|
Post by Claudio66 on Aug 25, 2023 11:16:54 GMT -3.5
Vou trazer de volta postagens minhas de 2016 e 2017, quando a situação fiscal do Brasil começou a melhorar de maneira consistente, para mostrar o por quê da minha preocupação como futuro da nossa economia. Há luz no fim do túnel. O governo claramente entende o que precisa ser feito. 1) A mudança no comando do BNDES tende a corrigir o último item. (E as Operações Acrônimo e Lava-Jato da PF acenam com possibilidade de reverter alguns dos mal negócios feitos no passado.) 2) Os dois principais pontos da reforma da previdência atendem os itens em azul no meu comentário acima, como pode ser visto nessas notícias recentes: Valor: Governo avalia desvincular benefícios da correção do salário mínimo Estadão: Proposta de reforma da Previdência prevê idade mínima de 65 anos para aposentadoria3) A PEC 241 aborda os dois primeiros pontos, eliminando, por 20 anos, as vinculações de saúde e educação com a receita. (O interessante é que a PEC 241 permite que o gasto com saúde e educação cresçam, pois define apenas um piso. Mas impede que diminuam, pois esse piso é definido em valores reais e não como percentual da receita. Com a queda da receita, o piso constitucional estava diminuindo.) O atual rali pode ser mais extenso do que pensamos. Praticamente todas as melhorias essenciais que eu havia citado em 2015 foram feitas, culminando com a Reforma da Previdência e o fim do reajuste real do salário mínimo, no Governo Bolsonaro. Mas, agora, estamos andando para trás, a passos largos. 1) A revogação do Teto de Gastos voltou com as vinculações de gastos de saúde e educação ao PIB. 2) Lula pretende voltar com a vinculação do salário mínimo (e, portanto, do gasto da previdência) ao PIB. 3) BNDES volta a conceder empréstimos subsidiados a empresas, enfraquecendo a eficácia da política monetária do Banco Central. A dívida pública já entrou em trajetória explosiva. Apesar da previsão de aumento na arrecadação, houve previsão de aumento do déficit público. Exame 21/07/2023 - Governo piora previsão de rombo nas contas públicas e indica novo bloqueio de R$ 1,5 bilhãoO Tesouro já estimava crescimento da dívida de 73,5% do PIB (final de 2022), para 75,1% em 2023 e 76% em 2024. Segundo o governo, esse seria o pico. Não!!! Não tem limite. Quando os detentores dos títulos do Tesouro se derem conta da trajetória explosiva da dívida, vão começar a exigir taxas cada vez maiores, com prazos menores. Isso torna a trajetória mais explosiva e as soluções trazidas pelo governo só irão piorar a situação, como na Argentina. Com SELIC a 13,75% e a bolsa do Brasil muito barata em relação aos resultados passados, vale a pena arriscar por um pouco mais de tempo. Mas liquidez é essencial!
Mais um retrocesso. Foi aprovado o aumento real do salário mínimo federal. (Foi confirmada a minha expectativa do item 2.) Isso contribui para aumentar o gasto público mais que a arrecadação. Pior, contribui para reduzir a arrecadação, pois quanto maior o déficit público, menos investimentos. (O menos errado seria, em se querendo aumentar o salário mínimo, aumentar apenas o estadual, naqueles estados que já estão em pleno emprego, como SC.)
