Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 1, 2016 20:48:07 GMT -3.5
Como já falado anteriormente, chegando as diluições: Permuta das Debêntures Participativas da AGC Energia por ações da CEMIGTodas são PN, o que eu gostaria saber é qual é o preço da permuta/emissão porque não está no comunicado e não vou a ir traz disso no FR agora. Mas se for o valor de mercado (imagino que não é) seria terrível para a gente ser diluídos neste preço de bananas.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 1, 2016 21:26:47 GMT -3.5
Como já falado anteriormente, chegando as diluições: Permuta das Debêntures Participativas da AGC Energia por ações da CEMIGTodas são PN, o que eu gostaria saber é qual é o preço da permuta/emissão porque não está no comunicado e não vou a ir traz disso no FR agora. Mas se for o valor de mercado (imagino que não é) seria terrível para a gente ser diluídos neste preço de bananas. Olha, acho que não terá diluição, mas sim a empresa poderá dar um ativo dela para "perdoar" essa dívida.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 1, 2016 21:35:13 GMT -3.5
Como já falado anteriormente, chegando as diluições: Permuta das Debêntures Participativas da AGC Energia por ações da CEMIGTodas são PN, o que eu gostaria saber é qual é o preço da permuta/emissão porque não está no comunicado e não vou a ir traz disso no FR agora. Mas se for o valor de mercado (imagino que não é) seria terrível para a gente ser diluídos neste preço de bananas. Olha, acho que não terá diluição, mas sim a empresa poderá dar um ativo dela para "perdoar" essa dívida. Mas esse é o problema, se a empresa troca dívida pelo preço atual de mercado estão me diluindo! vendendo meu patrimônio precisamente pela metade do valor. Já se o valor da emissão é superior eu não teria problema em trocar as debêntures por ações.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 1, 2016 21:45:39 GMT -3.5
Mas teria que ser feito pelo valor contábil, pelo menos, ou que seja avaliado esse ativo. A questão é mais da mesma, desvalorizam a ação para "dar" pros credores a empresa.
Empresa sem dívida não ocorre isso, entretanto, não há interesse dos controladores em que haja upside das ações (como no caso da CGRA, que tem o maldito POPA que emite ações para os controladores com a desculpa de ser para remuneração). Que país é esse que vivemos, onde só existe "molhação de mão?!
|
|
|
Post by tadeuoc on Mar 1, 2016 21:57:10 GMT -3.5
Posso ter entendido errado mas o que este FR está dizendo é que a AGC Energia deu suas ações ON e PN de emissão da CEMIG para o BNDESPAR.
A AGC energia é uma empresa do grupo Andrade Gutierrez.
A CEMIG não perdeu nada com isso.
Apenas o BNDESPAR aumentou sua participação na cia.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 1, 2016 21:59:57 GMT -3.5
Posso ter entendido errado mas o que este FR está dizendo é que a AGC Energia deu suas ações ON e PN de emissão da CEMIG para o BNDESPAR. A AGC energia é uma empresa do grupo Andrade Gutierrez. A CEMIG não perdeu nada com isso. Apenas o BNDESPAR aumentou sua participação na cia. Até onde eu sabia era um exercício de debêntures que eram conversíveis e que o BNDESPAR como creedor da AGC exerceu o direito.
