|
Post by wizardhsc on Sept 5, 2018 9:58:59 GMT -3.5
Foi uma bela sacanagem do controlador. Ainda ameaçam os minoritários. Também acredito em um valor maior, ao menos os 30, que me tirariam do prejuízo. Provavelmente vão seguir o mesmo modelo do PRBC, comprar por baixo dos panos e depois reajustar o valor.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 5, 2018 10:04:50 GMT -3.5
E o que tinha de insider operando hein? Agora tá explicado o nível dos aluguéis...
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 5, 2018 10:10:54 GMT -3.5
E o que tinha de insider operando hein? Agora tá explicado o nível dos aluguéis... Sim, principalmente nessa última pernada. Após um rompimento para cima, começaram a socar na venda.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Sept 5, 2018 10:13:14 GMT -3.5
É uma putaria que fazem com os minoritários. Espero que o valor não seja aceito. Qual o float deste papel? Estou fora, mas pensando em lançar OC na abertura a uns 25. Se pegar, pegou. O que acham ? Se não for DT, acho roubada. No comunicado a TAM disse que pode retirar a OPA a qualquer tempo. Ficar com dinheiro empatado na empresa na eventualidade de não haver contrato e sem OPA, é revisitar o case da WIZS3. Aliás, vi o preço agora, se fez DT já ganhou um bom troco. ;-)
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Sept 5, 2018 10:14:33 GMT -3.5
E o que tinha de insider operando hein? Agora tá explicado o nível dos aluguéis... Onde tem fumaça tem fogo. Era uma movimentação estranha demais.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Sept 5, 2018 10:18:36 GMT -3.5
É uma putaria que fazem com os minoritários. Espero que o valor não seja aceito. Principalmente pois em todas as conferências esse movimento foi consistentemente desmentido.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Sept 5, 2018 10:22:23 GMT -3.5
Apenas complementando meus comentários anteriores, apesar de acreditar que o controlador não nos deu muitas escolhas, acredito que o valor da OPA será aumentado depois que a oferta já estiver em andamento. A oferta será registrada nesses R$27, depois irá para pelo menos R$30 após o reclamo dos minoritários e, com menor probabilidade, em um terceiro momento, pode subir para um valor entre 32 e 35. Vou segurar as minhas na espera dos R$30. 2. vai que ocorra o que aconteceu em PRBC4!!! Fui um dos que foram enganados pelo truque da PRBC4. Aprendi que se houver negociação em bolsa com cotação maior do que o valor anunciado pelo OPA, há chances de eles aumentarem. Mesmo nos 27 eu teria um lucrinho, mas se pudessem aumentar esse valor eu não rejeitaria. Abraços
|
|
|
Post by ancasodi on Sept 5, 2018 10:27:36 GMT -3.5
É uma putaria que fazem com os minoritários. Espero que o valor não seja aceito. Principalmente pois em todas as conferências esse movimento foi consistentemente desmentido. Duro é ter que contar com a CVM...
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Sept 5, 2018 10:29:56 GMT -3.5
2. vai que ocorra o que aconteceu em PRBC4!!! Fui um dos que foram enganados pelo truque da PRBC4. Aprendi que se houver negociação em bolsa com cotação maior do que o valor anunciado pelo OPA, há chances de eles aumentarem. Mesmo nos 27 eu teria um lucrinho, mas se pudessem aumentar esse valor eu não rejeitaria. Abraços Não acompanhei a OPA de PRBC4. Alguém pode resumir a história?
