|
Post by Sultão do Swing on Dec 9, 2016 10:50:16 GMT -3.5
Isso foi na página do TD diretamente ou pela corretora? a sua corretora é agente integrado? Quando eu compro pela Mirae como custodiante, eu compro direto na página do TD. Se eu comprar pelo BB, aí sim, eu entro na seção TD do próprio site do BB. Mas eu só compro no BB em último caso, porque a taxa deles é um roubo.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 12, 2016 12:57:09 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 15, 2016 8:18:14 GMT -3.5
ATENÇÃO - Chequem o email de vocês. Para mim chegou mensagem informando de aplicativo do TD para instalação em aparelhos Android para acesso e movimentação do TD. Vou checar com mais calma depois.
|
|
|
Post by RedBaron on Jan 11, 2017 15:08:49 GMT -3.5
A corretora Easynvest oferece títulos públicos fora do Tesouro Direto com a vantagem de não incidir a taxa de 0,3% a.a. cobrada no TD. Minha dúvida, que não foi respondida a contento pelo atendimento da corretora, é sobre o spread entre o preço de compra e o preço de venda, já que na plataforma deles não dá pra visualizar o preço que pagariam em caso de venda antecipada. Alguém conhece ou já investiu lá nesses titulos? Será que o spread é compatível com o do TD?
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 12, 2017 13:30:03 GMT -3.5
A corretora Easynvest oferece títulos públicos fora do Tesouro Direto com a vantagem de não incidir a taxa de 0,3% a.a. cobrada no TD. Minha dúvida, que não foi respondida a contento pelo atendimento da corretora, é sobre o spread entre o preço de compra e o preço de venda, já que na plataforma deles não dá pra visualizar o preço que pagariam em caso de venda antecipada. Alguém conhece ou já investiu lá nesses titulos? Será que o spread é compatível com o do TD? Uma vez um amigo meu me ofereceu isso. Mas ele deixou bem claro que os títulos não ficam em meu nome, mas em nome da corretora. É praticamente como se fosse um CDB remunerado com a taxa do Tesouro Direto. Só que não é CDB, porque a corretora não pode emitir. Provavelmente sequer é coberto pelo FGC. Verifique isso. Achei que o risco não compensava. E há corretoras que cobram taxas menores.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 12, 2017 13:30:57 GMT -3.5
Eu também comprei ontem mais fui de LTN23 como tenho feito esse ano todo. Sinceramente eu não sei dizer quanto é que esse corte deve afetar os dóis papéis como para saber qual é melhor opção "de especulação". Por um lado o vencimento longe da NTN35 faz ela muito sensível a essas mudanças, mesmo que esperadas pelo mercado, por outro, o fato das NTN estarem atreladas á inflação faz elas menos voláteis a mudanças nas taxas de juros. Só amanhã saberemos. Pelo menos de ontem para hoje o efeito foi maior sobre a NTN35 (+ 2,3%) do que sobre a LTN23 (+1,7%). Acho que essa diferença deve aumentar nos próximos dias, porque o BC deixou um claro sinal de queda das taxas de juros nominais e reais. Isso pode aumentar o risco de inflação, o que torna NTN35, indexada pelo IPCA, mais atrativa. Juntando com a maior duration... Copiei aqui, por ser o tópico adequado, uma conversa com o Potuz sobre o efeito do corte de juros nos diferentes títulos do TD.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 3, 2017 13:55:24 GMT -3.5
|
|
Crush
Forista VIP
|
Post by Crush on Feb 8, 2017 7:56:17 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 8, 2017 8:38:32 GMT -3.5
Devido a que esse maio vencem as NTNB2017, incidentalmente as primeiras notas que eu comprei. Acho que continuarei comprando LTN23 em lugar de NTN. Duvido que a inflação volte a aumentar por aqui por um tempo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 8, 2017 9:02:17 GMT -3.5
Eu também comprei ontem mais fui de LTN23 como tenho feito esse ano todo. Sinceramente eu não sei dizer quanto é que esse corte deve afetar os dóis papéis como para saber qual é melhor opção "de especulação". Por um lado o vencimento longe da NTN35 faz ela muito sensível a essas mudanças, mesmo que esperadas pelo mercado, por outro, o fato das NTN estarem atreladas á inflação faz elas menos voláteis a mudanças nas taxas de juros. Só amanhã saberemos. Pelo menos de ontem para hoje o efeito foi maior sobre a NTN35 (+ 2,3%) do que sobre a LTN23 (+1,7%). Acho que essa diferença deve aumentar nos próximos dias, porque o BC deixou um claro sinal de queda das taxas de juros nominais e reais. Isso pode aumentar o risco de inflação, o que torna NTN35, indexada pelo IPCA, mais atrativa. Juntando com a maior duration... Atualizando, tanto NTN35 quanto LTN23 foram ótimos investimentos. No acumulado desde de 11/01 (data da decisão do COPOM), o retorno da LTN23 foi de 5,2%, ao passo que da NTN23 foi de 7,8%. A diferença de rendimento abriu um pouco, mas menos do que eu esperava. O principal fator é que a recessão está mais profunda que o esperado, fazendo a inflação cair mais rápido que o esperado e reduzindo o risco de retorno da inflação mesmo com taxas de juros bem baixas. Ambos os títulos foram bem superiores do IBOVESPA, que no período se valorizou "apenas" 2,9%. Ou seja, mesmo quem investiu depois da decisão do COPOM ganhou muito e bem acima do IBOVESPA, cujo retorno foi concentrado no dia 12/01.
