Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 4, 2016 8:21:34 GMT -3.5
Eu nunca teria disparado aquele erro pois só corro o programa com java -jar .... Aliás, não tenho certeza que eu chamaria isso de erro de parte da receita e sim de erro de parte da distribuição de Linux dele pois declara erradamente a versão de Java instalada.
|
|
|
Post by cpf216 on Mar 6, 2016 11:53:12 GMT -3.5
Eu nunca teria disparado aquele erro pois só corro o programa com java -jar .... Aliás, não tenho certeza que eu chamaria isso de erro de parte da receita e sim de erro de parte da distribuição de Linux dele pois declara erradamente a versão de Java instalada. Erro por parte da distribuição Linux? Duas coisas: 1. openjdk.java.net/jeps/2232. Ou mexe na rotina de parsing, ou esquece rodar em Java mais recente. E a julgar pela quantidade de acessos que estou tendo no post, a versão 9 já está bem disseminada. Muito. Tanto que já troquei o tema do WP uma versão mais leve, mas se estourar as quotas de bandwidth, vou tirar o post de lá e mover tudo para o GitHub.
|
|
|
Post by cpf216 on Mar 6, 2016 12:12:10 GMT -3.5
Mas é isso mesmo que está lá, se entendi sua mensagem. Os JCP "anunciados" (me falta a palavra correta) e que só serão pagos em 2016 estão lá. O nome da página é "Resumo do IR". De qualquer forma, hoje chegou uma carta do BB e uma do Bradesco, então imagino/espero que as próximas cheguem nos próximos dias. Então a Socopa está bem, poucas corretoras tem esse tipo de informe. Mas no final eu ainda acho estranho pegar isso de corretora, pois é uma informação que depende de processamento fino para sair correto, coisa que geralmente só a própria empresa tem. Por exemplo: um JCP anunciado, depois alterado ou ainda cancelado. Acontece direto quando FII corrige, altera ou cancela rendimento, de fornecedor ter informação só do evento original, e não ter as alterações e cancelamentos. Coincidência ou não, os gráficos descontados ficam todos errados quando isso acontece. De onde eu tiro que o circuito de anúncio de eventos acionários está bem estruturada, mas não a parte de alterações posteriores.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 6, 2016 12:20:35 GMT -3.5
Eu nunca teria disparado aquele erro pois só corro o programa com java -jar .... Aliás, não tenho certeza que eu chamaria isso de erro de parte da receita e sim de erro de parte da distribuição de Linux dele pois declara erradamente a versão de Java instalada. Erro por parte da distribuição Linux? Duas coisas: 1. openjdk.java.net/jeps/2232. Ou mexe na rotina de parsing, ou esquece rodar em Java mais recente. E a julgar pela quantidade de acessos que estou tendo no post, a versão 9 já está bem disseminada. Muito. Tanto que já troquei o tema do WP uma versão mais leve, mas se estourar as quotas de bandwidth, vou tirar o post de lá e mover tudo para o GitHub. Não estava sabendo do novo esquema de versão, mas isso é uma questão de open-jdk ou de todo java? A receita te envia a instalar Java de Oracle no sítio deles.
|
|
|
Post by cpf216 on Mar 7, 2016 20:20:16 GMT -3.5
Erro por parte da distribuição Linux? Duas coisas: 1. openjdk.java.net/jeps/2232. Ou mexe na rotina de parsing, ou esquece rodar em Java mais recente. E a julgar pela quantidade de acessos que estou tendo no post, a versão 9 já está bem disseminada. Muito. Tanto que já troquei o tema do WP uma versão mais leve, mas se estourar as quotas de bandwidth, vou tirar o post de lá e mover tudo para o GitHub. Não estava sabendo do novo esquema de versão, mas isso é uma questão de open-jdk ou de todo java? A receita te envia a instalar Java de Oracle no sítio deles. O OpenJDK é a implementação de referência do Java SE desde a versão 7. Então ele é todo o Java. blogs.oracle.com/henrik/entry/moving_to_openjdk_as_thejdk7.java.net/java-se-7-ri/jdk8.java.net/java-se-8-ri/
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 7, 2016 20:40:58 GMT -3.5
Agora estou ainda mais confundido, eu sequer tenho um JDK compilado, e estou correndo um JRE de oracle precompilado que não segue aquela regra de nomes (mas imagino que seja mais velho do que aquele post, certamente é ainda 1.8.0)
|
|
|
Post by cpf216 on Mar 8, 2016 9:41:35 GMT -3.5
