Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 13, 2020 1:05:54 GMT -3.5
Eu havia vendido no início do mês (03/06), BOVA11 por R$ 90,01 de PM, e SMAL11, por R$ 105,42 de PM. Hoje, aproveitando o IBOV em torno de -2%, liquidei tudo. Só deixei algumas PETR4 e ELEK3.
Acabei vendendo até algumas ELEK3. E isso tem uma história interessante.
Meu PM é de R$ 8,05 e o preço da OPA que está para ser concluída é de R$ 18,90. Ou seja, lucro de R$ 10,85 (135%) por ação. Se esperasse para vender em julho poderia vender R$ 20.000 sem pagar imposto. O risco é basicamente de a OPA ser cancelada, e o ganho é grande. Na venda, R$ 10,85 de R$ 18.90 seriam lucro, ou seja 57%. Pagando 15% de imposto sobre 57% de lucro (R$ 1,63 de imposto), são 8,6% de ganho sobre o preço de venda. É um belo retorno para esperar 15 dias. Porém, hoje, surpreendentemente, tinha uma ordem de compra por R$ 20,10. Com isso, o lucro seria de R$ 12,05, e o IR de R$ 1,81, dando um valor líquido a receber de R$ 18,29. Eu ainda perderia R$ 0,61, em relação ao preço da OPA, se vendesse até R$ 20.000, no mês que vem, sem imposto. Por outro lado, não correria mais o risco de a OPA ser cancelada, e teria liquidez, para aplicar em outra coisa. Como a OV de menor preço no book era de R$ 29,99, resolvi colocar uma OV por R$ 21,00. Nesse caso, conseguindo vender, o imposto seria de R$ 1,94, e o valor líquido de venda, de R$ 19,06, já seria maior que o preço da OPA. Imaginem a minha surpresa quando a OV saiu por R$ 24,00. Alguém botou uma OC de R$ 24,00 para a minha OV de R$ 21,00, e a venda, depois de uma longa espera do "leilão", acabou sendo por R$ 24,00. (Não vi nenhuma OC por R$ 23,99. Acho que tem alguma falha na regra do leilão, que acabou saindo pelo valor da OC que era muito maior que da OV.) Até aqui foram 2 lotes. Surpreendentemente, no leilão de fechamento ainda havia demanda pela ação, com uma OC de R$ 27,00 (um lote). Consegui vender mais 3 lotes por R$ 23,99. Ou seja, no final do dia, vendi 5 lotes, com PM de R$ 23,21, ou seja, lucro por ação de R$ 15,16 (188%), com IR de R$ 2,27. O valor líquido a receber seria de R$ 20,94, Ou seja, um valor líquido 11% superior ao preço da OPA!
Estão entendo a loucura do mercado?!?!?
Eu acho que há um misto de expectativas dos investidores, tantos os novatos quanto os mais antigos: Muitos novatos entrando no mercado desde o 2º sem/2019 e viram a bolsa subir bastante nos últimos 4 anos e talvez não queiram perder a oportunidade, já que viram outros ganharem dinheiro e eles ficaram só olhando; enquanto a renda fixa só caia; Além disso, vejo muitos novatos deslumbrados com a facilidade que estão ganhando dinheiro no mercadfo por meio de serviços de assinatura sobre o mercado, onde eles recebem tudo mastigado e por isso se acham experientes em mercado, criam a falsa expectativa de que ganhar dinheiro no mercado é uma grande moleza; Já o pessoal mais antigo, talvez esteja com receio de que venha um recessão após a pandemia e que isso possa impactar bastante nas empresas da bolsa por vários trimestres, ou quem sabe até alguns anos, mas talvez pensem: "E se eu não entrar agora com esses preços mais baratos, devido as incertezas, vou deixar para entrar quando?" O que vai acontecer ninguém sabe. Talvez a questão mais