rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 15, 2016 20:13:39 GMT -3.5
Uma correção a minha própria mensagem. O que falei sobre o controlador diz respeito ao Atilano Oms, antigo controlador da inepar e da inet. Os atuais controladores da atom (antiga inet) são os irmãos paiffer, como apontado pelo Bochan mais acima. O histórico deles não é desabonador como o do Atilano, mas também não indica que sejam empreendedores experientes que irão revolucionar a empresa. O próprio fato de terem adquirido o controle de uma tranqueira como a Inet já indica que eles não tem muito amor pelo próprio dinheiro. ATOM parece ser um incrível caso de mico controlado por miqueiros.
|
|
Flix
New Member
|
Post by Flix on Apr 15, 2016 22:26:38 GMT -3.5
Flix, apesar de eu já saber as respostas de antemão, deixei em aberto para ver o que responderiam. Se me permite, gostaria de fazer algumas considerações adicionais: Nunca vi alguém ficar rico com curso de trader ou simulador de investimentos em bolsa. A probabilidade de uma atividade assim produzir receita suficiente para manter toda a empresa e ainda gerar lucro a ser distribuído para milhares de acionistas me parece praticamente nula. Se até mesmo as corretoras, que desenvolvem esta atividade e inúmeras outras estão com dificuldades de se manter, como acreditar que a ATOM irá prosperar atuando apenas no segmento com menor barreira de entrada? Um processo de recuperação judicial não impede a empresa de auferir receitas. Pelo contrário, se o objetivo é permitir que ela se recupere, espera-se que ela continue funcionando normalmente, protegida dos credores. Logo, se hoje a receita da empresa é zero, é porque ela não produz nada (algo que seria aceitável para uma empresa recém criada, e fonte de suspeita para uma empresa antiga). A empresa não é nova. Apenas mudou de nome e prometeu se dedicar a um novo negócio. A ausência de histórico de lucros é mais um motivo para desconfiança. Os administradores tem um histórico bem controverso. Salvo engano (não confirmei as informações, estou trazendo estes fatos de memória, e posso ter cometido alguns erros), respondem a processo na CVM, têm ligação com o PT, têm algum rolo com o BNDES e, ainda, foram responsáveis pela tal capitalização da inepar com títulos falsos da dívida pública federal (uma acintosa passada de perna nos minoritários) Em resumo: isso aqui é 100% mico. Se o objetivo for investir, escolha outra. Já se for apenas especular, ok. Ponha um stop e boa sorte, mas ciente de que as probabilidades são péssimas. rst que isso aqui é um mico não há dúvidas hehe na verdade eu entrei nessa canoa furada a muito tempo atrás no meu inicio na bolsa ainda como antiga inet3( na verdade eu nem sabia oq estava comprando hehe) e com certeza ainda sou um iniciante e com muito pouco conhecimento de mercado, e somente com um capital que estaria disposto a perder tanto é que estava largando enquanto os preços estavam lá nos 3 4 5 centavos(meu preço era de 0,16), mais desde que a empresa foi vendida e mudou de rumo e começou a recuperar um pouco a cotação comecei a estudar do que se tratava a nova proposta da empresa. Sobre os controladores, vc está coberto de razão e por isso sempre fiquei com um pé atrás, em relação ao negócio acho que até pode funcionar e existem algumas empresas com esse formato em outros países que deram certo. Aqui eu estava posicionado mesmo para especular, principalmente com a saída da RJ que quando foi noticiada a primeira vez e foi até os 0,33 eu sai nos 0,29, durante a queda (agravo imposto pelo Santander que impediu a empresa de sair de RJ) fiz alguns DT na venda tb, e recomprei novamente quando fiquei sabendo que o Santander havia desistido do agravo ( os controladores da ATOM compraram os créditos detidos pelo Santander, assim o agravo não fazia mais sentido), depois a empresa confirmou isso e a cotação valorizou novamente, mais quando tomei conhecimento dessa ATA sobre o grupamento 5/1 que acho ridículo pq a ação ficara perto de 1 real e tende a agrupar novamente, além dessa autorização para aumentar o capital resolvi encerrar com um pequeno lucro e ficar observando para quem sabe embarcar novamente não como investimento e sim para um trade.
