Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on May 14, 2016 10:45:51 GMT -3.5
Isso faz repensar até onde pode ser o fundo das elétricas. Todas endividadas, todas com diminuição no consumo! Entretanto, hora de acompanhar mais de perto. Tomara que derretam muito! Mas já vejo Copel mais atraente do que Cemig.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on May 15, 2016 11:47:26 GMT -3.5
Isso faz repensar até onde pode ser o fundo das elétricas. Todas endividadas, todas com diminuição no consumo! Entretanto, hora de acompanhar mais de perto. Tomara que derretam muito! Mas já vejo Copel mais atraente do que Cemig. A situação das elétrias tem chamado minha atenção também. Depoisde alguns anos sem ter elétricass em carteira abri recentemente uma pequena posição em Cemig e uma maior em EDP. Estou apostando mais na EDP pois vejo ela como mais eficiente e se o governo Temer realmente conseguir atrair investimentos para o setor as companhias mais eficientes vão se dar muito bem. Dei uma olhada na Copel e parece mais descontada que Cemig realmente. Vou aguardar os próximos balanços e ver o que esse governo vai fazer com o setor e com a Economia. Se me agradar aumento posição. Afinal as elétricas estão num bom preço, resta ver qual é a perspectiva para o setor e para a Economia em geral.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 18, 2016 12:47:52 GMT -3.5
A situação cada vez pior:
Cemig deixa de arquivar 20-F por ressalva de auditor relacionada a Belo Monte A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) deixou de realizar o arquivamento do relatório 20-F à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais americano, no prazo regularmente previsto, até o término do mês de abril de 2016, e solicitou uma extensão do prazo até 17 de maio. O motivo foi uma ressalva, emitida pelos auditores independentes nas demonstrações financeiras do exercício de 2015, relacionada ao investimento indireto da estatal em Belo Monte.
A Cemig possui participação acionária na Amazônia Energia e na Aliança Norte Energia Participações, acionistas da Norte Energia S.A., que administra a usina do Rio Xingu. Sua sócia na concessionária, a Eletrobras, está conduzindo uma investigação a respeito de possíveis irregularidades na empresa, entre outras empresas do grupo, após denúncias no âmbito da operação Lava Jato. A Cemig explicou que a não conclusão das investigações até 28 de março, data da divulgação do balanço da Cemig, impediu o exame das contas das controladas até aquela data.
"Os auditores independentes não obtiveram evidência de auditoria suficiente em relação ao investimento detido nas investidas, no montante de R$ 871.442 mil em 31 de dezembro de 2015, e ao resultado negativo de equivalência patrimonial de R$ 10.261 mil para o exercício findo naquela data", disse a Cemig, ao ser questionada sobre o assunto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A estatal mineira salienta que a base para opinião com ressalva diz respeito exclusivamente à limitação de escopo de eventuais efeitos, se houver, em função da investigação da Eletrobras, e não decorre de qualquer discordância a respeito de prática contábil ou critérios de divulgação das demonstrações financeiras ou limitação de acesso a documentos e informações.
"Considerando as restrições da SEC para o arquivamento do 20-F com ressalvas, a companhia entende que será necessário, de forma preliminar, solucionar na investida a questão motivadora da ressalva mencionada acima, para então proceder o arquivamento do Formulário 20-F", declarou.
A Cemig destacou que o valor total do investimento na Amazonas Energia e na Aliança Norte representa 2,13% do total do ativo consolidado e 6,71% do Patrimônio Líquido da companhia ao final de 2015.
