|
Post by higorq on May 9, 2016 20:01:40 GMT -3.5
Corrigindo: custo de produção do ferrosilício aumentou de 21,3% para 31.5% da RL Esperava muito mais do resultado também. Além da variável Hedge que poderia afetar o resultado final, agora entrou em cena o aumento de custos de produção. Juntando ao corte nos preços de referência/venda a partir de abril, mais uma possivel queda maior do dólar, começo a não enxergar a FESA como muito barata. Abç! A diretoria disse na teleconferência que será mais seletiva nas vendas no 2o tri para recuperar as margens e que buscou uma redução mais forte dos estoques. Parece que o ferrosilicio impactou bastante a rentabilidade via exportações. As vendas no MI estão fracas e possuem maiores margens. Mencionaram expectativas mais firmes de suporte nos preços de referência das ligas e corte de produção de alguns players
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 18, 2016 8:58:56 GMT -3.5
|
|
|
Post by johnny on May 18, 2016 9:10:47 GMT -3.5
Não entendi muito bem... Ela vendeu mais (31,3%), com o dólar mais alto (em média 17%), mas a receita líquida foi menor (-1,1%)!? O que estou deixando passar aqui?
|
|
|
Post by Claudio66 on May 18, 2016 10:01:34 GMT -3.5
Não entendi muito bem... Ela vendeu mais (31,3%), com o dólar mais alto (em média 17%), mas a receita líquida foi menor (-1,1%)!? O que estou deixando passar aqui? Onde você viu que a receita líquida foi menor? No ER (pgs. 1 e 4) ela cresceu 45% contra o 1T15. O que diminuiu foi o lucro bruto, pois o custo dos produtos vendidos aumentou mais: 71%.
|
|
|
Post by higorq on May 18, 2016 10:18:54 GMT -3.5
Não entendi muito bem... Ela vendeu mais (31,3%), com o dólar mais alto (em média 17%), mas a receita líquida foi menor (-1,1%)!? O que estou deixando passar aqui? Onde você viu que a receita líquida foi menor? No ER (pgs. 1 e 4) ela cresceu 45% contra o 1T15. O que diminuiu foi o lucro bruto, pois o custo dos produtos vendidos aumentou mais: 71%. Cláudio, ele está se referindo ao boletim mensal de abril
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 18, 2016 10:58:42 GMT -3.5
Não entendi muito bem... Ela vendeu mais (31,3%), com o dólar mais alto (em média 17%), mas a receita líquida foi menor (-1,1%)!? O que estou deixando passar aqui? O aumento de volume vendido se concentrou principalmente em FeSi, que é uma liga de menor valor.
|
|
|
Post by Claudio66 on May 18, 2016 11:04:29 GMT -3.5
Não entendi muito bem... Ela vendeu mais (31,3%), com o dólar mais alto (em média 17%), mas a receita líquida foi menor (-1,1%)!? O que estou deixando passar aqui? O preço de referência por tonelada caiu 24%, em dólares, de outubro/2015 para abril de 2015, de U$c 108/lbCr (ver Comunicado ao Mercado de 01/10/205), para U$c 82/lbCr (ver Comunicado ao Mercado de 18/03/2016). Isso ainda não explica tudo. É possível que as maiores exportações de FeSi tenham impactado o resultado. O preço pode ter caído, como forma de reduzir os estoques, e ainda pode haver dedução do frete e seguro sobre a receita bruta (se o preço for CIF), que são maiores no caso de exportação.
|
|
|
Post by johnny on May 19, 2016 14:54:27 GMT -3.5
Desculpa, realmente não fui claro. Estava falando sobre o relatório de abril mesmo. Como o Claudio66 falou, isso ainda não explica tudo. Vou aguardar o relatório 2T16 para tentar entender melhor. Obrigado pelas respostas, pessoal!
