|
Post by wizardhsc on Dec 3, 2019 9:09:19 GMT -3.5
A questão do investimento em agro é um onus de compra uma boa empresa a 9xLL. Em relação ao ecomerce é uma vantagem e desvantagem. É fato que seu crescimento afeta o varejo físico, por outro lado os negócios da CGRA estão localizados em uma região de menor penetração. Sendo assim, menos suscetível a briga de margem. Independente disso, o fato é que a empresa se manteve rentável, mesmo durante a pior crise da história do Brasil. Com o crescimento do pais, mesmo que gradual, teremos melhora no emprego. Portanto mais consumo e menos inadimplência. Ou seja, tem muito espaço para crescimento. Some a isso, os 3 reais por ação, de decisão judicial. É provavelmente a melhor oportunidade no momento. To meio por fora e não ando acompanhando minhas empresas. Que história é essa dos 3 reais de decisão judicial? Já postei antes. A decisão contra cobrança de pis/confins sobre o icms ou algo assim. Está cheio de empresas cujos resultados fracos foram salvos por isso. O valor que a CGRA tem direito dá uns 3 reais por ação, 62 milhões. Acho que devem reconhecer no 4T19.
|
|
|
Post by wizardhsc on Dec 26, 2019 14:28:00 GMT -3.5
Juros aqui, aproximadamente 1,11 liquido por ação. Ex hoje.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Dec 26, 2019 20:10:07 GMT -3.5
Com muuuuuuita paciência, eis os 30.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 22, 2020 9:00:27 GMT -3.5
Saiu o reconhecimento dos primeiros 23,5 milhões. Resta os 62 que estão aguardando, mas com decisão favorável. Pensava que sairia primeiro os 62. Ação está muito barata.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 22, 2020 10:48:17 GMT -3.5
wizardhsc , tenho acompanhado suas postagens sobre os créditos de PIS/Cofins e, se me permite, gostaria de fazer algumas correções. Esse tema aparece na nota explicativa 10 do ITR3T19 da seguinte forma: “b) A demanda PIS & COFINS se resume atualmente em duas ações judiciais, estando segundo a assessoria jurídica, nos seguintes estágios: 1) Ação Declaratória n° 5001483-73.2011.4.04.7104 (Antigo 2009.71.04.002911-2/R), transitada em julgado em 16/04/2019, reconhecendo o direito creditório da Companhia, pelo período entre 05/2004 a 09/2009. Neste momento, há Execução de Sentença proposta pela Companhia, buscando a homologação do crédito tributário em Juízo de aproximadamente R$23.500.000,00; bem como a execução dos ônus sucumbenciais em face da União - Fazenda Nacional. Processo eletrônico aguardando a conclusão ao Magistrado, para recebimento da Execução e intimação do Executado. 2) Mandado de Segurança n. 5001481-06.2011.4.04.7104 (Antigo 2009.71.04.002910-0/RS), com julgado favorável a Companhia em 04/2019 pelo Superior Tribunal de Justiça, no Agravo em Recurso Especial n. 253.110/RS, reconhecendo a não incidência do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS, limitando a prescrição quinquenal, bem como permitindo a compensação dos valores indevidamente recolhidos após o trânsito em julgado. Da decisão proferida, houve a interposição de Agravo Interno pela União – Fazenda Nacional e impugnado pela Companhia; nesta data os autos estão conclusos com o Ministro Relator, Dr. Napoleão Nunes Maia Filho, desde 30/05/2019. Nestes autos, há deposito judicial junto à Caixa Econômica Federal no valor aproximado de R$62.000.000,00.”O item 1 é o do fato relevante de ontem e, acredito, era um item fora das demonstrações financeiras, ainda que expressamente mencionado nas notas explicativas. Nesse caso, representa cerca de R$ 1,17/ação a mais no patrimônio líquido. O item 2, referente a uma ação ainda não transitada em julgado, corresponde a 43 milhões de depósitos feitos no curso da ação que, após atualização, tem um valor estimado de 62milhões. Diferente do item 1, parte destes valores (43,6 mi) já está nas demonstrações financeiras, aparecendo no ativo dentro da rubrica “Despesas antecipadas” (DF individuais) ou “Contas a receber” (DF consolidadas). Portanto, quando essa segunda ação terminar e a empresa finalmente conseguir levantar os depósitos, o impacto nas DFs será apenas da diferença entre os aproximados 62mi e os 43,6mi já contabilizados. O valor de 43,6 não impactará o patrimônio líquido, mas mudará de rubrica (de “despesas antecipadas” para “caixa e equivalentes de caixa” ) Nesse caso, o futuro resultado da ação representará apenas cerca de R$ 0,91/ação a mais no patrimônio líquido. O caixa, de outro lado, crescerá R$3,08/ação. Apesar de o impacto futuro dessas ações ser menor do que gostaríamos, concordo com a parte que diz que a empresa continua barata. Não por outra razão, permanece sendo disparado minha maior posição e o destino de boa parte dos meus aportes. É uma das únicas ações da bolsa que ainda não disparou. Como curiosidade, WLM (WLMM4), com cinco ou seis concessionárias Scania e algumas fazendas pouco produtivas tem valor de mercado de R$ 625mi. Grazziotin, com mais de 300 lojas, um minishopping, uma floresta de pinus e duas fazendas modernas tem valor de mercado de R$ 565mi. Na minha opinião, isso é um forte indicativo de que uma das duas está com o preço bastante errado.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 22, 2020 16:42:40 GMT -3.5
Hoje comprei CGRA3 por R$ 29,50, quando CGRA4 era negociada por R$ 33,00. Essa diferença de preço entre ON e PN não faz sentido para mim. Os proventos são os mesmos para as duas classes de ações, para o volume que eu compro a liquidez ainda é razoável (e eu posso esperar para vender), a PN não tem tag along, e a ON teoricamente tem o prêmio pelo controle.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Jan 22, 2020 18:22:27 GMT -3.5
Faz muitos anos que tenho CGRA na carteira e não me lembro de uma alta de 11%. Será que abriu caminho para buscar os R$ 40,00?
