Potuz
New Member
Posts: 3,392
|
Post by Potuz on Jun 26, 2018 7:26:50 GMT -3.5
Esse é um caso de picaretagem de listar na bolsa, só 31M de valor de mercado. Daqui a pouco o marcos compra e fecha o capital da empresa.
|
|
rst
Moderador
Posts: 6,049
|
Post by rst on Jun 26, 2018 8:43:17 GMT -3.5
Esse é um caso de picaretagem de listar na bolsa, só 31M de valor de mercado. Daqui a pouco o marcos compra e fecha o capital da empresa. Não conhecia até você fazer esta postagem. Olhei algumas poucas informações no Formulário de Referência para entender do que se trata. É uma empresa listada em 1966, mas que desde 2000 encerrou as atividades operacionais. 99% do capital está na mão de duas pessoas com o mesmo sobrenome e de uma empresa limitada (33% cada). Acredito que seja apenas uma empresa antiga que alguém aproveitou para usar o registro de empresa aberta em um momento oportuno, criando um novo negócio. Algo parecido com o que os pfeiffers fizeram com inet3 e atom. Provavelmente tentarão vender o cnpj a alguém que queira abrir o capital sem ter de arcar com os custos usuais. Por que acha que há picaretagem?
|
|
bochan
Forista VIP
Posts: 1,728
|
Post by bochan on Jun 26, 2018 10:20:41 GMT -3.5
Essa Nordon já foi importante na indústria de bens de capitais. Possuía tecnologia metalúrgica em ligas especiais, criogenia, instalações para cervejarias. Tinha duas plantas em S. André unidas por um túnel, uma beleza.
Com os diversos planos econômicos da era Sarney, foi capengando, e o plano Collor foi o beijo da morte. Ainda ficou moribunda até o final da década de 1990, e lá por 2000 fechou de vez.
Curioso que autores destes planos que afundaram o país (Bresser, Belluzo, Mailson,...) ainda estejam por aí pretendendo indicar como o país deveria ser conduzido.
É um pecado o que o Brasil fez com estas empresas. Temos de importar hoje o que já dominávamos há 50 anos. Estamos quase de volta ao Brasil colônia vendendo apenas minérios e produtos agrícolas. Para a sobrevivência de nossos netos, deveríamos plantar mudas de pau brasil.
|
|
Potuz
New Member
Posts: 3,392
|
Post by Potuz on Jun 26, 2018 11:01:03 GMT -3.5
Esse é um caso de picaretagem de listar na bolsa, só 31M de valor de mercado. Daqui a pouco o marcos compra e fecha o capital da empresa. Não conhecia até você fazer esta postagem. Olhei algumas poucas informações no Formulário de Referência para entender do que se trata. É uma empresa listada em 1966, mas que desde 2000 encerrou as atividades operacionais. 99% do capital está na mão de duas pessoas com o mesmo sobrenome e de uma empresa limitada (33% cada). Acredito que seja apenas uma empresa antiga que alguém aproveitou para usar o registro de empresa aberta em um momento oportuno, criando um novo negócio. Algo parecido com o que os pfeiffers fizeram com inet3 e atom. Provavelmente tentarão vender o cnpj a alguém que queira abrir o capital sem ter de arcar com os custos usuais. Por que acha que há picaretagem? A empresa tem (ou tinha) acima de 500 sócios, apresentou prejuízo todos esses anos, mas os salários da diretoria ficam em torno de 80K. Para um valor de mercado de 30M e PL negativo, bastam só poucos anos para eles esvaziar absolutamente todo simplesmente com salários.