|
|
|
Post by tadeuoc on Mar 1, 2016 22:04:51 GMT -3.5
Posso ter entendido errado mas o que este FR está dizendo é que a AGC Energia deu suas ações ON e PN de emissão da CEMIG para o BNDESPAR. A AGC energia é uma empresa do grupo Andrade Gutierrez. A CEMIG não perdeu nada com isso. Apenas o BNDESPAR aumentou sua participação na cia. Até onde eu sabia era um exercício de debêntures que eram conversíveis e que o BNDESPAR como creedor da AGC exerceu o direito. Potuz, a AGC energia possuia ações da CEMIG. As debentures são de emissão da própria AGC. Veja o seuginte trech do comunicado de 1/12/2015. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se prepara para entrar no bloco de controle da gestão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A operação, uma vez finalizada, dará ao BNDES Participações 12,9% do capital votante da elétrica e direito a dois assentos em seu conselho de administração. A mudança implicará numa redução da fatia que a empreiteira Andrade Gutierrez tem hoje na Cemig. O banco já submeteu a negociação ao Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade) para confirmar se sua entrada na Cemig não seria considerada conflituosa com sua participação em outras empresas elétricas. O Cade deu sinal verde e a perspectiva no banco, segundo apurou o Valor, é concretizar a operação ainda este ano. A mudança é parte do acordo firmado entre o BNDES e a Andrade em fins de 2009. Por meio de sua subsidiária, a AGC Energia, a Andrade se tornou naquele ano sócia da Cemig, passando a ser dona de 14,4% do capital total da elétrica. É uma fatia que pertencia à AES e que era objeto de uma longa disputa jurídica com o BNDES. A Andrade, então, entrou no circuito e adquiriu essa fatia do capital da Cemig, o que deu a ela 33% das ações ordinárias (capital votante) da elétrica. Esse bloco de ações custou à época R$ 2,115 bilhões à Andrade Gutierrez, dos quais 500 milhões foram pagos à vista e R$ 850 milhões, saldados este ano. O restante, R$ 765 milhões, foram levantados por meio de uma operação de debêntures com o BNDES que estabelecia que a partir de fevereiro de 2015 essas debêntures seriam obrigatoriamente trocadas por ações da Cemig, segundo informou o BNDES, por meio de sua assessoria. Foi essa permuta que o Cade autorizou em agosto. Em números, isso significa que o BNDESPar receberá participação equivalente a 12,9% das ações ordinárias e a 2% das ações preferenciais, o que representará 5,6% do capital total da Cemig. Somada à porção quase simbólica de 0,75% que tem hoje, a nova fatia tornará o banco dono de 6,35% do capital total da elétrica.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 1, 2016 22:07:07 GMT -3.5
Até onde eu sabia era um exercício de debêntures que eram conversíveis e que o BNDESPAR como creedor da AGC exerceu o direito. Potuz, a AGC energia possuia ações da CEMIG. As debentures são de emissão da própria AGC. Veja o seuginte trech do comunicado de 1/12/2015. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se prepara para entrar no bloco de controle da gestão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A operação, uma vez finalizada, dará ao BNDES Participações 12,9% do capital votante da elétrica e direito a dois assentos em seu conselho de administração. A mudança implicará numa redução da fatia que a empreiteira Andrade Gutierrez tem hoje na Cemig. O banco já submeteu a negociação ao Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade) para confirmar se sua entrada na Cemig não seria considerada conflituosa com sua participação em outras empresas elétricas. O Cade deu sinal verde e a perspectiva no banco, segundo apurou o Valor, é concretizar a operação ainda este ano. A mudança é parte do acordo firmado entre o BNDES e a Andrade em fins de 2009. Por meio de sua subsidiária, a AGC Energia, a Andrade se tornou naquele ano sócia da Cemig, passando a ser dona de 14,4% do capital total da elétrica. É uma fatia que pertencia à AES e que era objeto de uma longa disputa jurídica com o BNDES. A Andrade, então, entrou no circuito e adquiriu essa fatia do capital da Cemig, o que deu a ela 33% das ações ordinárias (capital votante) da elétrica. Esse bloco de ações custou à época R$ 2,115 bilhões à Andrade Gutierrez, dos quais 500 milhões foram pagos à vista e R$ 850 milhões, saldados este ano. O restante, R$ 765 milhões, foram levantados por meio de uma operação de debêntures com o BNDES que estabelecia que a partir de fevereiro de 2015 essas debêntures seriam obrigatoriamente trocadas por ações da Cemig, segundo informou o BNDES, por meio de sua assessoria. Foi essa permuta que o Cade autorizou em agosto. Em números, isso significa que o BNDESPar receberá participação equivalente a 12,9% das ações ordinárias e a 2% das ações preferenciais, o que representará 5,6% do capital total da Cemig. Somada à porção quase simbólica de 0,75% que tem hoje, a nova fatia tornará o banco dono de 6,35% do capital total da elétrica. Ahhh obrigado, é esse mesmo o comunicado que eu lembrava mas tinha lido errado! estava procurando agora mesmo, obrigado, isso explica todo. Entendi, ai para a gente não significa nada mas que ter de sócio o BNDESPAR com participação relevante. Tomara eles decidam vender logo para eu comprar mais barato.
