|
Post by Claudio66 on Apr 27, 2021 6:36:21 GMT -3.5
10x desde fundo Covid. Apenas 1 ano. Já não considera preço bem esticado Cláudio? Não. Neste mês comprei mais ETER1 (for as que recebi), entre R$ 5,85 e R$ 6,51, e exerci os direitos de subscrição por R$ 10,89. Ou seja, ainda comprei cerca R$ 17,30 querendo ganhar muito. (Vendi um pouco de ETER3 entre R$ 18 e R$ 20, porque a troca por ETER1 compensava, mesmo pagando imposto.) A ação voltou a representar mais de 20% da carteira (apesar de eu estar ganhando mais de 20%, no mês, em ações como EALT4, EUCA4, GGBR3, MRFG3, PTBL3, RANI3, ROMI3, UCAS3...) e eu não pretendo vender tão cedo.
O P/L ainda está baixo. O lucro líquido ajustado do 4T20 foi de R$ 63 milhões. (Sem ajuste foi de R$ 121 milhões). O lucro anualizado seria de R$ 250 milhões, resultando num P/L de 6. Sendo que a empresa ainda tem importantes direcionadores de crescimento do lucro:
a) aquisição de outra fábrica de fibrocmento (CONFIBRA), com aumento imediato de 20% da capacidade de produção, sem aumento da oferta no mercado; b) venda de telhas fotovoltaicas, em fase de teste.
O principal é que a saída da empresa da recuperação judicial deve fazer o preço pegar um novo embalo. No otimismo, as pessoas esquecerão os riscos (processos civis, trabalhistas e possibilidade de nova interrupção das atividades da SAMA), e os ajustes no lucro líquido (projetando com base em lucros não recorrentes).
Em resumo, o preço ainda não está alto, mas tem tudo para ficar. (E não quero ter aqui o arrependimento que tive em FHER3, que vendi por cerca R$ 4,50, ou de POSI3, que vendi por cerca de R$ 7,50, com apenas 50% de ganho em cada.)
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 28, 2021 19:42:38 GMT -3.5
... A ação voltou a representar mais de 20% da carteira (apesar de eu estar ganhando mais de 20%, no mês, em ações como EALT4, EUCA4, GGBR3, MRFG3, PTBL3, RANI3, ROMI3, UCAS3...) e eu não pretendo vender tão cedo.
... Em resumo, o preço ainda não está alto, mas tem tudo para ficar. (E não quero ter aqui o arrependimento que tive em FHER3, que vendi por cerca R$ 4,50, ou de POSI3, que vendi por cerca de R$ 7,50, com apenas 50% de ganho em cada.)
Alguém leu essa minha postagem e resolveu apostar contra mim.
Vejam os retornos de hoje das ações em que estou comprado: ETER3 -4,4% ;EUCA4 -3,4%; MRFG3 -4,7%; PTBL3 -4,8%; ROMI3 -9,0%.
E agora daquelas que vendi muito cedo: FHER3 +15.0%; POSI3 +1,8%. Um esculacho!
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 28, 2021 20:21:14 GMT -3.5
... A ação voltou a representar mais de 20% da carteira (apesar de eu estar ganhando mais de 20%, no mês, em ações como EALT4, EUCA4, GGBR3, MRFG3, PTBL3, RANI3, ROMI3, UCAS3...) e eu não pretendo vender tão cedo.
... Em resumo, o preço ainda não está alto, mas tem tudo para ficar. (E não quero ter aqui o arrependimento que tive em FHER3, que vendi por cerca R$ 4,50, ou de POSI3, que vendi por cerca de R$ 7,50, com apenas 50% de ganho em cada.)
Alguém leu essa minha postagem e resolveu apostar contra mim.
Vejam os retornos de hoje das ações em que estou comprado: ETER3 -4,4% ;EUCA4 -3,4%; MRFG3 -4,7%; PTBL3 -4,8%; ROMI3 -9,0%.
E agora daquelas que vendi muito cedo: FHER3 +15.0%; POSI3 +1,8%. Um esculacho!
