marcos
New Member
|
Post by marcos on May 10, 2017 18:34:45 GMT -3.5
Tenho um pouquinho. Pensei várias vezes em montar boa posição a esse preço. Meu único receio é a questão judicial.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 10, 2017 19:38:56 GMT -3.5
Esse papel foi um caso claro de como uma administração é capaz de destruir uma empresa. Fez bem em sair, antes tarde do que nunca. Eu continuo aqui, até mesmo porque minha entrada é recente. Concordo que a administração tenha cometido alguns erros relevantes, mas atribuo parte considerável da piora operacional ao ciclo econômico. Se eu não estiver errado (e admito que possa estar), em algum momento o ciclo irá se reverter e a cotação tenderá a disparar. Nao acho que acontecerâ tão cedo, mas é fato que a cotação parou de derreter, sinal de que há uma indefinição entre os investidores sobre o preço atual. Já não acredito muito nisso. Pode até disparar, mas houve um boom no setor, vários micos subiram forte e essa nem se mexeu. Realmente o ciclo afetou bastante a empresa, mas isso só tornou ainda mais evidente a incapacidade da administração. Eles tinha um negócio forte, em decadência, mais forte. Daí investiram em outros ramos e todos deram errado. Depois continuaram mantendo um payout incompatível com o fluxo de caixa da empresa, gerando um deficit financeiro durante período de juros elevados. Para piorar tem o risco judicial.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on May 11, 2017 16:02:12 GMT -3.5
Eu continuo aqui, até mesmo porque minha entrada é recente. Concordo que a administração tenha cometido alguns erros relevantes, mas atribuo parte considerável da piora operacional ao ciclo econômico. Se eu não estiver errado (e admito que possa estar), em algum momento o ciclo irá se reverter e a cotação tenderá a disparar. Nao acho que acontecerâ tão cedo, mas é fato que a cotação parou de derreter, sinal de que há uma indefinição entre os investidores sobre o preço atual. Já não acredito muito nisso. Pode até disparar, mas houve um boom no setor, vários micos subiram forte e essa nem se mexeu. Realmente o ciclo afetou bastante a empresa, mas isso só tornou ainda mais evidente a incapacidade da administração. Eles tinha um negócio forte, em decadência, mais forte. Daí investiram em outros ramos e todos deram errado. Depois continuaram mantendo um payout incompatível com o fluxo de caixa da empresa, gerando um deficit financeiro durante período de juros elevados. Para piorar tem o risco judicial. Se a dívida estivesse estável ou zerada eu estaria confiante. Mas a dívida é crescente e a empresa está dando prejuízo direto. Os outros negócios da empresa estão sendo um fiasco. Não é uma Eztec que está passando por maus bocados mas se percebe que é devido à conjuntura. Arriscaria dizer que Eternit é conjuntura + má administração. Depois que Elio Martins morreu a empresa parece ser outra. Estava insatisfeito com a empresa na época dos resultados fracos (mas ainda positivos) e da dívida crescente, além das frequentes desculpas nos releases. O fim da picada foi o desdobramento que a empresa fez, com a finalidade de "aumentar a liquidez" de uma ação que custava 8 reais. Achei a proposta ridícula e me desfiz das ações na época. Parece que o resultado sai hoje. Vamos ver como será. Abraços
|
|
|
Post by cadu28 on May 11, 2017 17:42:42 GMT -3.5
Já não acredito muito nisso. Pode até disparar, mas houve um boom no setor, vários micos subiram forte e essa nem se mexeu. Realmente o ciclo afetou bastante a empresa, mas isso só tornou ainda mais evidente a incapacidade da administração. Eles tinha um negócio forte, em decadência, mais forte. Daí investiram em outros ramos e todos deram errado. Depois continuaram mantendo um payout incompatível com o fluxo de caixa da empresa, gerando um deficit financeiro durante período de juros elevados. Para piorar tem o risco judicial. Se a dívida estivesse estável ou zerada eu estaria confiante. Mas a dívida é crescente e a empresa está dando prejuízo direto. Os outros negócios da empresa estão sendo um fiasco. Não é uma Eztec que está passando por maus bocados mas se percebe que é devido à conjuntura. Arriscaria dizer que Eternit é conjuntura + má administração. Depois que Elio Martins morreu a empresa parece ser outra. Estava insatisfeito com a empresa na época dos resultados fracos (mas ainda positivos) e da dívida crescente, além das frequentes desculpas nos releases. O fim da picada foi o desdobramento que a empresa fez, com a finalidade de "aumentar a liquidez" de uma ação que custava 8 reais. Achei a proposta ridícula e me desfiz das ações na época. Parece que o resultado sai hoje. Vamos ver como será. Abraços já saiu de manhã, e veio fraco:
|
|
|
Post by wizardhsc on May 11, 2017 17:53:06 GMT -3.5
Se a dívida estivesse estável ou zerada eu estaria confiante. Mas a dívida é crescente e a empresa está dando prejuízo direto. Os outros negócios da empresa estão sendo um fiasco. Não é uma Eztec que está passando por maus bocados mas se percebe que é devido à conjuntura. Arriscaria dizer que Eternit é conjuntura + má administração. Depois que Elio Martins morreu a empresa parece ser outra. Estava insatisfeito com a empresa na época dos resultados fracos (mas ainda positivos) e da dívida crescente, além das frequentes desculpas nos releases. O fim da picada foi o desdobramento que a empresa fez, com a finalidade de "aumentar a liquidez" de uma ação que custava 8 reais. Achei a proposta ridícula e me desfiz das ações na época. Parece que o resultado sai hoje. Vamos ver como será. Abraços já saiu de manhã, e veio fraco: Não vai demorar muito para sair de micro para mico.