|
|
Flix
New Member
|
Post by Flix on Apr 15, 2016 22:49:08 GMT -3.5
Uma correção a minha própria mensagem. O que falei sobre o controlador diz respeito ao Atilano Oms, antigo controlador da inepar e da inet. Os atuais controladores da atom (antiga inet) são os irmãos paiffer, como apontado pelo Bochan mais acima. O histórico deles não é desabonador como o do Atilano, mas também não indica que sejam empreendedores experientes que irão revolucionar a empresa. O próprio fato de terem adquirido o controle de uma tranqueira como a Inet já indica que eles não tem muito amor pelo próprio dinheiro. ATOM parece ser um incrível caso de mico controlado por miqueiros. Os fatos que vc mencionou podem não estar relacionados com um dos controladores que era conselheiro na inepar, mais fico com um pé atrás pois sendo um ex conselheiro da empresa que está como está agora(inepar) e ter comprado comprado uma das empresas do grupo, e por tb terem comprado ações a mercado quando não o poderiam ter feito, tendo até que aumentar o valor da OPA para não serem processados pela CVM.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Apr 15, 2016 22:59:26 GMT -3.5
Rst, sob o meu ponto de vista, ter lucro fazendo trade e prestando consultoria não tem muita relação com ter lucro fazendo corretagem, mesmo que as corretoras empurrem day trade goela abaixo de todo mundo.
Corretora tem custos com diversos sistemas de informação, e tem algumas restrições para fazer trade em carteira própria. Uma mesa proprietária, ou seja, uma empresa de trade, tem um acesso direto a bolsa, uma plataforma de negociação careira, contrato com corretoras e é basicamente isso. O restante é uma sala grande num escritório comercial, ar condicionado, divisórias, mobília, assinatura do bloomberg (cujas notícias muita gente lá sequer entende) e por aí vai... Pelo menos as salas reservadas para trade que eu já soube se resumem a isso. Tem a parte da informática também para gerenciar risco, calcular o desempenho, var de posições em aberto, etc... contudo, não vejo porque seria algo no nível de uma corretora ou um fundo que tem que prestar contas com o BC, COAF, CVM, Bovespa, etc... um back office enxuto parece fazer mais sentido.
A Mirae, da qual sou cliente, na época que chegou ao Brasil veio com a justificativa que podia jogar o preço da corretagem lá em baixo para captar clientes porque muita da parte de TI ela já tinha por atuar no segmento de wealth management.
Apesar de analista fundamentalista, devido a minha paixão por análise técnica, não sou isento para falar sobre o tema. Contudo, alguns fundos que só fazem trade (não usam análise técnica), como o Azul Quantitativo (a XP tinha algo nessa linha também salvo engano) conseguem obter um retorno razoável com isso. Particularmente, acho o retorno dessas estratégias baixo para o retorno adequado ao mercado de capitais. Mas, como atividade econômica considero algo dentro do universo do possível fazer trade, mesmo que sob 1001 condições (cuja a empresa até agora não deu provas que pode cumprir), principalmente a dependência de capital intelectual.
Cursos e consultoria acho menos demandante. Nenhuma empresa vai ficar bilionária com cursos. Entretanto, pode fazer sentido a terceirização de analistas, na tentativa de virar algo tipo uma Lopes Filho do day trade e swing. Só para isso deveria pegar "nomões", que se são bons ou não, não importa, mas que já tem notoriedade no mercado e isso não vem acontecendo. Pelo contrário, quem pegou o André Moraes da Rico foi a Clear. E a Clear, Rico e a XP que ficam investindo em visibilidade para os seus analistas aparecerem. Acho que as corretoras e as equipes que tem corretoras por trás tem muito mais condições de colocar qualquer pretensão nessa área em prática.
