bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jan 4, 2020 12:17:35 GMT -3.5
Algum dos colegas faz parte de um clube de investimentos? O que me pareceu interessante é que a tributação somente ocorre no resgate das cotas. Para quem monta uma carteira visando o longo prazo, mas gira a mesma periodicamente, me parece uma vantagem enorme. Por outro lado, tem burocracia e custos que talvez não valham à pena, salvo se os valores forem grandes. Me pareceu melhor investir em fundos (FIA) e pagar as taxas de administração/performance (em geral 2/20) do que ter esta dor de cabeça. Mas daí não tenho controle nenhum sobre o que é comprado/vendido (o que talvez não seja ruim....) O que havia pensado era em montar um "clube" formado pela família (eu, esposa e filhos) só para ter a vantagem tributária. Mas tenho dúvidas se isto é possível/vantajoso. www.investidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/cotas_outros_clubes.htmlB3 regulamento clubes de investimento
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 8, 2020 16:33:12 GMT -3.5
Num clube de investimentos (e fundos de investimento, incluindo ETFs) você certamente perde a isenção no ganho de capital sobre a venda de R$ 20.000 por mês. Também perde a isenção sobre os dividendos, uma vez que o valor recebido é incorporado ao patrimônio líquido do fundo, valorizando a cota. Por outro lado, adia a tributação sobre ganho de capital e pode adiar a tributação de juros sobre capital próprio até o resgate da cota. O limite de R$ 20.000 tem me dado boas isenções. Eu vendo ações com mais de 100% de ganho, economizando mais de R$ 1.500 (7,5% do valor vendido) por mês. O mesmo relativamente aos dividendos, que têm sido da ordem de 5% da carteira ao ano, o que dá uma economia de 0,75% da carteira em IR ao ano.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 10, 2020 8:19:05 GMT -3.5
Num clube de investimentos (e fundos de investimento, incluindo ETFs) você certamente perde a isenção no ganho de capital sobre a venda de R$ 20.000 por mês. Também perde a isenção sobre os dividendos, uma vez que o valor recebido é incorporado ao patrimônio líquido do fundo, valorizando a cota. Por outro lado, adia a tributação sobre ganho de capital e pode adiar a tributação de juros sobre capital próprio até o resgate da cota. O limite de R$ 20.000 tem me dado boas isenções. Eu vendo ações com mais de 100% de ganho, economizando mais de R$ 1.500 (7,5% do valor vendido) por mês. O mesmo relativamente aos dividendos, que têm sido da ordem de 5% da carteira ao ano, o que dá uma economia de 0,75% da carteira em IR ao ano. Alguma vez eu cogitei formar um clube, fiz números de forma rudimentária mas já dava para ver claramente que não compensa sem ter muitos milhões investidos.
|
|