|
|
umaq
New Member
|
Post by umaq on May 18, 2016 22:30:18 GMT -3.5
A situação cada vez pior: Cemig deixa de arquivar 20-F por ressalva de auditor relacionada a Belo MonteA Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) deixou de realizar o arquivamento do relatório 20-F à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais americano, no prazo regularmente previsto, até o término do mês de abril de 2016, e solicitou uma extensão do prazo até 17 de maio. O motivo foi uma ressalva, emitida pelos auditores independentes nas demonstrações financeiras do exercício de 2015, relacionada ao investimento indireto da estatal em Belo Monte. A Cemig possui participação acionária na Amazônia Energia e na Aliança Norte Energia Participações, acionistas da Norte Energia S.A., que administra a usina do Rio Xingu. Sua sócia na concessionária, a Eletrobras, está conduzindo uma investigação a respeito de possíveis irregularidades na empresa, entre outras empresas do grupo, após denúncias no âmbito da operação Lava Jato. A Cemig explicou que a não conclusão das investigações até 28 de março, data da divulgação do balanço da Cemig, impediu o exame das contas das controladas até aquela data. "Os auditores independentes não obtiveram evidência de auditoria suficiente em relação ao investimento detido nas investidas, no montante de R$ 871.442 mil em 31 de dezembro de 2015, e ao resultado negativo de equivalência patrimonial de R$ 10.261 mil para o exercício findo naquela data", disse a Cemig, ao ser questionada sobre o assunto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A estatal mineira salienta que a base para opinião com ressalva diz respeito exclusivamente à limitação de escopo de eventuais efeitos, se houver, em função da investigação da Eletrobras, e não decorre de qualquer discordância a respeito de prática contábil ou critérios de divulgação das demonstrações financeiras ou limitação de acesso a documentos e informações. "Considerando as restrições da SEC para o arquivamento do 20-F com ressalvas, a companhia entende que será necessário, de forma preliminar, solucionar na investida a questão motivadora da ressalva mencionada acima, para então proceder o arquivamento do Formulário 20-F", declarou. A Cemig destacou que o valor total do investimento na Amazonas Energia e na Aliança Norte representa 2,13% do total do ativo consolidado e 6,71% do Patrimônio Líquido da companhia ao final de 2015. Mau sinal. Depois dessa, resolvi vender de vez as poucas ações que possuía em carteira.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 19, 2016 6:52:51 GMT -3.5
Mau sinal. Depois dessa, resolvi vender de vez as poucas ações que possuía em carteira. Concordo que é uma má sinal, porém o argumento da empresa para tirar a responsabilidade deles é razoável. Se a empresa resulta isenta de culpas e acontece que a eletrobras é para ser responsabilizada, então a reação do mercado é muito exagerada. O problema aqui é que independentemente da investigação em Belo Monte a empresa tem apresentado resultados horríveis, piores do que esperávamos (pelo menos eu) estes últimos trimestres. O peso dos pagamentos das últimas concessões já foi sentido, com sorte os resultados próximos melhorarão ou eu mesmo estarei liquidando posição nesta empresa. Custa pensar que uma administração corrupta e políticas anticíclicas podem fazer uma elétrica com este patrimônio gerar lucros irrisórios.
|
|
|
Post by cadu28 on May 19, 2016 8:17:49 GMT -3.5
Mau sinal. Depois dessa, resolvi vender de vez as poucas ações que possuía em carteira. Concordo que é uma má sinal, porém o argumento da empresa para tirar a responsabilidade deles é razoável. Se a empresa resulta isenta de culpas e acontece que a eletrobras é para ser responsabilizada, então a reação do mercado é muito exagerada. O problema aqui é que independentemente da investigação em Belo Monte a empresa tem apresentado resultados horríveis, piores do que esperávamos (pelo menos eu) estes últimos trimestres. O peso dos pagamentos das últimas concessões já foi sentido, com sorte os resultados próximos melhorarão ou eu mesmo estarei liquidando posição nesta empresa. Custa pensar que uma administração corrupta e políticas anticíclicas podem fazer uma elétrica com este patrimônio gerar lucros irrisórios. Pois é, e vc sempre diminuía o peso da ingerência política do PT na empresa nas nossas discussões...
|
|
|
Post by wizardhsc on May 19, 2016 8:56:43 GMT -3.5
Concordo que é uma má sinal, porém o argumento da empresa para tirar a responsabilidade deles é razoável. Se a empresa resulta isenta de culpas e acontece que a eletrobras é para ser responsabilizada, então a reação do mercado é muito exagerada. O problema aqui é que independentemente da investigação em Belo Monte a empresa tem apresentado resultados horríveis, piores do que esperávamos (pelo menos eu) estes últimos trimestres. O peso dos pagamentos das últimas concessões já foi sentido, com sorte os resultados próximos melhorarão ou eu mesmo estarei liquidando posição nesta empresa. Custa pensar que uma administração corrupta e políticas anticíclicas podem fazer uma elétrica com este patrimônio gerar lucros irrisórios. Pois é, e vc sempre diminuía o peso da ingerência política do PT na empresa nas nossas discussões... Também não acreditava que o efeito PT fosse chegar tão rápido.
