rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 24, 2015 9:08:10 GMT -3.5
Tópico para discussão da empresa Elekeiroz
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 4, 2016 20:34:41 GMT -3.5
Época de balanços, vamos ver se alguém acompanha essa para conferir, os resultados são só individuais, pois a empresa não tem dados consolidados: 2015-12-31 Resultados de ELEKEIROZ S/ADemostrativo de Resultado Conta | Valor em 2015-12-31 | Acumulado em 12m | Trimestre anterior | Variação | Trim. ano anterior | Variação | Receitas líquidas de venda | 228.986 | 894.289 | 258.510 | -11,42% | 238.842 | -4,13% | Custos dos Bens/Serviços | -212.451 | -833.138 | -234.252 | -9,31% | -222.112 | -4,35% | Resultado Bruto | 16.535 | 61.151 | 24.258 | -31,84% | 16.730 | -1,17% | Margem Bruta | 7,22% | 6,84% | 9,38% | | 7,00% | | EBIT | -14.803 | -4.544 | 25.729 | -157,53% | -24.746 | -40,18% | Margem EBIT | 7,22% | -0,51% | 9,95% | | -10,36% | | Resultado Líquido | -11.387 | -10.987 | 12.759 | -189,25% | -20.468 | -44,37% | Margem Líquida | -4,97% | -1,23% | 4,94% | | -8,57% | |
Demostrativo de Fluxo de Caixa Conta | Valor em 2015-12-31 | Acumulado 12m | Trimestre anterior | Trim. ano anterior | Variação | Caixa Líquido de Atividades Operacionais | 26.060 | 39.930 | -30.425 | -4.010 | -749,88% | Caixa Líquido atividades Investimento | -11.139 | -89.860 | -10.507 | -28.344 | -60,70% | Caixa Líquido de Atividades de Financiamento | -11.009 | 56.924 | 60.944 | 28.308 | -138,89% | Variação Cambial | 0 | -8 | -8 | 0 | -nan% | Aumento (redução) de Caixa e Equivalentes | 3.912 | 6.986 | 20.004 | -4.046 | -196,69% |
Principais indicadores Fundamentalistas (12m)Indicadores de Preço | Indicadores de Performance | P/L :-18,04 | ROE :-2,41% | P/EBIT :-43,63 | ROIC :-0,68% | PSR :0,22 | Liq. Corrente :1,67 | EV/EBIT :-78,42 | Div Br/PL :43,00% | P/PL :0,44 | | P/Cap de Giro :1,43 | | P/At Circ Liq :0,87 | Div. Yield :0,00% |
Processed by denet@potuz.net
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 5, 2016 7:08:52 GMT -3.5
Eu considerava essa a melhor empresa do setor químico no país, mas teve um ano péssimo em 2014. A maré continuou difícil no primeiro semestre de 2015, com redução da produção por paradas operacionais programadas. Mas aparentemente a empresa encontrou seu rumo. O 3T15 foi excelente, com R$ 13 M de lucro líquido! O 4T é mais fraco, por questões sazonais, mas o resultado foi substancialmente melhor no 4T15 do que no 4T14, com redução de 40% no prejuízo operacional e de 44% no prejuízo líquido. Considerando o ano completo, o EBITDA recorrente aumentou quase 50%, passando de R$ 11,9M em 2014 para R$ 17,2 M em 2015. Devido a eventos não recorrentes, incluindo a venda de um imóvel, o EBITDA de 2015 foi de R$ 45,5 M! Mas a posição de caixa da empresa está desconfortável, com saldo de R$ 37,6 M em 31/12/2015, contra vencimentos de dívida de R$ 119 M em 2016. Pelo menos a maior parte é em moeda nacional. Como a empresa faz parte do Grupo Itausa, espero que não tenha problema para se refinanciar. Algumas informações que discuti acima podem ser vistas no Relatório da Administração.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 28, 2016 16:45:30 GMT -3.5
Além dos prejuízos nos últimos anos, a empresa vai reconhecer perdas de valor de seu imobilizado ("impairment"), num total de R$ 270 mi (R$ 8,60 por ação). Pelo patrimônio líquido (PL) residual previsto para o final de 2016 (R$ 120 Mi) a empresa antecipou um prejuízo de R$ 25 mi no 4T16 (R$ 0,80 por ação). Ainda assim o valor patrimonial por ação (divisão do PL pelo número de ações) será de R$ 3,80 por ação, que é próximo do preço atual das ações. Ou seja, a empresa está reconhecendo a perda de valor que o mercado já sabia. Elekeiroz S.A. - Fato Relevante - Reconhecimento de impairment e realização de outros ajustes contábeis no balanço de 2016.
