|
Post by wizardhsc on Nov 22, 2023 19:34:32 GMT -3.5
Para quem sonhava com uma privatização, essa notícia foi um soco no estômago. Eu tenho uma pequena quantidade, comprada na bacia das almas após aquela desastrosa MP da Dilma. Rendeu bons dividendos até então e permanece na carteira mais por inércia do que qualquer outro motivo. Não contava com a privatização, mas de forma alguma esperava essa federalização. Acredito que, novamente por inércia, a ação continuará na minha carteira, já que nas mãos do Estado de Minas ou da União ela continuará igualmente estatal, mas a vontade de me desfazer dela aumentou um pouco. Lembro que comprei na época e no joesleyday. Mas não segurei. Ainda acho que não vai federalizar, mas muito menos privatizar.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 22, 2023 20:59:08 GMT -3.5
Para quem sonhava com uma privatização, essa notícia foi um soco no estômago. Eu tenho uma pequena quantidade, comprada na bacia das almas após aquela desastrosa MP da Dilma. Rendeu bons dividendos até então e permanece na carteira mais por inércia do que qualquer outro motivo. Não contava com a privatização, mas de forma alguma esperava essa federalização. Acredito que, novamente por inércia, a ação continuará na minha carteira, já que nas mãos do Estado de Minas ou da União ela continuará igualmente estatal, mas a vontade de me desfazer dela aumentou um pouco. Faz diferença se você tem CMIG3 ou CMIG4. A primeira tem tag along. Como Rodrigo Pacheco disse que a federalização seria feita acima do preço de mercado (o que interessa a ele, como pré-candidato ao governo de Minas), isso pode dar um rendimento tão bom ou melhor que a privatização. Já, no caso de CMIG4, creio que não tem tag along (por isso caiu mais, hoje) e seria um péssimo negócio, pois o esperado é uma queda nos dividendos.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 22, 2023 21:47:03 GMT -3.5
Para quem sonhava com uma privatização, essa notícia foi um soco no estômago. Eu tenho uma pequena quantidade, comprada na bacia das almas após aquela desastrosa MP da Dilma. Rendeu bons dividendos até então e permanece na carteira mais por inércia do que qualquer outro motivo. Não contava com a privatização, mas de forma alguma esperava essa federalização. Acredito que, novamente por inércia, a ação continuará na minha carteira, já que nas mãos do Estado de Minas ou da União ela continuará igualmente estatal, mas a vontade de me desfazer dela aumentou um pouco. Faz diferença se você tem CMIG3 ou CMIG4. A primeira tem tag along. Como Rodrigo Pacheco disse que a federalização seria feita acima do preço de mercado (o que interessa a ele, como pré-candidato ao governo de Minas), isso pode dar um rendimento tão bom ou melhor que a privatização. Já, no caso de CMIG4, creio que não tem tag along (por isso caiu mais, hoje) e seria um péssimo negócio, pois o esperado é uma queda nos dividendos. braziljournal.com/o-minas-gerais-por-que-a-federalizacao-e-uma-ma-ideia/Se seguida a lógica da reportagem: 1) mesmo havendo tag along, federalização demoraria uns dois anos para ser concretizada; 2) nesse meio tempo, há ainda o risco de o Estado de Minas empurrar um monte de passivos para a Cemig. Pelo item 1, a venda da ON dentro do exercício de tag along não vale a pena. Pelo item 2, fazer buy and hold em qualquer uma das duas também será um mau negócio.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 23, 2023 2:10:01 GMT -3.5
Tem um aspecto secundário, o qual não é tão secundário assim, que me veio à cabeça agora
A maioria dessas empresas são galinhas dos ovos de ouro. Simplesmente é todo mundo que vai querer comprar eletricidade, a qual é fornecida em Minas pela Cemig
Federalizando tais empresas, Minas perderia uma baita fonte de renda através de dividendos ou não?
De agora em diante, para mim é simples, fujo dessas empresas como o diabo foge da cruz
PS Lembrei de mais um aspecto negativo: nós já tínhamos levantado a lebre do que aconteceria com vários concessionários de serviços públicos no caso
da chegada da inflação. Passando à órbita federal, agora é quase certo que ocorreria com a Cemig o mesmo que Dilma fez com a Petrossauro:
apertaria no máximo as tarifas para poder varrer a inflação para baixo do tapete. Com tarifa espremida, pouco ou nenhum lucro.
Sem lucro, sem dividendos...
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 23, 2023 22:24:47 GMT -3.5
Para quem sonhava com uma privatização, essa notícia foi um soco no estômago. Eu tenho uma pequena quantidade, comprada na bacia das almas após aquela desastrosa MP da Dilma. Rendeu bons dividendos até então e permanece na carteira mais por inércia do que qualquer outro motivo. Não contava com a privatização, mas de forma alguma esperava essa federalização. Acredito que, novamente por inércia, a ação continuará na minha carteira, já que nas mãos do Estado de Minas ou da União ela continuará igualmente estatal, mas a vontade de me desfazer dela aumentou um pouco. Lembro que comprei na época e no joesleyday. Mas não segurei. Ainda acho que não vai federalizar, mas muito menos privatizar. Também não acredito na federalização, mas é provável uma treta do governo federal impor uma emissão e consequente venda de ações. Fico de fora por enquanto
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 24, 2023 17:30:21 GMT -3.5
Pensando em arriscar venda de umas puts de CMIG4. Vol subiu bastante e o preço abaixo do VP já parece interessante.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 24, 2023 18:23:45 GMT -3.5
Parece que estão lançando notícias para operar em cima das ações: E, depois da queda das ações da COPASA, lançam duas notícias boas, no mesmo dia:
|
|