|
|
|
Post by Claudio66 on May 19, 2016 8:57:26 GMT -3.5
Concordo que é uma má sinal, porém o argumento da empresa para tirar a responsabilidade deles é razoável. Se a empresa resulta isenta de culpas e acontece que a eletrobras é para ser responsabilizada, então a reação do mercado é muito exagerada. O problema aqui é que independentemente da investigação em Belo Monte a empresa tem apresentado resultados horríveis, piores do que esperávamos (pelo menos eu) estes últimos trimestres. O peso dos pagamentos das últimas concessões já foi sentido, com sorte os resultados próximos melhorarão ou eu mesmo estarei liquidando posição nesta empresa. Custa pensar que uma administração corrupta e políticas anticíclicas podem fazer uma elétrica com este patrimônio gerar lucros irrisórios. Pois é, e vc sempre diminuía o peso da ingerência política do PT na empresa nas nossas discussões... Vi o Cadu comentando em um tópico de ações e obrigatoriamente tive que ler. Quando vi, era um comentário de política. cadu28!!! Cadê tuas análises das empresas?!?!?
|
|
|
Post by cadu28 on May 19, 2016 9:27:15 GMT -3.5
Pois é, e vc sempre diminuía o peso da ingerência política do PT na empresa nas nossas discussões... Vi o Cadu comentando em um tópico de ações e obrigatoriamente tive que ler. Quando vi, era um comentário de política. cadu28 !!! Cadê tuas análises das empresas?!?!? Estão pendentes mesmo, mas tem 2 motivos. O primeiro é por conta da importância que o cenário político tem sido pro país, desde o ano passado. A bolsa tem deixado de lado fundamentos, e seguido o circo político como forma de valoração de mercado. Então é inegável que o quadro político tenha ganho destaque. E isso deve se manter pelo menos até a saída em definitivo da Dilma. O segundo é que desde o começo deste ano meu foco de investimentos voltou a ser os fundos imobiliários. Acredito que eles consigam atravessar esta tempestade econômica com maior tranquilidade. Mas tudo tb é questão de preço, se o IBOV voltar a cair abaixo de 50k, o que hoje acho pouco provável, talvez volte com mais peso p/ ações. Voltando a Cemig, eu já tive a empresa na carteira, mas me desfiz dela já tem um tempo (pouco tempo depois da vitória do Pimentel), por conta do fator PT na gestão. Mesmo focando em política e deixando os fundamentos em segundo plano, ajudou muito a rentabilidade da carteira. Como já dizia desde os tempos de debate no infomoney sobre a Cemig, nunca subestimem o poder de destruição do PT. Pra mim esta deterioração econômica era tão previsível quanto o ar que respiramos.
|
|
|
Post by robinho on May 19, 2016 11:25:24 GMT -3.5
O fator PT realmente está pesando, mas vai ficar interessante para trade. Para a próxima pernada de alta, estou incluindo esta aqui na minha carteira de trades.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 19, 2016 12:18:48 GMT -3.5
Concordo que é uma má sinal, porém o argumento da empresa para tirar a responsabilidade deles é razoável. Se a empresa resulta isenta de culpas e acontece que a eletrobras é para ser responsabilizada, então a reação do mercado é muito exagerada. O problema aqui é que independentemente da investigação em Belo Monte a empresa tem apresentado resultados horríveis, piores do que esperávamos (pelo menos eu) estes últimos trimestres. O peso dos pagamentos das últimas concessões já foi sentido, com sorte os resultados próximos melhorarão ou eu mesmo estarei liquidando posição nesta empresa. Custa pensar que uma administração corrupta e políticas anticíclicas podem fazer uma elétrica com este patrimônio gerar lucros irrisórios. Pois é, e vc sempre diminuía o peso da ingerência política do PT na empresa nas nossas discussões... Eu lembro bem de duas pessoas falando isso, o Cadu e o Luis Stuhlberger. Fiquei abismado com a queda do lucro da Cemig como vocês, como a Cemig atende aí uns 8 milhões de domicílios e o lucro foi de 5 milhões, temos aí um lucro de menos de um real por domicílio. Talvez de agora em diante a gente tenha que bolar um novo múltiplo EBIT/D ou L/D. Faturamento por domicílio ou lucro por domicílio. De minha parte, se baixar de 4 eu compro alguma coisa.