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 25, 2017 7:03:27 GMT -3.5
Resultado espetacular!!! Só no 3T17 o lucro por ação foi de R$ 0,48! Eleikeroz S/A - Resultado 3T17Crescimentos em relação ao 3T16: Receita: +40% Resultado Bruto: +346% Resultado Operacional: Reverteu prejuízo de R$ 15M para lucro de R$ 19M Resultado Líquido: Reverteu prejuízo de R$ 12M para lucro de R$ 15M Aparentemente não há nenhum fato não recorrente. O lucro por ação está um pouco inchado pelo aproveitamento de crédito tributário pelos prejuízos em exercícios anteriores. Mesmo assim, R$ 0,30 por ação seria excelente. No acumulado do ano o lucro por ação está em R$ 0,74, que descontando os tributos daria cerca de R$ 0,47 por ação, crescendo. Por esse resultado a ação, em especial ELEK3, está muito barata. O difícil é encontrar para comprar.
|
|
|
Post by jigsaw on Apr 28, 2018 11:30:15 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Apr 28, 2018 11:31:17 GMT -3.5
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on May 17, 2018 10:01:32 GMT -3.5
Fechei hoje a compra de 4000 ações ELEK4 por inacreditáveis R$ 8,00 (a maior parte já tinha comprado na terça). Não consigo entender porque é que estão vendendo esta ação por este preço (está com P/LL = 4,0). Alguém sabe de algo que eu não sei?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 17, 2018 14:03:50 GMT -3.5
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on May 17, 2018 15:41:04 GMT -3.5
Obrigado pela ajuda, rst. Eu não consigo entender esse valor base, de 28M, ou o que ele representa. Com certeza não é o preço de venda de 95% de uma companhia que está com LL de anual de 63 M. Se alguém souber explicar isso.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 17, 2018 17:34:52 GMT -3.5
Acompanho meio de longe o caso, por ter Itausa. www.itausa.com.br/PT/Documentos/7666_ITS%202018-04-26%20Comunicado%20ao%20Mercado%20-%20Aliena%C3%A7%C3%A3o%20Controle%20ELK.pdfEstranhei o valor de venda da Elek, muito abaixo do valor da empresa e muito abaixo do valor de mercado. Questionei o RI da Itaúsa e me deram uma resposta inútil. Foi algo como "A Itaúsa tem uma equipe dedicada a estudar as oportunidades de compras e vendas". Uma resposta de quem não queria ou não podia responder. Como Elek é quase nada dentro de Itausa, vai ficar por isto mesmo. A Elek é boa, lucrativa, mas foi "dada" para o comprador. O que segue abaixo é pura especulação minha: - O EV da empresa saiu por 160M. A conta não bate, exceto se foi valorizado algum passivo intangível. O que poderia ser: = Passivos trabalhistas, existentes ou potenciais. = Passivos ambientais, existentes ou potenciais. A Elek é uma empresa centenária. Sua planta principal está ao lado do centro de Várzea Paulista. A de Camaçari eu não conheço, mas deve ficar no polo. Indústria química ao lado de cidade é dor de cabeça. Mesmo que a empresa resolva ir embora, não consegue pelos passivos ambientais. Fica então toureando sindicatos, prefeituras, ambientalistas, caminhoneiros, ... Sobre este ponto dos passivos, tem um artigo interessante do André Rocha www.valor.com.br/valor-investe/o-estrategista/5278001/o-valor-justo-das-firmas-o-risco-ambiental-e-o-teorema-de-coaseO pessoal só analisa balanços, e não pensa neste tipo de risco. Indústrias Químicas, Mineradoras, Petroleiras tem isto no dia a dia. É bom parar para pensar nestes casos onde o vendedor foi, aparentemente, bem generoso. Mas