|
|
Crush
Forista VIP
|
Post by Crush on Feb 8, 2017 11:32:26 GMT -3.5
Já "inaugurei" o novo título com alguns trocados, hahaha!
|
|
mzcl
New Member
|
Post by mzcl on Feb 11, 2017 22:25:05 GMT -3.5
O rst já tinha mencionado o post do blog viver de dividendos sobre calotes: linkAcontece que agora no começo do ano eu dei uma passada no blog e ele reforçou seu ponto de vista com um video no youtube: O pessoal lá tá criticando as contas que ele fez pra chegar na conclusão que ele chegou mas eu achei muito relevante o alerta. Imposto Inflacionário também é um imposto e passa despercebido por muita gente que investe no TD. No TD pagamos os 15% de IR mas esses 15% de IR são em cima da taxa + IPCA oficial. Então, na verdade, o governo também tá tirando a parte dele do IPCA que ele é livre pra manipular (basta ver a Argentina). Eu, por exemplo, já tinha ouvido falar em imposto inflacionário mas raramente eu levo isso em consideração nos meus devaneios (invisto há pouco tempo). Qual a opinião dos colegas? Como se proteger de um "calote branco"?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 12, 2017 7:56:51 GMT -3.5
O rst já tinha mencionado o post do blog viver de dividendos sobre calotes: linkAcontece que agora no começo do ano eu dei uma passada no blog e ele reforçou seu ponto de vista com um video no youtube: O pessoal lá tá criticando as contas que ele fez pra chegar na conclusão que ele chegou mas eu achei muito relevante o alerta. Imposto Inflacionário também é um imposto e passa despercebido por muita gente que investe no TD. No TD pagamos os 15% de IR mas esses 15% de IR são em cima da taxa + IPCA oficial. Então, na verdade, o governo também tá tirando a parte dele do IPCA que ele é livre pra manipular (basta ver a Argentina). Eu, por exemplo, já tinha ouvido falar em imposto inflacionário mas raramente eu levo isso em consideração nos meus devaneios (invisto há pouco tempo). Qual a opinião dos colegas? Como se proteger de um "calote branco"? mzcl, tentei assistir ao vídeo mas não consegui. O viver de dividendos geralmente trata de temas que me interessam, mas o fato é que a forma que ele adotou para abordá-los (vídeos de 30 min) faz com que eu não o acompanhe. Não tenho tempo nem paciência para assistir. Esse blog é um dos raros casos em que a forma anula todo o interesse que tenho pelo conteúdo. Quanto ao tema da postagem, inflação, você trouxe duas questões: imposto inflacionário e manipulação de índices. Em relação ao imposto inflacionário, realmente é algo ruim, que rouba parte da rentabilidade real acordada. De todo modo, considere que, com uma alíquota de 15%, cada 10% de inflação representam uma perda real de 1,5% para o investidor. Para sua rentabilidade real ficar negativa, a inflação teria que subir muito acima da atual, cenário possível em nosso país, mais de baixíssima probabilidade no momento. Por causa da inflação você não terá o retorno real contratado, mas ainda assim ficará no positivo. Sobre a manipulação de índices inflacionários, o fato de o governo esconder a perda do valor de compra da moeda não muda o fato de a moeda ter perdido seu poder de compra. Se você tem um título de vencimento longo, a inflação varrida para baixo do tapete em algum momento no futuro aparecerá nos índices oficiais e será refletida no título. O risco, neste caso, seria de o vencimento do título ocorrer durante um período de manipulação de índices de correção. Esse risco seria praticamente eliminado se no vencimento você recomprasse o mesmo título. Enfim, inflação é ruim sempre, inclusive para quem tem ações ou ativos reais como imóveis. Porém, o estrago que ela produz em títulos como NTN-B não são maiores do que os verificados no restante da economia.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 12, 2017 8:05:42 GMT -3.5
