|
Post by rogerdff on Nov 9, 2020 22:40:47 GMT -3.5
Infomoney - Positivo Tecnologia: os bastidores da construção da maior fabricante de computadores do país"A crise atual — provocada pelo coronavírus — aqueceu a demanda por desktops e fez as vendas da Positivo dispararem. A empresa corre agora para repor os estoques e, ao mesmo tempo, foca na fabricação de urnas eletrônicas para atender uma licitação inédita em sua história, de quase R$ 800 milhões, que ganhou em julho."
Nesse cenário de dólar alto (menor concorrência de importados), elevada demanda por equipamentos de informática (por causa da pandemia) e taxa de juros baixa (o que facilita a venda de bens duráveis, normalmente feita a prazo), parece tudo favorável para a empresa. Estou achando o preço atual muito baixo. Inclusive comprei mais hoje por R$ 4,63.
Balanço parece que veio bom. Lucro parece ter algum não recorrente. Ia pegar hoje nos 4,40 dei bobeira.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 10, 2020 9:28:54 GMT -3.5
O que achei de não recorrente foram 23M por conta dessas operações envolvendo dólar.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 14, 2020 14:01:58 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 18, 2020 6:25:52 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 11, 2021 20:00:24 GMT -3.5
Fitching Rating avalia debêntures da Positivo com grau BBB(bra). Isso significa investment grade.
Destaques positivos: "O rating da Positivo reflete o risco acima da média da indústria de tecnologia..." "A Perspectiva Estável incorpora a expectativa da agência de que a Positivo apresentará um satisfatório desempenho operacional nos próximos anos, com crescimento mais acentuado nos novos canais de vendas desenvolvidos recentemente, com o perfil financeiro compatível com a classificação atribuída."
Destaques negativos:
"A classificação também incorpora suas baixas margens operacionais, que, com pequenas reduções, podem levar a fortes oscilações da alavancagem financeira, e relevante exposição de sua geração de caixa a variações cambiais." "Suportam, ainda, o rating a expectativa que a companhia terá sucesso no alongamento de sua dívida e no gerenciamento de um fluxo de caixa livre (FCF) negativo em 2021." (Está em tom de destaque positivo, mas termina com a afirmação de que o fluxo de caixa será negativo em 2021.)
No geral acho que a avaliação foi positiva.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 9, 2021 18:58:23 GMT -3.5
Diretor presidente e maior acionista comprou mais de 700 mil ações, aumentando sua participação de 9,46% par mais de 10%, representando um investindo incremental na empresa da mais de R$ 3 milhões. Não é muito dinheiro, mas acho que ele só faria isso sabendo que o resultado do 4T20 foi muito bom. Acho até que se arrisca sofrer acusação de insider trading. Eu continuo comprado aqui, com base no racional de que com o aumento da demanda por dispositivos devido à pandemia e a alta da taxa de câmbio (reduzindo a competitividade dos produtos importados), a empresa deve apresentar bons resultados. POSITIVO TECNOLOGIA S.A. - Comunicado ao Mercado - Declaração de Aquisição de Participação Acionária Relevante
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 9, 2021 19:58:56 GMT -3.5
Deus te ouça. Continuo com minhas 50.000 ações que perdi a oportunidade de vender a R$ 12,00.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 10, 2021 15:42:38 GMT -3.5
Voltei hoje nos 4.
Queria pegar posição maior mas fiquei só 5k.
Graficamente está faixa importante suporte, como não dá para duvidar nada mercado, se conseguir romper os 12, 18 seria próximo alvo.