pode simplesmente ter sido uma decisão da Itausa de se livrar de um risco potencial, evitando sua "Barragem de Mariana". Sobre o preço: Foi vendida para um Private Equity. Esse povo, em geral, não tem nenhuma visão de longo prazo, são como negociantes de carros usados, dão uma polida e passam adiante. Tendo já 98% das ordinárias, é possível que façam um squeeze para fechar o capital de uma vez (não sei bem como isto se processa). Podem pagar muito para fechar o capital, mas podem também ofertar os 0,95 pagos a Itausa. Fechando o capital, podem fazer muita coisa que não poderiam em uma empresa de capital aberto. Acho que quem vende não quer correr o risco de ficar sócio de um Private Equity, em uma empresa de capital fechado. Mas como escrevi, é pura especulação. abs.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on May 17, 2018 18:09:48 GMT -3.5
Obrigado pela boa vontade, Bochan. Realmente, o negócio aqui é bem arriscado. Explicado porque está sendo negociada a um P/LL igual a 4. Falando com a RI da Itausa, ela me disse que a Elekeiroz dava muito trabalho à Itausa e representava 0,2% do portfólio. COncordo que seria motivo para vender, mas não para "dar". Outra explicação são os earnouts (acho que é esse o termo), ou seja, cláusulas que darão direitos à itausa sobre o futuro da Elekeiroz. Isso sim faria sentido. Mas, sinceramente, não tenho tempo e muito menos conhecimento para estudar isso.
E você, Claudio, que também gosta e acompanha a empresa, o que acha? (inclusive, ela se beneficia da alta do dólar, não?).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 17, 2018 18:23:23 GMT -3.5
Obrigado pela boa vontade, Bochan. Realmente, o negócio aqui é bem arriscado. Explicado porque está sendo negociada a um P/LL igual a 4. Falando com a RI da Itausa, ela me disse que a Elekeiroz dava muito trabalho à Itausa e representava 0,2 do portfólio. COncordo que seria motivo para vender, mas não para "dar". Outra explicação são os earnouts (acho que é esse o termo), ou seja, cláusulas que darão direitos à itausa sobre o futuro da Elekeiroz. Isso sim faria sentido. Mas, sinceramente, não tenho tempo e muito menos conhecimento para estudar isso. E você, Claudio, que também gosta e acompanha a empresa, o que acha? (inclusive, ela se beneficia da alta do dólar, não?). Não sei se entendi errado, mas a operação é um tremendo passa moleque nos minoritários. O preço de venda é aparentemente irrisório e a OPA deve se basear nele. Porém, os tais “ajustes” que ocorrerão em momento posterior envolvem, dentre outros itens vagamente descritos no comunicado, imóveis não discriminamos que serão posteriormente vendidos, ativos não contabilizados e um crédito, estimado no formulário de referência em 70 milhoes, referente a uma ação que a empresa já ganhou e está promovendo a liquidação. Por essas e outras que não levo a sério direito de tag along. Quando o controlador quer passar a perna no minoritário, não há quem o impeça. Vamos ver o que a CVM dirá sobre isso.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 17, 2018 21:06:32 GMT -3.5
Vamos ver o que a CVM dirá sobre isso. Nada
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 17, 2018 21:28:40 GMT -3.5
Vamos ver o que a CVM dirá sobre isso. Nada Haha, não espero nada da CVM, mas nesse caso há um edital de OPA para ela aprovar. Ela necessariamente terá que avaliar se o valor da oferta é condizente com a transação do controlador.