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Sept 5, 2018 11:24:07 GMT -3.5
Qual o float deste papel? Estou fora, mas pensando em lançar OC na abertura a uns 25. Se pegar, pegou. O que acham ? Se não for DT, acho roubada. No comunicado a TAM disse que pode retirar a OPA a qualquer tempo. Ficar com dinheiro empatado na empresa na eventualidade de não haver contrato e sem OPA, é revisitar o case da WIZS3. Aliás, vi o preço agora, se fez DT já ganhou um bom troco. ;-) Perdi a abertura (estava em reunião) - Peguei uns caquinhos a 25,55. Sócios agora. Boa sorte a todos nós. abs.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Sept 5, 2018 12:05:19 GMT -3.5
Fui um dos que foram enganados pelo truque da PRBC4. Aprendi que se houver negociação em bolsa com cotação maior do que o valor anunciado pelo OPA, há chances de eles aumentarem. Mesmo nos 27 eu teria um lucrinho, mas se pudessem aumentar esse valor eu não rejeitaria. Abraços Não acompanhei a OPA de PRBC4. Alguém pode resumir a história? Em resumo, eles anunciaram por um valor, tipo uns 12 reais. Muitos contestaram, aí depois a empresa bateu o pé reafirmando este valor. Ao mesmo tempo, a ação no mercado chegou a ser negociada por uns 14. No finalzinho da conclusão da OPA, no final dos acréscimos do segundo tempo, a empresa falou que reavaliou para uns 15. Muita gente vendeu durante esse tempo, pois a OPA do PRBC4 demorou muito. Não lembro se estes foram os valores, mas a ideia é essa.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Sept 5, 2018 13:17:28 GMT -3.5
MPLU está cotada agora a 25,50. Com a OPA apontando 27,22, penso que temos um papel com risco muito baixo:
- Se a OPA sai, vendo por 27,22 (no mínimo) na OPA, e até lá desfruto de um DY de ~8% aa - Se a OPA não sai, o papel deve voltar a valores mais coerentes, mas não abaixo dos valores da OPA. E, no mínimo, sigo com 8%aa.
Claro que não é assim, por isto o VM está em 25,50. Qual o risco que o mercado e os colegas estão vendo que eu não vejo?
abs.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 5, 2018 13:23:45 GMT -3.5
Uma diferença entre o caso do prbc4 e esse é que no primeiro a empresa ficou anos sendo negociada bem abaixo do valor patrimonial e a liquidez era ridícula. O que aconteceu nesse caso é que um belo dia o controlador não via muita vantagem em manter o capital aberto e foi oportunista, sacaneando os minoritários. Esse caso da mplu3 não, aí estamos falando de um papel com maior liquidez e que não está com a cotação estacionada lá em baixo faz tempo. A meu ver dessa vez o controlador criou uma situação e não só se aproveitou, é bem pior. Caso pra CVM olhar com carinho inclusive, mesmo a gente sabendo que esse tipo de coisa não dá em nada.
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 5, 2018 13:28:26 GMT -3.5
Uma diferença entre o caso do prbc4 e esse é que no primeiro a empresa ficou anos sendo negociada bem abaixo do valor patrimonial e a liquidez era ridícula. O que aconteceu nesse caso é que um belo dia o controlador não via muita vantagem em manter o capital aberto e foi oportunista, sacaneando os minoritários. Esse caso da mplu3 não, aí estamos falando de um papel com maior liquidez e que não está com a cotação estacionada lá em baixo faz tempo. A meu ver dessa vez o controlador criou uma situação e não só se aproveitou, é bem pior. Caso pra CVM olhar com carinho inclusive, mesmo a gente sabendo que esse tipo de coisa não dá em nada. Exatamente. Por isso acredito em um valor maior. Existe um espaço para preitear uma indenização, visto que o controlador está utilizando um contrato para força ao fechamento de capital. Além disso, acho estranho determinar um valor antes mesmo do laudo de avaliação.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Sept 5, 2018 13:36:12 GMT -3.5
Alguém aqui tem mínimas condições de avaliar o que acontece com a empresa sem OPA e sem renovação do contrato? Por que a LATAM pagará 27,X pela empresa se, ao não renovar o contrato, a tendência é de virar em nada? Ou poderiam realizar a OPA com a ameaça de não renovar o contrato e, depois, com a empresa toda em suas mãos, "mudariam de ideia repentinamente" e renovariam o contrato? Obs. É dura essa vida de minoritário em um país como o Brasil. E depois, ainda querem aumentar a participação de pessoas físicas na bolsa!!!