Agora estou ainda mais confundido, eu sequer tenho um JDK compilado, e estou correndo um JRE de oracle precompilado que não segue aquela regra de nomes (mas imagino que seja mais velho do que aquele post, certamente é ainda 1.8.0) A versão de referência são aquelas indicadas. As versões atualizadas, com correções de bugs, são fornecidos por outros (no caso, a Oracle, compilações do OpenJDK por terceiros). Quanto o estilo de versão: JEP 223: New Version-String Scheme. Teve mudança na regra, portanto vai ter JDK/JRE no esquema novo e antigo ao mesmo tempo. "Ambiente hostil", como dito no post. Juntando tudo, é por isso que tens uma versão pré-compilada da JRE com uma regra de versão, e outras pessoas podem ter outras versões compiladas com outra regra de versão.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Mar 12, 2016 19:48:13 GMT -3.5
Por curiosidade, com quantas páginas fica o imposto de renda de vocês? A declaração desse ano eu ainda estou preparando e para dificultar, dois FIIs (SPTW11 e XPGA11) não me enviaram o informe. Se eu soubesse disso com certeza não teria virado cotista para não ter o trabalho de calcular e ainda me arriscar a errar nos rendimentos. A minha declaração do ano passado foram 23 páginas. Esse ano deve ser um pouco mais.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 12, 2016 20:43:27 GMT -3.5
Por curiosidade, com quantas páginas fica o imposto de renda de vocês? A declaração desse ano eu ainda estou preparando e para dificultar, dois FIIs (SPTW11 e XPGA11) não me enviaram o informe. Se eu soubesse disso com certeza não teria virado cotista para não ter o trabalho de calcular e ainda me arriscar a errar nos rendimentos. A minha declaração do ano passado foram 23 páginas. Esse ano deve ser um pouco mais. Ano passado foram 26 páginas. Mas boa parte são de abas em branco ou que não preciso preencher quase nada. Imagino que mesmo quem tenha poucos dados para declarar gere pelo umas 18 páginas sem conteúdo No meu caso, o aparente excesso de páginas se deve ao grande nível de detalhamento das informações que presto na aba bens e direitos, que tem várias ações e créditos de JCP declarados e não pagos.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 13, 2016 16:19:49 GMT -3.5
Consegui finalizar as declarações. Em anos anteriores lembro ter a possibilidade na declaração da minha esposa (fazemos separados) de indicar que os bens e direitos do casal estavam declarados na minha própria declaração. Mas esse ano não achei aquele botão. Vocês saberiam me dizer se a opção ainda existe?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 13, 2016 16:21:11 GMT -3.5
Por curiosidade, com quantas páginas fica o imposto de renda de vocês? A declaração desse ano eu ainda estou preparando e para dificultar, dois FIIs (SPTW11 e XPGA11) não me enviaram o informe. Se eu soubesse disso com certeza não teria virado cotista para não ter o trabalho de calcular e ainda me arriscar a errar nos rendimentos. A minha declaração do ano passado foram 23 páginas. Esse ano deve ser um pouco mais. A minha declaração ano passado foram 21 páginas, esse ano também deve ser um pouco maior pelo mesmo motivo citado pelo rst.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 13, 2016 16:27:03 GMT -3.5
Consegui finalizar as declarações. Em anos anteriores lembro ter a possibilidade na declaração da minha esposa (fazemos separados) de indicar que os bens e direitos do casal estavam declarados na minha própria declaração. Mas esse ano não achei aquele botão. Vocês saberiam me dizer se a opção ainda existe? Lembro de ter lido uma notícia de que, a partir desse ano, a única informação do cônjuge que precisa ser informada é o número do CPF
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 13, 2016 16:41:10 GMT -3.5
Consegui finalizar as declarações. Em anos anteriores lembro ter a possibilidade na declaração da minha esposa (fazemos separados) de indicar que os bens e direitos do casal estavam declarados na minha própria declaração. Mas esse ano não achei aquele botão. Vocês saberiam me dizer se a opção ainda existe? Lembro de ter lido uma notícia de que, a partir desse ano, a única informação do cônjuge que precisa ser informada é o número do CPF Obrigado rst, acho que finalizei, porém vou aguardar até amanhã para transmitir. O meu único problema com o software foi com o tamanho da fonte. Eu utilizo uma laptop apple com uma combinação de monitor pequeno (13") e retina de alta definição. O tamanho da fonte é ridiculamente pequeno e sem opção para mudar ele. Eu não tenho problemas de visão, imagino que uma pessoa com problemas oculares deve sofrer muito fazendo a declaração neste tipo de monitor.
