ADP
Moderador
|
Post by ADP on May 14, 2018 15:10:46 GMT -3.5
Olhei rapidamente as demonstrações financeiras e verifiquei que juntando matéria-prima e embalagens, há um custo total anual de R$ 2,5Bi. Esse custo é praticamente todo vinculado à taxa de câmbio e corresponde a quase 50% da receita. Com o aumento do déficit público, devido ao aumento exponencial do déficit previdenciários, a tendência é a taxa de câmbio continuar subindo. E a tendência é o consumo de alimentos cair, impedindo o aumento de preços. Ou seja, estamos falando de custos subindo e impossibilidade de repassá-los ao consumidor. Logo, há clara tendência de queda substancial no lucro por ação. Achismo total de quem nunca estudou a fundo o papel (eu): Pelo menos onde moro (SP) , as marcas da MDIA são de padrão médio para popular. A única marca MDIA que vejo em supermercados maiores é Adria, e mesmo assim como marca mais acessível em massas e biscoitos. Não sei no nordeste e outros locais. Concordo com a perspectiva de subida do USD. Mas afetará todas as commodities: Carnes, cereais, açúcar, café, e tudo o que concorre. Pelo mesmo motivo que o Etanol sobe ou desce com a gasolina. Subindo preços, marcas mais caras (Marcas da Nestlé, Kraft, Bauducco) devem ceder market share para marcas populares, pode não ser tão ruim. Massas já são a alternativa de alimentação de baixo custo. Qual seria a alternativa? O cenário previsto por você me parece bastante provável, mas não me parece que vai afetar a MDIA de modo diferenciado. abs. A cotação da MDIA3 anda também de forma inversamente proporcional ao dólar, pelos motivos que o Claudio66 disse. Falo isso porque sou sócio há vários anos e ess emovimento é natural. Entretanto, o bochan já sintetizou bem os efeitos que o dólar pode causar. Além disso, a empresa possui um projeto futuro de internacionalização (que está em andamento bem devagar), o que pode adicionar uma receita em dólares e contrabalancear essa fraqueza. Abraços
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on May 14, 2018 15:20:16 GMT -3.5
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Aug 14, 2018 7:49:41 GMT -3.5
Pelo jeito gastaram uma grana com estoque da piraque. O antigo dono deve ter deixado nem as prateleiras.
Deve apanhar mais um pouquinho essa semana.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 14, 2018 9:02:51 GMT -3.5
Pelo jeito gastaram uma grana com estoque da piraque. O antigo dono deve ter deixado nem as prateleiras. Deve apanhar mais um pouquinho essa semana. Gostei do resultado sem a piraque. Conseguiram aumentar preço e share. Acredito que só em 2019 poderemos avaliar os benefícios ou não, da aquisição.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Aug 14, 2018 10:28:53 GMT -3.5
Olha essa.
M. Dias Branco SA Ind Com de Alimentos BVMF: MDIA3 39,74 BRL +3,00 (8,17%)
Já tá saindo em 41 reais kkkkk
|
|
|
Post by Rhaegar on Aug 14, 2018 11:09:16 GMT -3.5
Muito bom resultado na minha opinião!
Alguns highlights:
- Reduziu capex sem M&A (4,7% da receita líquida) - Reduziu despesas operacionais - Aumentou margem ebitda pra 18,6% x 18% 2T17 e 15,1% 1T18 - Geracao de caixa líquida pelas atividades op. em aprox. 18,5% da receita líquida
Isso sem contar que tivemos desvalorizacao do real, greve dos caminhoneiros etc..
Quanto a operacão da Piraquê vejo com bons olhos, pois sempre foi um mercado complexo para a cia. atuar (RJ) e também vejo possibilidade de melhora na precificacão. Talvez no CP o valor pago tenha sido caro mas acho que a longo prazo será um ótimo negócio.
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 8, 2019 20:55:46 GMT -3.5
Graficamente esperava possível teste dos 30.
Relatório da Suno indica preço teto 40. Mostra vantagens como verticalização com produção própria farinha trigo e gordura vegetal.
A 2,34 P/VPA não me parece bom risco/retorno.