Eu só dei muita sorte na venda de 20K de EUCA quase na máxima. Não sei porque perco tempo com essa isenção. Fazia sentido quando a carteira era muito menor.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 28, 2021 20:39:40 GMT -3.5
Não sei porque perco tempo com essa isenção. Fazia sentido quando a carteira era muito menor. Se o objetivo for zerar uma posição grande, realmente a isenção não serve para muita coisa. Cada 1mi leva mais de 4 anos para ser vendido. Mas se o objetivo é manter a carteira para o longo prazo, quanto mais a carteira se valoriza, mais o uso dessa isenção faz sentido. Antigamente, meus ganhos eram pequenos. Dos 20mil de cada venda apenas uma pequena parte era lucro. Com os anos, algumas ações se multiplicaram muitas vezes e agora quase tudo é lucro. Aproveitar essa isenção de 20mil significa não dar um valor de mais de R$2mil para o governo todo mês (mais de 24 mil por ano, podendo, no limite, chegar a 36mil) Não é uma fortuna, mas não é uma quantia a ser desprezada. Nunca fiz muitas vendas, mas nesse ano tenho me obrigado a vender 20mil todo mês das ações com maior valorização. O dinheiro da venda se soma ao aporte para a compra de uma outra ação.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 28, 2021 21:01:47 GMT -3.5
Não sei porque perco tempo com essa isenção. Fazia sentido quando a carteira era muito menor. Se o objetivo for zerar uma posição grande, realmente a isenção não serve para muita coisa. Cada 1mi leva mais de 4 anos para ser vendido. Mas se o objetivo é manter a carteira para o longo prazo, quanto mais a carteira se valoriza, mais o uso dessa isenção faz sentido. Antigamente, meus ganhos eram pequenos. Dos 20mil de cada venda apenas uma pequena parte era lucro. Com os anos, algumas ações se multiplicaram muitas vezes e agora quase tudo é lucro. Aproveitar essa isenção de 20mil significa não dar um valor de mais de R$2mil para o governo todo mês (mais de 24 mil por ano, podendo, no limite, chegar a 36mil) Não é uma fortuna, mas não é uma quantia a ser desprezada. Nunca fiz muitas vendas, mas nesse ano tenho me obrigado a vender 20mil todo mês das ações com maior valorização. O dinheiro da venda se soma ao aporte para a compra de uma outra ação. Não é tão simples porque vender e voltar a comprar o mesmo papel, mesmo poupando um pouco de imposto, não é tão vantajoso como comprar um outro papel que você não tenha em carteira atualmente. Então para realmente utilizar de maneira efetiva a isenção eu devo virar trader... E neste momento em realidade eu não compraria nada realmente tranquilo.
|
|
|
Post by Flughafen on May 3, 2021 15:40:21 GMT -3.5
Boa tarde,
Eternit publicou as regras para o rateio das sobras de subscrição. Prazo para solicitar até 06/mai
|
|
|
Post by Claudio66 on May 5, 2021 20:12:27 GMT -3.5
Mais um passo para sair da recuperação judicial (RJ). Ter um imóvel alienado em leilão à revelia é algo ruim, porque o preço acaba sendo abaixo do mercado. Mas a ordem de grandeza envolvida não é relevante para o valor potencial da empresa. O fato de se aproximar mais de sair da RJ é mais importante neste momento. ETERNIT S.A. - Fato Relevante - Alienação de Imóvel – Aparecida de GoiâniaP.S. Quando as ações subscritas forem disponibilizadas para os sardinhas (como eu), acho que pode abrir uma boa oportunidade de compra. Acho que vai ter gente pensando assim: "Paguei R$ 10,89 na ação e ela está valendo o dobro! Tenho que realizar esse ganho!" Com as vendas coordenadas os preços acabam caindo, disparando stops, o que ajuda a cair mais. De olho!
|
|
|
Post by Claudio66 on May 11, 2021 19:38:39 GMT -3.5
Dessa vez até eu fiquei surpreso como o resultado! Incrível!
Receita Líquida de R$ 270 milhões, crescimento de 138% [contra o 1T20 e de 18% contra o 4T20]. Vendas de telhas de fibrocimento 191 mil toneladas, crescimento de 53% [contra o 1T20 e de 10% contra o 4T20], melhor desempenho desde 2016. Margem Bruta de 45%, crescimento de 28 pontos percentuais [contra o 1T20 e igual a do 4T20]. EBITDA de R$ 82 milhões, revertendo déficit de R$ 4,7 milhões [no 4T20 e 22% maior que o EBITDA ajustado de R$ 67 milhões do 4T20]. Lucro Líquido de R$ 58,2 milhões, frente ao prejuízo de R$ 15 milhões [no 4T20, mas 8% menor que o lucro líquido ajustado de R$ 63,5 milhões do 4T20].