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 5, 2018 13:36:34 GMT -3.5
MPLU está cotada agora a 25,50. Com a OPA apontando 27,22, penso que temos um papel com risco muito baixo: - Se a OPA sai, vendo por 27,22 (no mínimo) na OPA, e até lá desfruto de um DY de ~8% aa - Se a OPA não sai, o papel deve voltar a valores mais coerentes, mas não abaixo dos valores da OPA. E, no mínimo, sigo com 8%aa. Claro que não é assim, por isto o VM está em 25,50. Qual o risco que o mercado e os colegas estão vendo que eu não vejo? abs. 1) em geral os editais de OPA preveem que dividendos anunciados entre a data de registro e a de leilão são descontados do preço final da oferta. Comprando agora, você não ganhará 8% a.a. de dividendos, mas tão somente a diferença entre o preço de mercado e o valor da oferta; 2) a OPA pode demorar bastante para ser concluída. Dependendo do critério de correção do valor ofertado, o retorno final pode não compensar o custo de oportunidade; 3) Se o controlador desistir da OPA e mantiver a decisão de não prorrogar o contrato a partir de 2025, a cotação poderá cair abaixo de R$25,50 para precificar este fato.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Sept 5, 2018 13:47:06 GMT -3.5
Acho que houve um blefe razoável do acionista controlador: 1. Se o contrato não é renovado, a empresa vira vinagre. Minoritários perdem 25%, mas controlador perde 75%. 2. Controlador pode deixar ir para o vinagre e dar um reboot na empresa. Contudo, Multiplus já é uma marca forte e em franco crescimento, com milhões de pontos distribuídos. Qual o preço de começar do zero? E, começar uma empresa privada, do zero, com ajuda da Multiplus, que é uma empresa pública, não é bem uma sacanagem, mas estelionato. Não acho que o controlador seguiria esse caminho. 3. Se segue o caminho do vinagre, controlador vai ficar fora do mercado de fidelidade por seis anos e meio. É um tempo longo demais pra ver a água passar debaixo da ponte. 4. Se quisessem realmente dar um reboot, não teriam feito a OPA. 5. A principal notícia não é o cancelamento do contrato, mas a OPA. Minha impressão é que aproveitaram uma cotação baixa pra fechar e estão se aproveitando de uma posição favorável pra meter a faca no pescoço dos sócios. Infelizmente, há pouco que se possa fazer antes de ver como fundos comprados em MPLU3 vão se posicionar. Se pagarem o blefe (não aceitando a OPA) certamente o preço aumenta, não vejo um cenário onde seja vantajoso para o controlador deixar ir para o vinagre. Levando isso em conta, acho que o bochan fez um bom negócio.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 5, 2018 13:51:29 GMT -3.5
Alguém aqui tem mínimas condições de avaliar o que acontece com a empresa sem OPA e sem renovação do contrato? Por que a LATAM pagará 27,X pela empresa se, ao não renovar o contrato, a tendência é de virar em nada? Ou poderiam realizar a OPA com a ameaça de não renovar o contrato e, depois, com a empresa toda em suas mãos, "mudariam de ideia repentinamente" e renovariam o contrato? Obs. É dura essa vida de minoritário em um país como o Brasil. E depois, ainda querem aumentar a participação de pessoas físicas na bolsa!!! Primeira pergunta que você deve fazer: sem o contrato com a controladora, quanto você acha que a empresa vale? A multiplus tem parcerias com outras empresas tanto para a venda de pontos como para o resgate de produtos ou serviços. Isso, em tese tem um valor, mas, NA MINHA OPINIÃO, é um valor próximo de zero, já que os principais (para não dizer únicos) atrativos da multiplus e smiles para o público consumidor são (a) a possibilidade de acumular pontos após uma viagem e (b) de resgatar esses pontos em passagens. Partindo dessa premissa (parcerias com outras empresas tem valor próximo de zero), o negócio teria que ser avaliado como sendo um fluxo com prazo determinado. Hoje a empresa tem 1,3bi em caixa (parte desse valor já comprometido com resgates futuros) e gera entre 400 a 500mi/ano de lucro. Traga esses fluxos a valor presente e terá uma vaga ideia de quanto a empresa vale. Notará que não é algo muito longe do atual valor de mercado (uns 2,5 bi referente ao valor presente dos lucros até 2025 mais uma parte desse caixa de 1,3 bi).