Por outro lado, se último resultado for ponto fora da curva e retornar crescimento P/L pode cair abaixo dos 15 nesse nível de preço atual.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 8, 2019 21:26:44 GMT -3.5
Está patinando há tempos nesta faixa de 37~40. Comprei um punhado hoje por motivos que, reconheço, são pouco razoáveis:
- Quase tudo andou muito desde maio, mas esta aqui não. O mercado está comprando qualquer coisa. Se continuar assim, cedo ou tarde vai descobrir MDIA. - Há muito tempo não via biscoitos piraquê nas gôndolas de supermercados de São Paulo (onde moro). Ultimamente tenho visto em quantidade até razoável, assim como biscoitos Adria que tinham também desaparecido, e biscoitos Vitarella, que nunca havia visto por aqui.
Pode ser que a MDIA esteja fazendo promoções e queimando caixa para conseguir entrar. Mas de toda forma, é o jeito que tem de se tornar conhecida neste mercado.
Por curiosidade, vi que quase desapareceu por aqui a marca Tostines, que praticamente era sinônimo de qualidade ("Vende mais por que é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais?).
Colegas de outras regiões talvez possam comentar se tem visto algo parecido.
abs.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 8, 2019 21:58:24 GMT -3.5
Meu problema com a MDIA é dólar. Não vejo a moeda abaixo de 3,50 no curto prazo. Sendo assim, as margens vão continuar apertadas, ainda mais depois que compraram a Piraque. Nesse sentido, sigo fora. Vejo mais sentido comprar a CAML pelo desconto do que a Mdia nesse preço.
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 9, 2019 18:22:51 GMT -3.5
Meu problema com a MDIA é dólar. Não vejo a moeda abaixo de 3,50 no curto prazo. Sendo assim, as margens vão continuar apertadas, ainda mais depois que compraram a Piraque. Nesse sentido, sigo fora. Vejo mais sentido comprar a CAML pelo desconto do que a Mdia nesse preço. Dolar realmente é o calcanhar de aquiles. Por isso ainda vejo 30 como entrada mais confiável.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 15, 2019 19:56:46 GMT -3.5
Muito próxima suporte principal nos 35/36.
Rompimento poderia acionar um OCO no mensal.
Projeção levaria abaixo do fundo nos 17,xx.
Por outro lado no mensal Log está exatamente em cima da LTA de longo.
Comparando Margem Líquida e ROE CAML3 agora de volta aos 6,60 parece ser melhor risco-retorno mesmo.
|
|
|
Post by ancasodi on Sept 17, 2019 17:23:03 GMT -3.5
Finalmente me tornei sócio da mdia3, comprei hoje por 35,25. Bom, se meu 'time' se confirmar o papel deve perder o suporte... Mas, enfim, está num bom ponto de compra.
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 18, 2019 8:58:00 GMT -3.5
Finalmente me tornei sócio da mdia3, comprei hoje por 35,25. Bom, se meu 'time' se confirmar o papel deve perder o suporte... Mas, enfim, está num bom ponto de compra. Espero que tenha sorte. Mas compra MDIA3 com esse dólar em tendencia forte de alta. E o papel no meio do nada, fazendo candle vendedor com aumento de volume. Colocaria stop na minima de ontem.
|
|
|
Post by rogerdff on Sept 18, 2019 10:32:44 GMT -3.5
Finalmente me tornei sócio da mdia3, comprei hoje por 35,25. Bom, se meu 'time' se confirmar o papel deve perder o suporte... Mas, enfim, está num bom ponto de compra. Espero que tenha sorte. Mas compra MDIA3 com esse dólar em tendencia forte de alta. E o papel no meio do nada, fazendo candle vendedor com aumento de volume. Colocaria stop na minima de ontem. Graficamente meu receio é maior também. No gráfico semanal em LOG estaria no limite do teste da base do canal de alta de longo, desde fundos de 2008 e 2016. Perda do fundo nos 32,86 complicaria muito. Ao meu ver confirmaria perda do canal de longo. Alvos seriam faixa dos 25 ou até 17 (projeção OCO). Wolverine poderia analisar melhor. Por isso concordo com Wizard, um stop pode ser providencial. Link do gráfico semanal: www.tradingview.com/x/bOcRztR1/
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 18, 2019 11:14:40 GMT -3.5
Finalmente me tornei sócio da mdia3, comprei hoje por 35,25. Bom, se meu 'time' se confirmar o papel deve perder o suporte... Mas, enfim, está num bom ponto de compra. Espero que tenha sorte. Mas compra MDIA3 com esse dólar em tendencia forte de alta. E o papel no meio do nada, fazendo candle vendedor com aumento de volume. Colocaria stop na minima de ontem. Pra mim não está claro que o dólar tenha uma tendência forte de alta. O Fed já deixou claro que podem começar quedas maiores das taxas. Por outro lado aqui a falta de emprego e não retomada da economia faz que a inflação se mantenha sob controle. Eu tenho bastante do meu capital em dólar e todo fora da bolsa, não estou pensando em vender mas também vejo forças mantendo a cotação do dólar estável e até caindo por um tempo.
