|
Post by rogerdff on Jan 31, 2020 17:46:12 GMT -3.5
Posso ter errado o momento, mas acertei o preço. Ontem foi definido o preço da oferta pública de 54 M de ações pela empresa. Ficou em R$ 6,55. Ainda foi 13% abaixo do preço que eu sugeri a venda, 2 meses atrás.
Com a enxurrada de recomendações, ficou na cara que o intuito era aumento de capital e ganho dos bancos. Impressionante. Metade valor máximo que chegou acima dos 12.
|
|
|
Post by rogerdff on Feb 6, 2020 20:23:20 GMT -3.5
Faixa dos 7 era importante faixa de suporte.
Abaixo principal seria nos 5 ou até os 4.
Se corrigir tudo isso vai mostrar como mercado exagera seja pra cima ou pra baixo.
Neste caso como bem disse wizard interesse na oferta ações aproveitaram pra exagerar.
Resultado sai início março.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 9, 2020 11:29:03 GMT -3.5
Faixa dos 7 era importante faixa de suporte. Abaixo principal seria nos 5 ou até os 4. Se corrigir tudo isso vai mostrar como mercado exagera seja pra cima ou pra baixo. Neste caso como bem disse wizard interesse na oferta ações aproveitaram pra exagerar. Resultado sai início março. E foi lá nos 4, topo rompido movimento principal.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 9, 2020 17:35:43 GMT -3.5
Faixa dos 7 era importante faixa de suporte. Abaixo principal seria nos 5 ou até os 4. Se corrigir tudo isso vai mostrar como mercado exagera seja pra cima ou pra baixo. Neste caso como bem disse wizard interesse na oferta ações aproveitaram pra exagerar. Resultado sai início março. E foi lá nos 4, topo rompido movimento principal. Parabéns.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 23, 2020 9:50:03 GMT -3.5
E foi lá nos 4, topo rompido movimento principal. Parabéns. Devolveu tudo e ainda perdeu fundo mensal nos 2. Empresa agora pelo menos tem dinheiro em caixa.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 23, 2020 10:10:40 GMT -3.5
Devolveu tudo e ainda perdeu fundo mensal nos 2. Empresa agora pelo menos tem dinheiro em caixa. Com esse pânico todo nos mercados as small caps vão sofrer mais mesmo, pela menor liquidez. Mas o mercado parece estar exagerando em tudo. Essa daqui, se continuar desse jeito, deve voltar aos níveis de 2015.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 23, 2020 10:46:15 GMT -3.5
Devolveu tudo e ainda perdeu fundo mensal nos 2. Empresa agora pelo menos tem dinheiro em caixa. Com esse pânico todo nos mercados as small caps vão sofrer mais mesmo, pela menor liquidez. Mas o mercado parece estar exagerando em tudo. Essa daqui, se continuar desse jeito, deve voltar aos níveis de 2015. Não dá para duvidar de mais nada.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 6, 2020 15:18:51 GMT -3.5
Com o follow-on 354 mi empresa ficou com:
- Caixa líquido: 460 mi + 354 mi = 814 mi
- Dív. Líq: +251 - 354 = -103 mi
- Capital Social: 743 mi / 141,8 mi ações = 5,24/ação
Valor mercado ação abaixo 3: VM < 425 mi
Valor firma ação < 3: VM + Div Liq = < 325 mi
Com concorrência provavelmente diminuindo, e dólar encarecendo produtos de fora, Positivo pode se beneficiar muito, mesmo com queda forte demanda.
Questão é saber se consegue repassar custo insumos em U$ para os produtos.
Empresa não consegue ter rentabilidade boa, apesar da enorme receita. Mas se conseguir manter ROE + e acima dos 3%, parece ser das melhores oportunidades em microcaps no momento.
E provavelmente vai ter poder barganha para novas aquisições a custos menores.
