leo
New Member
|
Post by leo on May 30, 2017 10:49:20 GMT -3.5
Essa questão dos dividendos me incomoda. Eu ainda tenho dividendos retidos da última vez que tive EUCA4 na carteira. Fora os dividendos, o resultado do 1º tri foi um pouco decepcionante. A lucratividade tem vindo mais do financeiro/contábil, incluindo variação dos ativos biológicos, do que do operacional. A exportação aumentou, mas não atingiu os níveis esperados pela empresa. Redução da dívida tem que acelerar (queda dos juros é bem vinda), mas acredito que está perdendo mercado. De toda forma, não vejo nessas as razões para cair. Imagino que pode ser a redução de risco em carteira e a possibilidade de aumento do dólar (dívidas em dólar > receitas em dólar). Aguardar o resultado do 2º tri pode ser uma boa opção.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on May 30, 2017 11:00:23 GMT -3.5
COmprei 8000 EUCA4 por R$ 3,06. Não acredito que caia abaixo de R$ 3,00.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on May 30, 2017 19:12:31 GMT -3.5
Graficamente quem tiver coragem, pode tentar operar uma tática de guerrilha. Se acionar, vou tenta pegar algo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 15, 2017 20:51:14 GMT -3.5
Não comentei o resultado de Eucatex, que saiu dia 09/08, por dois motivos que descrevo abaixo. 1) Estava uma pressão vendedora forte, pela Guide (15), que era praticamente a única vendedora (tinha um pouco também da Título (90)). 2) Eu não entendi porque a despesa financeira foi tão alto (R$ 30M em apenas um trimestre, para uma dívida de R$ 350 M) e quis investigar. Hoje ficou mais claro que essa pressão vendedora deve ter chegado ao fim. Foram vendidas, no mês, 1,9 M de ações EUCA4 pela Guide (15), o que é mais de 3% da ações preferenciais da companhia e mais de 2% do total de ações. Na última semana as vendas da Guide foram de "apenas" 0,3 M. E hoje as vendas ficaram mais distribuídas, sendo a Guide apenas a 5a em venda. Com esse alívio a ação subiu 4%. Quanto à despesa financeira, a maior parte foi variação cambial (cerca de 7% sobre uma dívida inicial de R$ 200M em moeda estrangeira, resultado numa perda de cerca de R$ 15M), depois veio a despesas com juros (assumindo algo como 12%aa sobre R$ 350 M, seria cerca de R$ 11M no trimestre), e por fim devem ter ocorrido gastos com operações com derivativos cambiais, para justificar a receita financeira de R$ 8M no trimestre, sobre disponibilidades de R$ 17M. Assim, podemos contar com despesa financeira recorrente da ordem de R$ 15M e caindo, tanto por causa da redução do endividamento, quanto por causa da redução da taxa de juros na dívida em R$, vinculada ao CDI. Foi essa despesa financeira que impediu a empresa de mostrar bom lucro líquido (apenas R$ 3M), porque o resultado operacional foi muito bom, apesar do pequeno aumento de receita. Isso se deve à melhora no mix de produtos, uma vez que o crescimento veio todo de "Painéis de Madeira" no mercado interno (MI), de maior valor agregado e usualmente associado à venda de mobiliário. Crescimentos vs 2T16 / vs 1T17 - Receitas: +4% / +3% - Resultado Bruto: +3% / 16% - Resultado Operacional: +26% / +51% - Resultado Líquido: -79% / -54% Na recessão a maior queda de vendas é de bens duráveis, como móveis de madeira. Com a redução da taxa de juros e do desemprego, bem como melhora (ou ao menos estabilidade) da renda do trabalhador (graças à drástica redução da inflação), é esperado que esse setor melhora, puxando o resultado de Eucatex. Isso aliado à redução da despesa financeira deve levar à uma boa expansão do lucro líquido. Numa conta rápida, se apensa mantiver o resultado operacional de R$ 24M, e a despesa financeira voltar a cerca de R$ 12 M por trimestre, pela redução do efeito da variação cambial, estamos falando de lucro líquido de R$ 9M por trimestre, ainda sem crescimento. Anualizando (R$ 36 M por ano), estamos falando de R$ 0,40 por ação (são 93 M ações). Estamos com P/L de menos de 8, mas com ao menos dois fortes direcionadores de lucro: redução da despesa financeira (por queda da taxa de juros e redução do endividamento) e aumento de vendas (por expansão do crédito e melhoria da renda das famílias). Acho que sem a pressão vendedora, existe uma boa oportunidade de aqui se aproximar de R$ 4. Recentemente fiz compras por R$ 3,02, R$ 2,80 e R$ 2,95 (leilão de fechamento de hoje). Eucatex - ITR - 2T17Eucatex - ER - 2T17
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 30, 2017 21:19:50 GMT -3.5
Realmente acabou a pressão vendedora. EU achei que o preço iria subir lentamente, porque seriam vendidas aos poucos as ações compradas no fundo do poço (R$ 2,80). Mas se realmente for cumprido o que promete o Comunicado ao Mercado com vínculo abaixo, de pagamento em 01/09/2017 dos dividendos aprovados em 18/04/2016, o preço deve dar um salto! Eucatex - Comunicado ao Mercado - Pagamento de Dividendos
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Sept 1, 2017 12:40:53 GMT -3.5
Realmente, se essa notícia se confirmar, será muuuuito bom. Até comprei mais 10.000 ações hoje aproveitando a queda.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Sept 4, 2017 15:46:38 GMT -3.5
Alguém chegou a checar se os dividendos foram realmente pagos?
