Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 26, 2017 6:29:21 GMT -3.5
São dois pagamentos em duas datas diferentes, a CMIG vem implementando isso todos os anos. Os valores oficiais são os seguintes: Data Ex Valor Exer Pagamento 05/12/2017 0.12177977950 Anual/2016 06/30/2017 Dividendo 05/12/2017 0.12177977950 Anual/2016 12/30/2017 Dividendo 12/26/2016 0.15099966500 Anual/2016 06/30/2017 JCP ON 12/26/2016 0.15099966500 Anual/2016 12/29/2017 JCP ON 12/26/2016 0.15099966500 Anual/2016 06/30/2017 JCP PN 12/26/2016 0.15099966500 Anual/2016 12/29/2017 JCP PN
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 26, 2017 7:06:00 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 21, 2017 14:17:59 GMT -3.5
A situação da CEMIG está realmente precária. Com uma dívida acima do PL, estão tentando pagar 11 bilhões pelas usinas que não gerarão essa receita em 5 anos. Aumentando a dívida para 200% do PL.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 21, 2017 15:11:21 GMT -3.5
A situação da CEMIG está realmente precária. Com uma dívida acima do PL, estão tentando pagar 11 bilhões pelas usinas que não gerarão essa receita em 5 anos. Aumentando a dívida para 200% do PL. Minha dúvida é; como vão pagar? Principalmente que o governo pretende receber à vista.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 21, 2017 15:24:14 GMT -3.5
A situação da CEMIG está realmente precária. Com uma dívida acima do PL, estão tentando pagar 11 bilhões pelas usinas que não gerarão essa receita em 5 anos. Aumentando a dívida para 200% do PL. Minha dúvida é; como vão pagar? Principalmente que o governo pretende receber à vista. Podem vender a TAESA, a LIGHT e loco emitir ainda mais debêntures.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 21, 2017 17:39:20 GMT -3.5
Minha dúvida é; como vão pagar? Principalmente que o governo pretende receber à vista. Podem vender a TAESA, a LIGHT e loco emitir ainda mais debêntures. Pelo que vi, a venda da TAESA e LIGHT não era suficiente se quer para pagar a divida de curto prazo. Fora que a venda das duas foi o que me deu coragem de comprar a debenture dela, sem isso vão oferecer quanto de taxa. Já começo a me preocupar com um possível prejuízo aqui.
|
|
|
Post by Derfel on Aug 21, 2017 18:26:01 GMT -3.5
Podem vender a TAESA, a LIGHT e loco emitir ainda mais debêntures. Pelo que vi, a venda da TAESA e LIGHT não era suficiente se quer para pagar a divida de curto prazo. Fora que a venda das duas foi o que me deu coragem de comprar a debenture dela, sem isso vão oferecer quanto de taxa. Já começo a me preocupar com um possível prejuízo aqui. Não acho que o governo aceita a proposta de 11bi da Cemig. Acho que vai a leilão e já está precificado a Cemig sem as 4 usinas. O ideal é ter a venda de Light e Taesa para quitar a dívida de curto prazo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 21, 2017 18:32:17 GMT -3.5
Pelo que vi, a venda da TAESA e LIGHT não era suficiente se quer para pagar a divida de curto prazo. Fora que a venda das duas foi o que me deu coragem de comprar a debenture dela, sem isso vão oferecer quanto de taxa. Já começo a me preocupar com um possível prejuízo aqui. Não acho que o governo aceita a proposta de 11bi da Cemig. Acho que vai a leilão e já está precificado a Cemig sem as 4 usinas. O ideal é ter a venda de Light e Taesa para quitar a dívida de curto prazo. De onde você tirou a primeira parte? em principio a informação é que o planalto já teria aceitado pois difícilmente eles conseguem leiloar melhor do que isso usinas obrigadas a vender abaixo do valor de mercado. Com o resto do seu post eu concordo, porém eu simplesmente vejo uma briga política para sangrar a CEMIG, ou pelos governantes de Minas ou pelo governo federal, en detrimento dos accionistas em qualquer caso.