Basta saber alocar de forma inteligente e prudente o capital.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 7, 2020 9:21:34 GMT -3.5
Com o follow-on 354 mi empresa ficou com: - Caixa líquido: 460 mi + 354 mi = 814 mi - Dív. Líq: +251 - 354 = -103 mi - Capital Social: 743 mi / 141,8 mi ações = 5,24/ação Valor mercado ação abaixo 3: VM < 425 mi Valor firma ação < 3: VM + Div Liq = < 325 mi Com concorrência provavelmente diminuindo, e dólar encarecendo produtos de fora, Positivo pode se beneficiar muito, mesmo com queda forte demanda. Questão é saber se consegue repassar custo insumos em U$ para os produtos. Empresa não consegue ter rentabilidade boa, apesar da enorme receita. Mas se conseguir manter ROE + e acima dos 3%, parece ser das melhores oportunidades em microcaps no momento. E provavelmente vai ter poder barganha para novas aquisições a custos menores. Basta saber alocar de forma inteligente e prudente o capital. Você trouxe dados relevantes, mas não concordo com a conclusão de que seja uma das melhores oportunidades em microcaps, ainda que os números indiquem que ela está claramente subavaliada. O histórico da empresa é péssimo e não temos razão para acreditar que o futuro será diferente, ainda que ela possa vez ou outra usufruir de curtos períodos de desajuste cambial. Assim, o fato de ela ter um valor mercado abaixo do que considera o justo não significa necessariamente que, ao longo dos anos, o ajuste será feito pelo aumento do valor mercado. Se tudo continuar como era antes, e ela continuar a destruir capital no tempo, há também a possibilidade de o valor da empresa se ajustar ao valor de mercado. De forma mais simples, ao invés do preço subir em direção ao valor patrimonial, pode acontecer de o valor patrimonial descer em direção ao preço. No curto prazo, posso estar completamente equivocado, mas em uma década, acredito ser muito muito provável que isso aconteça.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 7, 2020 10:42:32 GMT -3.5
Perfeito rst, objetivo é ver visão dos fundamentalistas.
Sem dúvidas como coloquei, rentabilidade empresa é sofrível, e alocação capital não tem mostrado resultados até então.
E desconto atual pode não se traduzir em oportunidade futura.
Grato por compartilhar.
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 8, 2020 20:28:23 GMT -3.5
Com o follow-on 354 mi empresa ficou com: - Caixa líquido: 460 mi + 354 mi = 814 mi - Dív. Líq: +251 - 354 = -103 mi - Capital Social: 743 mi / 141,8 mi ações = 5,24/ação ... Você trouxe dados relevantes, mas não concordo com a conclusão de que seja uma das melhores oportunidades em microcaps, ainda que os números indiquem que ela está claramente subavaliada. O histórico da empresa é péssimo e não temos razão para acreditar que o futuro será diferente, ainda que ela possa vez ou outra usufruir de curtos períodos de desajuste cambial. Assim, o fato de ela ter um valor mercado abaixo do que considera o justo não significa necessariamente que, ao longo dos anos, o ajuste será feito pelo aumento do valor mercado. Se tudo continuar como era antes, e ela continuar a destruir capital no tempo, há também a possibilidade de o valor da empresa se ajustar ao valor de mercado. De forma mais simples, ao invés do preço subir em direção ao valor patrimonial, pode acontecer de o valor patrimonial descer em direção ao preço. No curto prazo, posso estar completamente equivocado, mas em uma década, acredito ser muito muito provável que isso aconteça. Eu tenho uma outra visão.
1. A empresa tem um mal histórico por ter sido penalizada desde a sua criação (1989) por um real sobrevalorizado em praticamente todo o período. (Nos períodos de exceção entre 1999 e 2006, e recentemente, desde 2018, a empresa apresentou resultados robustos. Lembrando que o Plano Real é de 1994, portanto, mais novo que a empresa.)