difícil de ser respondida por cada um seja: "a pessoa tem capital para deixar alocado na bolsa brasileira por muito tempo até que ela se recupere?" Eu acho que essa seria a dúvida mais importante a ser respondida por cada um, pois com o monte de incertezas em cima da mesa, a pessoa tem que analisar também se esse dinheiro não fará falta na vida delas mais pra frente para enfrentar um período de desemprego ou no caso de empresários que tiveram seus negócios muito afetados talvez tentar se reerguerem. Investimento em dólar acho que passou do tempo, bolsa americana também já passou a oportunidade, está super cara. Aliás, na bolsa americana a cada dia mais sinais de irracionalidade aparecem. Naquele canal gringo que o Uqaz usa, hoje o tal do George Gammon postou um vídeo interessante falando justamente dessa irracionalidade dos investidores. Lá na bolsa americana estão comprando tudo que podem a qualquer preço, empresas que nem receita tem (Nikola), pagando múltiplos cada vez mais altos por empresas que são apenas promessas, etc.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 13, 2020 6:52:51 GMT -3.5
Eu havia vendido no início do mês (03/06), BOVA11 por R$ 90,01 de PM, e SMAL11, por R$ 105,42 de PM. Hoje, aproveitando o IBOV em torno de -2%, liquidei tudo. Só deixei algumas PETR4 e ELEK3.
Acabei vendendo até algumas ELEK3. E isso tem uma história interessante.
Meu PM é de R$ 8,05 e o preço da OPA que está para ser concluída é de R$ 18,90. Ou seja, lucro de R$ 10,85 (135%) por ação. Se esperasse para vender em julho poderia vender R$ 20.000 sem pagar imposto. O risco é basicamente de a OPA ser cancelada, e o ganho é grande. Na venda, R$ 10,85 de R$ 18.90 seriam lucro, ou seja 57%. Pagando 15% de imposto sobre 57% de lucro (R$ 1,63 de imposto), são 8,6% de ganho sobre o preço de venda. É um belo retorno para esperar 15 dias. Porém, hoje, surpreendentemente, tinha uma ordem de compra por R$ 20,10. Com isso, o lucro seria de R$ 12,05, e o IR de R$ 1,81, dando um valor líquido a receber de R$ 18,29. Eu ainda perderia R$ 0,61, em relação ao preço da OPA, se vendesse até R$ 20.000, no mês que vem, sem imposto. Por outro lado, não correria mais o risco de a OPA ser cancelada, e teria liquidez, para aplicar em outra coisa. Como a OV de menor preço no book era de R$ 29,99, resolvi colocar uma OV por R$ 21,00. Nesse caso, conseguindo vender, o imposto seria de R$ 1,94, e o valor líquido de venda, de R$ 19,06, já seria maior que o preço da OPA. Imaginem a minha surpresa quando a OV saiu por R$ 24,00. Alguém botou uma OC de R$ 24,00 para a minha OV de R$ 21,00, e a venda, depois de uma longa espera do "leilão", acabou sendo por R$ 24,00. (Não vi nenhuma OC por R$ 23,99. Acho que tem alguma falha na regra do leilão, que acabou saindo pelo valor da OC que era muito maior que da OV.) Até aqui foram 2 lotes. Surpreendentemente, no leilão de fechamento ainda havia demanda pela ação, com uma OC de R$ 27,00 (um lote). Consegui vender mais 3 lotes por R$ 23,99. Ou seja, no final do dia, vendi 5 lotes, com PM de R$ 23,21, ou seja, lucro por ação de R$ 15,16 (188%), com IR de R$ 2,27. O valor líquido a receber seria de R$ 20,94, Ou seja, um valor líquido 11% superior ao preço da OPA! Estão entendo a loucura do mercado?!?!?
