|
Post by Claudio66 on Jan 17, 2019 10:07:21 GMT -3.5
Estou investindo em SMAL11.
Existe vasta literatura reportando o maior retorno esperado de small caps em relação a large caps. De fato, entre desde 12/12/2008 (que acho que é a data de lançamento do ETF), SMAL11 se valorizou 281%, contra 131% do BOVA11, ETF que replica a carteira do IBOVESPA.
Porém, nos últimos 5 anos (desde 24/01/2014), o BOVA11 teve retorno muito superior ao SMAL11: 94% vs 51%. E mesmo no último ano (desde 18/01/2018), BOVA11 superou SMAL11: 17% contra 11%.
Incorporar essa "anomalia" de tamanho como um fator de risco nos modelos de precificações de ações foi uma das importantes contribuições de Eugene Fama, ganhador do "Prêmio Nobel" de Economia em 2013. A diferença de rendimento entre ações empresas grandes e pequenas deve capturar um conjunto de expectativas que influenciam os preços das ações. Quando essas expectativas são favoráveis às empresas menores, os preços de suas ações (ajustados para proventos) sobem mais que das grandes. Porém, quando essas expectativas são desfavoráveis, seus preços caem mais que das grandes.
Subdividindo os últimos 5 anos em 2 períodos, vemos que até 22/01/2016, o fundo do poço, com Dilma ainda na presidência, SMAL11 caiu 41% e BOVA11 "apenas" 20% (em relação a 24/01/2014). No último ano, também podemos avaliar como foi o desempenho até 05/10/2018, último pregão antes da eleição, SMAL11 havia caído -10%, contra alta de 2% de BOVA11 (em relação a 18/01/2018).
Entendo que essencialmente SMAL11 está se recuperando desses 2 tombos, com melhoria das expectativas. De fato, olhando os últimos 3 meses, SMAL11 subiu 19%, contra "apenas" 13% de BOVA11. A minha expectativa é que BOVA11 comece a andar de lado, mas SMAL11 continue subindo.
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 17, 2019 10:35:52 GMT -3.5
Existe vasta literatura reportando o maior retorno esperado de small caps em relação a large caps. De fato, entre desde 12/12/2008 (que acho que é a data de lançamento do ETF), SMAL11 se valorizou 281%, contra 131% do BOVA11, ETF que replica a carteira do IBOVESPA.
Porém, nos últimos 5 anos (desde 24/01/2014), o BOVA11 teve retorno muito superior ao SMAL11: 94% vs 51%. E mesmo no último ano (desde 18/01/2018), BOVA11 superou SMAL11: 17% contra 11%.
Incorporar essa "anomalia" de tamanho como um fator de risco nos modelos de precificações de ações foi uma das importantes contribuições de Eugene Fama, ganhador do "Prêmio Nobel" de Economia em 2013. A diferença de rendimento entre ações empresas grandes e pequenas deve capturar um conjunto de expectativas que influenciam os preços das ações. Quando essas expectativas são favoráveis às empresas menores, os preços de suas ações (ajustados para proventos) sobem mais que das grandes. Porém, quando essas expectativas são desfavoráveis, seus preços caem mais que das grandes.
Subdividindo os últimos 5 anos em 2 períodos, vemos que até 22/01/2016, o fundo do poço, com Dilma ainda na presidência, SMAL11 caiu 41% e BOVA11 "apenas" 20% (em relação a 24/01/2014). No último ano, também podemos avaliar como foi o desempenho até 05/10/2018, último pregão antes da eleição, SMAL11 havia caído -10%, contra alta de 2% de BOVA11 (em relação a 18/01/2018).
Entendo que essencialmente SMAL11 está se recuperando desses 2 tombos, com melhoria das expectativas. De fato, olhando os últimos 3 meses, SMAL11 subiu 19%, contra "apenas" 13% de BOVA11. A minha expectativa é que BOVA11 comece a andar de lado, mas SMAL11 continue subindo.