Quando falo de real sobrevalorizado atrapalhando a empresa, não estou falando da teoria do Bresser de taxa de câmbio de equilíbrio, mas da observação de grandes saldos negativos em conta correntetransações correntes que eram sustentados por entradas de carry trade na conta de capital. Essas entradas de carry trade eram, por sua vez, sustentadas pelas maiores taxas de juros reais do mundo. (Provavelmente nunca veremos na história da humanidade outro país que mantenha as taxas de juros reais tão altas por tanto tempo). Elevadas taxas de juros reais eram utilizadas para tentar manter a inflação controlada, uma vez que o governo alimentava a demanda com gastos públicos altíssimos. A inflação era controlada pelo preço de bens importados, mantidos baixos pelo real sobrevalorizado. Isso minava a rentabilidade das empresas nacionais.
Talvez a preocupação com a austeridade fiscal morra com a Covid-19. Porém, se continuar, poderemos viver um longo período com taxas de juros civilizadas, e, consequentemente, uma taxa de câmbio que permita que os bens produzidos no país sejam competitivos, ao menos por aqui. O primeiro microcomputador que eu usei foi um TRS-80 da Radio Shack. Depois utilizei computadores também baseados do processador Z80, fabricados por marcas brasileiras, protegidas pela "Política Nacional de Informática" (Lei 7232/1984). Quando os computadores baseados no processador Z80 foram substituídos pela geração 8086, com o lançamento do PC, pela IBM, tive a oportunidade de utilizar esse microcomputador. Posteriormente utilizei computadores Compaq, a empresa que mais vendeu computadores no mundo, na década de 1990. A única dessas empresas que ainda existe é a IBM, que deixou de fabricar microcomputadores há décadas. Mais recentemente, gigantes como Microsoft e Google tentaram emplacar os próprios celulares, tablets e computadores, mas não foram bem sucedidas. O fato de ainda estar viva, atuante neste mercado, e com saúde financeira, mostra o quão competente a empresaPositivo tem sido, apesar das adversidades.
2. Não é verdade que a empresa destruiu capital no tempo.
A empresa fechou o ano com Patrimônio Líquido de R$ 535M, para Capital Social de R$ R$ 389M. Ou seja, a empresa criou R$ 146M de valor, além daquilo que distribuiu na forma de proventos (dividendos e juros sobre capital próprio) para os acionistas e juros para os credores (remuneração do capital de terceiros). O que talvez possa ser dito é que o valor gerado é menor do que o custo de capital. Mas voltamos, com isso, à discussão sobre as taxas de juros exorbitantes praticadas pelo governo brasieliro, que impediam praticamente qualquer negócio de remunerar o capital de forma vantajosa em relação aos títulos públicos.
3. Nas próximas décadas, a sociedade continuará passando por mudanças em que os equipamentos de informática tornam-se cada vez mais essenciais e cada vez mais utilizados, mesmo quando não são essenciais, em aplicações para as quais trazem grande comodidade.
Na verdade, a crise da Covid-19 deve acelerar essa tendência: a educação à distância passa a fazer parte da vida de grande parte dos estudantes; o uso de celulares e computadores para serviços básicos, particularmente bancos e comércio, se torna corriqueiro, mesmo para as pessoas mais idosas; a comunicação interpessoal passa a ser principalmente por aplicativos, como Whatsapp e Hagout. Nessa tendência, particularmente com relação à educação, a Positivo Informática tem uma grande vantagem competitiva, pelo desenvolvimento de soluções voltadas especificamente para o setor educacional, que eu espero que em algum momento passe a ser um importante gerador de valor para a empresa. Mesmo que a empresa não consiga ter uma vantagem competitiva por produtos exclusivos (como os sistemas educacionais), a empresa tem uma grande vantagem pela sua escala de produção. Isso facilita o atendimento de editais de compras governamentais. Facilita também a oferta de uma boa cobertura de assistência técnica e disponibilização de pelas de reposição por longo tempo, o que adiciona valor, tanto para os clientes corporativos, quanto para pessoas físicas e pequenos e microempresários. (No caso de manutenção de notebooks e aparelhos celulares, as peças são especificas, resultando, em geral, no descarte do aparelho, quando ocorre um defeito, por falta de peça de reposição.) Além dessas vantagens, a empresa entra a crise com muito caixa. Vários competidores nacionais e internacionais vão morrer por falta de liquidez. A Positivo vai sobreviver, num mercado com menos competidores. Se aliado a isso, conseguirmos manter no Brasil taxas de juros civilizadas, evitando a sobrevalorização do real, diminui mais ainda a competição, devido aos custos de importação que marcas estrangeiras terão que enfrentar, sem ter a vantagem de um câmbio favorável.
