|
Post by Sultão do Swing on Oct 29, 2018 13:05:17 GMT -3.5
as minhas vou rifar... a grana vai render muito mais em outras bem mais promissoras: USIM5, GOAU4, DIRR3, RDNI3, até GOLL4... Osmar, parece que vc é novo aqui no fórum. Se for o caso, seja bem-vindo. Fiquei curioso para saber o que vc está vendo de interessante na GOLL4, por exemplo, abs.
|
|
osmar
New Member
|
Post by osmar on Oct 29, 2018 16:16:41 GMT -3.5
Sultão, sobre GOLL4: - dólar em tendencia de queda e estabilização a patamares menores beneficia a endividada GOl - vai incorporar a Smiles, a médio prazo (talvez a curto prazo) - economia vai aquecer - confiança vai aumentar - trigger de ser incorporada pela Delta (rumores) - investindo em aviões com menor consumo - mercado em alta, ações sobem até sem fundamento.
quanto à queda de hoje, no meu entender, não afetou as perspectivas de bons meses à frente para quem compra ações. Após alguns meses de novo governo, veremos se a lua de mel continua ou vai azedar...
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 29, 2018 16:30:02 GMT -3.5
Sultão, sobre GOLL4: - dólar em tendencia de queda e estabilização a patamares menores beneficia a endividada GOl - vai incorporar a Smiles, a médio prazo (talvez a curto prazo) - economia vai aquecer - confiança vai aumentar - trigger de ser incorporada pela Delta (rumores) - investindo em aviões com menor consumo - mercado em alta, ações sobem até sem fundamento. quanto à queda de hoje, no meu entender, não afetou as perspectivas de bons meses à frente para quem compra ações. Após alguns meses de novo governo, veremos se a lua de mel continua ou vai azedar... OK, Osmar, eu não acredito em vários dos fundamentos que vc postou mas eu só queria mesmo é ter uma ideia dos fatores que levaram vc a escolher tal ativo. Hoje ele deu uma bela queda. Abs
|
|
|
Post by ancasodi on Oct 29, 2018 19:25:38 GMT -3.5
Sultão, sobre GOLL4: - dólar em tendencia de queda e estabilização a patamares menores beneficia a endividada GOl - vai incorporar a Smiles, a médio prazo (talvez a curto prazo) - economia vai aquecer - confiança vai aumentar - trigger de ser incorporada pela Delta (rumores) - investindo em aviões com menor consumo - mercado em alta, ações sobem até sem fundamento. quanto à queda de hoje, no meu entender, não afetou as perspectivas de bons meses à frente para quem compra ações. Após alguns meses de novo governo, veremos se a lua de mel continua ou vai azedar... OK, Osmar, eu não acredito em vários dos fundamentos que vc postou mas eu só queria mesmo é ter uma ideia dos fatores que levaram vc a escolher tal ativo. Hoje ele deu uma bela queda. Abs Tomara que aconteça isso e vc lucre com a GOLL4, mas eu nunca mais invisto em nada de aviação, fidelidade, fabricante, etc. Tomei raiva do setor.
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 29, 2018 19:43:19 GMT -3.5
Não acho que seja o momento de sair. É no momento ruim que se aumenta posição, basta esperar o preço se ajustar. Caso o pais não quebre, cedo ou tarde o varejo volta a crescer. Dai a margem aumenta junto com o volume e o lucro explode. Enquanto Ciro mandar no ceara, o risco aqui é baixo.
|
|
|
Post by fundamentalista on Nov 25, 2018 19:17:00 GMT -3.5
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Nov 26, 2018 2:11:25 GMT -3.5
Energia aqui no Ceará é uma das mais caras do país, muito embora valha a pena a Grendene ter fábrica aqui por conta do incentivo fiscal. Pra atacar essa despesa de energia acima da concorrência, eles decidiram fazer essa usina solar. O BNB tem um programa específico pra energia solar (FNE Sol) que tá emprestando a 5.5% a.a. Sem falar que a Grendene tem um caixa absurdamente alto.. Imagino que esse projeto seja mera redução estrutural do custo de produção, para consumo próprio. Nada relacionado a venda no mercado de leilão de energia. Normalmente o payback desse investimento em energia solar é de 3 a 4 anos.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 26, 2018 7:02:30 GMT -3.5
Normalmente o payback desse investimento em energia solar é de 3 a 4 anos. Não entendo nada do assunto, mas tenho a impressão de que estes números estão excessivamente otimistas. As empresas de geração a partir de energias renováveis negociadas na bolsa (cpfl renováveis e renova) tem números desastrosos. A BW Guapira, comprada pela Ferbasa, também veio com prejuízo nesse trimestre. Não sei dizer se tem algo a ver com depreciação elevada ou se é realmente um investimento de baixíssimos retornos ou mesmo retornos negativos. Mas tudo leva a crer que seja a segunda hipótese, caso contrário, a matriz solar já teria predominado sobre outras formas de geração.