Basta ver pernada que fez em 2009.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 10, 2021 20:38:17 GMT -3.5
Diretor presidente e maior acionista comprou mais de 700 mil ações, aumentando sua participação de 9,46% par mais de 10%, representando um investindo incremental na empresa da mais de R$ 3 milhões. Não é muito dinheiro, mas acho que ele só faria isso sabendo que o resultado do 4T20 foi muito bom. Acho até que se arrisca sofrer acusação de insider trading. Eu continuo comprado aqui, com base no racional de que com o aumento da demanda por dispositivos devido à pandemia e a alta da taxa de câmbio (reduzindo a competitividade dos produtos importados), a empresa deve apresentar bons resultados. POSITIVO TECNOLOGIA S.A. - Comunicado ao Mercado - Declaração de Aquisição de Participação Acionária RelevanteConforme mensagem anterior, o maior acionista foi às compras, por preços superiores ao atual (R$ 4,11). Chegou a pagar mais de R$5 por ação em 17/02. Em fevereiro foram cerca de 5 milhões de 850 mil ações, resultando num investimento de cerca de R$ 2,5 4 milhões. Então as compras continuaram em março, num montante de pelo menos R$ 0,5 milhão, para ultrapassar a posição de 10%. Dá até vontade de comprar mais.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 11, 2021 8:20:07 GMT -3.5
Diretor presidente e maior acionista comprou mais de 700 mil ações, aumentando sua participação de 9,46% par mais de 10%, representando um investindo incremental na empresa da mais de R$ 3 milhões. Não é muito dinheiro, mas acho que ele só faria isso sabendo que o resultado do 4T20 foi muito bom. Acho até que se arrisca sofrer acusação de insider trading. Eu continuo comprado aqui, com base no racional de que com o aumento da demanda por dispositivos devido à pandemia e a alta da taxa de câmbio (reduzindo a competitividade dos produtos importados), a empresa deve apresentar bons resultados. POSITIVO TECNOLOGIA S.A. - Comunicado ao Mercado - Declaração de Aquisição de Participação Acionária RelevanteConforme mensagem anterior, o maior acionista foi às compras, por preços superiores ao atual (R$ 4,11). Chegou a pagar mais de R$5 por ação em 17/02. Em fevereiro foram cerca de 5 milhões de ações, resultando num investimento de R$ 2,5 milhões. Então as compras continuaram em março, num montante de pelo menos R$ 0,5 milhão, para ultrapassar a posição de 10%. Dá até vontade de comprar mais.
Também estou me segurando para pegar mais. 3,80 é suporte principal de curto. Pena o Wolverine ter saído, esse gráfico no mensal / trimestral merecia uma análise dele.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 11, 2021 9:17:19 GMT -3.5
Diretor presidente e maior acionista comprou mais de 700 mil ações, aumentando sua participação de 9,46% par mais de 10%, representando um investindo incremental na empresa da mais de R$ 3 milhões. Não é muito dinheiro, mas acho que ele só faria isso sabendo que o resultado do 4T20 foi muito bom. Acho até que se arrisca sofrer acusação de insider trading. Eu continuo comprado aqui, com base no racional de que com o aumento da demanda por dispositivos devido à pandemia e a alta da taxa de câmbio (reduzindo a competitividade dos produtos importados), a empresa deve apresentar bons resultados. POSITIVO TECNOLOGIA S.A. - Comunicado ao Mercado - Declaração de Aquisição de Participação Acionária RelevanteConforme mensagem anterior, o maior acionista foi às compras, por preços superiores ao atual (R$ 4,11). Chegou a pagar mais de R$5 por ação em 17/02. Em fevereiro foram cerca de 5 milhões de 850 mil ações, resultando num investimento de cerca de R$ 2,5 4 milhões. Então as compras continuaram em março, num montante de pelo menos R$ 0,5 milhão, para ultrapassar a posição de 10%. Dá até vontade de comprar mais.
A Positivo corrigiu o relatório de Posição Consolidada e eu corrigi alguns números errados na minha publicação. No dias 17/02 o maior acionista vendeu ações com PM de R$ 5,01. As compras estiveram concentradas no dia 26/02, quando foram compradas 1 milhão de ações (redondo), com PM de R$ 4,41, acima do preço atual. No líquido a compra de fevereiro foi de 864 mil ações, correspondendo a cerca de R$ 3,8 milhões.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 16, 2021 7:56:09 GMT -3.5
Resultado operacional excelente! E para ajudar houve um valor elevado positivo de não recorrentes, em particular R$ 221 milhões da exclusão de ICMS da base de PIS/COFINS, para levar ao resultado alucinante de R$ 1,05 por ação apenas no 4T20! Como eu não vi nenhum Fato Relevante sobre o reconhecimento do crédito de PIS/COFINS, imagino que isso deva ser uma novidade para o mercado (ou parte dele) com um grande impacto no preço da ação no curto prazo.