Essa historia é surpreendente e muito interessante. Você tem certeza que os únicos lotes que foram negociados foram os seus? Se você tiver realmente devia contatar a B3.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 13, 2020 7:16:39 GMT -3.5
Também vou dar alguns palpites sobre possíveis explicações para a história desse leilão de elek3: - algoritmos programados incorretamente ou programados para atingir algum objetivo específico com as cotações (note que a ordem de R$24 surgiu quase simultaneamente à do Cláudio, logo,é praticamente certo que a ação não foi humana; - alguém querendo acumular acoes, ainda que a um preço mais elevado, para influenciar o resultado da OPA (alguém agindo a mando do controlador, para atingir os 2/3 da OPA, ou alguém que se opõe ao fechamento, que não deseja que esses 2/3 sejam atingidos)
Edit: complementando, o Free float é de apenas 3,5% e o volume diário muito baixo. Por ser uma ação listada há muito tempo, existe uma grande chance de parte de float estar na mão de pessoas que já morreram e os herdeiros nem tomaram conhecimento da existência dessas ações. Para o controlador, o custo do fechamento é baixo, possivelmente menor do que o de deixar a empresa aberta. É bem provável que essas compras estejam sendo feitas por ele, através de algum pau mandado, para garantir o fechamento.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 13, 2020 17:45:31 GMT -3.5
Também vou dar alguns palpites sobre possíveis explicações para a história desse leilão de elek3: - algoritmos programados incorretamente ou programados para atingir algum objetivo específico com as cotações (note que a ordem de R$24 surgiu quase simultaneamente à do Cláudio, logo,é praticamente certo que a ação não foi humana; - alguém querendo acumular acoes, ainda que a um preço mais elevado, para influenciar o resultado da OPA (alguém agindo a mando do controlador, para atingir os 2/3 da OPA, ou alguém que se opõe ao fechamento, que não deseja que esses 2/3 sejam atingidos) Edit: complementando, o Free float é de apenas 3,5% e o volume diário muito baixo. Por ser uma ação listada há muito tempo, existe uma grande chance de parte de float estar na mão de pessoas que já morreram e os herdeiros nem tomaram conhecimento da existência dessas ações. Para o controlador, o custo do fechamento é baixo, possivelmente menor do que o de deixar a empresa aberta. É bem provável que essas compras estejam sendo feitas por ele, através de algum pau mandado, para garantir o fechamento. Eu não acho que o foco de quem comprou esteja na quantidade.
A maior parte das ações ELEK3 do dia (1.900 de 3.000) foi negociada por R$ 20,10 ou menos.
Em ELEK4, o preço oscilou, ao longo do dia, entre R$ 19,08 e R$ 20,00, sendo negociadas 2.100 ações (de 5.200) nessa faixa de preço. No final do dia, entre 16:00 e 17:00, foram negociadas mais 2.100 ações, entre R$ 21,00 e R$ 22,00. Ou seja, 4.200 de 5.200 ações
Então, no leilão de fechamento, foram negociadas 300 ações por R$ 29,99. (No gráfico intradiário que eu consultei, não aparece a negociação de 700 ações.)
Ou seja, tanto para ELEK3 quanto para ELEK4, foram negociadas milhares de ações no dia. Mas fizeram ambos os preços dispararem com poucos lotes. Se o comprador estivesse interessado na quantidade, evitaria puxar o preço tão para cima por tão poucas ações. No caso do controlador, que quer a OPA, o normal seria forçar o preço para baixo na proximidade da OPA, para evitar um argumento de que o preço está baixo em relação à cotação de mercado.
|
|
|
Post by salcedo on Jun 14, 2020 10:52:34 GMT -3.5
Documentário da Deutsche Welle, vale a pena ver, questionam a possibilidade de uma nova guerra fria, mas desta vez entre países com uma relação econômica importante, ou seja , para o Salcedo de consequências imprevisíveis !
