|
Post by Claudio66 on Mar 3, 2021 6:54:39 GMT -3.5
Reportagem da Exame de ontem com cara d matéria paga, para dar uma inflada na demanda pelo papel. Apesar de já estar bem comprado, num nível preocupante, considerando os riscos jurídicos da empresa, é possível que compra mais hoje, dependendo de como abrir. Mas acho que o leilão hoje vai ser longo.
Curiosamente a reportagem saiu na seção de ESG (environment, social and governance). Só esqueceram de falar que boa parte do lucro ainda vem da exportação de amianto.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 4, 2021 9:12:51 GMT -3.5
A bolsa está cheia de coisas incompreensíveis atualmente. Destaco a BEEF3, MRFG3, NEOE3... Arrisco a dizer que nunca vi a bolsa tão barata. Pena que quase acabei com minha reserva, já.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 17, 2021 11:28:54 GMT -3.5
Reportagem da Exame de ontem com cara d matéria paga, para dar uma inflada na demanda pelo papel. Apesar de já estar bem comprado, num nível preocupante, considerando os riscos jurídicos da empresa, é possível que compra mais hoje, dependendo de como abrir. Mas acho que o leilão hoje vai ser longo.
Curiosamente a reportagem saiu na seção de ESG (environment, social and governance). Só esqueceram de falar que boa parte do lucro ainda vem da exportação de amianto.
A última vez que eu vi a Exame dar tanto destaque a uma empresa foi para a Magazine Luiza. Naquele caso deu muito certo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 17, 2021 14:53:51 GMT -3.5
... O lucro apenas do 4T20 foi de R$ 121 milhões. Isso é pouco menos de 20% do valor da empresa, que é de apenas R$ 630 milhões, depois de ter subido 12% hoje. Mesmo descontando não recorrentes, o lucro líquido seria de R$ 64 milhões. Ou seja, com esse lucro, em 2,5 anos (10 trimestres) a empresa lucra todo o valor de mercado atual! Na postagem anterior coloquei um Fato Relevante que alivia a incerteza quanto a questões legais. Acho que uma alta de 50% nos próximos dias é praticamente certa. O incrível foi a ação ter sido negociada hoje abaixo de R$ 11. ...
Conforme previsto, ganho de 50%, até mais rápido do que eu esperava (15 dias)
Preço de fechamento em 02/03/2021: R$ 12,18 Preço "agora": R$ 18,27
|
|
|
Post by lucfig on Mar 17, 2021 19:06:00 GMT -3.5
... O lucro apenas do 4T20 foi de R$ 121 milhões. Isso é pouco menos de 20% do valor da empresa, que é de apenas R$ 630 milhões, depois de ter subido 12% hoje. Mesmo descontando não recorrentes, o lucro líquido seria de R$ 64 milhões. Ou seja, com esse lucro, em 2,5 anos (10 trimestres) a empresa lucra todo o valor de mercado atual! Na postagem anterior coloquei um Fato Relevante que alivia a incerteza quanto a questões legais. Acho que uma alta de 50% nos próximos dias é praticamente certa. O incrível foi a ação ter sido negociada hoje abaixo de R$ 11. ...
Parabéns. Eu não segurei, saí na casa dos 12/13 a algum tempo. Vai realizar alguma coisa?