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Aug 25, 2023 15:22:00 GMT -3.5
Vou trazer de volta postagens minhas de 2016 e 2017, quando a situação fiscal do Brasil começou a melhorar de maneira consistente, para mostrar o por quê da minha preocupação como futuro da nossa economia. Praticamente todas as melhorias essenciais que eu havia citado em 2015 foram feitas, culminando com a Reforma da Previdência e o fim do reajuste real do salário mínimo, no Governo Bolsonaro. Mas, agora, estamos andando para trás, a passos largos. 1) A revogação do Teto de Gastos voltou com as vinculações de gastos de saúde e educação ao PIB. 2) Lula pretende voltar com a vinculação do salário mínimo (e, portanto, do gasto da previdência) ao PIB. 3) BNDES volta a conceder empréstimos subsidiados a empresas, enfraquecendo a eficácia da política monetária do Banco Central. A dívida pública já entrou em trajetória explosiva. Apesar da previsão de aumento na arrecadação, houve previsão de aumento do déficit público. Exame 21/07/2023 - Governo piora previsão de rombo nas contas públicas e indica novo bloqueio de R$ 1,5 bilhãoO Tesouro já estimava crescimento da dívida de 73,5% do PIB (final de 2022), para 75,1% em 2023 e 76% em 2024. Segundo o governo, esse seria o pico. Não!!! Não tem limite. Quando os detentores dos títulos do Tesouro se derem conta da trajetória explosiva da dívida, vão começar a exigir taxas cada vez maiores, com prazos menores. Isso torna a trajetória mais explosiva e as soluções trazidas pelo governo só irão piorar a situação, como na Argentina. Com SELIC a 13,75% e a bolsa do Brasil muito barata em relação aos resultados passados, vale a pena arriscar por um pouco mais de tempo. Mas liquidez é essencial!
Mais um retrocesso. Foi aprovado o aumento real do salário mínimo federal. (Foi confirmada a minha expectativa do item 2.) Isso contribui para aumentar o gasto público mais que a arrecadação. Pior, contribui para reduzir a arrecadação, pois quanto maior o déficit público, menos investimentos. (O menos errado seria, em se querendo aumentar o salário mínimo, aumentar apenas o estadual, naqueles estados que já estão em pleno emprego, como SC.)
é o que eu falo sempre, brasil é um pais tomado por uma máfia de funcionarios publicos que roubam dos pobres e crianças pra pagarem suas viagens pra Paris e de lá lutarem contra o fascismo e retrocesso e temos um grande exemplar aqui, faz tudo isso e se vende de virtude
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 25, 2023 16:19:08 GMT -3.5
Vou trazer de volta postagens minhas de 2016 e 2017, quando a situação fiscal do Brasil começou a melhorar de maneira consistente, para mostrar o por quê da minha preocupação como futuro da nossa economia. Praticamente todas as melhorias essenciais que eu havia citado em 2015 foram feitas, culminando com a Reforma da Previdência e o fim do reajuste real do salário mínimo, no Governo Bolsonaro. Mas, agora, estamos andando para trás, a passos largos. 1) A revogação do Teto de Gastos voltou com as vinculações de gastos de saúde e educação ao PIB. 2) Lula pretende voltar com a vinculação do salário mínimo (e, portanto, do gasto da previdência) ao PIB. 3) BNDES volta a conceder empréstimos subsidiados a empresas, enfraquecendo a eficácia da política monetária do Banco Central. A dívida pública já entrou em trajetória explosiva. Apesar da previsão de aumento na arrecadação, houve previsão de aumento do déficit público. Exame 21/07/2023 - Governo piora previsão de rombo nas contas públicas e indica novo bloqueio de R$ 1,5 bilhãoO Tesouro já estimava crescimento da dívida de 73,5% do PIB (final de 2022), para 75,1% em 2023 e 76% em 2024. Segundo o governo, esse seria o pico. Não!!! Não tem limite. Quando os detentores dos títulos do Tesouro se derem conta da trajetória explosiva da dívida, vão começar a exigir taxas cada vez maiores, com prazos menores. Isso torna a trajetória mais explosiva e as soluções trazidas pelo governo só irão piorar a situação, como na Argentina. Com SELIC a 13,75% e a bolsa do Brasil muito barata em relação aos resultados passados, vale a pena arriscar por um pouco mais de tempo. Mas liquidez é essencial!