|
|
|
Post by Claudio66 on May 18, 2018 9:53:20 GMT -3.5
Obrigado pela boa vontade, Bochan. Realmente, o negócio aqui é bem arriscado. Explicado porque está sendo negociada a um P/LL igual a 4. Falando com a RI da Itausa, ela me disse que a Elekeiroz dava muito trabalho à Itausa e representava 0,2% do portfólio. COncordo que seria motivo para vender, mas não para "dar". Outra explicação são os earnouts (acho que é esse o termo), ou seja, cláusulas que darão direitos à itausa sobre o futuro da Elekeiroz. Isso sim faria sentido. Mas, sinceramente, não tenho tempo e muito menos conhecimento para estudar isso. E você, Claudio, que também gosta e acompanha a empresa, o que acha? (inclusive, ela se beneficia da alta do dólar, não?). Eu não tinha lido o FR que o rst postou. Mas diferentemente dele, depois de ler, não acho que o objetivo seja expropriar os minoritários, porque representam 3,5% do capital, sendo apenas 1 M de ações. Se o fundo pagar R$ 13,00 por ação, que foi o maior preço pelo qual vendi ELEK3, gastaria apenas R$ 13 M. Mesmo assim a compra sairia por menos de R$ 1,50 por ação. Não há porque a Itausa e o Kilimanjaro Brasil Partners se queimarem com a CVM e com o mercado por tão pouco. Acho que o Itaú quis realmente se livrar, mas o principal valor deve vir de: (C) adição de montantes a serem pagos futuramente a título de earn-out, em decorrência ... (iv) da eventual verificação da obtenção de determinadas taxas internas de retorno (TIR) do Fundo em relação ao investimento realizado na compra das ações e nos investimentos realizados posteriormente na Companhia. Ou seja, o fundo comprou como um bom negócio. Acho que para o fundo é melhor manter o capital aberto e vender aos poucos. Para avaliar essa TIR do item C)iv) reproduzido acima, a melhor forma é ter um preço de mercado das ações. Por isso a Itausa deve ter amarrado não haver fechamento do capital. Ou seja, provavelmente não vai haver fechamento do capital, por interesse do fundo e da Itausa. O que vai acontecer? O fundo vai ver o que dá para melhorar na empresa. Vai dar uma atenção que a Itausa não dava. Feito o planejamento e colocado o valor dos ganhos, o fundo vai levar a leilão uma parte das ações. Com isso a ação vai ganhar liquidez, e depois o fundo vai vendendo o resto. Deve ter um prazo estabelecido em contrato para calcular a TIR, usando como fluxo de caixa os valores obtidos com as vendas das ações e como valor residual o valor de mercado das ações que sobraram. Para o fundo não poder jogar para baixo os preços das ações no final desse período, a Itausa deve ter exigido um free-float mínimo antes, de forma que o fundo mais perca do que ganhe se resolver desovar as ações para reduzir o valor residual.
Tudo isso é especulativo, mas é como eu costuraria o contrato se fosse executivo da Itausa. O que acontece então com o preço da ação? Seguido isso que eu imagino, haveria 3 saltos no preço: 1) o fundo anuncia um plano de negócios, deixando claro que não haverá fechamento de capital e quais as melhorias previstas na gestão da empresa (redução do desconto pela possibilidade de OPA abaixo do valor da firma e reflexo dos ganhos com o novo Plano de Negócios); 2) o fundo anuncia o ingresso no Novo Mercado, unificando ON e PN (redução do prêmio pela qualidade da Governança Corporativa);
3) o fundo anuncia o primeiro leilão para aumentar o "free float" (redução do prêmio pela iliquidez).