|
|
|
Post by greenball on Mar 2, 2016 17:04:12 GMT -3.5
Potuz, a AGC energia possuia ações da CEMIG. As debentures são de emissão da própria AGC. Veja o seuginte trech do comunicado de 1/12/2015. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se prepara para entrar no bloco de controle da gestão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A operação, uma vez finalizada, dará ao BNDES Participações 12,9% do capital votante da elétrica e direito a dois assentos em seu conselho de administração. A mudança implicará numa redução da fatia que a empreiteira Andrade Gutierrez tem hoje na Cemig. O banco já submeteu a negociação ao Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade) para confirmar se sua entrada na Cemig não seria considerada conflituosa com sua participação em outras empresas elétricas. O Cade deu sinal verde e a perspectiva no banco, segundo apurou o Valor, é concretizar a operação ainda este ano. A mudança é parte do acordo firmado entre o BNDES e a Andrade em fins de 2009. Por meio de sua subsidiária, a AGC Energia, a Andrade se tornou naquele ano sócia da Cemig, passando a ser dona de 14,4% do capital total da elétrica. É uma fatia que pertencia à AES e que era objeto de uma longa disputa jurídica com o BNDES. A Andrade, então, entrou no circuito e adquiriu essa fatia do capital da Cemig, o que deu a ela 33% das ações ordinárias (capital votante) da elétrica. Esse bloco de ações custou à época R$ 2,115 bilhões à Andrade Gutierrez, dos quais 500 milhões foram pagos à vista e R$ 850 milhões, saldados este ano. O restante, R$ 765 milhões, foram levantados por meio de uma operação de debêntures com o BNDES que estabelecia que a partir de fevereiro de 2015 essas debêntures seriam obrigatoriamente trocadas por ações da Cemig, segundo informou o BNDES, por meio de sua assessoria. Foi essa permuta que o Cade autorizou em agosto. Em números, isso significa que o BNDESPar receberá participação equivalente a 12,9% das ações ordinárias e a 2% das ações preferenciais, o que representará 5,6% do capital total da Cemig. Somada à porção quase simbólica de 0,75% que tem hoje, a nova fatia tornará o banco dono de 6,35% do capital total da elétrica. Ahhh obrigado, é esse mesmo o comunicado que eu lembrava mas tinha lido errado! estava procurando agora mesmo, obrigado, isso explica todo. Entendi, ai para a gente não significa nada mas que ter de sócio o BNDESPAR com participação relevante. Tomara eles decidam vender logo para eu comprar mais barato. significa ainda mais governo dentro da empresa. Não que a Andrade seja confiável. Mas, pelo menos não é diluição.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 3, 2016 11:43:15 GMT -3.5
|
|
|
Post by ldiablosl on Mar 4, 2016 8:19:59 GMT -3.5
Fato Relevante Divulgação de Negociação Relevante do BNDESPAR A COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS – CEMIG (“Cemig”), companhia aberta, com ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri, vem a público informar, nos termos nos termos do artigo 12 da Instrução CVM nº 358 de 03/01/2002, conforme alterada, à Comissão de Valores Mobiliários - CVM, à BM&F Bovespa S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (“BM&FBovespa”) e ao mercado em geral que recebeu correspondência do BNDES PARTICIPAÇÕES S.A. - BNDESPAR (“BNDESPAR”) com o seguinte conteúdo: “1. A BNDES PARTICIPAÇÕES S.A. - BNDESPAR, subsidiária integral do BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES, com sede em Brasília, Distrito Federal, no Centro Empresarial Parque Cidade, Setor Comercial Sul – SCS, Quadra 9, Torre C, 12º andar e escritório de serviços na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, na Avenida República do Chile n.