|
|
Flix
New Member
|
Post by Flix on Apr 29, 2016 18:40:42 GMT -3.5
ATA DA 21 ª ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA E 20ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIAO que os colegas com mais conhecimento acham da parte da ATA que destaco abaixo: Grupamento foi aprovado ... o grupamento da totalidade das 313.484.914 (trezentas e treze milhões, quatrocentas e oitenta e quatro mil, novecentas e quatorze)ações ordinárias, todas nominativas e sem valor nominal, de emissão da Companhia, na proporção de 5 (cinco) ações ordinárias atuais para 1 (uma) ação ordinária ... O capital social da Companhia permanecerá no montante de R$ 235.691.425,78 (duzentos e trinta e cinco milhões, seiscentos e noventa e um mil, quatrocentos e vinte e cinco reais e setenta e oito centavos), passando a ser representado por 62.696.983 (sessenta e dois milhões, seiscentas e noventa e seis mil, novecentas e oitenta e três) ações ordinárias nominativas, sem valor nominal, com direito de voto, de emissão da Companhia. (b) Aumento do Capital Autorizado. Os acionistas presentes e titulares de ações ordinárias de emissão da Companhia aprovaram, por unanimidade, a alteração do limite do capital autorizado da Companhia de até 35.000.000 (trinta e cinco milhões) de ações ordinárias para até 120.000.000 (cento e vinte milhões) ações ordinárias e de até 70.000.000 (setenta milhões) de ações preferenciais para até 60.000.000 (sessenta milhões) de ações preferenciais, podendo o Conselho de Administração da Companhia deliberar a respeito de futuros aumentos de capital dentro do limite do capital autorizado, por meio da emissão de novas ações ordinárias e preferenciais, que serão em tudo idênticas às ações já existentes da Companhia. Reforma do Estatuto Social ... Parágrafo 4º -A Sociedade poderá, mediante autorização do Conselho de Administração, adquirir ações de sua própria emissão, mantê-las em tesouraria, cancelá-las ou aliená-las. “ARTIGO 7º -A Sociedade está autorizada a aumentar o capital social, independentemente de reforma estatutária, até o limite de 120.000.000 (cento e vinte milhões) de ações ordinárias e 60.000.000 (sessenta milhões) de ações preferenciais. Parágrafo Único -Os aumentos de capital a serem realizados, dentro do limite do capital autorizado, serão deliberados pelo Conselho de Administração, que fixará as condições de subscrição e integralização respectivas.” O que acham sobre esse aumento do capital autorizado por emissão de novas ações, somente com a deliberação do Conselho de Administração eles poderão emitir novas ações ao preço que quiserem, também fazer subscrições como desejarem. Quero só ver como vai ser passada toda a operação do controlador para a empresa, meu receio é essa transferência ser feita através da emissão de ações a preços irrisórios, esse seria um grande golpe nos minoritários, mais podem também fazer o contrario e emitir ações com preços acima do mercado para transferência das operações, isso mostraria que o controlador confia no negocio e vai pagar para ver. Eu continuo de fora acompanhando. Agradeço de antemão a opinião dos colegas !
|
|
|
Post by Neomalthusiano on May 1, 2016 9:04:11 GMT -3.5
ATA DA 21 ª ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA E 20ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIAO que os colegas com mais conhecimento acham da parte da ATA que destaco abaixo: Grupamento foi aprovado ... o grupamento da totalidade das 313.484.914 (trezentas e treze milhões, quatrocentas e oitenta e quatro mil, novecentas e quatorze)ações ordinárias, todas nominativas e sem valor nominal, de emissão da Companhia, na proporção de 5 (cinco) ações ordinárias atuais para 1 (uma) ação ordinária ... O capital social da Companhia permanecerá no montante de R$ 235.691.425,78 (duzentos e trinta e cinco milhões, seiscentos e noventa e um mil, quatrocentos e vinte e cinco reais e setenta e oito centavos), passando a ser representado por 62.696.983 (sessenta e dois milhões, seiscentas e noventa e seis mil, novecentas e oitenta e três) ações ordinárias nominativas, sem valor nominal, com direito de voto, de emissão da Companhia. Como o confrade já deve estar ciente, depois do filme O Lobo de Wall Street trazer à mídia não especializada a questão das penny stocks, a bolsa resolveu criar aquela regra de bloquear as ações de menos de um real. O grupamento de 5 para 1 visa cumprir com essa determinação. Por mim, penso que o grupamento deveria ser até maior, mas como o pessoal tem mentalidade de achar que o preço vai cair, talvez tenha sido uma boa proporção. (b) Aumento do Capital Autorizado. Os acionistas presentes e titulares de ações ordinárias de emissão da Companhia aprovaram, por unanimidade, a alteração do limite do capital autorizado da Companhia de até 35.000.000 (trinta e cinco milhões) de ações ordinárias para até 120.000.000 (cento e vinte milhões) ações ordinárias e de até 70.000.000 (setenta milhões) de