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 16, 2016 9:49:13 GMT -3.5
O boletim mensal com dados de maio continua com a aparente distorção na receita em maio/2015. No boletim mensal com dados de abril houve aumento de volume concentrado em FeSi75%. Agora aumentaram fortemente (acima de 50%) os volumes de todos os produtos, mas a receita cresceu apenas 25%, ainda ajudada pela alta do dólar médio (14%). Está estranho! Com o aumento do volume, o custo cresce muito, derrubando o lucro. Nesse ritmo o resultado do 2T16 virá um show de horrores.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 16, 2016 10:19:50 GMT -3.5
O boletim mensal com dados de maio continua com a aparente distorção na receita em maio/2015. No boletim mensal com dados de abril houve aumento de volume concentrado em FeSi75%. Agora aumentaram fortemente (acima de 50%) os volumes de todos os produtos, mas a receita cresceu apenas 25%, ainda ajudada pela alta do dólar médio (14%). Está estranho! Com o aumento do volume, o custo cresce muito, derrubando o lucro. Nesse ritmo o resultado do 2T16 virá um show de horrores. A leitura que fiz foi a de que produziram menos, mas optaram por vender mais estoque por um preço menor.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 16, 2016 10:25:07 GMT -3.5
A leitura que fiz foi a de que produziram menos, mas optaram por vender mais estoque por um preço menor. Concordo com você. Menos produção com mais receita favorece o caixa. Mas o resultado virá péssimo, pois o custo é pelo valor do estoque. E acho que a empresa não tem problema de caixa. Acho que no geral a notícia não foi boa.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 16, 2016 10:29:20 GMT -3.5
Apenas complementando: olhe aqui como a empresa continua superestocada: www.ferbasa.com.br/download_arquivos.asp?id_arquivo=8F71CF3F-C762-4CF0-BA79-C14BCC046AE9Ela tem que dar vazão a estas mercadorias. Se estiver vendendo no mercado externo, os preços são realmente menores. Se estiver vendendo no mercado interno a preços menores (improvável mas não impossível), aí sim poderá estar cometendo um erro, já que corre o risco de a Aperam estocar ela própria esta matéria prima adquirida por um preço menor.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 22, 2016 17:36:45 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 15, 2016 8:15:46 GMT -3.5
Continua a liquidação da FERBASA. Apesar de a taxa de câmbio estar 15% maior e o volume vendido 25% maior do que em jun/2015, a receita foi praticamente a mesma. Os números do 3T16 devem vir ruins. É possível que fala sentido, para quem tem posição, vender agora e recomprar depois da divulgação dos resultados, por um preço bem mais baixo. FERBASA - Comunicado ao Mercado - receita líquida e volume de vendas - ref junho 2016
|
|
|
Post by ancasodi on Jul 15, 2016 13:13:34 GMT -3.5
Continua a liquidação da FERBASA. Apesar de a taxa de câmbio estar 15% maior e o volume vendido 25% maior do que em jun/2015, a receita foi praticamente a mesma. Os números do 3T16 devem vir ruins. É possível que fala sentido, para quem tem posição, vender agora e recomprar depois da divulgação dos resultados, por um preço bem mais baixo. FERBASA - Comunicado ao Mercado - receita líquida e volume de vendas - ref junho 2016Boa tarde Claudio66, decidi fazer esse "trader" aí que vc vislumbrou... fechei minha posição, espero voltar em breve! sds,
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 15, 2016 13:20:21 GMT -3.5
Continua a liquidação da FERBASA. Apesar de a taxa de câmbio estar 15% maior e o volume vendido 25% maior do que em jun/2015, a receita foi praticamente a mesma. Os números do 3T16 devem vir ruins. É possível que fala sentido, para quem tem posição, vender agora e recomprar depois da divulgação dos resultados, por um preço bem mais baixo. FERBASA - Comunicado ao Mercado - receita líquida e volume de vendas - ref junho 2016Boa tarde Claudio66, decidi fazer esse "trader" aí que vc vislumbrou... fechei minha posição, espero voltar em breve! sds, Eu não vejo porque assumir este risco. Ainda que o resultado venha pior do que de trimestres recentes, a empresa está muitíssimo descontada. Há um clima de oba oba nas bolsas que pode atrair interessados mesmo para empresas fora do radar dos grandes fundos. Basta um único investidor institucional começar a comprar para a cotação decolar. Pode também acontecer o que o Cláudio disse? Sem dúvida que sim, mas se o momento é favorável, a empresa é sólida e o preço é baixo, acredito que a hora é de apostar na alta, não em uma nova baixa.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 15, 2016 13:26:28 GMT -3.5