O rst já tinha mencionado o post do blog viver de dividendos... Olá mzcl seja bem-vindo ao fórum. Eu comecei a assistir o vídeo, e pode me chamar de preconceitoso mais decidi parar no segundo 5 quando notei que durava 30 minutos e não ia a poder continuar na frente de uma tela com um cara em fantasía falando naquela linguagem. Se você conseguir extrair o texto ou alguma coisa escrita eu posso controlar as contas que ele faz para indicar se são corretas ou não. Qualquer outra coisa que eu fale seria mera especulação dadas as palavras "calote branco" no seu post e o título do vídeo. Imagino trata-se de como o estado pode dar calote nos títulos indexados ao IPCA simplesmente emitindo moeda. Ao tempo que isto não é só uma questão teórica pois já aconteceu no passado tanto aqui como em outros países mais recentemente, todo indica que o Brasil está longe daquele tipo de situações, exatamente o contrário, o ciclo de afrouxamento monetário está começando devido a que a inflação teve a maior queda desde a década passada para o último mês. Enfim, eu pessoalmente prefiro textos do que vídeos, não posso falar por todos neste fórum.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 12, 2017 12:21:49 GMT -3.5
O rst já tinha mencionado o post do blog viver de dividendos... Olá mzcl seja bem-vindo ao fórum. Eu comecei a assistir o vídeo, e pode me chamar de preconceitoso mais decidi parar no segundo 5 quando notei que durava 30 minutos e não ia a poder continuar na frente de uma tela com um cara em fantasía falando naquela linguagem. Se você conseguir extrair o texto ou alguma coisa escrita eu posso controlar as contas que ele faz para indicar se são corretas ou não. Qualquer outra coisa que eu fale seria mera especulação dadas as palavras "calote branco" no seu post e o título do vídeo. Imagino trata-se de como o estado pode dar calote nos títulos indexados ao IPCA simplesmente emitindo moeda. Ao tempo que isto não é só uma questão teórica pois já aconteceu no passado tanto aqui como em outros países mais recentemente, todo indica que o Brasil está longe daquele tipo de situações, exatamente o contrário, o ciclo de afrouxamento monetário está começando devido a que a inflação teve a maior queda desde a década passada para o último mês. Enfim, eu pessoalmente prefiro textos do que vídeos, não posso falar por todos neste fórum. Em relação ao vídeo, o mesmo perde todo o valor quando o criador manipula os dados para justificar seus argumentos. Em relação ao TD, evidente que tem riscos consideráveis. Se não tivesse a remuneração não seria tão alta.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Feb 12, 2017 18:34:02 GMT -3.5
também não tive "saco" de ver o vídeo, o cara é muito chato. Mas fiquei curioso pois seria um dos "palhaços" que sairam da poupança para o TD. Saltando o vídeo, entendi (talvez errado) o seguinte:
- Comparou o risco de calote de um devedor PF com o risco de calote do governo. - Comparou a taxa 2017 de uma NTN (5,xx +IPCA) com o rendimento da poupanca dos ultimos 12m (2016). Sendo que em jan 16 a taxa das NTN estava acima de 7,xx.
Fiz um teste simples e mais grosseiro que a simulação do vídeo:
1000 reais aplicados em NTNBP19 e em Poupança em 02/01/2015, sacados em 02/01/17 Fiz com 1005 para incluir o custo da corretora no TD.