Resumindo, acho que a empresa se saiu bem, apesar a dificuldade imposta pelos erros da política econômica no Brasil, e agora vai atuar com vantagens, num mercado com menos competidores.
Obs: Estou comprado com PM de R$ 2,93. Por menos de R$ 3 a empresa vale menos do que tem em caixa.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 8, 2020 20:51:03 GMT -3.5
Sem querer concordar ou discordar, mas apenas exemplificando anedoticamente porque não compartilho do seu otimismo. Aqui em casa temos e tivemos eletrônicos de diversas marcas (Apple, Motorola, Samsung, dell etc) de várias faixas de preço. Tivemos uma boa experiência com todos, até mesmo com Apple, apesar das chatices de usar sistema operacional próprio, tudo ser bloqueado e os acessórios terem especificações não padronizadas para forçar usuário a adquirir os da empresa. Nunca consideramos um produto positivo, visto como sendo de baixa qualidade (talvez por puro preconceito, talvez por desconfiar que não dá para fazer algo muito mais barato que os concorrentes sem comprometer a qualidade) No trabalho já usaram desktops positivo.Vários davam problema ao sair da caixa, muitos outros paravam de funcionar após um ou dois anos de uso. Lixo completo. As máquinas foram substituídas por computadores Dell há uns quatro anos e os problemas desapareceram.
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 9, 2020 7:44:55 GMT -3.5
Sem querer concordar ou discordar, mas apenas exemplificando anedoticamente porque não compartilho do seu otimismo. Aqui em casa temos e tivemos eletrônicos de diversas marcas (Apple, Motorola, Samsung, dell etc) de várias faixas de preço. Tivemos uma boa experiência com todos, até mesmo com Apple, apesar das chatices de usar sistema operacional próprio, tudo ser bloqueado e os acessórios terem especificações não padronizadas para forçar usuário a adquirir os da empresa. Nunca consideramos um produto positivo, visto como sendo de baixa qualidade (talvez por puro preconceito, talvez por desconfiar que não dá para fazer algo muito mais barato que os concorrentes sem comprometer a qualidade) No trabalho já usaram desktops positivo.Vários davam problema ao sair da caixa, muitos outros paravam de funcionar após um ou dois anos de uso. Lixo completo. As máquinas foram substituídas por computadores Dell há uns quatro anos e os problemas desapareceram. A minha evidência anedotal é oposta. Trabalho atualmente com 3 computadores da marca Positivo (um desktop, um notebook, e um netbook). Semana passada tive o primeiro problema com o desktop, que comprei em 2014. (Atribuo isso à Lei de Murphy, uma vez que a assistência técnica está fechada, e não à qualidade do produto.) Estou usando o notebook, que já foi do meu filho. Quando ele me deu o notebook (teve que trocar por um computador com memória SSD, porque ele trabalha com biga data), tive que trocar a bateria e o teclado (detonado em jogos de LOL). Provavelmente não conseguiria as peças para nenhuma outra marca, uma vez que o notebook já tinha mais de 3 anos. (É o que eu explicava sobre a escala e a qualidade da assistência técnica.) Anteriormente tive problemas com Itautec (desktop) e LG (netbook). Em ambos os casos os computadores deram problema cedo (menos de 3 anos de uso) e a assistência técnica foi péssima.
