|
Post by wizardhsc on Oct 24, 2018 20:22:17 GMT -3.5
A nova cielo? Heineken reporta crescimento de 2 dígitos no brasil com amstel e devassa. Jamais. Se me perguntar se o negócio da Cielo continuará existindo daqui a 20 anos, minha resposta é provavelmente não. Se fizer a mesma pergunta sobre Ambev a resposta é certamente sim. Situações completamente diferentes. A única semelhança é o valuation elevado. Concordo em partes, mas acho que o negócio da Cielo vai durar bem mais de 20 anos. Só lembrar que o domínio dela no mercado online é muito maior que no varejo tradicional. Em relação a ABEV o momento é ruim, mas quem sabe não surja a oportunidade certa.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Oct 26, 2018 18:11:20 GMT -3.5
Jamais. Se me perguntar se o negócio da Cielo continuará existindo daqui a 20 anos, minha resposta é provavelmente não. Se fizer a mesma pergunta sobre Ambev a resposta é certamente sim. Situações completamente diferentes. A única semelhança é o valuation elevado. Concordo em partes, mas acho que o negócio da Cielo vai durar bem mais de 20 anos. Só lembrar que o domínio dela no mercado online é muito maior que no varejo tradicional. Em relação a ABEV o momento é ruim, mas quem sabe não surja a oportunidade certa. Comento não em longevidade (ainda que acredite na diminuição do consumo de cerveja no Brasil em 20 anos). Mas de uma cia que tinha a faca e o queijo, e deixou a oportunidade passar. Outrora eram as queridinhas do mercado, empresas boas demais pra serem verdade, exemplo de ROE e gestão etc. Cielo chega ao absurdo de estar valendo menos que concorrente com 5% de mkt share por ter focado no varejo de volume. Algo semelhante ocorre na abev, em posição confortável de líder, que foca em vender pra massa, enquanto outros vão tomando o espaço no mercado menor. Sim, continua gerando 50bilhões, pode comprar a concorrência e virar um oligopólio, tem várias mentes brilhantes na corp, mas eu apostaria hoje numa volta aos 15x P/L e aí sim ficaria interessante.
|
|
|
Post by rogerdff on Oct 28, 2018 21:44:22 GMT -3.5
P/L perto dos 15 também animaria entrar.
Isso daria um preço perto dos 10.
Hoje está com P/L em 22 com preço de 15.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Oct 29, 2018 6:06:03 GMT -3.5
Concordo em partes, mas acho que o negócio da Cielo vai durar bem mais de 20 anos. Só lembrar que o domínio dela no mercado online é muito maior que no varejo tradicional. Em relação a ABEV o momento é ruim, mas quem sabe não surja a oportunidade certa. Comento não em longevidade (ainda que acredite na diminuição do consumo de cerveja no Brasil em 20 anos). Mas de uma cia que tinha a faca e o queijo, e deixou a oportunidade passar. Outrora eram as queridinhas do mercado, empresas boas demais pra serem verdade, exemplo de ROE e gestão etc. Cielo chega ao absurdo de estar valendo menos que concorrente com 5% de mkt share por ter focado no varejo de volume. Algo semelhante ocorre na abev, em posição confortável de líder, que foca em vender pra massa, enquanto outros vão tomando o espaço no mercado menor.
Sim, continua gerando 50bilhões, pode comprar a concorrência e virar um oligopólio, tem várias mentes brilhantes na corp, mas eu apostaria hoje numa volta aos 15x P/L e aí sim ficaria interessante. E a Cielo tem que abrir o olho "no tocante a essa qüestão". Pois é assim que começa. Primeiro eles focam nos pequenos, aí vão crescendo, até começar a abordarem os grandes. Eu já estou vendo alguns comércios médios com maquininha da Pagseguro.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 29, 2018 8:08:45 GMT -3.5
Não que a Ambev vá deixar de existir, mas eu começo a ver a Heineken entrando cada vez mais no mercado da Ambev, se tornando cada vez mais popular. Eu conheço gente que ganha 2-3 salários mínimos e toma Heineken, o que seria impensável há não muito tempo...
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 9, 2018 15:11:34 GMT -3.5
|
|
|
Post by bpilgrim on Nov 9, 2018 19:43:29 GMT -3.5
Não que a Ambev vá deixar de existir, mas eu começo a ver a Heineken entrando cada vez mais no mercado da Ambev, se tornando cada vez mais popular. Eu conheço gente que ganha 2-3 salários mínimos e toma Heineken, o que seria impensável há não muito tempo... Exatamente, a empresa é excelente, mas as estimativas atuais de expansão não justificam pagar um P/L de quase 30. Mesmo com as quedas, está por volta de 23. Ainda acho alto.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 20, 2018 20:56:14 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 29, 2019 9:31:34 GMT -3.5
Alguns dias despues
A hora de comprar uma ação é na crise. E em épocas normais é sempre aconselhável esperar um resultado que está para sair. Aprendi isso levando na cabeça. Como eu já escrevi aqui Bismarck dizia que o melhor é aprender com os erros dos outros (Bismarck o ex-chanceler alemão e não o ex-jogador do Vasco - desculpem mas eu não resisti)
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 27, 2020 10:51:07 GMT -3.5
Hoje pode ser um dia histórico para a Ambev, ela pode estar perdendo um suporte histórico
Hoje pode ser um dia histórico para a Ambev, ela pode estar perdendo um suporte histórico Hoje também foi o dia de publicação de resultados O tom das notícias publicadas me pareceu algo triunfalista e otimista: g1.globo.com/economia/noticia/2020/02/27/ambev-registra-lucro-de-mais-de-r-12-bilhoes-em-2019.ghtmlwww.sunoresearch.com.br/noticias/ambev-apresenta-lucro-liquido-2019/Lendo o release, no entanto, a minha impressão foi de algo que talvez fosse melhor classificar de insatisfatório
Houve uma aumento significativo no custo dos produtos vendidos (CPV), como aumento com as despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A), isso pressionou o EBITDA o qual foi 9,3% menor que o mesmo período do ano passado.