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 14, 2020 11:03:39 GMT -3.5
Documentário da Deutsche Welle, vale a pena ver, questionam a possibilidade de uma nova guerra fria, mas desta vez entre países com uma relação econômica importante, ou seja , para o Salcedo de consequências imprevisíveis ! muito bom, mas pra mim tem 2 consequências previsíveis... Se os EUA ganhar o mundo continuará um mundo ainda com certa liberdade e se A China ganhar partiremos para o mundo deles, nem escrever isso vamos poder mais pra mim a CHINA já levou, pois todos o outro lado ocidental esta todo comprado desde os intelectuais, artistas, vale do silicio, esquerda americana e européia... o lado bom que serão os primeiros a serem calados, quando o poder XIN chegar
|
|
|
Post by mostarda on Jun 14, 2020 19:52:12 GMT -3.5
Pessoal que está vendendo posição em bolsa/fii, o que está fazendo?
Estou com recursos de diversas vendas largados em um fundo d+1 qualquer.
|
|
|
Post by salcedo on Jun 14, 2020 23:30:29 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 15, 2020 8:59:45 GMT -3.5
Pessoal que está vendendo posição em bolsa/fii, o que está fazendo? Estou com recursos de diversas vendas largados em um fundo d+1 qualquer. Rapaz está todo mundo perdido , olhando algumas coisas no mundo real mas da medo kk
|
|
|
Post by salcedo on Jun 15, 2020 9:17:27 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 15, 2020 9:54:02 GMT -3.5
Mercado insano abro o HB e vejo minhas CIEL disparar.. vou ver o motivo
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 15, 2020 10:20:08 GMT -3.5
Fiel, sua praia:
O que chamou a minha atenção primeiro foi:
"...US$ 11,6 milhões em importações..." A agropecuária brasileira exporta US$ 18 Bi e importa só isso?
"Numa conta rápida, o volume total de alimentos produzidos no Brasil é capaz de sustentar 1,5 bilhão de pessoas, ou sete vezes a população brasileira..."
Isso é uma potência. O Brasil produz o suficiente para alimentar uma boa parcela da população mundial
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 15, 2020 10:21:42 GMT -3.5
Pessoal que está vendendo posição em bolsa/fii, o que está fazendo? Estou com recursos de diversas vendas largados em um fundo d+1 qualquer.
mostarda o "modo default" são as LFTs, já que pode-se sacar de um dia para outro e ainda rendem alguma coisa
Oportunidades de boas compras vão surgir, é manter os dois olhos bem abertos.
Se o dólar tivesse feito um recuo maior eu teria aplicado mais no meu fundo cambial
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 15, 2020 10:46:30 GMT -3.5
Fiel, sua praia:
O que chamou a minha atenção primeiro foi:
"...US$ 11,6 milhões em importações..." A agropecuária brasileira exporta US$ 18 Bi e importa só isso?
"Numa conta rápida, o volume total de alimentos produzidos no Brasil é capaz de sustentar 1,5 bilhão de pessoas, ou sete vezes a população brasileira..."
Isso é uma potência. O Brasil produz o suficiente para alimentar uma boa parcela da população mundial
Esta errado é 11,6 Bilhões, todo fertilizante nosso quase é importado , apenas semente e máquinas são nacionais Nossas reservas de Potassio e Fósforo estão nas áreas indígenas e nos parques nacionais por um ‘azar’ E Nitrogênio é muito caro produzir aqui devido nosso custo alto de energia
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 15, 2020 12:54:21 GMT -3.5
Mercado insano abro o HB e vejo minhas CIEL disparar.. vou ver o motivo É pq vão se juntar com o Zuck pra fazer pgtos por whatsapp: Cielo (CIEL3) fecha parceria para pagamentos via WhatsApp no Brasil www.sunoresearch.com.br/noticias/cielo-ciel3-pagamentos-whatsapp-brasil/?utm_source=Telegram&utm_medium=sunoresearch&utm_campaign=noticias.20200615Any user who is over 18 years old with a debit card, credit card or combo card from one of the participating banks in Brazil (Banco de Brasil, Nubank and Sicredi) and one of the participating card networks (Visa or Mastercard) can use payments on WhatsApp. We're working with more banks and card networks to support payments on WhatsApp. If you don't see your bank or card network, please check back soon.