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Sept 4, 2017 19:51:14 GMT -3.5
Alguém checou se os dividendos foram creditados. Em minha conta não entrou.
|
|
|
Post by Claudio66 on Sept 4, 2017 20:27:11 GMT -3.5
Alguém checou se os dividendos foram creditados. Em minha conta não entrou. Em 01/09 eu recebi um crédito de dividendos na minha conta. Provavelmente foi de EUCA4, mas não consegui confirmar, ainda. Hoje comprei mais um pouco por R$ 2,90, no leilão de fechamento. Já é minha 2a maior posição em carteira, perdendo apenas para VULC3.
|
|
|
Post by ancasodi on Sept 4, 2017 21:28:09 GMT -3.5
Alguém checou se os dividendos foram creditados. Em minha conta não entrou. Em 01/09 eu recebi um crédito de dividendos na minha conta. Provavelmente foi de EUCA4, mas não consegui confirmar, ainda. Hoje comprei mais um pouco por R$ 2,90, no leilão de fechamento. Já é minha 2a maior posição em carteira, perdendo apenas para VULC3. Boa noite Claudio66, se e quando puder me tire uma dúvida. Quando vc compra esse tipo de ativo(euca4, vulc3), inclusive sendo suas maiores posições, o que basicamente vc leva em conta? E assim, qual o seu plano B(caso dê errado)? Pergunto isso porque os fundamentos desses ativos não são lá essas coisas, algo que obviamente vc sabe muito bem, tendo em vista seus conhecimentos de AFundam. É isso que se chama turn around? Obrigado!
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Sept 5, 2017 7:08:07 GMT -3.5
Fui ver e estou com estes dividendos (quase 1000 reais) provisionados desde 2013. Os que foram pagos dia 01/09/2017 são referentes a 2016. Na verdade, eu nem sabia que eles continuavam provisionando dividendos mesmo depois que houve a retenção daquele primeiro pagamento. De qualquer jeito, o fato de ainda terem valores a serem pagos é apenas um detalhe; o importante é que voltaram a pagar. Assim, nada mais justifica esta cotação. Podemos esperar para este ano, ainda, valorização acima de 100% no ativo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 5, 2017 12:21:09 GMT -3.5
Em 01/09 eu recebi um crédito de dividendos na minha conta. Provavelmente foi de EUCA4, mas não consegui confirmar, ainda. Hoje comprei mais um pouco por R$ 2,90, no leilão de fechamento. Já é minha 2a maior posição em carteira, perdendo apenas para VULC3. Boa noite Claudio66, se e quando puder me tire uma dúvida. Quando vc compra esse tipo de ativo(euca4, vulc3), inclusive sendo suas maiores posições, o que basicamente vc leva em conta? E assim, qual o seu plano B(caso dê errado)? Pergunto isso porque os fundamentos desses ativos não são lá essas coisas, algo que obviamente vc sabe muito bem, tendo em vista seus conhecimentos de AFundam. É isso que se chama turn around? Obrigado! forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=15&t=16383
|
|
|
Post by ancasodi on Sept 5, 2017 13:09:01 GMT -3.5
Obrigado Potuz, vou ler a entrevista!
|
|
|
Post by Claudio66 on Sept 6, 2017 4:49:04 GMT -3.5
Fui ver e estou com estes dividendos (quase 1000 reais) provisionados desde 2013. Os que foram pagos dia 01/09/2017 são referentes a 2016. Na verdade, eu nem sabia que eles continuavam provisionando dividendos mesmo depois que houve a retenção daquele primeiro pagamento. De qualquer jeito, o fato de ainda terem valores a serem pagos é apenas um detalhe; o importante é que voltaram a pagar. Assim, nada mais justifica esta cotação. Podemos esperar para este ano, ainda, valorização acima de 100% no ativo. Aí está o esclarecimento da empresa. Apesar de não haver mais restrições a novos pagamentos de dividendos e JSCP, a empresa ainda não conseguiu retirar as ordens de bloqueio sobre os valores destinados à distribuição em anos anteriores. Eucatex - Comunicado ao Mercado - Esclarecimentos sobre pagamento de juros sobre capital próprio e dividendos
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Sept 6, 2017 22:03:00 GMT -3.5
Perfeito, Claudio. Muito boa notícia. Dá vontade de comprar mais umas 20000 ações da EUCA.
|
|
|
Post by tadeuoc on Sept 22, 2017 15:11:21 GMT -3.5
Hoje tá explodindo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Sept 22, 2017 21:40:40 GMT -3.5
Realmente acabou a pressão vendedora. EU achei que o preço iria subir lentamente, porque seriam vendidas aos poucos as ações compradas no fundo do poço (R$ 2,80). Mas se realmente for cumprido o que promete o Comunicado ao Mercado com vínculo abaixo, de pagamento em 01/09/2017 dos dividendos aprovados em 18/04/2016, o preço deve dar um salto! Eucatex - Comunicado ao Mercado - Pagamento de DividendosEm algum momento o preço iria dar um salto. E era preciso estar comprado para dar o salto. Olhando a evolução do preço desde essa postagem: EUCA4 desde 30/08: +20% IBOV desde 30/08: +6% EUCA4 hoje: +11% IBOV hoje: -0,3% E ainda tem espaço para subir. Ação estava realmente barata.
|
|
|
Post by Claudio66 on Sept 26, 2017 4:58:45 GMT -3.5
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Sept 26, 2017 11:02:48 GMT -3.5
Não aproveitou quem não quis (mas, ainda dá).
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Sept 26, 2017 14:01:40 GMT -3.5
Nessa dei sorte, ainda peguei nos 2,90.
|
|