Continua a liquidação da FERBASA. Apesar de a taxa de câmbio estar 15% maior e o volume vendido 25% maior do que em jun/2015, a receita foi praticamente a mesma. Os números do 3T16 devem vir ruins. É possível que fala sentido, para quem tem posição, vender agora e recomprar depois da divulgação dos resultados, por um preço bem mais baixo. FERBASA - Comunicado ao Mercado - receita líquida e volume de vendas - ref junho 2016O problema é que agora não vejo nada que indique venda. O IBOV por enquanto está em tendência de alta e ela está de lado. Só vejo venda se rompe 7,05 que foi o fundo anterior.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 15, 2016 13:30:26 GMT -3.5
Continua a liquidação da FERBASA. Apesar de a taxa de câmbio estar 15% maior e o volume vendido 25% maior do que em jun/2015, a receita foi praticamente a mesma. Os números do 3T16 devem vir ruins. É possível que fala sentido, para quem tem posição, vender agora e recomprar depois da divulgação dos resultados, por um preço bem mais baixo. FERBASA - Comunicado ao Mercado - receita líquida e volume de vendas - ref junho 2016Boa tarde Claudio66, decidi fazer esse "trader" aí que vc vislumbrou... fechei minha posição, espero voltar em breve! sds, Você se baseou em que para realizar essa operação?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 15, 2016 13:35:54 GMT -3.5
Continua a liquidação da FERBASA. Apesar de a taxa de câmbio estar 15% maior e o volume vendido 25% maior do que em jun/2015, a receita foi praticamente a mesma. Os números do 3T16 devem vir ruins. É possível que fala sentido, para quem tem posição, vender agora e recomprar depois da divulgação dos resultados, por um preço bem mais baixo. FERBASA - Comunicado ao Mercado - receita líquida e volume de vendas - ref junho 2016Eu não sei do trade em particular proposto, mas este fenômeno de números similares (em volume) ao ano passado ao tempo que as receitas líquidas menores está sendo comum em quase todas as empresas que acompanho este ano. Eu vejo isto como uma sinal de reversão na indústria Brasileira, o negócio está começando a ter uma retomada ou pelo menos já fizemos fundo na produção/venda de produto. Ao mesmo tempo os custos trabalhistas, impositivos, energéticos financeiros e outros que até são atrelados á inflação fazem que operacionalmente o resultado "parece" ser pior que em anos anteriores, mas para mim importa mais o fato de um setor cíclico estar dando sinais de reversão. A minha aposta maior no setor industrial é a EALT que esta semana está levantando a liquidez com vendas da Solidus. Se não for que o Zenith é o dono da Solidus eu estaria comprando mais neste momento, acreditando que sucederá exatamente o que você está dizendo para a FESA: os números devem vir muito ruins no próximo balanço, mas eu já espero reversão desta situação para este ano ou começos do próximo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 15, 2016 16:58:54 GMT -3.5
Vendi metade da minha posição em FESA4 com PM de R$ 8,13, que acabou sendo o preço de fechamento. A ação teve duas forte ondas de queda desencadeadas pelos comunicados de receita de abril e maior. Os problemas se mantiveram. O caso da FERBASA se destaca de outros porque o volume foi muito maior e a receita foi igual ou menor. Como o custo unitário de produtos em estoque aumentou, o custo da empresa vai subir muito. O resultado da empresa se deteriorou no 2T16, ao passo que outras empresas pararam de piorar nesse período. Como FERBASA tinha um bom desempenho, era negociada por com P/VPA de 0,8. A Altona, por exemplo, é negociada por cerca de 0,3. Quando o resultado for divulgado, com boa chance de apresentar prejuízo, vários investidores reverão suas posições. Considerando ainda que o dólar está bem mais baixo que no 2T16, a perspectiva é mais queda de receita, com custo igual ou subindo. Acho possível que haja um período de desova. Então estaremos com aumento da perspectiva de aumento da taxa de juros nos EUA e queda no Brasil, levando ao aumento da taxa de câmbio. Estarão vendendo no momento em que o dólar iniciará a subida. Acho que esse momento será bom para comprar. Se o dólar não voltar a subir, então foi melhor vender agora.
|
|