Parece que desistiram das offshores e vão atacar os sardinhas. Não fiz as contas pra constatar se haveria equivalência. investidoresbrasil.com.br/governo-lula-propoe-imposto-do-mei-tres-vezes-maior-para-aumentar-arrecadacao/?amp
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 25, 2023 19:07:37 GMT -3.5
Não diria que desistiram. Assunto foi mais uma vez abordado por gente do governo nesta semana. A realidade é que estão atirando para todos os lados. O Taxad quer repetir em Brasília o que fez em SP. Vai aumentar imposto onde for possível. Muitas ideias não encontrão apoio no Congresso e serão abandonadas, muitas outras seguirão adiante e serão aprovadas.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 26, 2023 11:52:10 GMT -3.5
Pessoal, uma pergunta pra vcs.
O BCB "finalmente" (desde o início do ano já sabíamos qdo as taxas cairiam, qdo o IPCA 12m limpasse das situaçoes não recorrentes) começou a cortar a selic.
Pois bem, ações e fiis desde o início do ano começaram a se engraçar e acumular bons ganhos (se levarmos em conta a queda do USDBRL) até aqui. Juros futuros IPCA tbm, saíram do topo de ~6% e foram a uns ~5%.
Pois bem, de umas semanas pra cá, parece que o fato do "sobe no boato cai no fato" aconteceu e o ibov entregou boa parte dos ganhos. Os juros futuros tbm, voltaram a subir um pouco. Os fiis estão segurando melhor.
A pergunta que faço pra vcs: Tudo segue como o planejado, sendo isso um mero repique, ou o pessoal desanimou msm?
A minha experiência diz que é o primeiro, mas essa falta de liquidez que fez com q o ibov fechasse 13 sessões de seguidas em queda (recorde) diminui essa minha impressão.
O que vcs acham?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 26, 2023 12:21:23 GMT -3.5
Pessoal, uma pergunta pra vcs. O BCB "finalmente" (desde o início do ano já sabíamos qdo as taxas cairiam, qdo o IPCA 12m limpasse das situaçoes não recorrentes) começou a cortar a selic. Pois bem, ações e fiis desde o início do ano começaram a se engraçar e acumular bons ganhos (se levarmos em conta a queda do USDBRL) até aqui. Juros futuros IPCA tbm, saíram do topo de ~6% e foram a uns ~5%. Pois bem, de umas semanas pra cá, parece que o fato do "sobe no boato cai no fato" aconteceu e o ibov entregou boa parte dos ganhos. Os juros futuros tbm, voltaram a subir um pouco. Os fiis estão segurando melhor. A pergunta que faço pra vcs: Tudo segue como o planejado, sendo isso um mero repique, ou o pessoal desanimou msm? A minha experiência diz que é o primeiro, mas essa falta de liquidez que fez com q o ibov fechasse 13 sessões de seguidas em queda (recorde) diminui essa minha impressão. O que vcs acham? O que o mercado ou outros acreditam que irá acontecer, não tenho nenhuma ideia. Posso no máximo palpitar sobre o que está acontecendo e, talvez, chutar o que acontecerá de agora em diante. No início do ano, ativos estavam relativamente descontados e câmbio um pouco desequilibrado. Aparentemente, isso e não tanto a perspectiva de queda dos juros, motivou estrangeiros a comprarem, o que gerou uma alta moderada. O investidor local apenas correu atrás, com algum atraso. Como o câmbio também se moveu bastante, o ganho do estrangeiro foi razoável. Ao invés de aguardarem eventual valorização decorrente da redução da taxa de desconto local, eles aproveitaram o câmbio favorável e começaram a pular fora, até mesmo porque eventual redução da Selic tende a enfraquecer o real, anulando eventuais ganhos adicionais que eles poderiam ter ao ficar por aqui mais um tempo. O que irá acontecer daqui para frente? Não tenho a menor ideia, mas já que é para