|
|
|
Post by Claudio66 on May 19, 2016 20:10:14 GMT -3.5
Será que é realmente efeito PT? Olha a minha sugestão de venda em CMIG3. Quem seguiu, deixou de perder 25% (ou ganhou um absurdo, se operou vendido). Mas também sugeri a venda de CSMG3, que subiu 40% desde então. Quem fez as duas operações de venda perdeu dinheiro. Será que CSMG3 ainda vai mostrar seus podres? bochan , o pior é que eu já tinha sido informado desse rombo, sabia que era muito grande, mas achei que estavam exagerando. Aparentemente não. Vejam minha postagem no tópico da COPASA (CSMG3): clubinvest.boards.net/post/8281/thread... É preciso também lembrar a capacidade de destruição das administrações petistas. Na Petrobras, por exemplo, há um imenso passivo trabalhista, com alta probabilidade de perda nos tribunais, mas que mesmo assim não foi provisionado. Isso acontece porque os sindicalistas dominam o RH da empresa e deixam, propositadamente, um monte de brechas jurídicas para os empregados entrarem com ações depois. Não sei se já deu tempo de ocorrer esse aparelhamento na COPASA. Se deu, vai sais bem mais caro que R$ 173M. Minha recomendação é: vendam todas as estatais federais e, também, as estaduais de estados que tiveram governo do PT. Em particular, é hora de vender CMIG3 e CSMG3, pois o aparelhamento sindical pode já estar em andamento.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 19, 2016 20:58:25 GMT -3.5
Será que é realmente efeito PT? Olha a minha sugestão de venda em CMIG3. Quem seguiu, deixou de perder 25% (ou ganhou um absurdo, se operou vendido). Mas também sugeri a venda de CSMG3, que subiu 40% desde então. Quem fez as duas operações de venda perdeu dinheiro. Será que CSMG3 ainda vai mostrar seus podres? bochan , o pior é que eu já tinha sido informado desse rombo, sabia que era muito grande, mas achei que estavam exagerando. Aparentemente não. Vejam minha postagem no tópico da COPASA (CSMG3): clubinvest.boards.net/post/8281/threadMinha recomendação é: vendam todas as estatais federais e, também, as estaduais de estados que tiveram governo do PT. Em particular, é hora de vender CMIG3 e CSMG3, pois o aparelhamento sindical pode já estar em andamento. Em 12 anos fica difícil só culpar ao PT de todo o ruim da empresa e não dar crédito pelo crescimento forte dessa década... sem entrar em política, o pior que vejo "hoje" na empresa e que realmente questões políticas são culpadas é o fato da empresa ter que desembolsar R$2B com a situação de caixa atual. Realmente não tem nenhuma explicação para as licitações últimas que não sejam enviar recursos para a União. Ainda assim, eu sou da filosofia que os aspectos políticos das estatais já estão todos embutidos na estatística histórica: a CMIG foi, é e será estatal, e é a empresa que é. Eu só estou interessado nos resultados sem me importar por quem está ou não no comando por enquanto. O que sei é que os últimos 2 ITR viram piores do que eu esperava, porém o comparativo dessa vez é muito ruim dado que no ano anterior tivemos uma cobrança extraordinária de 1,5B (também vindos da União) a causa da MP de 2012. Eu ainda espero a empresa recuperar lucratividade ainda esse ano.
|
|
|
Post by cadu28 on May 19, 2016 21:05:16 GMT -3.5
Será que é realmente efeito PT? Olha a minha sugestão de venda em CMIG3. Quem seguiu, deixou de perder 25% (ou ganhou um absurdo, se operou vendido). Mas também sugeri a venda de CSMG3, que subiu 40% desde então. Quem fez as duas operações de venda perdeu dinheiro. Será que CSMG3 ainda vai mostrar seus podres? bochan , o pior é que eu já tinha sido informado desse rombo, sabia que era muito grande, mas achei que estavam exagerando. Aparentemente não. Vejam minha postagem no tópico da COPASA (CSMG3): clubinvest.boards.net/post/8281/threadMinha recomendação é: vendam todas as estatais federais e, também, as estaduais de estados que tiveram governo do PT. Em particular, é hora de vender CMIG3 e CSMG3, pois o aparelhamento sindical pode já estar em andamento. Desde que a Dilma 2 ganhou as eleições, CSMG3 chegou a cair -75%. Embora tenha dado uma pernada de alta de outubro a dezembro do ano passado, depois devolveu quase tudo. Só em março deste ano que ele entrou engrenou uma alta forte (não sei pq, não tenho mais acompanhado o ativo).
