e os juros devem começar a cair com força. Isto mesmo me mantém fora das NTN a algum tempo, pois a inflação também deve cair dramaticamente esse ano.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 3, 2017 8:01:16 GMT -3.5
Por curiosidade, pq ltn e não lft que é menos volátil? Eu compro no tesouro como investimento mesmo, não para especular, a volatilidade é irrelevante para mim pois levo até vencimento. Já no caso de LTN vs LFT neste momento está muito claro: o ciclo de afrouxamento está começando e os juros devem começar a cair com força. Isto mesmo me mantém fora das NTN a algum tempo, pois a inflação também deve cair dramaticamente esse ano. eu também compro TD como investimento com intenção de levar até o vencimento.. mas como agora aconteceu uma valorização de 60 % nos papéis levar até o vencimento pra mim é loucura....pq levar até o vencimento ? se vc já tem praticamente todo o ganho antecipado ? TESOURO pra mim é uma aposta que se vc errar vc ganha bons juros... até o vencimento.. se acertar vc pula fora antes.. como comecei a fazer
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 3, 2017 10:50:50 GMT -3.5
pq levar até o vencimento ? se vc já tem praticamente todo o ganho antecipado ? Esse raciocínio eu considero fundamentalmente errado. No momento da compra de uma LTN por 14%a.a. era o melhor investimento de RF benefício/risco que eu estava disposto a pagar. Logo comprei. Hoje, está certo que já tenho "ganhado muito" com a valorização no preço de face do título. Porém hoje mesmo a 10,35%a.a. continua a ser o melhor benefício/risco que eu posso ver na RF, então de fato não só não vendo as minhas notas, mas hoje mesmo enviei a comprar mais algumas. Para pre-fixados, mudar o investimento com uma queda nos juros só faz sentido para quem estava especulando e conseguiu o objectivo, ou simplesmente porque encontrou outro investimento que pode ser mas lucrativo. Quem considera o TD como especulação não tem o mesmo problema que eu: pode tirar do TD e botar aquele mesmo dinheiro na bolsa por exemplo se as condições forem favoráveis. No meu caso, o dinheiro alocado no TD é dinheiro que eu tenho para bonds de RF com baixo risco, só mudaria meu investimento antes do vencimento se existisse um outro título com as mesmas características que pague mais.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 3, 2017 11:07:45 GMT -3.5
pq levar até o vencimento ? se vc já tem praticamente todo o ganho antecipado ? Esse raciocínio eu considero fundamentalmente errado. No momento da compra de uma LTN por 14%a.a. era o melhor investimento de RF benefício/risco que eu estava disposto a pagar. Logo comprei. Hoje, está certo que já tenho "ganhado muito" com a valorização no preço de face do título. Porém hoje mesmo a 10,35%a.a. continua a ser o melhor benefício/risco que eu posso ver na RF, então de fato não só não vendo as minhas notas, mas hoje mesmo enviei a comprar mais algumas. Para pre-fixados, mudar o investimento com uma queda nos juros só faz sentido para quem estava especulando e conseguiu o objectivo, ou simplesmente porque encontrou outro investimento que pode ser mas lucrativo. Quem considera o TD como especulação não tem o mesmo problema que eu: pode tirar do TD e botar aquele mesmo dinheiro na bolsa por exemplo se as condições forem favoráveis. No meu caso, o dinheiro alocado no TD é dinheiro que eu tenho para bonds de RF com baixo risco, só mudaria meu investimento antes do vencimento se existisse um outro título com as mesmas características que pague mais. Acho que seu raciocínio é valido por dois motivos: você realmente deseja levar o título até o final e, nesse momento, ainda enxerga os prefixados como a melhor alternativa de investimento. Porém, também acho a estratégia do fiel válida. Se neste momento você tivesse a clara percepção de que haverá uma forte inversão na curva dos juros, o que seria melhor? Perrmanecer com suas LTNs até o vencimento ou trocar as LTNs por LFTs, como forma de proteger o principal? Nesse cenário, não tenho nenhuma dúvida que a troca faz sentido, ainda que um eventual erro de timing resulte em retornos menores. Feito esse esclarecimento, observo que, no meu entender, ainda não é o momento para troca. A maior parte dos ganhos que poderiam ser obtidos com a queda dos juros já ocorreu, mas ainda acredito que não atingimos o fundo da curva. Vender NTN-B ou LTN agora parece um pouco precipitado. De outro lado, acho que os riscos de uma inversão aumentaram bastante, por isso, acho que já é o momento para começar a encurtar os prazos.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 3, 2017 11:37:11 GMT -3.5
qualquer investimento q vc tenha feito e possa sacar em 1 ano com lucro de mais de 50 % se não fez vc esta fazendo besteira...dai sim vc está especulando esperando resultados melhores que isso..