Eu não entendi porque o lucro líquido ajustado ficou menor que no 4T20, se o EBITDA ajustado foi tão maior. Provavelmente foi devido ao impacto de variações cambiais no resultado financeiro, mas isso fica obscuro por causa da grande quantidade de não recorrentes no 4T20. Mas, enfim, os resultados do 1T21 têm menos não recorrentes, de menor magnitude, e que se cancelam, com efeito praticamente nulo sobre o lucro líquido. Considerando o lucro líquido por ação do 1T21, de R$ 1,13, e anualizando, termos lucro líquido anual de R$ 4,52. Pelo preço de fechamento de hoje (R$ 23,71), a empresa é negociada com P/L de apenas 5,2!!! E ainda tem importantes direcionadores de crescimento com a expansão de capacidade produtiva de fibrocimento, tanto pela modernização das fábricas atuais (+10%) quanto pela aquisição da CONFIBRA (+20%). A vazão para esse aumento de produção virá da expansão geográfica das vendas e aumento da capilaridade da distribuição, chegando a mais clientes. (Segundo o que consta do Press Release cujo vínvulo está abaixo, na página 5: "O bom desempenho comercial do segmento de fibrocimento vem sendo sustentado pela implementação da estratégia focada no aumento da cobertura geográfica e na pulverização das vendas. Quando comparado ao 1T20, verifica-se uma expansão de 65% no número de municípios atendidos de forma direta pela Companhia e um crescimento de 105% na base de clientes.")
ETERNIT S.A. - Dados Econômico-Financeiros - Press-release 1T21
|
|
|
Post by rogerdff on May 12, 2021 13:26:15 GMT -3.5
Mínima 52 semanas 2,27.
12x apenas 1 ano.
Seguramente maior turnaround depois da Prio3.
Cláudio já aposentou depois dessa.
Já deixou de ser mico.
|
|
|
Post by Claudio66 on May 12, 2021 14:54:29 GMT -3.5
Mínima 52 semanas 2,27. 12x apenas 1 ano. Seguramente maior turnaround depois da Prio3. Cláudio já aposentou depois dessa. Já deixou de ser mico. Eu comprei acima de R$ 10. Mesmo assim ganhei muito!
Para deixar de ser mico precisa sair da Recuperação Judicial. Isso deve dar um novo grande salto no preço.
|
|
|
Post by rogerdff on May 14, 2021 16:41:45 GMT -3.5
Mínima 52 semanas 2,27. 12x apenas 1 ano. Seguramente maior turnaround depois da Prio3. Cláudio já aposentou depois dessa. Já deixou de ser mico. Eu comprei acima de R$ 10. Mesmo assim ganhei muito!
Para deixar de ser mico precisa sair da Recuperação Judicial. Isso deve dar um novo grande salto no preço.
Depois gap de fuga de março, fez mais um gap dia 12/05. Graficamente, se for onda 5, onda 4 pode ter sido ali nos 10, justamente antes do gap de março. IFR também já mostra divergência tripla. Fundamentos se realmente conseguir manter resultado como neste último trimestre, P/L 6, ainda teria muito espaço para valorizar. Mas já teve problema no passado com questão do amianto, tem processos justiça trabalho. Ainda considera risco-retorno vantajoso nesse nível de preço Cláudio?
|
|
|
Post by Claudio66 on May 14, 2021 18:36:03 GMT -3.5
Eu comprei acima de R$ 10. Mesmo assim ganhei muito!
Depois gap de fuga de março, fez mais um gap dia 12/05. Graficamente, se for onda 5, onda 4 pode ter sido ali nos 10, justamente antes do gap de março. IFR também já mostra divergência tripla. Fundamentos se realmente conseguir manter resultado como neste último trimestre, P/L 6, ainda teria muito espaço para valorizar. Mas já teve problema no passado com questão do amianto, tem processos justiça trabalho. Ainda considera risco-retorno vantajoso nesse nível de preço Cláudio? Eu estou começando a vender, porque minha posição representa um peso muito elevado na minha carteira. (Chegou a 30%.) Mas vou guardar uma parte (talvez 40% do número máximo de ações que cheguei a ter) para a saída da recuperação judicial, que acho que pode dar outro gás no preço.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 2, 2021 7:05:26 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 2, 2021 7:53:57 GMT -3.5
Ele vendeu menos de 10% da posição que tinha, reduzindo de 5,30% (posição na página da B3), para 4,79%. Ou seja, ainda tem uma posição grande (quase R$ 100 milhões). Acho que essa venda, neste momento, foi principalmente para não precisar anuncuar as próximas vendas,
A última venda dele foi por cerca de R$ 18, e o preço voltou a R$10. Será que terá uma queda tão grande assim?
Lembro que as ações da subscrição ainda não estão disponíveis. Quando forem liberadas, deve haver uma onda de vendas.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 8, 2021 20:14:47 GMT -3.5
... P.S. Quando as ações subscritas forem disponibilizadas para os sardinhas (como eu), acho que pode abrir uma boa oportunidade de compra. Acho que vai ter gente pensando assim: "Paguei R$ 10,89 na ação e ela está valendo o dobro! Tenho que realizar esse ganho!" Com as vendas coordenadas os preços acabam caindo, disparando stops, o que ajuda a cair mais. De olho! Até 3a feira da próxima semana (15/06) as novas ações devem ser creditadas e estar disponíveis para negociação (podendo demorar mais 2 dias para o ajuste da custódia de pequenos investidores). Essa pode ser uma boa janela de oportunidade para comprar, como expliquei acima. Quem sabe volta a R$ 20...