|
|
|
Post by fundamentalista on Sept 18, 2019 11:31:56 GMT -3.5
Espero que tenha sorte. Mas compra MDIA3 com esse dólar em tendencia forte de alta. E o papel no meio do nada, fazendo candle vendedor com aumento de volume. Colocaria stop na minima de ontem. Pra mim não está claro que o dólar tenha uma tendência forte de alta. O Fed já deixou claro que podem começar quedas maiores das taxas. Por outro lado aqui a falta de emprego e não retomada da economia faz que a inflação se mantenha sob controle. Eu tenho bastante do meu capital em dólar e todo fora da bolsa, não estou pensando em vender mas também vejo forças mantendo a cotação do dólar estável e até caindo por um tempo. Vejo a MDIA3 ainda cara. É uma empresa que o mercado exige forte crescimento, haja vista sua distribuição de dividendos pífia. Tem que crescer e parece que não cresce mais como antes, apesar de ser uma excelente companhia. No momento, desfiz minha posição em EZTC3 (pela forte elevação dos múltiplos e pela emissão de ações bizarra), ITUB3 e BBDC3 (por entender que o setor bancário irá sofrer bastante). Também reduzi posição em ITSA3 (pelo fato da exposição no setor bancário, mas mantive metade da posição por ser uma holding mais bem descontada que o Itaú) e EGIE3 (apesar de ser uma excelente empresa, está muito esticada).
|
|
|
Post by ecobusca on Sept 18, 2019 11:45:20 GMT -3.5
Difícílimo é achar no q realocar após se desfazer ou reduzir posição em ativos tão tops, fundamentalista .
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 18, 2019 14:55:01 GMT -3.5
Espero que tenha sorte. Mas compra MDIA3 com esse dólar em tendencia forte de alta. E o papel no meio do nada, fazendo candle vendedor com aumento de volume. Colocaria stop na minima de ontem. Pra mim não está claro que o dólar tenha uma tendência forte de alta. O Fed já deixou claro que podem começar quedas maiores das taxas. Por outro lado aqui a falta de emprego e não retomada da economia faz que a inflação se mantenha sob controle. Eu tenho bastante do meu capital em dólar e todo fora da bolsa, não estou pensando em vender mas também vejo forças mantendo a cotação do dólar estável e até caindo por um tempo. O FED vai continuar reduzindo a taxa, mas acho difícil passar do 1,5%, visto que a economia se mostra aquecida. Por outro lado, o BC já dá indícios que pode levar a selic para 4,75%. E com a redução do crescimento do gasto público, a inflação deve se manter controlada por um longo tempo. Ainda assim, mesmo que o dólar não mantenha a tendência de alta, não vejo muito espaço para queda. E a MDIA vai precisar de uma boa queda.
|
|
|
Post by rogerdff on Sept 27, 2019 14:32:46 GMT -3.5
Essa aqui acho que está esperando eu entrar para cair de vez.
Apesar da recomendação da Suno e forte suporte nesses 35 vou esperar, quem sabe não vai até uns 25.
Pode parecer exagero agora, mas não dá para ignorar gráfico mensal.
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 27, 2019 15:59:35 GMT -3.5
Essa aqui acho que está esperando eu entrar para cair de vez. Apesar da recomendação da Suno e forte suporte nesses 35 vou esperar, quem sabe não vai até uns 25. Pode parecer exagero agora, mas não dá para ignorar gráfico mensal. Está bem feia e o dólar forte. Provável que rompa o suporte.
|
|