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Nov 28, 2018 2:22:33 GMT -3.5
O maior entrave para energia solar é o financiamento, por ser capital intensivo. Alguns cálculos reais, minha pequena empresa que consome R$ 1.500,00 de energia ao mês teve um projeto orçado em R$ 75.000,00 (dólar tava a R$ 4 na época). Fazendo cálculo de padaria, daria 55 meses para a empresa recuperar o valor investido, considerando que ficaria um remanescente de R$ 150 na conta (taxa de iluminação pública). Findado esse prazo, o resto é lucro. Tem placa solar na Estação Espacial da NASA desde a década de 60 e funcionando. O inversor (30% do custo) tem vida útil menor, de 12 anos. rst, você que me parece uma pessoa com bom tino para investimentos, o que acha desse cenário? Nisso tudo, o duro é retirar R$ 75.000,00 e pagar pelos equipamentos. Por isso, a energia solar ainda não decolou no Brasil. Somado, é claro, ao alto grau de burocracia para se conseguir um financiamento. Como disse no post anterior, BNB 5.5% a.a. para pessoa física (desisti por conta de burocracia de documentação, sem exagero). Santander cobra Selic, achei caro demais. Estou cogitando entrar com capital próprio.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Dec 12, 2018 19:00:27 GMT -3.5
Dentro! 5000 ações a R$ 7,10. Acho que meio fora do compasso aos olhos de alguém que entenda de análise técnica, realizei as minhas a 8 hoje esperando que caia para recomprar.
|
|
|
Post by wizardhsc on Dec 13, 2018 10:11:09 GMT -3.5
Dentro! 5000 ações a R$ 7,10. Acho que meio fora do compasso aos olhos de alguém que entenda de análise técnica, realizei as minhas a 8 hoje esperando que caia para recomprar. Graficamente está em tendência de alta, mas a região de 8 é uma forte resistência. Se romper abre espaço para buscar os 8,50. Pelos fundamentos, ainda acho oito barato pra sair. Uma que devo liquidar em breve é TAEE11.
|
|
|
Post by fundamentalista on Dec 13, 2018 10:56:58 GMT -3.5
Acho que meio fora do compasso aos olhos de alguém que entenda de análise técnica, realizei as minhas a 8 hoje esperando que caia para recomprar. Graficamente está em tendência de alta, mas a região de 8 é uma forte resistência. Se romper abre espaço para buscar os 8,50. Pelos fundamentos, ainda acho oito barato pra sair. Uma que devo liquidar em breve é TAEE11. Wizardhsc, A Grendene possui todos esses fundamentos a ponto de ser uma ação de longo prazo? Possuo a empresa na carteira, mas penso em sair em razão de uma futura diminuição nos incentivos fiscais que faz o caixa de empresa gigante. O caixa enorme não pode ser distribuído aos acionistas sem pagamento de imposto, acumulando até uma decisão de investimento, o que pode maquiar um pouco a geração de caixa da empresa.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Dec 13, 2018 11:10:02 GMT -3.5
Acho que meio fora do compasso aos olhos de alguém que entenda de análise técnica, realizei as minhas a 8 hoje esperando que caia para recomprar. Graficamente está em tendência de alta, mas a região de 8 é uma forte resistência. Se romper abre espaço para buscar os 8,50. Pelos fundamentos, ainda acho oito barato pra sair. Uma que devo liquidar em breve é TAEE11. Pensei a mesma coisa sobre TAEE11, mas tenho receio de deixar dinheiro na mesa. Ela paga tão bem dividendos que tenho até pena de me desfazer. Sobre GRND, eu vou esperar o resultado do 4T2018 e a tendência dos juros em 2019 para tomar alguma decisão.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 13, 2018 11:19:12 GMT -3.5
Graficamente está em tendência de alta, mas a região de 8 é uma forte resistência. Se romper abre espaço para buscar os 8,50. Pelos fundamentos, ainda acho oito barato pra sair. Uma que devo liquidar em breve é TAEE11. Wizardhsc, A Grendene possui todos esses fundamentos a ponto de ser uma ação de longo prazo? Possuo a empresa na carteira, mas penso em sair em razão de uma futura diminuição nos incentivos fiscais que faz o caixa de empresa gigante. O caixa enorme não pode ser distribuído aos acionistas sem pagamento de imposto, acumulando até uma decisão de investimento, o que pode maquiar um pouco a geração de caixa da empresa. Penso exatamente o mesmo. Já tive a empresa na minha carteira (de 2009 a 2014 ou 2015) e a vendi por perceber que eles não conseguem usar o caixa enorme para gerar retorno... crescimento orgânico tem suas limitações - e quando resolveram diversificar (móveis) deram um tiro no pé. Com um cenário de juros baixo esse caixa enorme é um desperdício. Aliás, com os múltiplos mais esticados que temos observado após o período eleitoral, somos obrigados a analisar melhor as empresas e muitas acabam mesmo saindo do radar. Nossa seleção tem que ser mais criteriosa e isso só é benéfico, como aprendizado e como risco da carteira.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 13, 2018 11:25:22 GMT -3.5