º 100, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 00.383.281/0001-09, vem, nos termos do art. 12 da Instrução CVM n.º 358/02 (“Instrução CVM”), conforme alterada, e do OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SEP/N°002/2015, informar que, em 03.03.2016, a BNDESPAR permutou a totalidade das debêntures objeto da Escritura da 1ª Emissão Privada de Debêntures Perpétuas, Participativas, Não Conversíveis, Permutáveis, da Espécie com Garantia Real, em série Única, da AGC Energia datada de 28/02/2011 e aditada em 17/01/2012, por 54.342.992 ações ordinárias e 16.718.797 ações preferenciais de emissão da Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (“CEMIG”), de titularidade da AGC Energia. 2. Após a referida permuta, a participação da BNDESPAR no capital ordinário e preferencial da Companhia — que, em 02/03/2016, totalizava 0% e 1,13% — passou a corresponder a 12,9% e 3,13%, respectivamente, configurando-se, portanto, negociação relevante, segundo artigo 12, §1º, da instrução CVM nº 358/02. 3. A participação da BNDESPAR no capital total da Companhia que, em 02/03/16, representava 0,75%, passou a corresponder a 6,4%. 4. Solicitamos, por fim, a transmissão das informações ora prestadas ao mercado, nos termos da Instrução CVM citada.” A Cemig manterá os seus acionistas e o mercado devidamente informados sobre atualizações relacionadas ao tema acima. Belo Horizonte, 03 de Março de 2016
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 22, 2016 10:14:57 GMT -3.5
Hoje resolvi vender minhas CMIG3. Diante de tudo que expuseram sobre Petrobras e Copasa, sei que pode acontecer em Cemig, então fiquei apenas com uma leve posição em CMIG4. Dia 29/03 tem resultado!
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 22, 2016 20:20:52 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 22, 2016 20:26:01 GMT -3.5
Hoje resolvi vender minhas CMIG3. Diante de tudo que expuseram sobre Petrobras e Copasa, sei que pode acontecer em Cemig, então fiquei apenas com uma leve posição em CMIG4. Dia 29/03 tem resultado! Idem, mas no meu caso CMIG4, finalmente saí do vermelho no ativo e, como considero esta alta na bolsa 100% especulativa, achei que era hora de sair. No longo prazo, ainda considero o ativo uma boa opção, mas só volto a comprar novamente em preços bem "camaradas". Aliás, já que o papo é Cemig era hoje o dia da audiência de conciliação para resolver a pendenga das usinas que iam ou não iam voltar para a União, não era??
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 22, 2016 20:35:35 GMT -3.5
Hoje resolvi vender minhas CMIG3. Diante de tudo que expuseram sobre Petrobras e Copasa, sei que pode acontecer em Cemig, então fiquei apenas com uma leve posição em CMIG4. Dia 29/03 tem resultado! Idem, mas no meu caso CMIG4, finalmente saí do vermelho no ativo e, como considero esta alta na bolsa 100% especulativa, achei que era hora de sair. No longo prazo, ainda considero o ativo uma boa opção, mas só volto a comprar novamente em preços bem "camaradas". Aliás, já que o papo é Cemig era hoje o dia da audiência de conciliação para resolver a pendenga das usinas que iam ou não iam voltar para a União, não era?? Excelente pergunta. Não saiu nada, Potuz, sabe de algo?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 22, 2016 21:10:07 GMT -3.5
Idem, mas no meu caso CMIG4, finalmente saí do vermelho no ativo e, como considero esta alta na bolsa 100% especulativa, achei que era hora de sair. No longo prazo, ainda considero o ativo uma boa opção, mas só volto a comprar novamente em preços bem "camaradas". Aliás, já que o papo é Cemig era hoje o dia da audiência de conciliação para resolver a pendenga das usinas que iam ou não iam voltar para a União, não era?? Excelente pergunta. Não saiu nada, Potuz, sabe de algo? Sem tempo, só soube deste post pelo tag do @paitax. Acho que o Sultão do Swing deve estar confundido pois o último que eu sabia é que a reunião esteve marcada para o 22/ 2 (e por isso assumi que foi um erro) e foi adiada com prazo de até 30 dias com datas a marcar pelo STF o que daria como data até amanhã, mas não soube mais nada ao respeito.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 22, 2016 22:41:52 GMT -3.5