|
|
|
Post by fundamentalista on Jun 4, 2017 14:02:17 GMT -3.5
Barsi e Victor Adler continuam aumentando posição calmamente.
Conforme atualização de 31/05/2017, Luiz Barsi Filho possuía 14,05%, Victor Adler e controladas detinha 11,71% e o fundo Geração L.Par Fundo de Investimento em Ações tinha 8,05%.
É uma empresa que traz muitas dúvidas, mas que esses dois grandes investidores continuam bem posicionados.
Registre-se que Adler tem avançado muito nessas quedas, saindo de 7,90% para 11,71%.
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 4, 2017 16:58:23 GMT -3.5
Barsi e Victor Adler continuam aumentando posição calmamente. Conforme atualização de 31/05/2017, Luiz Barsi Filho possuía 14,05%, Victor Adler e controladas detinha 11,71% e o fundo Geração L.Par Fundo de Investimento em Ações tinha 8,05%. É uma empresa que traz muitas dúvidas, mas que esses dois grandes investidores continuam bem posicionados. Registre-se que Adler tem avançado muito nessas quedas, saindo de 7,90% para 11,71%. Estranho isso né?!?!? Ninguém tem dúvida que eles são bons investidores, mas o que será que os motiva a aumentar a posição. O futuro não parece nada animador para empresa, fim da atividade com amianto, julgamento de várias ações e as novas apostas pra substituir o amianto não tem dado resultado....
|
|
|
Post by fundamentalista on Jun 5, 2017 0:38:15 GMT -3.5
Barsi e Victor Adler continuam aumentando posição calmamente. Conforme atualização de 31/05/2017, Luiz Barsi Filho possuía 14,05%, Victor Adler e controladas detinha 11,71% e o fundo Geração L.Par Fundo de Investimento em Ações tinha 8,05%. É uma empresa que traz muitas dúvidas, mas que esses dois grandes investidores continuam bem posicionados. Registre-se que Adler tem avançado muito nessas quedas, saindo de 7,90% para 11,71%. Estranho isso né?!?!? Ninguém tem dúvida que eles são bons investidores, mas o que será que os motiva a aumentar a posição. O futuro não parece nada animador para empresa, fim da atividade com amianto, julgamento de várias ações e as novas apostas pra substituir o amianto não tem dado resultado.... Cada vez estudando esses grandes investidores, percebo que eles possuem uma mentalidade de comprar empresas subavaliadas, em estado de recuperação futura, mesmo que a situação econômica da empresa seja desfavorável. Eles possuem uma mentalidade muito evoluída e uma visão que ainda não temos do mercado de enxergar oportunidades de compra a preços atrativos. Todos eles, Luiz Barsi Filho, Lírio Albino Parisotto, Victor Adler e Guilherme Affonso Ferreira possuem em carteiras empresas boas, mas outras sofríveis, que sabem que não vai falir, mas que oferecem boa oportunidade de recuperação, focados em dividendos. A estratégia de Barsi é mais entendível, foca em dividendos, em setores duros (bancos, energia, celulose, etc) e em empresas que possuam capacidade de gerar retorno cada vez maior em dividendos, mas tem muita coisa subavaliada. É por isso que ele tem muita UNIPAR CARBOCLORO, uma empresa de valuation fantástica, mas que não compro pena ausência de liquidez nas ações ONs. Guilherme Affonso Ferreira, através de seu fundo Teorema, foca em ações subavaliadas, como grande possibilidade de melhoras e rentabilidades quando da recuperação do setor. Isso explica posições em Gafisa, Guararapes, T4F Entreterimento S.A. e IOCHPE MAXION S.A. Victor Adler, que menos conheço, foca em dividendos, especialmente elétricas como Eletrobrás e Copel, e empresas subavaliadas boa pagadoras de dividendos, além de ter posição de destaque em Eternit. Lírio Albino Parisotto adora Bancos, Minério e Energia, além de poucas empresas fora dessa tríade, como a Tecnisa. Ele possui uma estratégia arrojada com posições em commodities, como VALE3, VALE5, CSNA3, USIM3, USIM5, BRAP3 E BRAP5, com grande peso em carteira, situação que torna difícil entender como um fundamentalista tem alta posição em commodities, que ele lucra muito bem, mas que complica meu entendimento sobre o alavancamento de capital a longo prazo. Também sempre gerou dúvida as altas posições de Barsi e Parisotto em ELET6, sendo uma empresa complicada. Mas que hoje percebo que foi uma estratégia de valuation, difícil de ser utilizada por investidores comuns, mas que o desconto da ação vale muito, apesar da complexidade da situação vivida pela empresa.