Virou fintech hahaha
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 15, 2020 13:19:04 GMT -3.5
Mercado insano abro o HB e vejo minhas CIEL disparar.. vou ver o motivo É pq vão se juntar com o Zuck pra fazer pgtos por whatsapp: Cielo (CIEL3) fecha parceria para pagamentos via WhatsApp no Brasil www.sunoresearch.com.br/noticias/cielo-ciel3-pagamentos-whatsapp-brasil/?utm_source=Telegram&utm_medium=sunoresearch&utm_campaign=noticias.20200615Any user who is over 18 years old with a debit card, credit card or combo card from one of the participating banks in Brazil (Banco de Brasil, Nubank and Sicredi) and one of the participating card networks (Visa or Mastercard) can use payments on WhatsApp. We're working with more banks and card networks to support payments on WhatsApp. If you don't see your bank or card network, please check back soon.
Virou fintech hahaha Show ... é inovação que sempre apostei ainda estar na Cielo
|
|
|
Post by mostarda on Jun 15, 2020 22:01:09 GMT -3.5
Pessoal que está vendendo posição em bolsa/fii, o que está fazendo? Estou com recursos de diversas vendas largados em um fundo d+1 qualquer. Rapaz está todo mundo perdido , olhando algumas coisas no mundo real mas da medo kk Somos 2... tá difícil no momento. Bolsa acho que só vale a pena na faixa de 80 ou menos, renda fixa já era
|
|
|
Post by mostarda on Jun 15, 2020 22:02:33 GMT -3.5
Pessoal que está vendendo posição em bolsa/fii, o que está fazendo? Estou com recursos de diversas vendas largados em um fundo d+1 qualquer.
mostarda o "modo default" são as LFTs, já que pode-se sacar de um dia para outro e ainda rendem alguma coisa
Oportunidades de boas compras vão surgir, é manter os dois olhos bem abertos.
Se o dólar tivesse feito um recuo maior eu teria aplicado mais no meu fundo cambial
De fato.. eu até fiz uma remessa no dia que dólar bateu 4,90, mas pouca coisa. Tirar um pouco do BR parece ser sensato
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 15, 2020 23:25:49 GMT -3.5
Rapaz está todo mundo perdido , olhando algumas coisas no mundo real mas da medo kk Somos 2... tá difícil no momento. Bolsa acho que só vale a pena na faixa de 80 ou menos, renda fixa já era Fora não dá pra ficar mas não dar all in nela apenas
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 16, 2020 7:39:46 GMT -3.5
Fiel, sua praia: O que chamou a minha atenção primeiro foi: "...US$ 11,6 milhões em importações..." A agropecuária brasileira exporta US$ 18 Bi e importa só isso?
"Numa conta rápida, o volume total de alimentos produzidos no Brasil é capaz de sustentar 1,5 bilhão de pessoas, ou sete vezes a população brasileira..." Isso é uma potência. O Brasil produz o suficiente para alimentar uma boa parcela da população mundial
Esta errado é 11,6 Bilhões, todo fertilizante nosso quase é importado , apenas semente e máquinas são nacionais Nossas reservas de Potassio e Fósforo estão nas áreas indígenas e nos parques nacionais por um ‘azar’ E Nitrogênio é muito caro produzir aqui devido nosso custo alto de energia Antes de investir na SLCE eu dei uma olhada nos principais custos dela, 11,6B também não bate com a realidade, informação sobre fertilizantes está bastante completa em amabrasil.agr.br/web/dados-sobre-fertilizantes/Pegando o preço medio por exemplo (pode aumentar a isto ainda um 40% em reais com o aumento do dólar se quiser): Para uma importação total perto de 35.000 Kton (dados do iea www.iea.sp.gov.br/ftpiea/AIA/AIA-16-2018.pdf) não chega a R$58M.
|
|