|
|
|
Post by Derfel on Aug 21, 2017 21:48:34 GMT -3.5
Não acho que o governo aceita a proposta de 11bi da Cemig. Acho que vai a leilão e já está precificado a Cemig sem as 4 usinas. O ideal é ter a venda de Light e Taesa para quitar a dívida de curto prazo. De onde você tirou a primeira parte? em principio a informação é que o planalto já teria aceitado pois difícilmente eles conseguem leiloar melhor do que isso usinas obrigadas a vender abaixo do valor de mercado. Com o resto do seu post eu concordo, porém eu simplesmente vejo uma briga política para sangrar a CEMIG, ou pelos governantes de Minas ou pelo governo federal, en detrimento dos accionistas em qualquer caso. Baseado nessa reportagem. www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/08/1911671-agu-vai-recorrer-de-suspensao-de-venda-de-usinas-da-cemig.shtmlAGU vai recorrer de suspensão de venda de usinas da Cemig Cemig/Divulgação JULIO WIZIACK DE BRASÍLIA 21/08/2017 16h23 A Advocacia-Geral da União (AGU) deve recorrer ainda nesta segunda-feira (21) da decisão judicial que suspendeu a venda das quatro hidrelétricas da estatal mineira Cemig na sexta (18). O governo conta com o leilão das usinas de São Simão, Miranda, Jaguara e Volta Grande para fazer caixa e fechar o ano com um deficit de R$ 159 bilhões. Em sua decisão, o desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF), em Brasília, concedeu liminar em uma ação civil pública que questiona o valor de venda das hidrelétricas. A previsão do governo é levantar R$ 11 bilhões e, segundo o advogado que moveu a ação, as usinas não poderiam ser vendidas por menos de R$ 18 bilhões devido aos investimentos não amortizados pela Cemig. Enquanto se prepara para entrar com o recurso, a advogada-geral da União, a ministra Grace Mendonça, recebeu, nesta segunda-feira (21), representantes da estatal mineira de Cemig. Na conversa, eles discutiram a viabilidade de a Cemig ficar com as três usinas. A empresa quer comprar São Simão, Jaguara e Miranda e devolver a de Volta Grande. Pagariam R$ 9,7 bilhões sendo R$ 3,5 bilhões com recursos próprios. A diferença de R$ 6,2 bilhões seria obtida com empréstimos junto a um grupo de bancos liderados pelos BNDES. A equipe econômica considerou que a empresa está muito endividada e não terá condições de apresentar garantias suficientes para isso. Por isso, continua empenhada na venda das quatro usinas.
Em outra frente, a Cemig questiona no Supremo a retomada das usinas pela União. O caso pode ser julgado nesta terça-feira (22). Nesta ação, a Cemig quer fazer valer os contratos das usinas de São Simão, Miranda e Jaguara. Eles previam que a primeira renovação contratual seria automática. No entanto, em 2012, a ex-presidente Dilma Rousseff mudou as regras do setor impondo às geradoras descontos de tarifas para a renovação. A Cemig foi uma das concessionárias que não aceitou a renovação sob essas condições. Por isso, a União retomou as usinas e agora pretende leiloá-las para fazer caixa. A Cemig continua operando as usinas por meio de decisões judiciais
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 7, 2017 9:07:41 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 7, 2017 9:08:46 GMT -3.5
|
|
|
Post by robinho on Sept 7, 2017 17:53:04 GMT -3.5
Jigsaw, me tire uma dúvida. Na sua postagem diz que o papel está devidamente precificado. Contudo, em sua postagem anterior dá um potencial de valorização de 152%. Com um potencial de valorização desses, o papel não estaria subprecificado?
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 8, 2017 11:00:48 GMT -3.5
Jigsaw, me tire uma dúvida. Na sua postagem diz que o papel está devidamente precificado. Contudo, em sua postagem anterior dá um potencial de valorização de 152%. Com um potencial de valorização desses, o papel não estaria subprecificado? MUITO BOM robinho , quando postei esses dados das empresas o objetivo era esse mesmo, ESTIMULAR O DEBATE, assim todos podem entender um pouco mais da empresa. Em relação a CEMIG, ocorre que eu tenho adotado vários parâmetros (P/L, P/VP, P/EBIT, PSR, Div. Yield, EV/EBITDA, ROIC, ROE, Div. Br/ Patrim., etc) alem do próprio PSBE para indicar que a empresa está SUBVALORIZADA, SOBREVALORIZADA OU DEVIDAMENTE PRECIFICADA. Neste caso eu só consigo precificar uma empresa se pelo menos um percentual >= 70% destes parâmetros estejam atrativos, ao inves de adotar APENAS E TÃO SOMENTE O PSBE. Perceba que de acordo com o PSBE realmente a empresa está descontada, mas não me sinto confortável em dizer que a empresa está subprecificada com um P/L de 17,81x, entendeu? Eu sei que tem empresas que historicamente apresentam P/L elevado ao longo do tempo e mesmo assim costuma apresentar índice de crescimento sustentável, mas entendo que essa estratégia é um pouco arriscada. Agora se pra você o simples fato do PSBE está indicando compra seja suficiente, entao a coisa muda de figura. Note que o Valor de Mercado (mil) da empresa = 10.826.041 (10 Bilhões) e o VE PSBE indica um valor de 27.241.390 (27 Bilhões), mas prefiro atribuir um fator de segurança maior para as minhas precificações. Mais informações sobre parâmentros de indicadores, você pode obter no Tópico Parâmetros de atratividade de ações do Infomoney.