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 3, 2017 11:39:36 GMT -3.5
RST isso ai.. a lógica seria sair dos pré fixados para uma LFT... mais segura.. vc ficar segurando uma LTN a 11 % no Brasil.. e se a inflação no meio do caminho a 2023 dispara a 20 % a.a ?? e ai
ou seja comprar tesouro não é renda fixa se vc compra algo pré fixado vc está especulando sim juros e inflação
se quer ser Renda Fixa pula pra LFT
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 3, 2017 11:48:29 GMT -3.5
Se neste momento você tivesse a clara percepção de que haverá uma forte inversão na curva dos juros, o que seria melhor? Perrmanecer com suas LTNs até o vencimento ou trocar as LTNs por LFTs, como forma de proteger o principal? Concordo, se tivesse uma percepção clara de que haverá uma forte inversão na curva dos juros faria. De fato isto está incluído no meu próprio post: No meu caso, o dinheiro alocado no TD é dinheiro que eu tenho para bonds de RF com baixo risco, só mudaria meu investimento antes do vencimento se existisse um outro título com as mesmas características que pague mais. porém eu tenho uma clara percepção que o ciclo de afrouxamento está começando e não finalizando. Só tivemos duas reuniões do COPOM com recortes, as curvas de juros a LP estavam (até a alta de ontem) com as duas primeiras derivadas negativas, a inflação está em queda dramática e a indústria ainda não recupera... todo, absolutamente toda a economia brasileira indica queda nos juros por mais um tempo... mudar para LFT seria suicídio.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 3, 2017 12:02:36 GMT -3.5
qualquer investimento q vc tenha feito e possa sacar em 1 ano com lucro de mais de 50 % se não fez vc esta fazendo besteira... Não vejo fundamentação nenhuma nessa afirmação.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 3, 2017 12:06:18 GMT -3.5
RST isso ai.. a lógica seria sair dos pré fixados para uma LFT... mais segura.. vc ficar segurando uma LTN a 11 % no Brasil.. e se a inflação no meio do caminho a 2023 dispara a 20 % a.a ?? e ai De fato, se a inflação vai para 20%a.a. antes de 2023 então as LTN serão um horrível investimento. Também serão ruins as LFT (em menor grau) as NTN também não serão ótimas (devido aos impostos sobre a inflação) mas serão muito melhor do que as primeiras duas. É por isto que o grosso da minha poupança está em NTNB-Principal. Porém desde há mais de um ano que venho comprando LTN de curto prazo devido a que o cociente benefício/risco cresceu muito a meu ver: todo indica queda na inflação e não aumento, especialmente num horizonte pequeno de 5-6 anos.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 3, 2017 13:11:14 GMT -3.5
porém eu tenho uma clara percepção que o ciclo de afrouxamento está começando e não finalizando. Só tivemos duas reuniões do COPOM com recortes, as curvas de juros a LP estavam (até a alta de ontem) com as duas primeiras derivadas negativas, a inflação está em queda dramática e a indústria ainda não recupera... todo, absolutamente toda a economia brasileira indica queda nos juros por mais um tempo... mudar para LFT seria suicídio. Se tudo continuar como está, este é o cenário mais provável. O problema é que quase nunca as coisas permanecem as mesmas. E temos bons motivos para acreditar que mudarão em breve: - ainda que tudo caminhe para um cenário de inflação baixa, isso NUNCA foi o normal do Brasil, por isso é de se esperar que em algum momento a situação se reverta; - daqui um ano teremos eleições para presidente. Apesar de muita gente considerar o Lula uma carta fora do baralho, ele ainda é um nome forte. Imagine o que acontecerá com as taxas de juros se ele crescer nas pesquisas; - bolsas americanas estão renovando máxima atrás de máxima, P/E médio das empresas só perde para 1929 e 2001, snapchat, que não serve para nada, fez um IPO que a precificou nas alturas e ainda assim a ação subiu mais 44% no primeiro dia de negociação, Trump está se gabando no twitter que em um mês de governo ações americanas se valorizaram mais de U$ 1 tri. São todos indícios fortes de uma bolha prestes a estourar. Quando acontecer, teremos uma fuga de capitais em todo o mundo. Parece pouco? Então lembre-se que estou considerando apenas aquilo que parece bastante óbvio de se prever, ignorando por completo os eventuais cisnes negros.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 3, 2017 14:27:47 GMT -3.5