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 17, 2021 21:06:16 GMT -3.5
Parabéns. Eu não segurei, saí na casa dos 12/13 a algum tempo. Vai realizar alguma coisa? Eu realizei hoje 20% do que eu tinha, por exatamente R$ 18,27. Mas foi basicamente porque a posição em ETER3 chegou a 20% da minha carteira. Achei que é um percentual muito alto para uma empresa que pode a qualquer momento ter uma grande perda por uma decisão judicial, seja com relação à interrupção das atividades de SAMA, seja com relação a indenizações a trabalhadores ou consumidores devido aos efeitos cancerígenos do amianto. Acho que ainda tem espaço para subir.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 18, 2021 8:29:28 GMT -3.5
Fez pullback na LTB longo perdida e voltou com força. Só vai corroborando cenário de reversão de longo. Pra quem buscava uma referência ou suporte principal ao meu ver é o de hoje, nos 5,95, e isso no semanal, que só reforça a força da tendência de alta e reversão de vez do papel. Por pouco não entrei nos 6 hoje de olho nesse pullback, mas entrada tardia com papel esticado é sempre complicado. Quem não arrisca não petisca. Pra quem soube entrar antes e não quer devolver muito pro mercado, pode-se pensar e colocar um stop financeiro abaixo desses 5,95. Pra quem tem reserva de lucro, e aceita risco com stop abaixo dos 5,95, pode ser boa oportunidade. 9, 12, 14, 16, 19 e 22 seriam possíveis alvos. Como setor imobiliário aqui virou FANG que só sobem, já não duvido da ETER3 buscar o TH lá nos 23/24. E se bobear esse ano ainda. Um verdadeiro turnaround de 10x acima do fundão na faixa dos 2. Esse bonde perdi. Parabéns ao Claudio por pesquisar a fundo mudança de fundamentos e chamar atenção desde os 2, justamente no início da virada. Foi recompensado pela competência em analisar e acreditar. Eu fiquei preso aos problemas antigos. Fundo Covid ainda deu nova oportunidade. Agora parece que POSI3 pode seguir um caminho similar.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 22, 2021 9:27:23 GMT -3.5
Laudo de avaliação indica que a empresa vale R$ 600 milhões, menos do que seu valor atual de mercado (R$ 1,0 bilhão). Nessa avaliação a Tégula, que faz telhas de concreto e vai começar as produzir as telhas fotovoltaicas, tem valor negativo.
Isso pode dar um susto, mas é preciso entender para que foi feito esse laudo. É para determinar o preço de subscrição das novas ações, que serão lançadas para aumentar a capacidade de produção de telhas de fibrocimento pela "aquisição de ativos industriais, em operação, dedicados à produção de telhas de fibrocimento, promovendo um movimento de consolidação setorial, com crescimento instantâneo da capacidade instalada da Companhia, sem provocar excedente de produção na indústria, com consequente reflexo nas margens praticadas no mercado".
O preço da subscrição será de R$ 10,89 por ação. Eu acho que R$ 18 por ação é um bom preço (ou seja um preço baixo) pelo que a empresa é hoje. Isso significa que o direito de subscrição de cada ação vale cerca de R$ 7,00! E isso é conservador, pois a expansão, com aumento das margens, vale mais, por real investido, do que a empresa atual.
A cada ação caberá 1/5 do direito de subscrição de uma nova ação. Então, o preço justo de cada ação seria superior a R$ 18 + R$ 7 / 5 = R$ 19,40. Isso significa que pelo preço de fechamento de 6a feira (R$ 19, 26) a ação está barata. Como o mercado tende a ter sobre reação para notícias boas de empresas com tendência de valorização, acho que o preço hoje passa fácil de R$ 20,00.
A última data com é 25/03 (5a feira). Essa pressão de tempo ajuda a fazer o preço disparar.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 25, 2021 10:41:31 GMT -3.5
Hoje é o último dia com direito de subscrição. O preço da subscrição é R$ 10,89, sendo o direito de 1 ação para cada 5 possuídas até hoje. Se for passar de R$ 20 como eu projetei, hoje seria o dia.
|
|
|
Post by lucfig on Mar 26, 2021 15:30:06 GMT -3.5
Subindo 10% na data ex...
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 26, 2021 20:25:15 GMT -3.5
Subindo 10% na data ex... Isso só faz sentido se for um bando de sardinha comprando, achando que a ação está barata, porque abriu abaixo do preço do dia anterior. Vendi mais 30% da minha posição original com PM de R$ 18,14. Com isso já vendi 50% da minha posição original. Mas pretendo exercer meus direitos de subscrição e comprar mais. Dependendo, claro, do preço.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 29, 2021 20:29:00 GMT -3.5
Laudo de avaliação indica que a empresa vale R$ 600 milhões, menos do que seu valor atual de mercado (R$ 1,0 bilhão). Nessa avaliação a Tégula, que faz telhas de concreto e vai começar as produzir as telhas fotovoltaicas, tem valor negativo.