Poupança: Calculadora do cidadão BCB Resultado da Correção pela Poupança
Dados básicos da correção pela Poupança Dados informados Data inicial 02/01/2015 Data final 02/01/2017 Valor nominal R$ 1.005,00 (REAL) Regra de correção Antiga Dados calculados Índice de correção no período 1,1713731 Valor percentual correspondente 17,1373100% Valor corrigido na data final R$ 1.177,23 (REAL)
TD- Calculadora do tesouro direto - Considerando NTNBP19, taxa da corretora 0,5% RESULTADO DA SIMULAÇÃO Título: Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) Dias corridos entre a data de compra e a de vencimento: 1591 Dias corridos entre a data de compra e a de venda: 728 Dias úteis entre a data de compra e a de vencimento: 1090 Dias úteis entre a data de compra e a de venda: 500 Valor investido líquido: R$ 1.000,00 Rentabilidade bruta (a.a.): 15,60% Taxa de Negociação (0,0%): R$ 0,00 Taxa de administração na entrada: R$ 5,00 Valor investido bruto: R$ 1.005,00 Valor bruto do resgate: R$ 1.339,98 Valor da taxa de custódia do resgate: R$ 6,99 Valor da taxa de administração do resgate: R$ 5,80 Alíquota média de imposto de renda: 15,00% Imposto de renda: R$ 49,08 Valor líquido do resgate: R$ 1.278,11 Rentabilidade líquida após taxas e I.R. (a.a.): 12,88%
E simples correção por IPCA? De novo a calculadora do cidadão BCB
Resultado da Correção pelo IPC-A (IBGE)
Dados básicos da correção pelo IPC-A (IBGE) Dados informados Data inicial 01/2015 Data final 01/2017 Valor nominal R$ 1.005,00 ( REAL ) Dados calculados Índice de correção no período 1,1807971 Valor percentual correspondente 18,0797100 % Valor corrigido na data final R$ 1.186,70 ( REAL )
Então, a poupança rendeu menos que a inflação do período.
A NTNBP superou por larga margem a Poupança. Mas a conta é malandra (como a do vídeo), pois fez resgate da NTNBP19 antes do vencimento, com as taxas caindo.
Então fazendo conta com um título levado até o vencimento.
de novo, 1005 reais aplicados. Agora de 15/05/2013 a 15/05/2015 (vencimento da NTNBP15). Neste período, as taxas subiram.
Resultado da Correção pela Poupança
Dados básicos da correção pela Poupança Dados informados Data inicial 15/05/2013 Data final 15/05/2015 Valor nominal R$ 1.005,00 (REAL) Regra de correção Antiga Dados calculados Índice de correção no período 1,1439735 Valor percentual correspondente 14,3973500% Valor corrigido na data final R$ 1.149,69 (REAL) Fazer nova pesquisa Imprimir
NO TD NTNBP15 RESULTADO DA SIMULAÇÃO Título: Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) Dias corridos entre a data de compra e a de vencimento: 729 Dias corridos entre a data de compra e a de venda: 729 Dias úteis entre a data de compra e a de vencimento: 504 Dias úteis entre a data de compra e a de venda: 504 Valor investido líquido: R$ 1.000,00 Rentabilidade bruta (a.a.): 10,38% Taxa de Negociação (0,0%): R$ 0,00 Taxa de administração na entrada: R$ 5,00 Valor investido bruto: R$ 1.005,00 Valor bruto do resgate: R$ 1.224,45 Valor da taxa de custódia do resgate: R$ 6,66 Valor da taxa de administração do resgate: R$ 5,53 Alíquota média de imposto de renda: 15,00% Imposto de renda: R$ 31,84 Valor líquido do resgate: R$ 1.180,42 Rentabilidade líquida após taxas e I.R. (a.a.): 8,38%
Resultado da Correção pelo IPC-A (IBGE)
Dados básicos da correção pelo IPC-A (IBGE) Dados informados Data inicial 05/2013 Data final 05/2015 Valor nominal R$ 1.005,00 ( REAL ) Dados calculados Índice de correção no período 1,1581527 Valor percentual correspondente 15,8152700 % Valor corrigido na data final R$ 1.163,94 ( REAL ) Fazer nova pesquisa Imprimir
NTNBP ganha por pequena margem da poupança e da inflação. Poupança perde da inflação de novo.
Acho que este tipo de vídeo não ajuda o pequeno investidor. Como já disse alguém, torturando os números eles lhe dirão o que você quiser.
Estes cálculos olham o passado (fato). A simulação do vídeo assume premissas, que podem ou não se concretizar.
Vale a pena voltar daqui a um ano e ver quanto valerão 1000 reais aplicados em 02/01 na poupança e em uma NTNB.