chutar, arriscaria dizer que juros irão cair e, por consequência, dólar irá subir. Desconsiderando eventuais imprevistos externos ou as prováveis bizarrices internas, tudo mais constante, bolsa subirá em reais, mas, em dólar, continuaremos quase no mesmo lugar. Talvez abaixo se considerarmos o peso de Petro no índice e o potencial de estrago das políticas de preços da atual gestão. Isso, como mencionei, em um cenário de estabilidade. Brasil, porém, é um lugar que pode se esperar qualquer coisa menos estabilidade. Há quase uma certeza de que os três poderes irão fazer várias novas m. que irão expandir as despesas públicas e causar impactos nos mercados.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 26, 2023 13:14:32 GMT -3.5
Pessoal, uma pergunta pra vcs. O BCB "finalmente" (desde o início do ano já sabíamos qdo as taxas cairiam, qdo o IPCA 12m limpasse das situaçoes não recorrentes) começou a cortar a selic. Pois bem, ações e fiis desde o início do ano começaram a se engraçar e acumular bons ganhos (se levarmos em conta a queda do USDBRL) até aqui. Juros futuros IPCA tbm, saíram do topo de ~6% e foram a uns ~5%. Pois bem, de umas semanas pra cá, parece que o fato do "sobe no boato cai no fato" aconteceu e o ibov entregou boa parte dos ganhos. Os juros futuros tbm, voltaram a subir um pouco. Os fiis estão segurando melhor. A pergunta que faço pra vcs: Tudo segue como o planejado, sendo isso um mero repique, ou o pessoal desanimou msm? A minha experiência diz que é o primeiro, mas essa falta de liquidez que fez com q o ibov fechasse 13 sessões de seguidas em queda (recorde) diminui essa minha impressão. O que vcs acham? O que o mercado ou outros acreditam que irá acontecer, não tenho nenhuma ideia. Posso no máximo palpitar sobre o que está acontecendo e, talvez, chutar o que acontecerá de agora em diante. No início do ano, ativos estavam relativamente descontados e câmbio um pouco desequilibrado. Aparentemente, isso e não tanto a perspectiva de queda dos juros, motivou estrangeiros a comprarem, o que gerou uma alta moderada. O investidor local apenas correu atrás, com algum atraso. Como o câmbio também se moveu bastante, o ganho do estrangeiro foi razoável. Ao invés de aguardarem eventual valorização decorrente da redução da taxa de desconto local, eles aproveitaram o câmbio favorável e começaram a pular fora, até mesmo porque eventual redução da Selic tende a enfraquecer o real, anulando eventuais ganhos adicionais que eles poderiam ter ao ficar por aqui mais um tempo. O que irá acontecer daqui para frente? Não tenho a menor ideia, mas já que é para chutar, arriscaria dizer que juros irão cair e, por consequência, dólar irá subir. Desconsiderando eventuais imprevistos externos ou as prováveis bizarrices internas, tudo mais constante, bolsa subirá em reais, mas, em dólar, continuaremos quase no mesmo lugar. Talvez abaixo se considerarmos o peso de Petro no índice e o potencial de estrago das políticas de preços da atual gestão. Isso, como mencionei, em um cenário de estabilidade. Brasil, porém, é um lugar que pode se esperar qualquer coisa menos estabilidade. Há quase uma certeza de que os três poderes irão fazer várias novas m. que irão expandir as despesas públicas e causar impactos nos mercados. É mais ou menos o q tive em mente, uma onda especulativa dos agentes internos (fundos de investimento diversos brazucas) daqui, apenas, movidos pelo mantra da redução da selic. Eles se escoram em taxas mais baixas para alimentar o voo de galinha, mas esquecem - como vc colocou - da quase certa subida do USDBRL. O cobertor é curto.