|
|
|
Post by fundamentalista on Jun 5, 2017 11:02:23 GMT -3.5
Cada vez estudando esses grandes investidores, percebo que eles possuem uma mentalidade de comprar empresas subavaliadas, em estado de recuperação futura, mesmo que a situação econômica da empresa seja desfavorável. Mas eles comprar ETER muito antes de ela estar subavaliada e nesta situação econômica ruim, não? Tipo, lá quando custava 4 reais. Os grandes investidores realmente focam no preço. Compram quando está muito baixo.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 5, 2017 11:30:41 GMT -3.5
Eu não acho que eles estejam aumentando posição por ver que o ativo esteja subavaliado. Na minha opinião, estão aumentando posição apenas para aumentar participação a fim de ter maior influencia no direcionamento dos rumos da empresa. Sem contar que como eles têm posições muito grandes na empresa, e possivelmente com pm acima da cotação atual, não iriam conseguir vender suas posições no mercado sem derrubar ainda mais a cotação.
O Thiago Reis disse que em 2014 (acho que foi esse ano) o Luiz Barsi o procurou (quando o Thiago tinha posição na empresa) para que junto a outros acionistas com participação relevante na empresa votassem contra os novos rumos que a empresa estava tomando na época (se não me engano referentes a fábrica de louças) e que eles achavam que poderiam prejudicar a empresa. Ele disse que eles foram "voto vencido" e não conseguiram esse objetivo. Foi por esse motivo que o Thiago Reis disse que vendeu suas posições na empresa.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 5, 2017 13:14:40 GMT -3.5
Eu não acho que eles estejam aumentando posição por ver que o ativo esteja subavaliado. Na minha opinião, estão aumentando posição apenas para aumentar participação a fim de ter maior influencia no direcionamento dos rumos da empresa. Sem contar que como eles têm posições muito grandes na empresa, e possivelmente com pm acima da cotação atual, não iriam conseguir vender suas posições no mercado sem derrubar ainda mais a cotação. O Thiago Reis disse que em 2014 (acho que foi esse ano) o Luiz Barsi o procurou (quando o Thiago tinha posição na empresa) para que junto a outros acionistas com participação relevante na empresa votassem contra os novos rumos que a empresa estava tomando na época (se não me engano referentes a fábrica de louças) e que eles achavam que poderiam prejudicar a empresa. Ele disse que eles foram "voto vencido" e não conseguiram esse objetivo. Foi por esse motivo que o Thiago Reis disse que vendeu suas posições na empresa. A disputa que houve em 2014 tinha de um lado Barsi e a gestora Set e, de outro, Parisotto e Adler. De lá para cá, o Parisotto reduziu participação e a Set saiu do investimento. O Adler e Barsi foram os únicos que compraram mais. Não sei dizer se estão realmente querendo aumentar o poder na gestão nem se a disputa continua. O Adler tem realmente um perfil mais ativista. O Barsi, porém, chegou até a ser eleito presidente do Conselho de Administração, mas saiu logo em seguida. Se o objetivo dele fosse aumentar sua influência na empresa, o mais lógico seria que permanecer na presidência do CA. Acho que ele está comprando para investir mesmo.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 9, 2017 11:19:31 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 9, 2017 12:45:16 GMT -3.5
Conselho de administração + corretora Elite = 99,99999% de chances de ser o Barsi
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 30, 2017 12:59:37 GMT -3.5
Supremo quase não tem nenhum assunto importante para decidir, por isso resolveu colocar a ADI 4066 a julgamento. A data prevista é 10/08/2017 www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=2607856Não sou fã de apostar em eventos binários, mas como nesse caso já estou investido e a posição é pequena, vou arriscar, apesar de o resultado me parecer muito incerto. Acredito que a Rosa Weber, relatora, votará contrariamente ao amianto e, logo em seguida, o Alexandre de Moraes, próximo a votar pela ordem de antiguidade, peça vista, interrompendo o julgamento.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 30, 2017 13:29:59 GMT -3.5
Supremo quase não tem nenhum assunto importante para decidir, por isso resolveu colocar a ADI 4066 a julgamento. A data prevista é 10/08/2017 www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=2607856Não sou fã de apostar em eventos binários, mas como nesse caso já estou investido e a posição é pequena, vou arriscar, apesar de o resultado me parecer muito incerto. Acredito que a Rosa Weber, relatora, votará contrariamente ao amianto e, logo em seguida, o Alexandre de Moraes, próximo a votar pela ordem de antiguidade, peça vista, interrompendo o julgamento. Se tivesse dinheiro aqui, mesmo pouco ainda cairia fora. O gráfico está horrível.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 10, 2017 15:19:35 GMT -3.5
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Aug 10, 2017 18:01:05 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 11, 2017 6:38:58 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 11, 2017 11:25:37 GMT -3.5
Posição encerrada, com prejuízo.