Os relatos de aumento no lucro líquido, então, devem ter origem em um não-recorrente, o qual parece ter sido o pagamento menor de IR
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 24, 2020 14:56:37 GMT -3.5
E agora com P/L a 15 que era esperado, mesmo com cenário gráfico mensal complicado, vale a pena?
Ou cenário é cada vez mais desafiador com aperto margens daqui em diante?
Mesmo com a provável queda do P/L, mercado da Ambev não é resiliente suficiente?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 24, 2020 14:57:16 GMT -3.5
E agora com P/L a 15 que era esperado, mesmo com cenário gráfico mensal complicado, vale a pena? Ou cenário é cada vez mais desafiador com aperto margens daqui em diante? Mesmo com a provável queda do P/L, mercado da Ambev não é resiliente suficiente? A julgar por quanto eu tô bebendo na quarentena, vale a pena comprar muito.
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 24, 2020 15:00:54 GMT -3.5
E agora com P/L a 15 que era esperado, mesmo com cenário gráfico mensal complicado, vale a pena? Ou cenário é cada vez mais desafiador com aperto margens daqui em diante? Mesmo com a provável queda do P/L, mercado da Ambev não é resiliente suficiente? A julgar por quanto eu tô bebendo na quarentena, vale a pena comprar muito. Concorrência. Fora que vejo pouco sentido pagar prêmio de crescimento com um cenário tão incerto.
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 5, 2020 11:40:10 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 5, 2020 17:35:02 GMT -3.5
Eu entrei semanas atrás em 11,80, ainda que com uma posição pequena. Não paguei nenhuma pechincha, mas pelo menos não foi um preço tão caro quanto o que ela historicamente vinha sendo negociada. É uma empresa que dispensa apresentações e um dos poucos negócios que não tenho nenhuma dúvida (nenhuma mesmo) de que estará operando normalmente ano que vem.
|
|
|
Post by rogerdff on Sept 8, 2020 16:39:14 GMT -3.5
Eu entrei semanas atrás em 11,80, ainda que com uma posição pequena. Não paguei nenhuma pechincha, mas pelo menos não foi um preço tão caro quanto o que ela historicamente vinha sendo negociada. É uma empresa que dispensa apresentações e um dos poucos negócios que não tenho nenhuma dúvida (nenhuma mesmo) de que estará operando normalmente ano que vem. Dando oportunidade de volta aos 12 !? Esse gráfico mensal.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 29, 2024 9:38:23 GMT -3.5
Empresa anda meio esquecida e andando de lado.
Compreendo que a história das Americanas trouxe bastante desconfiança com as demonstrações financeiras das empresas dos Lehman boys, principalmente por não ser o primeiro caso do tipo, mas, posso estar enganado, são negócios que transmitem imagens bem diferentes. Um sempre consumiu muito caixa e só vivia de seguidos aumentos de capital, outro sempre gerou muito caixa e sempre cresceu pagando dividendos.
Qual o problema que estão vendo aqui? Valuation esticado, concorrência da Heineken e das cervejarias artesanais ou algum outro ponto que não estou observando?
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 29, 2024 9:57:26 GMT -3.5
Empresa anda meio esquecida e andando de lado. Compreendo que a história das Americanas trouxe bastante desconfiança com as demonstrações financeiras das empresas dos Lehman boys, principalmente por não ser o primeiro caso do tipo, mas, posso estar enganado, são negócios que transmitem imagens bem diferentes. Um sempre consumiu muito caixa e só vivia de seguidos aumentos de capital, outro sempre gerou muito caixa e sempre cresceu pagando dividendos. Qual o problema que estão vendo aqui? Valuation esticado, concorrência da Heineken e das cervejarias artesanais ou algum outro ponto que não estou observando? Ela tem o mesmo risco tributário dos bancos e algumas varejista, mas com um preço muito mais caro. Abaixo de 10 faria mais sentido.
|
|
|
Post by rogerdff on Feb 29, 2024 10:18:08 GMT -3.5
Também estava olho.
Mas graficamente está travada desde 2014 entre 10-20. Gráfico corrigido.
Se pegar nominal desde que perdeu nível 15 de 2014/2018 não cosegue ficar acima.
Ou custo oportunidade está mais complicado se não tiver com desconto.
Próximos 10 anos não tem como saber.
Pós Covid receita subiu mas margens caíram. E lucro tem permanecido praticamente constante desde 2014. Nominal. Ou nem inflação está conseguindo repor.
Qualquer exercício de DCF com premissas conservadoras ou prevendo crescimento quase nulo ganhos. Cheguei a 8,7 com taxa desconto 11%. Só para exercício mesmo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 29, 2024 11:08:55 GMT -3.5
Lucro muito estável em negócios não tão estáveis sempre me dá a impressão de manipulação contábil. Em se tratando do 3G, é uma preocupação ainda maior.
|
|