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 28, 2023 7:04:27 GMT -3.5
Pessoal, uma pergunta pra vcs. O BCB "finalmente" (desde o início do ano já sabíamos qdo as taxas cairiam, qdo o IPCA 12m limpasse das situaçoes não recorrentes) começou a cortar a selic. Pois bem, ações e fiis desde o início do ano começaram a se engraçar e acumular bons ganhos (se levarmos em conta a queda do USDBRL) até aqui. Juros futuros IPCA tbm, saíram do topo de ~6% e foram a uns ~5%. Pois bem, de umas semanas pra cá, parece que o fato do "sobe no boato cai no fato" aconteceu e o ibov entregou boa parte dos ganhos. Os juros futuros tbm, voltaram a subir um pouco. Os fiis estão segurando melhor. A pergunta que faço pra vcs: Tudo segue como o planejado, sendo isso um mero repique, ou o pessoal desanimou msm? A minha experiência diz que é o primeiro, mas essa falta de liquidez que fez com q o ibov fechasse 13 sessões de seguidas em queda (recorde) diminui essa minha impressão. O que vcs acham? Concordo com o rst que o câmbio contribuiu para uma realização dos estrangeiros. Mas acho que o principal foi a sequência de más notícias relacionadas com a China, da qual nosso PIB é muito dependente. Abordei esse ponto nessa postagem: clubinvest.boards.net/post/57246/threadDepois da aprovação da regra de aumento real so salário mínimo federal, fica valendo ainda mais o destaque que fiz no artigo do Rogério Werneck, cujo link está naquela postagem: "Elevação de carga tributária, expansão de gastos e dívida pública em rápida ascensão não compõem exatamente a melhor receita para que o País retome a trilha do crescimento sustentável, com grau de investimento." O déficit público vai começar a aumentar. E isso vai reduzir os investimentos, reduzindo a arrecadação, aumentando o desemprego... E tudo isso será piorado pela redução das importações pela China, com a possibilidade de começarmos a apresentar déficit na Balança Comercial. Vou começar a vender minhas ações menos líquidas, nas quais tenho posição relativamente grande, como CEDO4 e DEXP4. Pois não quero estar comprado quando a bomba estourar.
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 28, 2023 9:19:56 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 29, 2023 7:22:01 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Aug 29, 2023 21:23:34 GMT -3.5
Kkk sem sentido ? Faz o L amiguinho só começou
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 29, 2023 22:15:35 GMT -3.5
Pessoal, uma pergunta pra vcs. O BCB "finalmente" (desde o início do ano já sabíamos qdo as taxas cairiam, qdo o IPCA 12m limpasse das situaçoes não recorrentes) começou a cortar a selic. Pois bem, ações e fiis desde o início do ano começaram a se engraçar e acumular bons ganhos (se levarmos em conta a queda do USDBRL) até aqui. Juros futuros IPCA tbm, saíram do topo de ~6% e foram a uns ~5%. Pois bem, de umas semanas pra cá, parece que o fato do "sobe no boato cai no fato" aconteceu e o ibov entregou boa parte dos ganhos. Os juros futuros tbm, voltaram a subir um pouco. Os fiis estão segurando melhor. A pergunta que faço pra vcs: Tudo segue como o planejado, sendo isso um mero repique, ou o pessoal desanimou msm? A minha experiência diz que é o primeiro, mas essa falta de liquidez que fez com q o ibov fechasse 13 sessões de seguidas em queda (recorde) diminui essa minha impressão. O que vcs acham? Concordo com o rst que o câmbio contribuiu para uma realização dos estrangeiros. Mas acho que o principal foi a sequência de más notícias relacionadas com a China, da qual nosso PIB é muito dependente. Abordei esse ponto nessa postagem: clubinvest.boards.net/post/57246/threadDepois da aprovação da regra de aumento real so salário mínimo federal, fica valendo ainda mais o destaque que fiz no artigo do Rogério Werneck, cujo link está naquela postagem: "Elevação de carga tributária, expansão de gastos e dívida pública em rápida ascensão não compõem exatamente a melhor receita para que o País retome a trilha do crescimento sustentável, com grau de investimento." O déficit público vai começar a aumentar. E isso vai reduzir os investimentos, reduzindo a arrecadação, aumentando o desemprego... E tudo isso será piorado pela redução das importações pela China, com a possibilidade de começarmos a apresentar déficit na Balança Comercial. Vou começar a vender minhas ações menos líquidas, nas quais tenho posição relativamente grande, como CEDO4 e DEXP4. Pois não quero estar comprado quando a bomba estourar.