Aqui o resultado não era tão certo quanto na Eternit (que tem que divulgar as contas mensais, por estar em RJ), mas era uma boa aposta. Na comparação do 4T20 com o 4T19: Receita: +59% Lucro Bruto: +57% EBITDA ajustado: +142% Lucro Líquido ajustado: +272%!!!! (O EBITDA sem ajustes subiu 423%, por conta de não recorrentes.) O crescimento veio não apenas do aumento das vendas nos produtos tradicionais (em particular notebooks), mas também dos novos produtos. Vale a pena ver a página 25 do Press Release e anteriores. Do crescimento de R$ 375 milhões da receita bruta entre o 4T19 e o 4T20 cerca de metade (R$ 185 milhões) veio de outros produtos que não computadores (notebooks e desktops). As vendas de smartphones cresceram quase 100%, de internet das coisas (IoT) cresceram mais de 300%, e, de tablets, quase 400%!!! POSITIVO TECNOLOGIA S.A. - Dados Econômico-Financeiros - Press-release
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 16, 2021 8:22:30 GMT -3.5
Muito possivelmente deve abrir com gap já acima dos 5,50.
E se romper os 6, abre para buscar os 12.
Pensar que ia pegar 20k e acabei pegando só 8k.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 16, 2021 8:42:19 GMT -3.5
UAU!!!
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 16, 2021 11:03:25 GMT -3.5
Muito possivelmente deve abrir com gap já acima dos 5,50. E se romper os 6, abre para buscar os 12. Pensar que ia pegar 20k e acabei pegando só 8k. Por isso tem tentar se posicionar antes. Tecnicamente rompeu LTB principal com Gap com forte volume. Entrada "correta graficamente" seria essa, ou talvez aguardar um pullback. Se for gap fuga vai buscar rompimento próximas resistências principais na faixa 5,50 e 6,24 para liberar de vez papel. Se fizer pulback LTB fecharia gap, daria possível oportunidade entrada. Ou aguardar um pivot alta. Por isso não consigo operar esse tipo de rompimento. Apesar do efeito não recorrente, empresa pode estar ganhando tração diversas frentes.
|
|
|
Post by 249 on Mar 16, 2021 12:52:32 GMT -3.5
Apesar da euforia com o resultado e a valorização acentuada dos últimos dias, não penso que o desempenho foi brilhante, senão vejamos:
% 2020/2019
receita líquida + 14,5 custo da matéria prima + 21,6 lucro bruto - 6,5 comissões + 25,0 fretes + 26,0 outras despesas comerciais + 35,0 EBIT ex crédito PIS/COFINS - 45,0
Claramente, não fosse o crédito de PIS/COFINS e o resultado financeiro poluído com ganhos financeiros não recorrentes e ainda um crédito fiscal com o governo do Paraná (todos os efeitos não caixa), o Lucro Líquido viraria Preju. Outra coisa. Apesar do resultado e do aumento de capital, o endividamento líquido não foi reduzido substancialmente como poderia ter sido. Posso estar enganado, mas a ver os resultados em 2021 para confirmar ou não essa avaliação.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 16, 2021 18:37:08 GMT -3.5
Não tem como comparar 2020 com 2019. No máximo, o 4T, quando a pandemia deu uma arrefecida.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 19, 2021 11:13:04 GMT -3.5
Vai confirmando gap fuga.
Na iminência romper principal resistência.
Pra quem não sabe analisar fundamentos / enxergar potencial negócio como eu, resta AG.
E AG está indicando provável reversão.
Contra fluxo e tendência não adianta ir contra.
Até stop abaixo dos 5,20 já daria para pensar.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 19, 2021 17:17:22 GMT -3.5
Está indo, de tanto em tanto por dia, está indo. Não ficarei triste quando retornar aos 12.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 31, 2021 10:18:57 GMT -3.5
Vai confirmando gap fuga. Na iminência romper principal resistência. Pra quem não sabe analisar fundamentos / enxergar potencial negócio como eu, resta AG. E AG está indicando provável reversão. Contra fluxo e tendência não adianta ir contra. Até stop abaixo dos 5,20 já daria para pensar. Última faixa de resistência nos 7,30 para liberar até topo nos 12. Ainda deu oportunidade perto do gap nos 5,35 - Fibo 50% última pernada. Parece que vai. Stop daria para pensar abaixo mínima nos 6,28 ou 5,35.
|
|