Graficamente está em tendência de alta, mas a região de 8 é uma forte resistência. Se romper abre espaço para buscar os 8,50. Pelos fundamentos, ainda acho oito barato pra sair. Uma que devo liquidar em breve é TAEE11. Pensei a mesma coisa sobre TAEE11, mas tenho receio de deixar dinheiro na mesa. Ela paga tão bem dividendos que tenho até pena de me desfazer. Sobre GRND, eu vou esperar o resultado do 4T2018 e a tendência dos juros em 2019 para tomar alguma decisão. Discordo sobre TAEE, tem um retorno bem satisfatório e ainda distribui doses cavalares de dividendos (ainda mais para quem entrou abaixo dos 20). Se procura uma ação de crescimento, aí faz sentido se desfazer de TAEE. Mas sei lá... os mercados globais estão esticados demais, eu prefiro ficar nas dividendeiras quando tudo está em alta, pois têm volatilidade menor (embora saindo a tributação sobre dividendos essa vai sentir mais que as outras). Mera opinião.
|
|
|
Post by wizardhsc on Dec 13, 2018 12:17:52 GMT -3.5
Graficamente está em tendência de alta, mas a região de 8 é uma forte resistência. Se romper abre espaço para buscar os 8,50. Pelos fundamentos, ainda acho oito barato pra sair. Uma que devo liquidar em breve é TAEE11. Wizardhsc, A Grendene possui todos esses fundamentos a ponto de ser uma ação de longo prazo? Possuo a empresa na carteira, mas penso em sair em razão de uma futura diminuição nos incentivos fiscais que faz o caixa de empresa gigante. O caixa enorme não pode ser distribuído aos acionistas sem pagamento de imposto, acumulando até uma decisão de investimento, o que pode maquiar um pouco a geração de caixa da empresa. Em relação aos incentivos fiscais, acho que não deve ser alterado no curto prazo. Visto que o feudo do Ciro não mudou. Quanto ao desempenho da mesma, estamos analisando um momento ruim, que não condiz necessariamente com o futuro. Se o país voltar a crescer, existe uma capacidade ociosa enorme na empresa, que vai permitir tanto o ganho com volume quanto a melhora das margens.
|
|
|
Post by wizardhsc on Dec 13, 2018 13:10:14 GMT -3.5
Em relação a TAEE11 os múltiplos estão bem distorcido devido a um IGPM muito forte esse ano. Aos 18 era compra, agora a 24 tem oportunidade melhor.
|
|
|
Post by ancasodi on Dec 13, 2018 14:06:21 GMT -3.5
Esse que é o meu grande defeito em RV... hora de sair... Não tenho coragem de me desfazer de nenhuma das duas, entre Dy e valorização cada uma está me dando hoje 37%. Não vendi UGPA quando bateu nos 80,00 (~60%) e por aí vai... Pelo menos são bons ativos
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Jan 10, 2019 14:29:30 GMT -3.5
Hoje saí completamente de GRND3. Embolsando lucros apenas. Bolsa disparando, ativo valorizado, P/L histórico está um pouco acima da média e uma parte significativa do lucro vem do resultado financeiro, que vem caindo com a SELIC.
A despeito disso, o setor de consumo é muito promissor para este ano e a empresa tende a se beneficiar com dólar baixando. Desejo boa sorte para quem fica.
|
|
|
Post by ancasodi on Mar 13, 2019 13:50:51 GMT -3.5
FATO RELEVANTE
A Grendene S.A. (“Companhia”) (GRND3), em atendimento à Instrução CVM Nº 358/02 e alterações, e em continuidade às informações divulgadas no item 4.3, do Formulário de Referência de 2018, e na Nota Explicativa nº 13, do Relatório da Administração de 2018, informa aos acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, foi recebida a certidão de trânsito em julgado da decisão proferida pela 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região nos autos da Apelação em Mandato de Segurança nº 99732/CE, que excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. A Companhia informa que adotará todas as providências cabíveis visando à apuração e homologação dos valores respectivos perante a Receita Federal do Brasil, mantendo acionistas e mercado devidamente informados sobre o assunto.
Farroupilha, RS, 12 de março de 2019.
Se a empresa conseguir reaver a grana com a Receita, vai ficar bonita na foto, heim!
|
|