Excelente pergunta. Não saiu nada, Potuz , sabe de algo? Sem tempo, só soube deste post pelo tag do @paitax . Acho que o Sultão do Swing deve estar confundido pois o último que eu sabia é que a reunião esteve marcada para o 22/ 2 (e por isso assumi que foi um erro) e foi adiada com prazo de até 30 dias com datas a marcar pelo STF o que daria como data até amanhã, mas não soube mais nada ao respeito. Mas eu também não inventei, se você pesquisar "audiência de conciliação da Cemig" no "notícias do Google", aparece uma notícia com a seguinte ementa: "A pedido da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi adiada para 22 de março a audiência de conciliação entre a estatal e a União" O órgão que publicou a notícia se chama "Hoje em Dia". no dia 23 de fevereiro Só que quando a gente clica no link: www.hojeemdia.com.br/noticias/conciliac-o-entre-uni-o-e-cemig-no-stf-e-adiada-1.381020Aparece "página não encontrada"
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Mar 24, 2016 21:25:03 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 25, 2016 7:52:20 GMT -3.5
Em teoria isso não deve impactar a CEMIG pois ela não possui hidrelétricas grandes realmente afetadas pela seca. A matéria cita a dívida da Santo António como elevada, é dificil saber que parte é devido a seca, mas eu chutaria que a dívida da Santo António é simplesmente operacional. Enfim, não estaria surpreso de nenhuma maquiagem no balanço da CMIG neste momento nacional.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 30, 2016 6:45:50 GMT -3.5
2015-12-31 Resultados de CIA ENERG MINAS GERAIS - CEMIGDemostrativo de Resultado Conta | Valor em 2015-12-31 | Acumulado em 12m | Trimestre anterior | Variação | Trim. ano anterior | Variação | Receitas líquidas de venda | 5.266.576 | 21.292.211 | 4.783.876 | 10,09% | 6.209.159 | -15,18% | Custos dos Bens/Serviços | -3.844.681 | -15.783.198 | -4.089.458 | -5,99% | -4.042.051 | -4,88% | Resultado Bruto | 1.421.895 | 5.509.013 | 694.418 | 104,76% | 2.167.108 | -34,39% | Margem Bruta | 27,00% | 25,87% | 14,52% | | 34,90% | | EBIT | 289.996 | 4.119.528 | 447.075 | -35,13% | 1.969.358 | -85,27% | Margem EBIT | 5,51% | 19,35% | 9,35% | | 31,72% | | Resultado Financeiro | 70.717 | -735.067 | -280.753 | -125,19% | -512.827 | -113,79% | Resultado Líquido | 306.033 | 2.491.878 | 166.954 | 83,30% | 1.116.884 | -72,60% | Margem Líquida | 5,81% | 11,70% | 3,49% | | 17,99% | |
Demostrativo de Fluxo de Caixa Conta | Valor em 2015-12-31 | Acumulado 12m | Trimestre anterior | Trim. ano anterior | Variação | Caixa Líquido de Atividades Operacionais | 618.504 | 3.007.236 | 1.418.552 | 484.924 | 27,55% | Caixa Líquido atividades Investimento | -1.888.452 | -3.216.837 | -933.248 | -954.138 | 97,92% | Caixa Líquido de Atividades de Financiamento | 588.523 | 247.090 | 363.738 | 29.613 | 1887,38% | Variação Cambial | 0 | 0 | 0 | 0 | -nan% | Aumento (redução) de Caixa e Equivalentes | -681.425 | 37.489 | 849.042 | -439.601 | 55,01% |
Principais indicadores Fundamentalistas (12m)Indicadores de Preço | Indicadores de Performance | P/L :3,15 | ROE :19,17% | P/EBIT :1,90 | ROIC :10,83% | PSR :0,37 | Liq. Corrente :0,72 | EV/EBIT :5,36 | Div Br/PL :116,67% | P/PL :0,60 | | P/Cap de Giro :-2,12 | | P/At Circ Liq :2,55 | Div. Yield :16,16% |
Processed by denet@potuz.net
|
|