Eternit - Fato Relevante - Homologação do Aumento de Capita
|
|
|
Post by lucfig on Jun 8, 2021 21:31:39 GMT -3.5
... P.S. Quando as ações subscritas forem disponibilizadas para os sardinhas (como eu), acho que pode abrir uma boa oportunidade de compra. Acho que vai ter gente pensando assim: "Paguei R$ 10,89 na ação e ela está valendo o dobro! Tenho que realizar esse ganho!" Com as vendas coordenadas os preços acabam caindo, disparando stops, o que ajuda a cair mais. De olho! Até 3a feira da próxima semana (15/06) as novas ações devem ser creditadas e estar disponíveis para negociação (podendo demorar mais 2 dias para o ajuste da custódia de pequenos investidores). Essa pode ser uma boa janela de oportunidade para comprar, como expliquei acima. Quem sabe volta a R$ 20...
Parecem ter resistências próximas do 23 e do 19. A partir de 24 eu começo a comprar mais.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 9, 2021 9:42:04 GMT -3.5
Para mim as ações ETER3 da subscrição já estão disponíveis para venda a partir de hoje. Entre hoje e 6a feira deve ter uma pressão vendedora, abrindo oportunidade de compra.
|
|
|
Post by Flughafen on Jun 10, 2021 8:51:36 GMT -3.5
Até 3a feira da próxima semana (15/06) as novas ações devem ser creditadas e estar disponíveis para negociação (podendo demorar mais 2 dias para o ajuste da custódia de pequenos investidores). Essa pode ser uma boa janela de oportunidade para comprar, como expliquei acima. Quem sabe volta a R$ 20...
Para mim as ações ETER3 da subscrição já estão disponíveis para venda a partir de hoje. Entre hoje e 6a feira deve ter uma pressão vendedora, abrindo oportunidade de compra. As minhas ficaram disponíveis ontem, 09/jun.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 10, 2021 16:48:05 GMT -3.5
Saiu ontem à noite o relatório com as "contas demonstrativas mensais" da Eternit referentes ao mês de março/2021. Na página 12 vemos como a receita líquida não para de crescer, tendo atingido R$ 99 milhões em março, quase de 25% acima da receita de janeiro. Os custos, por outro lado, têm se mantido em torno de 55% da receita líquida (ver página 14, bem abaixo dos níveis do 1S20. Com receita em alta em margem estável, o resultado bruto também não para de crescer. Dado que despesas VG&A são essencialmente fixas, o lucro operacional cresce numa proporção ainda maior. E como a empresa está gerando muito caixa, o resultado financeiro melhora a cada mês. O lucro líquido de março/2021 foi de R$ 58,4 milhões (ver página 33). Anualizando, teríamos R$ 700 milhões de lucro líquido anual, com a empresa sendo negociada por um valor de mercado de R$ 1,75 Bi. Ou seja, o P/L é de apenas 2,5!!! E caindo! É bom lembrar, porém, que R$ 20 milhões do lucro mensal (40%) vêm da SAMA, pela exportação de amianto, e não se sabe até quando isso vai. E sempre existe um grande risco de perdas em processos civis e trabalhistas por conta do amianto.
ETERNIT S.A. - Contas demonstrativas mensais - março/2021
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 15, 2021 20:16:42 GMT -3.5
Olhem o que pode acontecer quando ETER3 anunciar a saída da recuperação judicial:
Infomoney - ...Viver salta 30% após pedido para sair de recuperação judicial
"A construtora Viver informou na segunda que pediu na justiça o encerramento de sua recuperação judicial, quase cinco anos após início do processo. Segundo a companhia, após ter recebido cinco capitalizações desde 2018, com a conversão de dívidas em capital e o pagamento de credores, 98% de sua dívida habilitada foi quitada. Além disso, valores remanescentes e outros créditos ilíquidos anteriores ao pedido da recuperação judicial seguem sujeitos aos efeitos do plano. 'A conclusão da recuperação judicial permitirá que a companhia continue a crescer', disse a Viver no fato relevante. A empresa pediu recuperação em setembro de 2016, com mais de 930 milhões de reais em dívidas. Aprovado por credores, o plano de recuperação judicial foi homologado em dezembro de 2017."
Hoje aumentei posição em ETER3 por R$ 26,62. Se continuar caindo, aumento mais.
|
|