ações preferenciais para até 60.000.000 (sessenta milhões) de ações preferenciais, podendo o Conselho de Administração da Companhia deliberar a respeito de futuros aumentos de capital dentro do limite do capital autorizado, por meio da emissão de novas ações ordinárias e preferenciais, que serão em tudo idênticas às ações já existentes da Companhia. Reforma do Estatuto Social ... Parágrafo 4º -A Sociedade poderá, mediante autorização do Conselho de Administração, adquirir ações de sua própria emissão, mantê-las em tesouraria, cancelá-las ou aliená-las. “ARTIGO 7º -A Sociedade está autorizada a aumentar o capital social, independentemente de reforma estatutária, até o limite de 120.000.000 (cento e vinte milhões) de ações ordinárias e 60.000.000 (sessenta milhões) de ações preferenciais. Parágrafo Único -Os aumentos de capital a serem realizados, dentro do limite do capital autorizado, serão deliberados pelo Conselho de Administração, que fixará as condições de subscrição e integralização respectivas.” Essa mudança amplia a quantidade de ações ordinárias que futuramente podem ser objeto de uma emissão, mas diminui ligeiramente a quantidade de ações preferenciais. Mas não quer dizer que haverá com certeza aumento de capital, apenas abre caminho para que isso aconteça. O que acham sobre esse aumento do capital autorizado por emissão de novas ações, somente com a deliberação do Conselho de Administração eles poderão emitir novas ações ao preço que quiserem, também fazer subscrições como desejarem. Quero só ver como vai ser passada toda a operação do controlador para a empresa, meu receio é essa transferência ser feita através da emissão de ações a preços irrisórios, esse seria um grande golpe nos minoritários, mais podem também fazer o contrario e emitir ações com preços acima do mercado para transferência das operações, isso mostraria que o controlador confia no negocio e vai pagar para ver. Eu continuo de fora acompanhando. Agradeço de antemão a opinião dos colegas ! Não diria que uma deliberação do conselho de administração é "somente", visto que é uma das formas previstas em lei. A alternativa seria a convocação de uma assembleia geral extraordinária lá na frente se/quando houvesse realmente a intenção de uma emissão de novas ações. Entretanto, se você reparar a ata, essa decisão de conceder esse "poder" já foi tomada em assembleia geral extraordinária. Ações sem valor nominal não quer dizer pelo preço que quiserem e mesmo que eles decidissem emitir novas ações cada uma a 1 centavo (hipótese), você teria o direito de comprar a mesma proporção de novas ações a 1 centavo também.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 25, 2016 6:43:57 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 13, 2018 7:21:50 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Apr 28, 2018 11:20:53 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Apr 28, 2018 11:22:22 GMT -3.5
|
|
|
Post by acquesta on Aug 3, 2020 13:12:52 GMT -3.5
deixando de lado qualquer préconceito e ou amarras com o passado sombrio da empresa, olhando por acaso hoje o balanço da ATOMPAR (ATOM3), não é que me deparo com uma boa surpresa ?! vejam vcs, analisem e critiquem a vontade. Afinal, este forum eh pra isso atompar.com.br/#aparentemente, teve bom resultado operacional recorrente (nao li as notas explicativas), o que deixa a empresa com P/L bem baixo . www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmNBC.aspx?NSD=95548e aparentemente, tbm, tem potencial para continuar em crescimento, devido a area de atuação (cursos ead, cursos para trader, trades, etc) e com o aumento da liquidez, volatilidade e pessoas fisicas na bolsa .. o que acham, foristas ?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 3, 2020 14:04:35 GMT -3.5
deixando de lado qualquer préconceito e ou amarras com o passado sombrio da empresa, olhando por acaso hoje o balanço da ATOMPAR (ATOM3), não é que me deparo com uma boa surpresa ?! vejam vcs, analisem e critiquem a vontade. Afinal, este forum eh pra isso atompar.com.br/#aparentemente, teve bom resultado operacional recorrente (nao li as notas explicativas), o que deixa a empresa com P/L bem baixo . www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmNBC.aspx?NSD=95548e aparentemente, tbm, tem potencial para continuar em crescimento, devido a area de atuação (cursos ead, cursos para trader, trades, etc) e com o aumento da liquidez, volatilidade e pessoas fisicas na bolsa .. o que acham, foristas ? Em principio parece um resultado muito bom, mas é dificil de analizar qualquer coisa baseado só no ITR, o release parece escrito por um grupo de teenagers e as notas explicativas não explicam nada. O ítem mais importante imagino sea a receita (que realmente explodiu). Isto é todo o que se encontra no ITR: Fui atrás do ITR 2019 e é ainda pior. Se de fato o aumento for só pela venda de cursos online, o resultado é espectacular. Mas é dificil mesmo acreditar qualquer coisa da empresa.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 3, 2020 15:47:07 GMT -3.5