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Sept 5, 2018 14:26:35 GMT -3.5
Alguém aqui tem mínimas condições de avaliar o que acontece com a empresa sem OPA e sem renovação do contrato? Por que a LATAM pagará 27,X pela empresa se, ao não renovar o contrato, a tendência é de virar em nada? Ou poderiam realizar a OPA com a ameaça de não renovar o contrato e, depois, com a empresa toda em suas mãos, "mudariam de ideia repentinamente" e renovariam o contrato? Obs. É dura essa vida de minoritário em um país como o Brasil. E depois, ainda querem aumentar a participação de pessoas físicas na bolsa!!! Primeira pergunta que você deve fazer: sem o contrato com a controladora, quanto você acha que a empresa vale? A multiplus tem parcerias com outras empresas tanto para a venda de pontos como para o resgate de produtos ou serviços. Isso, em tese tem um valor, mas, NA MINHA OPINIÃO, é um valor próximo de zero, já que os principais (para não dizer únicos) atrativos da multiplus e smiles para o público consumidor são (a) a possibilidade de acumular pontos após uma viagem e (b) de resgatar esses pontos em passagens. Partindo dessa premissa (parcerias com outras empresas tem valor próximo de zero), o negócio teria que ser avaliado como sendo um fluxo com prazo determinado. Hoje a empresa tem 1,3bi em caixa (parte desse valor já comprometido com resgates futuros) e gera entre 400 a 500mi/ano de lucro. Traga esses fluxos a valor presente e terá uma vaga ideia de quanto a empresa vale. Notará que não é algo muito longe do atual valor de mercado (uns 2,5 bi referente ao valor presente dos lucros até 2025 mais uma parte desse caixa de 1,3 bi). rst , discordo parcialmente da sua análise. A empresa sem o contrato com a TAM vale zero, isso concordamos. Contudo, o controlador está dizendo no momento "ou eu fecho capital pelos meus termos ou nós dois vamos perder 100% do capital investido". Contudo, eu duvido, e estou apostando meu dinheiro nisso, que ele realmente está disposto a perder 100%. Penso que é um "chicken game" clássico (Pitada de cultura inútil pra quem se interessar: plus.maths.org/content/game-theory-and-cuban-missile-crisis/ ). Em um chicken game, o oponente tem que convencer o outro lado que está disposto a ir até as últimas consequências, e que o peso da consequência final é insuportável para o outro lado. E ao ler o comunicado ao mercado, é exatamente isso que o controlador está fazendo, sem tirar nem por. Voltando a Multiplus, não vale a pena avaliar o negócio pela ótica da consequência final, mas sim pela disposição do controlador em ir até as últimas consequências. Naturalmente, isso é completamente irrelevante pra sardinhas como nós. Mas aposto que indivíduos bem posicionados no papel vão chamar o blefe.
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 5, 2018 14:33:46 GMT -3.5
Alguém aqui tem mínimas condições de avaliar o que acontece com a empresa sem OPA e sem renovação do contrato? Por que a LATAM pagará 27,X pela empresa se, ao não renovar o contrato, a tendência é de virar em nada? Ou poderiam realizar a OPA com a ameaça de não renovar o contrato e, depois, com a empresa toda em suas mãos, "mudariam de ideia repentinamente" e renovariam o contrato? Obs. É dura essa vida de minoritário em um país como o Brasil. E depois, ainda querem aumentar a participação de pessoas físicas na bolsa!!! Primeira pergunta que você deve fazer: sem o contrato com a controladora, quanto você acha que a empresa vale? A multiplus tem parcerias com outras empresas tanto para a venda de pontos como para o resgate de produtos ou serviços. Isso, em tese tem um valor, mas, NA MINHA OPINIÃO, é um valor próximo de zero, já que os principais (para não dizer únicos) atrativos da multiplus e smiles para o público consumidor são (a) a possibilidade de acumular pontos após uma viagem e (b) de resgatar esses pontos em passagens. Partindo dessa premissa (parcerias com outras empresas tem valor próximo de zero), o negócio teria que ser avaliado como sendo um fluxo com prazo determinado. Hoje a empresa tem 1,3bi em caixa (parte desse valor já comprometido com resgates futuros) e gera entre 400 a 500mi/ano de lucro. Traga esses fluxos a valor presente e terá uma vaga ideia de quanto a empresa vale. Notará que não é algo muito longe do atual valor de mercado (uns 2,5 bi referente ao valor presente dos lucros até 2025 mais uma parte desse caixa de 1,3 bi). Exatamente isso. Não estão pagando um prêmio pela empresa e sim pela antecipação do contrato. Ainda assim, seria justo um prêmio relevante pela OPA, visto que o valor dela para a LATAM é maior que para o mercado. Uma vez que refazer um programa de milhas e divulgar, tem um custo.
|
|