porém eu tenho uma clara percepção que o ciclo de afrouxamento está começando e não finalizando. Só tivemos duas reuniões do COPOM com recortes, as curvas de juros a LP estavam (até a alta de ontem) com as duas primeiras derivadas negativas, a inflação está em queda dramática e a indústria ainda não recupera... todo, absolutamente toda a economia brasileira indica queda nos juros por mais um tempo... mudar para LFT seria suicídio. Se tudo continuar como está, este é o cenário mais provável. O problema é que quase nunca as coisas permanecem as mesmas. E temos bons motivos para acreditar que mudarão em breve: - ainda que tudo caminhe para um cenário de inflação baixa, isso NUNCA foi o normal do Brasil, por isso é de se esperar que em algum momento a situação se reverta; - daqui um ano teremos eleições para presidente. Apesar de muita gente considerar o Lula uma carta fora do baralho, ele ainda é um nome forte. Imagine o que acontecerá com as taxas de juros se ele crescer nas pesquisas; - bolsas americanas estão renovando máxima atrás de máxima, P/E médio das empresas só perde para 1929 e 2001, snapchat, que não serve para nada, fez um IPO que a precificou nas alturas e ainda assim a ação subiu mais 44% no primeiro dia de negociação, Trump está se gabando no twitter que em um mês de governo ações americanas se valorizaram mais de U$ 1 tri. São todos indícios fortes de uma bolha prestes a estourar. Quando acontecer, teremos uma fuga de capitais em todo o mundo. Parece pouco? Então lembre-se que estou considerando apenas aquilo que parece bastante óbvio de se prever, ignorando por completo os eventuais cisnes negros. Dando os meus dois cents, acredito que ainda há algum espaço para valorização no TD, apesar de não muito A expectativa é que a Selic possa cair até para cerca de 9,5%, até o final do ano. O Luis Gustavo Medina observou a mudança de "humor" por parte do Ilan nos últimos pronunciamentos: www.infomoney.com.br/bloomberg/mercados/noticia/6196245/ilan-goldfajn-diz-que-nao-esperava-queda-tao-rapida-inflacaoCom o desemprego em alta, e capacidade ociosa na economia é bem possível que o BC faça cortes maiores nas próximas reuniões do COPOM Nada indica uma mudança drásticar nos juros futuros no momento, nem nos gráficos, nem nos fundamentos da economia. A queda na taxa de juros pode levar a um recrudescimento da inflação, mas entre queda dos juros e aumento nos preços passam-se em geral mvários meses. De minha parte aos poucos vou vendendo, esperando primeiro caírem os juros e estando a cotação distante da MM60 no tdcharts
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 3, 2017 15:41:33 GMT -3.5
A expectativa é que a Selic possa cair até para cerca de 9,5%, até o final do ano. Em tese, os preços atuais dos títulos não seriam o reflexo desta mesma expectativa? Para os títulos continuarem a subir, a expectativa de queda dos juros teria que ser maior do que a atual. 9,5% ao final do ano já considero baixo, uma vez que o Brasil nunca manteve a inflação em 4% a.a. por muito tempo.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 3, 2017 16:33:07 GMT -3.5
A expectativa é que a Selic possa cair até para cerca de 9,5%, até o final do ano. Em tese, os preços atuais dos títulos não seriam o reflexo desta mesma expectativa? Para os títulos continuarem a subir, a expectativa de queda dos juros teria que ser maior do que a atual. 9,5% ao final do ano já considero baixo, uma vez que o Brasil nunca manteve a inflação em 4% a.a. por muito tempo. Acontece que o mercado tende a exagerar tanto para cima como para baixo. E como o gráfico do juro futuro mostra ainda há (algum) espaço para cair, mas não muito Para mim existem duas situações: Quem já está comprado e tem títulos comprados a 6% ou mais, tudo tranquilo. Pode escolher entre vender com lucro ou carregar e ir recebendo os juros. Entrar agora é vacilo, deixar em LFT, mais cedo ou mais tarde vai surgir outra crise. Que a inflação não deve permanecer baixa concordo contigo. No longo prazo o teto de gastos fatalmente vai cair
|
|