deixando de lado qualquer préconceito e ou amarras com o passado sombrio da empresa, olhando por acaso hoje o balanço da ATOMPAR (ATOM3), não é que me deparo com uma boa surpresa ?! vejam vcs, analisem e critiquem a vontade. Afinal, este forum eh pra isso atompar.com.br/#aparentemente, teve bom resultado operacional recorrente (nao li as notas explicativas), o que deixa a empresa com P/L bem baixo . www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmNBC.aspx?NSD=95548e aparentemente, tbm, tem potencial para continuar em crescimento, devido a area de atuação (cursos ead, cursos para trader, trades, etc) e com o aumento da liquidez, volatilidade e pessoas fisicas na bolsa .. o que acham, foristas ? Em principio parece um resultado muito bom, mas é dificil de analizar qualquer coisa baseado só no ITR, o release parece escrito por um grupo de teenagers e as notas explicativas não explicam nada. O ítem mais importante imagino sea a receita (que realmente explodiu). Isto é todo o que se encontra no ITR: Fui atrás do ITR 2019 e é ainda pior. Se de fato o aumento for só pela venda de cursos online, o resultado é espectacular. Mas é dificil mesmo acreditar qualquer coisa da empresa. O amadorismo está presente na maioria das comunicações da empresa. O próprio modelo de negócios é muito precário (curso de traders e seleção de traders para operar com os recursos da empresa). Mas não é só isso, no passado a empresa foi arrastada para a recuperação judicial da Inepar, sua antiga controladora. Não acompanhei como a questão se desenvolveu e não sei se já foi resolvida. É um ponto importante para se avaliar. Tem também os prejuízos acumulados que impediam qualquer distribuição de dividendos aos minoritários. Lembro de ter visto um fato relevante propondo assembleia para reduzir o capital social. Ao menos esse problema parece estar sendo solucionado.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 3, 2020 17:08:36 GMT -3.5
Em principio parece um resultado muito bom, mas é dificil de analizar qualquer coisa baseado só no ITR, o release parece escrito por um grupo de teenagers e as notas explicativas não explicam nada. O ítem mais importante imagino sea a receita (que realmente explodiu). Isto é todo o que se encontra no ITR: Fui atrás do ITR 2019 e é ainda pior. Se de fato o aumento for só pela venda de cursos online, o resultado é espectacular. Mas é dificil mesmo acreditar qualquer coisa da empresa. O amadorismo está presente na maioria das comunicações da empresa. O próprio modelo de negócios é muito precário (curso de traders e seleção de traders para operar com os recursos da empresa). Mas não é só isso, no passado a empresa foi arrastada para a recuperação judicial da Inepar, sua antiga controladora. Não acompanhei como a questão se desenvolveu e não sei se já foi resolvida. É um ponto importante para se avaliar. Tem também os prejuízos acumulados que impediam qualquer distribuição de dividendos aos minoritários. Lembro de ter visto um fato relevante propondo assembleia para reduzir o capital social. Ao menos esse problema parece estar sendo solucionado. Pelo que li no ITR, isto último já foi solucionado em Setembro 2019.
|
|
|
Post by acquesta on Oct 6, 2020 9:38:02 GMT -3.5
|
|
|
Post by acquesta on Nov 10, 2020 8:10:04 GMT -3.5
|
|
|
Post by acquesta on Mar 18, 2021 8:22:40 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 18, 2021 12:25:08 GMT -3.5
Tópico movido para micro caps.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 18, 2021 12:28:16 GMT -3.5
Nunca botei fé na empresa e continuo cético. Cerca de 90% da receita é proveniente da área educacional (venda de cursos para traders). Tenho a impressão de que é um negócio que praticamente desaparece em períodos de bear markets prolongados.
Edit: mas justiça seja feita, estão indo muito bem até o momento.
|
|
|
Post by acquesta on Mar 31, 2021 9:15:22 GMT -3.5
www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmExibirArquivoIPEExterno.aspx?ID=848650acho que fui atendido em minha petição! empresa entra em uma nova fase agora .. "comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, na presente data, a EXAME. LTDA (“Exame”) adquiriu da WHPH PARTICIPAÇÕES E EMPREENDIMENTOS S.A. (“WHPH”) 7.269.616 (sete milhões, duzentose sessenta e nove mil, seiscentas e dezesseis)ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal de emissão da Companhia, representativas de 34,78%do seu capital social, conforme “Contrato de Compra e Venda de Ações e Outras Avenças” celebrado nesta mesma data entre a Exame e a WHPH, com interveniência da Companhia." "Ainda na presente data e no âmbito da Operação, a Companhia celebrou dois contratos comerciais visando o aproveitamento de sinergias e de oportunidades de negócios identificadas junto à Exame e ao Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual")"
|
|