|
|
|
Post by alphamale on Sept 8, 2017 12:18:49 GMT -3.5
Jigsaw, me tire uma dúvida. Na sua postagem diz que o papel está devidamente precificado. Contudo, em sua postagem anterior dá um potencial de valorização de 152%. Com um potencial de valorização desses, o papel não estaria subprecificado? MUITO BOM robinho , quando postei esses dados das empresas o objetivo era esse mesmo, ESTIMULAR O DEBATE, assim todos podem entender um pouco mais da empresa. Em relação a CEMIG, ocorre que eu tenho adotado vários parâmetros (P/L, P/VP, P/EBIT, PSR, Div. Yield, EV/EBITDA, ROIC, ROE, Div. Br/ Patrim., etc) alem do próprio PSBE para indicar que a empresa está SUBVALORIZADA, SOBREVALORIZADA OU DEVIDAMENTE PRECIFICADA. Neste caso eu só consigo precificar uma empresa se pelo menos um percentual >= 70% destes parâmetros estejam atrativos, ao inves de adotar APENAS E TÃO SOMENTE O PSBE. Perceba que de acordo com o PSBE realmente a empresa está descontada, mas não me sinto confortável em dizer que a empresa está subprecificada com um P/L de 17,81x, entendeu? Eu sei que tem empresas que historicamente apresentam P/L elevado ao longo do tempo e mesmo assim costuma apresentar índice de crescimento sustentável, mas entendo que essa estratégia é um pouco arriscada. Agora se pra você o simples fato do PSBE está indicando compra seja suficiente, entao a coisa muda de figura. Note que o Valor de Mercado (mil) da empresa = 10.826.041 (10 Bilhões) e o VE PSBE indica um valor de 27.241.390 (27 Bilhões), mas prefiro atribuir um fator de segurança maior para as minhas precificações. Mais informações sobre parâmentros de indicadores, você pode obter no Tópico Parâmetros de atratividade de ações do Infomoney. O P/L tah baixo pq o lucro tah muito baixo comparando com niveis historicos. P/VP=0,8 leva a crer que ha certa margem de seguranca para investimento. O que eu acredito que deve fazer a diferenca pra CMIG vai ser como/se o management consegue ajustar a divida gigante.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 8, 2017 13:16:59 GMT -3.5
MUITO BOM robinho , quando postei esses dados das empresas o objetivo era esse mesmo, ESTIMULAR O DEBATE, assim todos podem entender um pouco mais da empresa. Em relação a CEMIG, ocorre que eu tenho adotado vários parâmetros (P/L, P/VP, P/EBIT, PSR, Div. Yield, EV/EBITDA, ROIC, ROE, Div. Br/ Patrim., etc) alem do próprio PSBE para indicar que a empresa está SUBVALORIZADA, SOBREVALORIZADA OU DEVIDAMENTE PRECIFICADA. Neste caso eu só consigo precificar uma empresa se pelo menos um percentual >= 70% destes parâmetros estejam atrativos, ao inves de adotar APENAS E TÃO SOMENTE O PSBE. Perceba que de acordo com o PSBE realmente a empresa está descontada, mas não me sinto confortável em dizer que a empresa está subprecificada com um P/L de 17,81x, entendeu? Eu sei que tem empresas que historicamente apresentam P/L elevado ao longo do tempo e mesmo assim costuma apresentar índice de crescimento sustentável, mas entendo que essa estratégia é um pouco arriscada. Agora se pra você o simples fato do PSBE está indicando compra seja suficiente, entao a coisa muda de figura. Note que o Valor de Mercado (mil) da empresa = 10.826.041 (10 Bilhões) e o VE PSBE indica um valor de 27.241.390 (27 Bilhões), mas prefiro atribuir um fator de segurança maior para as minhas precificações. Mais informações sobre parâmentros de indicadores, você pode obter no Tópico Parâmetros de atratividade de ações do Infomoney. O P/L tah baixo pq o lucro tah muito baixo comparando com niveis historicos. P/VP=0,8 leva a crer que ha certa margem de seguranca para investimento. O que eu acredito que deve fazer a diferenca pra CMIG vai ser como/se o management consegue ajustar a divida gigante. Com a CMIG o problema não é só a dívida como assim também o fato que a empresa está obrigada a captar ainda mais para poder tomar alguma conceção. A dívidida evoluiu sem ser transformadas em ativos imobilizados... É como se a empresa captasse fundos para entregar em forma de dividendos caros ao estado.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 8, 2017 15:41:13 GMT -3.5
O P/L tah baixo pq o lucro tah muito baixo comparando com niveis historicos. P/VP=0,8 leva a crer que ha certa margem de seguranca para investimento. O que eu acredito que deve fazer a diferenca pra CMIG vai ser como/se o management consegue ajustar a divida gigante. Com a CMIG o problema não é só a dívida como assim também o fato que a empresa está obrigada a captar ainda mais para poder tomar alguma conceção. A dívidida evoluiu sem ser transformadas em ativos imobilizados... É como se a empresa captasse fundos para entregar em forma de dividendos caros ao estado. O pior é que tudo indica que vão continuar fazendo isso com a Cemig mais e mais. Aécio é um que usa e abusa da empresa e tem força política para não largar o osso.