Minha esposa tem desktop e notebook da Dell. Já teve milhares de problemas e jurou que nunca mais compraria um desktop da marca. (Mesmo assim, este ano, comprou um novo desktop da Dell, porque tem preconceito com a Positivo, sem nunca ter tido um computador da marca.) A assistência técnica da Dell é boa, mas o problema é que você precisa usar muito cedo. Já trocou peças, dentro e fora do período de garantia, em ambas as máquinas, com menos de 3 anos de uso.
Aqui em casa, o único caso adverso com Positivo foi minha filha. O notebook dela quebrou a carcaça e com isso deu problema na antena do Wi-Fi, que só funciona estando muito perto da fonte do sinal. Havia outras coisas que ela não gostava, e abandonou o notebook com menos de 2 anos de uso. (Fica de reserva, aqui em casa.) Atualmente trabalha com um Samsung, que é realmente excelente. Mas, muito mais caro que um Positivo.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Apr 10, 2020 15:44:33 GMT -3.5
Concordo com o Claudio na visão dele. E, também tenho tanto PC quanto laptop da Positivo e já nem lembro há quantos anos comprei. Eu continuo com minhas 50000 ações que não vendi quando foram acima de 12 reais (reconheço que em parte para não pagar R$ 75.000,00 de IR). E, estou buscando coragem para comprar mais 50.000.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 29, 2020 11:13:04 GMT -3.5
Posi3 em leilão prestes a romper topo 4,05 e confirmar triângulo ascendente que projeta faixa dos 6.
Apesar SPX e DJI terem atingidos objetivos esperados, mas IBOV podendo buscar ainda 86k pode dar gás para o papel.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 29, 2020 16:41:04 GMT -3.5
Posi3 em leilão prestes a romper topo 4,05 e confirmar triângulo ascendente que projeta faixa dos 6. Apesar SPX e DJI terem atingidos objetivos esperados, mas IBOV podendo buscar ainda 86k pode dar gás para o papel. Fechou bem forte nos 4,52. Objetivo 5,50 / 6,00. Não duvido amanhã subir forte e bater perto de 5,50.
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 8, 2020 14:01:42 GMT -3.5
Posi3 em leilão prestes a romper topo 4,05 e confirmar triângulo ascendente que projeta faixa dos 6. Apesar SPX e DJI terem atingidos objetivos esperados, mas IBOV podendo buscar ainda 86k pode dar gás para o papel. Fechou bem forte nos 4,52. Objetivo 5,50 / 6,00. Não duvido amanhã subir forte e bater perto de 5,50. Ainda deu oportunidade em Maio nos 3. E agora atingiu os 6. Apenas 15 preções 100% alta. Balanço saiu hoje. Fiz alguns trades bons mas não segui minha meta de posicionar e manter 20k papel nos 3 e segurar. Dava para colocar stop abaixo mínima de hoje nos 5,51.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Jul 2, 2020 22:03:53 GMT -3.5
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 3, 2020 10:15:50 GMT -3.5
Estranho que ação não chegou a responder forte. Se tiverem retorno líquido de 10%, R$ 80 milhões seria lucro bem significativo, ainda que pontual.
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 19, 2020 10:39:42 GMT -3.5
Infomoney - Positivo Tecnologia: os bastidores da construção da maior fabricante de computadores do país"A crise atual — provocada pelo coronavírus — aqueceu a demanda por desktops e fez as vendas da Positivo dispararem. A empresa corre agora para repor os estoques e, ao mesmo tempo, foca na fabricação de urnas eletrônicas para atender uma licitação inédita em sua história, de quase R$ 800 milhões, que ganhou em julho."
Nesse cenário de dólar alto (menor concorrência de importados), elevada demanda por equipamentos de informática (por causa da pandemia) e taxa de juros baixa (o que facilita a venda de bens duráveis, normalmente feita a prazo), parece tudo favorável para a empresa. Estou achando o preço atual muito baixo. Inclusive comprei mais hoje por R$ 4,63.
|
|