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jan 24, 2020 12:15:35 GMT -3.5
Hoje comprei CGRA3 por R$ 29,50, quando CGRA4 era negociada por R$ 33,00. Essa diferença de preço entre ON e PN não faz sentido para mim. Os proventos são os mesmos para as duas classes de ações, para o volume que eu compro a liquidez ainda é razoável (e eu posso esperar para vender), a PN não tem tag along, e a ON teoricamente tem o prêmio pelo controle. kkkk...a liquidez de CGRA3 é tão baixa que provavelmente comprou um pouco de mim. Aproveitei a subidinha para liquidar o que tinha, e fazer caixa. A quantidade que tinha era pequena e mesmo assim foi difícil conseguir vender tudo. De fato, o papel parece muito barato, e uma hora deve explodir. Mas fazem anos que está assim. Para quem pode/quer segurar o papel por prazo indeterminado, é uma alternativa muito tranquila. Tem muito caixa, em uma crise na bolsa deve passar bem. Fiquei meio decepcionado ao viajar recentemente para a região de P.Alegre, aproveitei para tentar visitar uma Grazziotin e só vi um montão de Zaffari/Bourbon e nenhuma Grazziotin. Mas como explicaram, o mercado dela é o interior dos estados do sul. Sucesso para quem fica.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 24, 2020 14:07:16 GMT -3.5
Hoje comprei CGRA3 por R$ 29,50, quando CGRA4 era negociada por R$ 33,00. Essa diferença de preço entre ON e PN não faz sentido para mim. Os proventos são os mesmos para as duas classes de ações, para o volume que eu compro a liquidez ainda é razoável (e eu posso esperar para vender), a PN não tem tag along, e a ON teoricamente tem o prêmio pelo controle. kkkk...a liquidez de CGRA3 é tão baixa que provavelmente comprou um pouco de mim. Aproveitei a subidinha para liquidar o que tinha, e fazer caixa. A quantidade que tinha era pequena e mesmo assim foi difícil conseguir vender tudo. De fato, o papel parece muito barato, e uma hora deve explodir. Mas fazem anos que está assim. Para quem pode/quer segurar o papel por prazo indeterminado, é uma alternativa muito tranquila. Tem muito caixa, em uma crise na bolsa deve passar bem. Fiquei meio decepcionado ao viajar recentemente para a região de P.Alegre, aproveitei para tentar visitar uma Grazziotin e só vi um montão de Zaffari/Bourbon e nenhuma Grazziotin. Mas como explicaram, o mercado dela é o interior dos estados do sul. Sucesso para quem fica. Vou fazer apenas uma correção. No curto prazo, o papel parece estagnado. Mas olhando um período maior, subiu 94% em 2016; 72% 2017; -10% 2018 e 30% 2019. Estou bem satisfeito com esse ritmo de valorização.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Feb 4, 2020 18:06:55 GMT -3.5
Hoje liquidei posição nessa, a 33,39.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 5, 2020 8:51:07 GMT -3.5
Hoje liquidei posição nessa, a 33,39. marcos, nas últimas semanas você anunciou diversas vendas. Está saindo de vez da bolsa ou apenas de posições específicas? Outra dúvida, para onde está direcionando o dinheiro das vendas? Novas ações ou outras classes de ativos (RF, FII, Dolar, etc)?