Claudio66 E onde alocar nesse momento?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 30, 2023 5:36:17 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 30, 2023 5:46:21 GMT -3.5
Kkk sem sentido ? Faz o L amiguinho só começou Não estão contentes com o fascismo econômico banânico costumeiro de delegar setores a famílias: agora estão colocando a gentalha pra controle direto. Um passo a mais rumo a pureza utópica.
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 30, 2023 17:36:34 GMT -3.5
Concordo com o rst que o câmbio contribuiu para uma realização dos estrangeiros. Mas acho que o principal foi a sequência de más notícias relacionadas com a China, da qual nosso PIB é muito dependente. Abordei esse ponto nessa postagem: clubinvest.boards.net/post/57246/threadDepois da aprovação da regra de aumento real so salário mínimo federal, fica valendo ainda mais o destaque que fiz no artigo do Rogério Werneck, cujo link está naquela postagem: "Elevação de carga tributária, expansão de gastos e dívida pública em rápida ascensão não compõem exatamente a melhor receita para que o País retome a trilha do crescimento sustentável, com grau de investimento." O déficit público vai começar a aumentar. E isso vai reduzir os investimentos, reduzindo a arrecadação, aumentando o desemprego... E tudo isso será piorado pela redução das importações pela China, com a possibilidade de começarmos a apresentar déficit na Balança Comercial. Vou começar a vender minhas ações menos líquidas, nas quais tenho posição relativamente grande, como CEDO4 e DEXP4. Pois não quero estar comprado quando a bomba estourar.
Claudio66 E onde alocar nesse momento? Realmente não sei. Talvez títulos do Tesouro Direto vinculados à SELIC, enquanto a situação no exterior não fica mais clara.
Mesmo no exterior, as ações estão caras, a inflação está alta e os juros reais ainda são baixos. Se investir em títulos públicos, eles podem se desvalorizar pela alta da taxa de juros. Se ficar com o dinheiro parado, em dólares, a inflação vai comendo. O Tesouro SELIC é quase perfeitamente líquido (1 dia para receber) e dá alto rendimento real (a menos num caso de grande desvalorização do real, o que é pouco provável no curto prazo, em função do tamanho das reservas internacionais). Estou vendendo ações pouco líquidas, até porque isso demora. Hoje consegui vender 300 CEDO4 no leilão de fechamento. Foi toda a quantidade negociada no leilão (minha OV era de 500). É bem lento. Ao longo do dia vendi 2000 POMO3 por R$ 5,07. Foi praticamente a maior cotação do dia (a maior foi R$ 5,08). Em ambos os casos vendi com mais de 20% de retorno sobre a última compra. A raiva é pagar um imposto enorme de ganho de capital sobre o preço médio. Mas vale a pena para melhorar a liquidez.
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 30, 2023 17:47:03 GMT -3.5
Agora o rombo começa a ficar cada vez mais claro.
Destaque: "Em julho, as receitas tiveram queda real de 6,9% em relação a igual mês do ano passado. No acumulado do ano, houve baixa de 5,3%. Já as despesas cresceram 31,3% em julho, já descontada a inflação. No acumulado de 2023, a variação foi positiva em 8,7%."
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 30, 2023 19:34:45 GMT -3.5
Agora o rombo começa a ficar cada vez mais claro.
Destaque: "Em julho, as receitas tiveram queda real de 6,9% em relação a igual mês do ano passado. No acumulado do ano, houve baixa de 5,3%. Já as despesas cresceram 31,3% em julho, já descontada a inflação. No acumulado de 2023, a variação foi positiva em 8,7%."
Um bom resumo que inclusive cita isso q vc postou youtu.be/E29lut2PGkE?si=LLjXC7D9CFwrVlew
|
|
|
Post by ancasodi on Sept 1, 2023 14:39:22 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 1, 2023 18:41:48 GMT -3.5
Vale lembrar que: pib = c+i+g+x-m Resta saber quanto desse aumento veio do G, financiado com um déficit fiscal recorde. Só no Brasil se comemora aumento do endividamento.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Sept 2, 2023 11:00:20 GMT -3.5
|
|