Isso pode dar um susto, mas é preciso entender para que foi feito esse laudo. É para determinar o preço de subscrição das novas ações, que serão lançadas para aumentar a capacidade de produção de telhas de fibrocimento pela "aquisição de ativos industriais, em operação, dedicados à produção de telhas de fibrocimento, promovendo um movimento de consolidação setorial, com crescimento instantâneo da capacidade instalada da Companhia, sem provocar excedente de produção na indústria, com consequente reflexo nas margens praticadas no mercado".
O preço da subscrição será de R$ 10,89 por ação. Eu acho que R$ 18 por ação é um bom preço (ou seja um preço baixo) pelo que a empresa é hoje. Isso significa que o direito de subscrição de cada ação vale cerca de R$ 7,00! E isso é conservador, pois a expansão, com aumento das margens, vale mais, por real investido, do que a empresa atual.
A cada ação caberá 1/5 do direito de subscrição de uma nova ação. Então, o preço justo de cada ação seria superior a R$ 18 + R$ 7 / 5 = R$ 19,40. Isso significa que pelo preço de fechamento de 6a feira (R$ 19, 26) a ação está barata. Como o mercado tende a ter sobre reação para notícias boas de empresas com tendência de valorização, acho que o preço hoje passa fácil de R$ 20,00.
A última data com é 25/03 (5a feira). Essa pressão de tempo ajuda a fazer o preço disparar.
Errei sobre o preço passar de R$ 20,00 antes da data ex direitos de subscrição. Mas, para a minha surpresa, depois da data ex o preço está mais alto do que antes! Fechou hoje por R$ 19,45. O direito de subscrição (ETER1) fechou hoje em R$ 8,00, ou seja, R$ 1,60 [=8,00/5] por ação antes da data ex. Então, o valor a comparar com antes da data ex é R$ 21,05 [=19,45+1,60]! Errei a data mas acertei o alvo. Porém, não faz sentido: 1) a ação ter preço alguns dias depois da data ex que é maior do que antes; 2) o direito de subscrição valer menos que a diferença entre o preço da ação e o preço de exercício, que seria R$ 8,56 [=19,45 - 10,89]. Mas todas essas distorções parecem menores do que o preço no início do mês (R$ 10,89).
E hoje saiu o fato relevantes indicando o uso do dinheiro que levará obtido com a subscrição: a compra de uma fábrica de telhas de fibrocimento por R$ 110 milhões, permitindo o aumento instantâneo de 20% na capacidade de fabricação da Eternit. O negócio foi fechado antes mesmo da subscrição, porque, com certeza, os controladores vão bancar tudo, caso alguém não queira subscrever. É certeza de bom negócio. Será que tem mais alta amanhã?
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 1, 2021 11:04:56 GMT -3.5
A última vez que eu vi a Exame dar tanto destaque a uma empresa foi para a Magazine Luiza. Naquele caso deu muito certo.
Mais uma vez a Eternit em destaque na Exame.
Exame - Eternit compra concorrente do setor de telhas Confibra por R$ 110 milhões
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 6, 2021 7:07:50 GMT -3.5
Mais um passo para sair da recuperação judicial. ETERNIT S.A. - Fato Relevante - Pagamento dos credores concursais da Classe III – Opção BQuando sair o preço deve dar um novo salto, pois efetivamente ainda está descontada, considerando os resultados recentes (e mesmo o risco de perdas civis e trabalhistas). E há uma ótima oportunidade de entrar com desconto maior ainda. Os direitos de subscrição ETER1 fecharam ontem por R$ 6,46 (chegaram a R$ 6,18). O valor da subscrição é de R$ 10,89 (data limite é 26/04). Ou seja, é possível adquirir ETER3 por R$ 6,46 + R$ 10,89 = R$ 17,35. Mas ETER3 fechou ontem por R$ 18,33. Ou seja, os direitos de subscrição embutem um desconto de R$ 0,98 por ação (5,3%). Com a chegada do vencimento é possível ter sardinha querendo vender desesperado, e o preço cair ainda mais.