Se encontrarem um erro, peço informar. Já estou de saco cheio de passar por palhaço.
abs.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 20, 2017 7:21:36 GMT -3.5
As enquetes da Reuters normalmente dão certo. Se isto é correto é um fator a considerar nas compras do TD. Com um target da inflação abaixo de 4,5 eu espero duas coisas: 1) o ritmo de quedas dos juros pode se manter em 0,50% por reunião e não 0,75 como alguns apontam e 2) as LTN devem se beneficiar muito mais que as NTN. É por isto que prefiro comprar LTN e pretendo comprar muito mais agora mesmo, estou comprando á tempo notas com vencimento em 2023. A combinação de falta de tempo para estudar a fundo empresas e o fator de estar cético com essa alta toda do mercado sem realmente ver resultados nos balanços das empresas ainda, me mantém fora de aumentos na minha carteira de ações, então estou investindo o meu sobrante mensal para o TD. A strong consensus has emerged among economists over the likelihood of a lower inflation goal in Brazil, even though the first target reduction in more than a decade is likely to be a small one, a Reuters poll showed on Friday.
A vast majority of the economists surveyed, 24 out of 28, expects the government to cut its long-held inflation goal from the current 4.5 percent in June, when the 2019 target is due to be announced.
That compares with an exclusive January poll that had 12 out of 20 economists predicting a target cut.
Investors have also raised their bets on a lower target. Break-even rates, the spread of yields on fixed-rate and inflation-linked government bonds, have fallen below 4.5 percent for the first time since records began in 2009."The National Monetary Council will have a great window of opportunity to fix a lower target," said Maurício Molan, chief economist of Banco Santander Brasil SA. Authorities have refrained from discussing the target publicly because cutting it should limit the room for interest rate cuts needed to lift Brazil out of its worst recession ever. However, economists said a stronger commitment to low inflation could boost Brazil's long-term growth prospects by reducing investors' uncertainty. The mere discussion of a lower target marks a striking change for policymakers that spent much of the past few years aggressively raising interest rates to the highest levels among major world economies as inflation shot above 10 percent. COMING IN LINE WITH PEERSMost of the economists expecting a cut, 14 out of 24, predict it to be mostly symbolic, to 4.25 percent. Nine forecast the target to be reduced to 4 percent, and one economist expects the goal to be cut to 3.5 percent. A small reduction would have little practical consequences for monetary policy but could still boost market confidence. Central bank chief Ilan Goldfajn has said Brazil should aim for a target more in line with other emerging markets. Neighboring Latin American countries such as Mexico and Chile target inflation at 3 percent. A source last year told Reuters the government had already considered a reduction by then, but ultimately ruled it out as the economy was weak and inflation high. The economy is expected to start recovering this year and inflation is set to fall below 4.5 percent in the second quarter. Economists who expect the target to be maintained noted that 2019 will be the first year of the next president's term, which raises uncertainty for that year that could stoke inflation. A poll this week showed an increase in the popularity of leftist former president Luiz Inacio Lula da Silva and of right-wing politician Jair Bolsonaro, an apologist for Brazil's 1965-1984 dictatorship, ahead of the 2018 elections. "If the government sets a new inflation target and gets surprised (by higher inflation) ... the central bank will lose credibility," economists with asset management firm Mapfre Investimentos said. Brazil began targeting inflation in 1999. The current 4.5 percent goal was first adopted for 2005, originally with a tolerance margin of plus or minus 2.5 percentage points. In 2015, the government narrowed the range to plus or minus 1.5 percentage points.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 20, 2017 8:20:29 GMT -3.5
Curiosamente, a reportagem que postou sobre a queda da inflação é ilustrada com uma barraca de laranjas, produto que, em menos de um mês, subiu mais de 40% no mercado que compro em função da quebra da safra e consequente redução dos estoques. Esta alta, especificamente, não pode ser atribuída ao descontrole inflacionário, mas está longe de ser a única que venho observando no meu dia a dia. Acho estranho os índices oficiais estarem tão baixos quando a maioria dos preços do meu dia a dia (mercado e contas fixas, principalmente) continuarem subindo quase que inercialmente apenas para recompor as perdas dos últimos anos. A queda do dólar pode ter segurado o preço de importados, mas o custo de muitos serviços que tomo rotineiramente disparou.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 28, 2017 17:31:33 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 28, 2017 18:51:35 GMT -3.5
A perguntá é agora quando vender tudo.. LTN e minhas NTNB a 8,03 já dobraram de valor quase...
|
|