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 5, 2020 10:02:45 GMT -3.5
Hoje liquidei posição nessa, a 33,39. Não era você que falava em 50. Acho que saiu cedo.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Feb 5, 2020 13:18:05 GMT -3.5
Talvez 40,00. Mas, em primeiro lugar, como comentei em outro tópico, estou deixando uma reserva fora da bolsa para caso aconteça alguma queda grande. A CGRA foi uma das escolhidas porque estou um pouco receoso com a disseminação de muitas novas lojas no interior do RS, como a Havan. Pelo menos no curto prazo, pode dar uma refletida nas vendas da Grazziotin. Também, nada impede que eu compre novamente as ações quando o horizonte estiver mais claro.
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 29, 2020 17:44:51 GMT -3.5
A Grazziotin informou que vai reconhecer no 4T19 a reversão da provisão de PIS/COFINS s/ ICMS. Grazziotin - Fato Relevante - 28/02/2020Acho que o contador se atrapalhou na hora de escrever o fato relevante, porque informou um valor de R$ 63M. Porém, pelo Fato Relevante de 23/05/2019, o valor de R$ 62 M (antes da atualização) se refere ao depósito judicial, e não à provisão. Esse valor, pelo que entendi, ainda não foi liberado. Então, o ajuste no 4T19 seria de R$ 45 M, que seria o valor provisionado de contingências tributárias, de acordo com a Nota Explicativa 15 do ITR do 3T19. É possível, porém, que a diferença (R$ 18 M) seja reconhecida como receita financeira.
O que isso significa, na prática? Que o lucro antes dos tributos sobre o lucro (LAIR) do 4T19 virá entre R$ 45M e R$ 63M maior. O LAIR de 2019, que deveria ser algo como R$ 80M. Isso significa, provavelmente (depende dos diferimentos e isenções tributários) um aumento entre 56% e 79% do lucro por ação, em relação ao lucro dos últimos 12 meses. Isso significa que, sem corrigir para efeitos não recorrentes, as análises fundamentalistas vão indicar crescimento de mais de 50% do lucro e uma queda do P/L de 9,8 (que já é muito baixo!) para algo entre 5,5 e 6,3!
Se sobrevivermos ao coronavirus, eu esperaria uma valorização de pelo menos 50% para a ação, no curto prazo. É possível que eu compre um pouco mais esta semana. Provavelmente CGRA3, se mantiver o desconto de 15% sobre CGRA4. Mas aí já começo a me preocupar com a liquidez.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 29, 2020 20:47:46 GMT -3.5
Mesmo em relação aos 45mi, pelo que entendi, vão sim passar pela DRE, diferentemente do que eu havia mencionado anteriormente. Quando escrevi aquela mensagem, somente havia atentado para a rubrica do ativo referente aos depósitos, que batia exatamente com o valor demonstrado na nota explicativa. Só agora me dei conta de que há uma rubrica no passivo de valor semelhante no passivo entitulado “provisão para contingências”.
Se entendi direito, no 4t19 teremos aproximadamente:
23,5mi dos créditos da ação já transitada em julgado; 45mi referente ao valor histórico dos depósitos; 18mi da atualização monetária estimada sobre estes depósitos. Total de aproximados 86,5mi só dessas ações.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 16, 2020 17:54:36 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 16, 2020 18:28:12 GMT -3.5
Já tinha esquecido com essa crise.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Mar 16, 2020 18:36:11 GMT -3.5
Mesmo sem recorrentes, teve uma melhora significativa sobre 18.
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 16, 2020 18:40:51 GMT -3.5
Mesmo sem recorrentes, teve uma melhora significativa sobre 18. Justamente o ia falar. Dentro do fraco crescimento do ano passado, mas um bom resultado. Vão distribui 8 milhões a mais e recompraram 230 mil ações. Poderiam aproveitar o caixa para recomprar mais ou distribuir. O momento parece oportuno.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 21, 2020 18:48:19 GMT -3.5
Eu gosto desta empresa, tive por muitos anos, mas temo agora que vá sofrer um bocado.
Pelo que vi, só tem vendas em lojas físicas. Com um lockdown por período indeterminado:
- Não tem canal de vendas alternativo. - Vai perder espaço para quem tem faz vendas online. - Clientela vai criar hábitos de compras que não tinha antes. - Não dá agora para querer criar um canal de vendas online, e deve demorar um bocado.
A alternativa seria se associar a algum market place, mas parece que isto não está na cultura da empresa.
Tudo isto claro pode estar bem errado. Visto de longe, em um mercado (interior do Sul) que não conheço.
Por outro lado tem caixa suficiente para aguentar um bom tempo. Quando a situação sinalizar melhora, pode dar uma bela oportunidade.
|
|