Eu ainda tenho alguma coisa de ELEK3 (que tenho segurado para evitar IR sobre Ganho de Capital). Vou manter, para ver como as coisas evoluem. Com as coisas clareando, posso até comprar mais pelo preço atual ou abaixo.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on May 18, 2018 10:38:24 GMT -3.5
Bom ouvir alguém otimista com a situação. Mas, sempore dá um medo, porque já vimos muitas empresas passarem a perna nos minoritários (não é nem preciso citar o caso da milk11, não é?).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 28, 2018 20:24:09 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 5, 2018 6:21:10 GMT -3.5
... Tudo isso é especulativo, mas é como eu costuraria o contrato se fosse executivo da Itausa. O que acontece então com o preço da ação? Seguido isso que eu imagino, haveria 3 saltos no preço: 1) o fundo anuncia um plano de negócios, deixando claro que não haverá fechamento de capital e quais as melhorias previstas na gestão da empresa (redução do desconto pela possibilidade de OPA abaixo do valor da firma e reflexo dos ganhos com o novo Plano de Negócios); 2) o fundo anuncia o ingresso no Novo Mercado, unificando ON e PN (redução do prêmio pela qualidade da Governança Corporativa);
3) o fundo anuncia o primeiro leilão para aumentar o "free float" (redução do prêmio pela iliquidez). Eu ainda tenho alguma coisa de ELEK3 (que tenho segurado para evitar IR sobre Ganho de Capital). Vou manter, para ver como as coisas evoluem. Com as coisas clareando, posso até comprar mais pelo preço atual ou abaixo.
Errei. Saiu ontem, após o fechamento do mercado, o anúncio da OPA:
Pontos principais:
De acordo com o Laudo de Avaliação, o Banco ABC avaliou o preço justo das ações de emissão da Companhia como estando no intervalo entre R$ 5,83 (cinco reais e oitenta e três centavos) e R$ 6,39 (seis reais e trinta e nove centavos), apurado segundo a metodologia de fluxo de caixa descontado... Esse valor está um pouco acima do VPA = PL / N ações = R$ 165 M / 31.5 M = R$ 5,25 (ii) uma segunda opção, com apenas um pagamento à vista, quando do leilão da OPA, cujo valor será superior ao valor à vista ofertado no âmbito da primeira opção de preço acima, e compreenderá um prêmio em relação ao preço justo das Ações Objeto da Oferta indicado no Laudo de Avaliação... Imagino uma oferta acima de R$ 9,00, balizada pelo preço médio dos últimos 6 meses.
Essa semana comprei o que tinha até R$ 6,99 de ELEK3. Foram apenas 400 ações. É totalmente ilíquida, porque tem apenas 256 k ações ELEK3 em circulação (e 814 k de ELEK4). Por isso acho que não vão economizar no prêmio da OPA.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 24, 2018 18:36:00 GMT -3.5
Fundo de investimento Nuevo Sumatra pede convocação de AGE, revela Elekeiroz A Elekeiroz informou que o fundo de investimento Nuevo Sumatra Ações, acionista que detém mais de 10% de participação na companhia, solicitou a convocação de uma Assembleia Geral Especial (AGE) para deliberar sobre a realização de nova avaliação para determinação do valor das ações no âmbito da oferta pública unificada de aquisição (OPA) de ações ordinárias e preferenciais. Em 4 de julho, o Kilimanjaro Brasil Partners, acionista controlador da companhia, pediu registro da OPA na CVM, em decorrência da alienação do controle da Elekeiroz pela Itaúsa para o fundo. A OPA é para fins de cancelamento do registro da companhia na categoria A e sua saída do segmento básico de listagem da B3. Em fato relevante, a companhia informa que a solicitação foi encaminhada ao conselho de administração, que decidirá sobre a convocação da assembleia, “se entender aplicável, prontamente após concluir sua análise, nos prazos legais”. Estadão Conteúdo - / Isto É - Portal
|
|