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 9, 2021 19:19:52 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 14, 2021 12:22:23 GMT -3.5
Saíram ontem à noite as contas demonstrativas mensais da Eternit (ETER3) de janeiro/2021. É o resultado de apenas 1 mês. Para efeito de comparação, vou multiplicar por 3, para comparar com o resultado do 4T20, que foi um trimestre espetacular. Receita Líquida: 78,3 x 3 = 235 milhões (+2,6%) Resultado Bruto: 32,1 x 3 = 96,3 milhões (-6,2%) Resultado Operacional: 23,4 x 3 = 70,2 milhões (+12%) Resultado Líquido: 16,1 x 3 = 48,3 milhões (-24%) Considerei para o 4T20 o Resultado Operacional descontado de R$ 68 milhões de não recorrentes, e o lucro líquido ajustadado para não recorrentes fornecido pela empresa no press-release do 4T20. Anualizado teríamos um lucro líquido de R$ 192 milhões, para uma empresa que está valendo apenas 1 bilhão. Lembrando que o resultado deve crescer no curto prazo com a compra de uma concorrente no mercado de telhas de fibrocimento. Não dá para entender a queda de hoje! Comprei mais ETER1 por R$ 5,85 e comprarei mais, se continuar caindo. Acho que a maioria das pessoas vende sem nem ver se há informação sobre a empresa. Então algum manipulador de mercado joga o preço para baixo (no caso, devido à baixa liquidez de ETER1, fica mais fácil), para depois sair comprando. Espero que seja isso, e não alguma notícia ruim que eu desconheça. ETERNIT S.A. - Informações de Companhias em Recuperação Judicial ou Extrajudicial - Contas demonstrativas mensais
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 14, 2021 17:20:14 GMT -3.5
... Não dá para entender a queda de hoje! Comprei mais ETER1 por R$ 5,85 e comprarei mais, se continuar caindo. Acho que a maioria das pessoas vende sem nem ver se há informação sobre a empresa. Então algum manipulador de mercado joga o preço para baixo (no caso, devido à baixa liquidez de ETER1, fica mais fácil), para depois sair comprando. Espero que seja isso, e não alguma notícia ruim que eu desconheça. ... Aparentemente foi movimento para assustar sardinha. Consegui comprar ETER1 praticamente na mínima do dia (por R$ 5,85, com mínima R$ 5,83). O papel fechou em R$ 6,99, com alta de 13% no dia! Meu retorno na operação, por enquanto, foi de 19%!
|
|
|
Post by lucfig on Apr 14, 2021 19:30:51 GMT -3.5
... Não dá para entender a queda de hoje! Comprei mais ETER1 por R$ 5,85 e comprarei mais, se continuar caindo. Acho que a maioria das pessoas vende sem nem ver se há informação sobre a empresa. Então algum manipulador de mercado joga o preço para baixo (no caso, devido à baixa liquidez de ETER1, fica mais fácil), para depois sair comprando. Espero que seja isso, e não alguma notícia ruim que eu desconheça. ... Aparentemente foi movimento para assustar sardinha. Consegui comprar ETER1 praticamente na mínima do dia (por R$ 5,85, com mínima R$ 5,83). O papel fechou em R$ 6,99, com alta de 13% no dia! Meu retorno na operação, por enquanto, foi de 19%! Pois é. Quando vi sua mensagem aqui, fui tentar comprar. Mas já tinha voltado pra uns 6,50 e desisti. Rs Mas comprei um bocado na semana passada.
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 15, 2021 7:54:14 GMT -3.5
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 26, 2021 21:50:22 GMT -3.5
10x desde fundo Covid.
Apenas 1 ano.
Já não considera preço bem esticado Cláudio?
|
|