|
|
|
Post by cpf216 on Mar 13, 2016 20:38:35 GMT -3.5
Por curiosidade, com quantas páginas fica o imposto de renda de vocês? A declaração desse ano eu ainda estou preparando e para dificultar, dois FIIs (SPTW11 e XPGA11) não me enviaram o informe. Se eu soubesse disso com certeza não teria virado cotista para não ter o trabalho de calcular e ainda me arriscar a errar nos rendimentos. A minha declaração do ano passado foram 23 páginas. Esse ano deve ser um pouco mais. A minha desse ano ainda não terminei, mas a do ano passado... 23 páginas, e eu pouco descrevo meus bens de renda variável. Para FII eu uso a máscara: Fundo imobiliário xxxx11, CNPJ xx.xxx.xxx/xxxx-xx. nnn cotas com preço médio de nnnn,nnnn. Problema mesmo são os "anexos". 40 e tantas páginas diversas, de informe de rendimentos a recibos, mais 93 páginas de extratos, notas de corretagem e planilhas de IRRF. Especificamente em 2014 uma anomalia: Uns dias que rodei robô de média frequência, que resultaram em algumas notas de corretagem extensas. As duas maiores, uma de 22 páginas, outra de 47 páginas.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 13, 2016 20:44:00 GMT -3.5
Por curiosidade, com quantas páginas fica o imposto de renda de vocês? A declaração desse ano eu ainda estou preparando e para dificultar, dois FIIs (SPTW11 e XPGA11) não me enviaram o informe. Se eu soubesse disso com certeza não teria virado cotista para não ter o trabalho de calcular e ainda me arriscar a errar nos rendimentos. A minha declaração do ano passado foram 23 páginas. Esse ano deve ser um pouco mais. A minha desse ano ainda não terminei, mas a do ano passado... 23 páginas, e eu pouco descrevo meus bens de renda variável. Para FII eu uso a máscara: Fundo imobiliário xxxx11, CNPJ xx.xxx.xxx/xxxx-xx. nnn cotas com preço médio de nnnn,nnnn. Problema mesmo são os "anexos". 40 e tantas páginas diversas, de informe de rendimentos a recibos, mais 93 páginas de extratos, notas de corretagem e planilhas de IRRF. Especificamente em 2014 uma anomalia: Uns dias que rodei robô de média frequência, que resultaram em algumas notas de corretagem extensas. As duas maiores, uma de 22 páginas, outra de 47 páginas. Você envia as notas de corretagem? e informes de rendimentos para a receita?
|
|
|
Post by cpf216 on Mar 13, 2016 20:56:11 GMT -3.5
A minha desse ano ainda não terminei, mas a do ano passado... 23 páginas, e eu pouco descrevo meus bens de renda variável. Para FII eu uso a máscara: Fundo imobiliário xxxx11, CNPJ xx.xxx.xxx/xxxx-xx. nnn cotas com preço médio de nnnn,nnnn. Problema mesmo são os "anexos". 40 e tantas páginas diversas, de informe de rendimentos a recibos, mais 93 páginas de extratos, notas de corretagem e planilhas de IRRF. Especificamente em 2014 uma anomalia: Uns dias que rodei robô de média frequência, que resultaram em algumas notas de corretagem extensas. As duas maiores, uma de 22 páginas, outra de 47 páginas. Você envia as notas de corretagem? e informes de rendimentos para a receita? Não, não. Anexos em meio físico ou impressões de coisas digitais. Ponho num plástico e vira arquivo físico. Parte da noia de ter as coisas digitais locais, digitais em nuvem e (para coisas de IR e ativos do mundo real) também em cópias impressas.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 13, 2016 21:05:35 GMT -3.5
Você envia as notas de corretagem? e informes de rendimentos para a receita? Não, não. Anexos em meio físico ou impressões de coisas digitais. Ponho num plástico e vira arquivo físico. Parte da noia de ter as coisas digitais locais, digitais em nuvem e (para coisas de IR e ativos do mundo real) também em cópias impressas. Ahhh nesse sentido somos iguais, eu tenho todos os reportes mensais bancários de 4 países nos últimos 15 anos... alguns deles sobreviveram mudanças em containers em barcos transoceânicos