Não seria mais atrativo investir diretamente em umas 5/6 small caps com alto potencial de valor? Digo isso pois o histórico de LP da Cafi demonstra isso.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 17, 2019 11:20:46 GMT -3.5
Estou investindo em SMAL11. Eu concordo com a sua apreciação SMLL/BOVA, e até um L/S faria sentido. Mas eu hoje estou super-escético com a bolsa mundial e em particular da brasileira. Mesmo sem o governo fazer nenhuma besteira eu acharia que as bolsas do mundo devem cair se o mercado americano entrar num ciclo bearish de vez. Aliado a isto, com um militar na presidencia e um chicago boy no comando da fazenda, eu vejo o dólar como um porto muito mais seguro que a renda variável. Sim concordo que dá até para surfar alguma alta caso pareça inminente que as reformas serão aprovadas (mesmo sendo pouco o impacto se não involve os militares no caso da previdência), mas eu mantenho que mais cedo ou mais tarde esse governo vai começar com fala nacionalista e protecionista, com o que o dólar vai disparar e a bolsa deve cair. Por enquanto eu estou com a minha última OV em EALT e ficarei completamente de fora da bolsa no aguardo dessa queda que considero inevitável.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 17, 2019 11:23:00 GMT -3.5
Não seria mais atrativo investir diretamente em umas 5/6 small caps com alto potencial de valor? Digo isso pois o histórico de LP da Cafi demonstra isso. ... Eu tenho atualmente na carteira 13 small ou micro caps. Não quero concentrar em nenhuma delas, mas também não estou vendo outras oportunidades claras. Investir em ETF é mais fácil e seguro. Quando se fala em "mais atrativo", eu entendo como a relação entre risco e retorno. Investir em 5 ou 6 ações envolve um risco grande, pela falta de diversificação. Uma ação responde por 17% a 20% da carteira. Algum problema grave com essa ação pode causar perdas significativas. No caso eu estou trocando renda fixa por renda variável. Concentrar a carteira seria aumentar demais o risco.
Note, por fim, que a CAFI não é exclusivamente de small caps. Por exemplo, na última carteira tem ITSA4, KROT3 e TAEE11 que são do IBOVESPA. (Todas as demais são do índice SMLL da B3, que o ETF SMAL11 tenta replicar.) O melhor desempenho da CAFI em 2018, em relação ao SMAL11 pode estar influenciado pela presença dessas ações maiores. A menos que elas sejam substituídas na CAFI, é possível que agora elas puxem o rendimento para baixo. Mas para fazer essas substituições na carteira, é preciso pagar IRGCap, corretagem, e, em geral, um "spread" entre o preço de compra e os preços de venda. Isso diminui o rendimento líquido da carteira, piorando a relação entre risco e retorno das operações reais em relação à carteira teórica.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 17, 2019 19:24:29 GMT -3.5
Por falar em ETFs, na semana passada saiu esse infográfico bem interessante sobre ETFs. Moderadores: se considerarem que a imagem ficou muito grande para o fórum, podem apagar e deixar apenas o link para o site: wealth.visualcapitalist.com/mutual-funds-etfs/Edit. No site acima há mais algumas informações resumidas sobre os mutual funds vs ETFs
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 31, 2019 6:48:54 GMT -3.5
Às vezes a gente acerta. Desde 17/01/2019, alta de 48%, contra 22% do BOVA11.
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 7, 2020 21:48:01 GMT -3.5
Retomando essa publicação de pouco mais de 1 ano atrás para explicar porque eu acho que ainda não estamos no fundo do poço. Em janeiro de 2019 eu via um bom futuro pela frente, com um governo comprometido com o ajuste fiscal, elaborando um conjunto de reformas com potencial para destravar a economia brasileira. De lá para cá, vimos o Nhonho (Rodrigo Maia) e o Seu Barriga (Davi Alcolumbre) sentarem sobre reformas importantes, listadas aqui: Infomoney: Guedes pede que Congresso aprove 19 medidas para “blindar” Brasil da crise. (As principais reformas estão no item d) Reformas Estruturais.) Como se não bastasse as reformas travadas, apareceu a crise da Covid-19, e a crise do petróleo, bem no momento em que o Brasil se preparava para tornar-se um exportador importante. E para piorar, existe um movimento para aproveitando a desculpa do Covid-19, parar completamente a economia, para atender objetivos políticos escusos. O momento atual é péssimo, com perspectivas de piorar, e o preço de SMAL11 está apenas 13% abaixo de quando o futuro parecia bom. Talvez, olhando em dólar, a queda tenha sido muito maior. Mas acho mais provável o dólar cair, do que o valor das empresas subir em reais. A depressão vai ser muito pesada, porque essa é justamente a intenção de vários políticos.
|
|