|
|
rst
Moderador
Posts: 6,049
|
Post by rst on Jun 26, 2018 11:24:29 GMT -3.5
Não conhecia até você fazer esta postagem. Olhei algumas poucas informações no Formulário de Referência para entender do que se trata. É uma empresa listada em 1966, mas que desde 2000 encerrou as atividades operacionais. 99% do capital está na mão de duas pessoas com o mesmo sobrenome e de uma empresa limitada (33% cada). Acredito que seja apenas uma empresa antiga que alguém aproveitou para usar o registro de empresa aberta em um momento oportuno, criando um novo negócio. Algo parecido com o que os pfeiffers fizeram com inet3 e atom. Provavelmente tentarão vender o cnpj a alguém que queira abrir o capital sem ter de arcar com os custos usuais. Por que acha que há picaretagem? A empresa tem (ou tinha) acima de 500 sócios, apresentou prejuízo todos esses anos, mas os salários da diretoria ficam em torno de 80K. Para um valor de mercado de 30M e PL negativo, bastam só poucos anos para eles esvaziar absolutamente todo simplesmente com salários. A empresa já tem PL negativo, está inoperante desde 2000 e o único ativo parece ser um imóvel que sequer é identificado no Formulário de Referência. Não há praticamente patrimônio algum a ser esvaziado. Lembre-se que é uma empresa de 1966. Acredito que os 500 acionistas sejam pessoas já falecidas que continuam constando nos registros da empresa ou investidores anteriores a 2000 que não conseguiram vender o que tinham por falta de liquidez e morreram com o mico na mão.
|
|
|
Post by robinho on Jun 26, 2018 12:11:52 GMT -3.5
Essa Nordon já foi importante na indústria de bens de capitais. Possuía tecnologia metalúrgica em ligas especiais, criogenia, instalações para cervejarias. Tinha duas plantas em S. André unidas por um túnel, uma beleza. Com os diversos planos econômicos da era Sarney, foi capengando, e o plano Collor foi o beijo da morte. Ainda ficou moribunda até o final da década de 1990, e lá por 2000 fechou de vez. Curioso que autores destes planos que afundaram o país (Bresser, Belluzo, Mailson,...) ainda estejam por aí pretendendo indicar como o país deveria ser conduzido. É um pecado o que o Brasil fez com estas empresas. Temos de importar hoje o que já dominávamos há 50 anos. Estamos quase de volta ao Brasil colônia vendendo apenas minérios e produtos agrícolas. Para a sobrevivência de nossos netos, deveríamos plantar mudas de pau brasil. Setor industrial foi sucateado no Brasil. Falta investimento e competitividade. Na década de 80, setor correspondia a 25% do PIB. Hoje contribui com 10% ou nem isso.
|
|
rst
Moderador
Posts: 6,049
|
Post by rst on Jun 26, 2018 13:36:27 GMT -3.5
Essa Nordon já foi importante na indústria de bens de capitais. Possuía tecnologia metalúrgica em ligas especiais, criogenia, instalações para cervejarias. Tinha duas plantas em S. André unidas por um túnel, uma beleza. Com os diversos planos econômicos da era Sarney, foi capengando, e o plano Collor foi o beijo da morte. Ainda ficou moribunda até o final da década de 1990, e lá por 2000 fechou de vez. Curioso que autores destes planos que afundaram o país (Bresser, Belluzo, Mailson,...) ainda estejam por aí pretendendo indicar como o país deveria ser conduzido. É um pecado o que o Brasil fez com estas empresas. Temos de importar hoje o que já dominávamos há 50 anos. Estamos quase de volta ao Brasil colônia vendendo apenas minérios e produtos agrícolas. Para a sobrevivência de nossos netos, deveríamos plantar mudas de pau brasil. Setor industrial foi sucateado no Brasil. Falta investimento e competitividade. Na década de 80, setor correspondia a 25% do PIB. Hoje contribui com 10% ou nem isso. As políticas econômicas da década de 80 (dentre outras) foram de fato desastrosas e não questiono esse ponto. Mas tenho minhas dúvidas se essas empresas sumiram nas décadas seguintes em consequência dessas políticas ou se apenas eram negócios ineficientes sustentados pelo protecionismo industrial que foram dizimados a partir do governo Collor por uma ligeira abertura ao mercado externo . Empresas surgem e desaparecem constantemente. Isso é da própria lógica empresarial. Porém, noto que a grande maioria desses zumbis da BMF é composta por empresas do setor industrial que quebraram na década de 90.
|
|