|
|
|
Post by TOBADINHA on Mar 25, 2016 19:37:23 GMT -3.5
cpf216 e/ou outros foristas fluentes no IRPF 2016, me digam: 1- Se uma Conta Corrente raramente é movimentada durante o ano e está sempre com saldo R$0,00 em 31/dez todos os anos, é necessário declará-la na ficha 'Bens e Direitos' cód-61 com o saldo sempre R$0,00, ou nem precisa incluí-la na ficha? 2- Percebi discrepância na metodologia entre Informes de Rendimentos IRPF/2016 da Caixa Federal e do Banco do Brasil, no ítem CNPJ da Fonte Pagadora. A Caixa menciona como Fonte Pagadora unicamente o CNPJ geral da empresa. Já o Banco do Brasil, varia bastante. No informe da Conta Corrente e Poupança, coloca na Fonte Pagadora o CNPJ da agência (ao invés do 'geral' 00.000.000/0001-91), e no mesmo Informe, tb lista os CNPJ's dos Fundos de Investimento q o cliente possui. Como devo preencher nas fichas 'Rendimentos Isentos' linha-08 e 'Rend Tributação Exclusiva/Definitiva' linha-06 ? a) Usar sómente o método de CNPJ diferenciado p/ cada ítem; teria então q descobrir o CNPJ da agência filial da Caixa e tb procurar os CNPJ de cada Fundo de Investimento q possuir na CX. b) Usar sómente o método de respectivo CNPJ geral, sobrepondo então nos ítens do BB (Poupança e Fundos) sempre 00.000.000/0001-91, portanto não usando CNPJ da agência filial nem CNPJ de cada Fundo de Investimento. c) P/ Poupança usar sómente o respectivo CNPJ geral (não o da agência), e p/ Fundos de Investimento usar o CNPJ dos Fundos. d) Digitar o(s) CNPJ exatamente como estão no Informe de cada banco. Se um banco menciona só o CNPJ geral e outro banco informa CNPJ's específicos, então imagino q não haveria CNPJ "mais correto", pela possibilidade de 'substituto tributário'. Bastaria o CNPJ ter algum nível de vínculo real com o produto. Se esta for a alternativa certa, mesmo sabendo q são métodos diferentes entre Caixa e BB, é "sussa" q isto não incorre em malha fina p/ declaração ? e) (Outra possibilidade ?) ============== A dúvida aumentou quando, ao procurar pela web me deparei com www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=11703 q (apesar da questão ser sobre precatórios,) levantou assunto do 'substituto tributário', onde até relata necessidade de Retificadora; destaco: "... Por atuar como substituta tributária, deverá ser informada como fonte pagadora a instituição financeira onde foi pago o precatório/RPV (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) com o respectivo CNPJ: CEF – CNPJ n° 00.360.305/0001-04; Banco do Brasil – CNPJ n° 00.000.000/0001-91 Para os contribuintes que já enviaram a declaração com CNPJs diferentes dos informados, é possível fazer a retificação da declaração mesmo após a data final. ..." ============== No meu entendimento, o correto seria o método da Caixa, ao mencionar sómente o CNPJ geral da empresa, pois quem garante os valores e rendimentos da Poupança (por ex) é a instituição como um todo, e não a agência filial. Também penso q o CNPJ geral da corporação poderia atuar como substituto tributário, justamente pelo fato da Poupança estar dentro do banco como um todo e os Fundos tb serem adquiridos dentro do banco (balanço consolidado). Porém, sei q os Fundos têm legislação específica e muitos não contam com garantias do banco. Por tudo isso, prefiro ler respostas de foristas mais interados s/ declaração de IRPF. Aproveito p/ desejar Feliz Páscoa aos participantes e agradecer pela iniciativa do pessoal q montou este espaço. Relembra os tempos áureos.