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on May 19, 2016 22:33:22 GMT -3.5
Será que é realmente efeito PT? Olha a minha sugestão de venda em CMIG3. Quem seguiu, deixou de perder 25% (ou ganhou um absurdo, se operou vendido). Mas também sugeri a venda de CSMG3, que subiu 40% desde então. Quem fez as duas operações de venda perdeu dinheiro. Será que CSMG3 ainda vai mostrar seus podres? Desde que a Dilma 2 ganhou as eleições, CSMG3 chegou a cair -75%. Embora tenha dado uma pernada de alta de outubro a dezembro do ano passado, depois devolveu quase tudo. Só em março deste ano que ele entrou engrenou uma alta forte (não sei pq, não tenho mais acompanhado o ativo). As empresas de saneamento estão tendo um ano bom. Todas tiveram reajustes de tarifa acima da inflação e os níveis dos reservatórios estão votando à normalidade. No caso da CSMG3 acho que é mais devido ao setor ter vivido dias ruins e estar se recuperando, pois SBSP3 e SAPR4 também tiveram aumento na cotação.
|
|
umaq
New Member
|
Post by umaq on May 19, 2016 22:37:57 GMT -3.5
Mau sinal. Depois dessa, resolvi vender de vez as poucas ações que possuía em carteira. Concordo que é uma má sinal, porém o argumento da empresa para tirar a responsabilidade deles é razoável. Se a empresa resulta isenta de culpas e acontece que a eletrobras é para ser responsabilizada, então a reação do mercado é muito exagerada. O problema aqui é que independentemente da investigação em Belo Monte a empresa tem apresentado resultados horríveis, piores do que esperávamos (pelo menos eu) estes últimos trimestres. O peso dos pagamentos das últimas concessões já foi sentido, com sorte os resultados próximos melhorarão ou eu mesmo estarei liquidando posição nesta empresa. Custa pensar que uma administração corrupta e políticas anticíclicas podem fazer uma elétrica com este patrimônio gerar lucros irrisórios. Potuz, Apesar da Eletrobras ser a principal envolvida (e pagará caro por isso), a Cemig muito provavelmente tb será impactada com esse "esquema". Considerando a situação financeira atual da empresa, dependendo do valor do prejuízo, ela pode vir a ter sérias dificuldades, inclusive em relação a solvência, já no curto prazo. Nos demais aspectos concordo com você. Abraço!
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 27, 2016 20:22:46 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 1, 2016 21:38:08 GMT -3.5
Este banco tem diversos contatos com a CMIG e nem falar do estado: Moody’s rebaixa ratings do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais
Por Felipe Marques | Valor
SÃO PAULO - A agência de classificação de risco de crédito Moody’s rebaixou as notas atribuídas ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), controlado pelo governo mineiro. A agência rebaixou o rating de emissor de longo prazo em moeda local e global do banco em um degrau, de “Ba3” para “B1”, ambas dentro do grau especulativo da agência. A perspectiva da nota é negativa, indicando a possibilidade de novos rebaixamentos adiante.
A ação segue o rebaixamento das notas do Estado de Minas Gerais, que foram cortadas na mesma proporção, na quinta-feira.
“O rebaixamento reflete a rápida e contínua deterioração da posição fiscal do Estado”, afirma a Moody’s. “A estratégia do BDMG está amplamente alinhada à política de desenvolvimento do Estado e à economia local, que apresentam uma concentração importante em certos segmentos. Além disso, o BDMG tem exposição relativamente alta ao setor público por meio de concessão de empréstimos aos municípios, que correspondeu a 13,7% do total de crédito, ou 47,2% do capital no primeiro trimestre de 2016”, escreve, em relatório.
A agência também ressalta a rápida deterioração da qualidade de ativos do banco — em março de 2016, as despesas com provisão para devedores duvidosos consumiram 85,71% da receita do banco. A carteira de crédito do banco também cresce acima da média do sistema, com aumento de 10,7% no acumulado 12 meses encerrados em março.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jul 5, 2016 9:40:41 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 12, 2016 19:00:05 GMT -3.5
Aí está a virada de hoje Aneel recomenda ao MME a não prorrogação do contrato de concessãoA notícia é esperada pelo mercado, mas ruim de todo jeito. Eu não sei o que vai surgir disto, duvido que alguém mais que a CMIG vai leiloar esta usina. O problema para mim é que dado o que aconteceu nos últimos contratos da CMIG e pode estar acontecendo de novo que a companhia pague muito caro uma renovação que ninguém outro quer participar. Só porque o controlador está precisando de dinheiro.
|
|