|
|
|
Post by robinho on Sept 9, 2017 17:53:23 GMT -3.5
Jigsaw, me tire uma dúvida. Na sua postagem diz que o papel está devidamente precificado. Contudo, em sua postagem anterior dá um potencial de valorização de 152%. Com um potencial de valorização desses, o papel não estaria subprecificado? MUITO BOM robinho , quando postei esses dados das empresas o objetivo era esse mesmo, ESTIMULAR O DEBATE, assim todos podem entender um pouco mais da empresa. Em relação a CEMIG, ocorre que eu tenho adotado vários parâmetros (P/L, P/VP, P/EBIT, PSR, Div. Yield, EV/EBITDA, ROIC, ROE, Div. Br/ Patrim., etc) alem do próprio PSBE para indicar que a empresa está SUBVALORIZADA, SOBREVALORIZADA OU DEVIDAMENTE PRECIFICADA. Neste caso eu só consigo precificar uma empresa se pelo menos um percentual >= 70% destes parâmetros estejam atrativos, ao inves de adotar APENAS E TÃO SOMENTE O PSBE. Perceba que de acordo com o PSBE realmente a empresa está descontada, mas não me sinto confortável em dizer que a empresa está subprecificada com um P/L de 17,81x, entendeu? Eu sei que tem empresas que historicamente apresentam P/L elevado ao longo do tempo e mesmo assim costuma apresentar índice de crescimento sustentável, mas entendo que essa estratégia é um pouco arriscada. Agora se pra você o simples fato do PSBE está indicando compra seja suficiente, entao a coisa muda de figura. Note que o Valor de Mercado (mil) da empresa = 10.826.041 (10 Bilhões) e o VE PSBE indica um valor de 27.241.390 (27 Bilhões), mas prefiro atribuir um fator de segurança maior para as minhas precificações. Mais informações sobre parâmentros de indicadores, você pode obter no Tópico Parâmetros de atratividade de ações do Infomoney. Valeu, Jigsaw. Grato pela explicação.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 21, 2017 9:06:14 GMT -3.5
A liminar de hoje:
“O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar para suspender acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) contrário ao andamento da conciliação entre a União e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) acerca da prorrogação da concessão das usinas hidrelétricas de Jaguara, São Simão e Miranda. A decisão foi tomada no Mandado de Segurança (MS) 35192, impetrado pela Cemig contra o acórdão do TCU. O Tribunal de Contas fundamentou sua decisão no entendimento de que a negociação em curso entre a União e a companhia energética colocaria em risco o processo licitatório das usinas lançado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com data marcada para o dia 27. O TCU alegou ainda que desconhecia os termos da conciliação em andamento. As tratativas estão em curso na Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF) da Advocacia-Geral da União, para colocar fim a ações judiciais em curso, inclusive no STF, no Recurso Ordinário em Mandado de Segurança (RMS) 34203 e na Ação Cautelar (AC) 3980, também de relatoria do ministro Dias Toffoli” A Cemig informa que as reuniões de conciliação tiveram início este mês, com novos encontros já agendados. A companhia entende que essa decisão volta a abrir a possibilidade de negociação com o Governo Federal.
eu não sei nada, mas acho que essa aqui abre de Gap de alta.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 21, 2017 12:26:02 GMT -3.5
eu não sei nada, mas acho que essa aqui abre de Gap de alta. Está claro que não sei nada
|
|
|
Post by Derfel on Sept 21, 2017 15:21:35 GMT -3.5
eu não sei nada, mas acho que essa aqui abre de Gap de alta. Está claro que não sei nada Abriu em alta mas caiu. hehehehehe
|
|