Os resultados da empresa não me incomodam tanto, pois vejo isso como efeito de uma indústria cíclica. O que motivou minha decisão foi o voto do Dias Toffoli no julgamento de ontem.
Acreditava que ele ou o Fux seriam o fiel da balança.
Com o voto dele, a meu ver, a maioria já está praticamente formada pelo banimento do amianto.
Resta saber se o julgamento será concluído na semana que vem ou se algum ministro pedirá vista e adiará a decisão por mais uns meses ou anos.
Preferi não ficar para ver.
Já se manifestaram contra o amianto Edson Fachin e Dias Toffoli.
Além deles, dou como certo o voto da Rosa Weber, oriunda da justiça do trabalho
Carmen Lucia e Lewandowsky considero como votos prováveis.
Com menos convicção, acredito que o Luis Fux também vai formar a maioria.
Em sentido contrário, temos, provavelmente, Marco Aurélio (já votou em uma ADIN de lei estadual mas não na da lei federal) Celso de Mello, Gilmar Mendes e Roberto Barroso.
Este último, porém, atuou como advogado em algumas dessas ADIs, estando impedido de votar nelas. Em outras, não vota por ter sucedido o Ayres Brito, que já votou contrariamente o amianto.
Sem muita convicção, colocaria ainda Alexandre de Moraes neste segundo grupo.
Portanto, há uma probabilidade muito alta de a empresa perder as ações em que há o voto do Ayres Brito ou que o Barroso tenha impedimento legal.
Nas restantes, a questão me parece dividida, com uma aparente maioria da turma contrária ao amianto.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 11, 2017 13:42:51 GMT -3.5
Posição encerrada, com prejuízo. Os resultados da empresa não me incomodam tanto, pois vejo isso como efeito de uma indústria cíclica. O que motivou minha decisão foi o voto do Dias Toffoli no julgamento de ontem. Acreditava que ele ou o Fux seriam o fiel da balança. Com o voto dele, a meu ver, a maioria já está praticamente formada pelo banimento do amianto. Resta saber se o julgamento será concluído na semana que vem ou se algum ministro pedirá vista e adiará a decisão por mais uns meses ou anos. Preferi não ficar para ver. Já se manifestaram contra o amianto Edson Fachin e Dias Toffoli. Além deles, dou como certo o voto da Rosa Weber, oriunda da justiça do trabalho Carmen Lucia e Lewandowsky considero como votos prováveis. Com menos convicção, acredito que o Luis Fux também vai formar a maioria. Em sentido contrário, temos, provavelmente, Marco Aurélio (já votou em uma ADIN de lei estadual mas não na da lei federal) Celso de Mello, Gilmar Mendes e Roberto Barroso. Este último, porém, atuou como advogado em algumas dessas ADIs, estando impedido de votar nelas. Em outras, não vota por ter sucedido o Ayres Brito, que já votou contrariamente o amianto. Sem muita convicção, colocaria ainda Alexandre de Moraes neste segundo grupo. Portanto, há uma probabilidade muito alta de a empresa perder as ações em que há o voto do Ayres Brito ou que o Barroso tenha impedimento legal. Nas restantes, a questão me parece dividida, com uma aparente maioria da turma contrária ao amianto. Não entendo porque os resultados não incomodam, parte é cíclico, mas boa parte nunca deu certo.
|
|