|
|
|
Post by cpf216 on Mar 25, 2016 22:01:59 GMT -3.5
cpf216 e/ou outros foristas fluentes no IRPF 2016, me digam: 1- Se uma Conta Corrente raramente é movimentada durante o ano e está sempre com saldo R$0,00 em 31/dez todos os anos, é necessário declará-la na ficha 'Bens e Direitos' cód-61 com o saldo sempre R$0,00, ou nem precisa incluí-la na ficha? Não. Ativos de menos de R$ 1.000,00 (ou R$ 5.000,00, algo assim) não precisam ser declarados. Isso vale para contas correntes, títulos de capitalização... 2- Percebi discrepância na metodologia entre Informes de Rendimentos IRPF/2016 da Caixa Federal e do Banco do Brasil, no ítem CNPJ da Fonte Pagadora. A Caixa menciona como Fonte Pagadora unicamente o CNPJ geral da empresa. Já o Banco do Brasil, varia bastante. No informe da Conta Corrente e Poupança, coloca na Fonte Pagadora o CNPJ da agência (ao invés do 'geral' 00.000.000/0001-91), e no mesmo Informe, tb lista os CNPJ's dos Fundos de Investimento q o cliente possui. Como devo preencher nas fichas 'Rendimentos Isentos' linha-08 e 'Rend Tributação Exclusiva/Definitiva' linha-06 ? Deve-se em princípio utilizar o CNPJ da Fonte pagadora. Nos casos que houver os CNPJs específicos dos fundos, usar o CNPJ específico dos fundos. a) Usar sómente o método de CNPJ diferenciado p/ cada ítem; teria então q descobrir o CNPJ da agência filial da Caixa e tb procurar os CNPJ de cada Fundo de Investimento q possuir na CX. Não. Segue o que está escrito, nada de inventar número de fora do informe. Inclusive deve-se usar os dados do informe mesmo que eles estejam errados. b) Usar sómente o método de respectivo CNPJ geral, sobrepondo então nos ítens do BB (Poupança e Fundos) sempre 00.000.000/0001-91, portanto não usando CNPJ da agência filial nem CNPJ de cada Fundo de Investimento. c) P/ Poupança usar sómente o respectivo CNPJ geral (não o da agência), e p/ Fundos de Investimento usar o CNPJ dos Fundos. d) Digitar o(s) CNPJ exatamente como estão no Informe de cada banco. Se um banco menciona só o CNPJ geral e outro banco informa CNPJ's específicos, então imagino q não haveria CNPJ "mais correto", pela possibilidade de 'substituto tributário'. Bastaria o CNPJ ter algum nível de vínculo real com o produto. Se esta for a alternativa certa, mesmo sabendo q são métodos diferentes entre Caixa e BB, é "sussa" q isto não incorre em malha fina p/ declaração ? e) (Outra possibilidade ?) Se dois bancos fazem informes com regras diferentes esse é um problema dos bancos, não seu. Segue o que está no informe. A dúvida aumentou quando, ao procurar pela web me deparei com www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=11703 q (apesar da questão ser sobre precatórios,) levantou assunto do 'substituto tributário', onde até relata necessidade de Retificadora; destaco: "... Por atuar como substituta tributária, deverá ser informada como fonte pagadora a instituição financeira onde foi pago o precatório/RPV (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) com o respectivo CNPJ: CEF – CNPJ n° 00.360.305/0001-04; Banco do Brasil – CNPJ n° 00.000.000/0001-91 Para os contribuintes que já enviaram a declaração com CNPJs diferentes dos informados, é possível fazer a retificação da declaração mesmo após a data final. ..." ============== No meu entendimento, o correto seria o método da Caixa, ao mencionar sómente o CNPJ geral da empresa, pois quem garante os valores e rendimentos da Poupança (por ex) é a instituição como um todo, e não a agência filial. Também penso q o CNPJ geral da corporação poderia atuar como substituto tributário, justamente pelo fato da Poupança estar dentro do banco como um todo e os Fundos tb serem adquiridos dentro do banco (balanço consolidado). Porém, sei q os Fundos têm legislação específica e muitos não contam com garantias do banco. Por tudo isso, prefiro ler respostas de foristas mais interados s/ declaração de IRPF. Fundos serem adquiridos dentro do banco não geram inclusão automática no balanço consolidado. Pelo contrário, isso seria uma violação de uma cacetada de regras de separação patrimonial, dados que fundos de banco tem CNPJ próprio e não são considerados "banco". Nem são cobertos pelo FGC, aliás. Sobre o resto, a mesma resposta: usa o que está no informe, ponto. Porque se der diferença, a Receita vai te chamar, e você não terá documento hábil. Na verdade o cara lá provavelmente vai rir da sua cara. O que é preciso entender é que esses papéis são um espelho, uma cópia, dos dados que os bancos enviaram à Receita por fora. Você digitar diferente é como implorar para cair na malha fina.
|
|
|
Post by TOBADINHA on Mar 26, 2016 23:09:20 GMT -3.5
Basicamente meu receio era usar 2 métodos diferentes numa mesma declaração. Mas, suas frases são bem claras: "Se dois bancos fazem informes com regras diferentes esse é um problema dos bancos, não seu. Segue o que está no informe." ... "Sobre o resto, a mesma resposta: usa o que está no informe, ponto." Se o Informe é mais importante q o 'método', q assim seja rsrss. Grato e boa Páscoa.
|
|