Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 14, 2018 17:13:56 GMT -3.5
Olá galera, estou na seguinte disjuntiva e gostaria saber o qué vocês fariam.
Primeiro os dados: a cada lote de EALT que eu vendo nos preços atuais eu devo pagar R$499,35 de impostos. A cada lote de VALE eu devo pagar R$138.75 294.15 de impostos. Eu tenho uma OV aberta em EALT por 400 açoes (justo abaixo do limite de issensão dos 20K) que foi executada parcialmente hoje em só 100 açoes (ou seja uma venda de R$4.700). E tenho um lançamento coberto por 1100 ações da VALE de esta série com vencimento em 41.78 (lançamento em 2.09). Este lançamento deve ser exercido.
Eu estou feliz em começar a reduzir posição em ambos papeis, de fato planejava ir vendendo aos poucos.
A pergunta concreta para vocês é o que fariam, recomprar no preju as opçoes e vender a vista no limite de issensão ou deixar exercer e pagar os impostos?
Eu estou pensando na primeira opção. Não seria muito, neste momento com o lucro das opções, do exercício das 1100 VALE3 e a venda das 100 EALT os impostos soman R$2.370,454.079,85. Se eu recomprar as opções no preju seriam R$792 de preju forçado porém contando a diferencia de preço na venda da VALE (44.50 hoje vs 41.78) estaria pagando 0.72 centavos para ganhar 2.73.
Edit2
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 14, 2018 18:09:48 GMT -3.5
Olá galera, estou na seguinte disjuntiva e gostaria saber o qué vocês fariam. Primeiro os dados: a cada lote de EALT que eu vendo nos preços atuais eu devo pagar R$499,35 de impostos. A cada lote de VALE eu devo pagar R$138.75 de impostos. Eu tenho uma OV aberta em EALT por 400 açoes (justo abaixo do limite de issensão dos 20K) que foi executada parcialmente hoje em só 100 açoes (ou seja uma venda de R$4.700). E tenho um lançamento coberto por 1100 ações da VALE de esta série com vencimento em 41.78 (lançamento em 2.09). Este lançamento deve ser exercido. Eu estou feliz em começar a reduzir posição em ambos papeis, de fato planejava ir vendendo aos poucos. A pergunta concreta para vocês é o que fariam, recomprar no preju as opçoes e vender a vista no limite de issensão ou deixar exercer e pagar os impostos? Eu estou pensando na primeira opção. Não seria muito, neste momento com o lucro das opções, do exercício das 1100 VALE3 e a venda das 100 EALT os impostos soman R$2.370,45. Se eu recomprar as opções no preju seriam R$792 de preju forçado porém contando a diferencia de preço na venda da VALE (44.50 hoje vs 41.78) estaria pagando 0.72 centavos para ganhar 2.73. Só uma dúvida, você já viu qual é a taxa de exercício na sua corretora? Por exemplo, na Mirae é baixo, na Clear um roubo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 14, 2018 18:35:35 GMT -3.5
Olá galera, estou na seguinte disjuntiva e gostaria saber o qué vocês fariam. Primeiro os dados: a cada lote de EALT que eu vendo nos preços atuais eu devo pagar R$499,35 de impostos. A cada lote de VALE eu devo pagar R$138.75 de impostos. Eu tenho uma OV aberta em EALT por 400 açoes (justo abaixo do limite de issensão dos 20K) que foi executada parcialmente hoje em só 100 açoes (ou seja uma venda de R$4.700). E tenho um lançamento coberto por 1100 ações da VALE de esta série com vencimento em 41.78 (lançamento em 2.09). Este lançamento deve ser exercido. Eu estou feliz em começar a reduzir posição em ambos papeis, de fato planejava ir vendendo aos poucos. A pergunta concreta para vocês é o que fariam, recomprar no preju as opçoes e vender a vista no limite de issensão ou deixar exercer e pagar os impostos? Eu estou pensando na primeira opção. Não seria muito, neste momento com o lucro das opções, do exercício das 1100 VALE3 e a venda das 100 EALT os impostos soman R$2.370,45. Se eu recomprar as opções no preju seriam R$792 de preju forçado porém contando a diferencia de preço na venda da VALE (44.50 hoje vs 41.78) estaria pagando 0.72 centavos para ganhar 2.73. Só uma dúvida, você já viu qual é a taxa de exercício na sua corretora? Por exemplo, na Mirae é baixo, na Clear um roubo. é só uma operacao de corretagem como venda normal.... devo atualizar meu post pois meu software estava dando errado o PM na VALE3 com a conversão e eu cegamente nem vi... os impostos serão bastante maiores.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 14, 2018 19:54:19 GMT -3.5
Só uma dúvida, você já viu qual é a taxa de exercício na sua corretora? Por exemplo, na Mirae é baixo, na Clear um roubo. é só uma operacao de corretagem como venda normal.... devo atualizar meu post pois meu software estava dando errado o PM na VALE3 com a conversão e eu cegamente nem vi... os impostos serão bastante maiores. Me refiro a parte de deixar exercer. Nesse casos dependendo da corretora, cobram corretagem variável sobre o total da posição. Por exemplo, 0,5% de 44k. Daria só de corretagem 220 reais.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 14, 2018 20:54:50 GMT -3.5
é só uma operacao de corretagem como venda normal.... devo atualizar meu post pois meu software estava dando errado o PM na VALE3 com a conversão e eu cegamente nem vi... os impostos serão bastante maiores. Me refiro a parte de deixar exercer. Nesse casos dependendo da corretora, cobram corretagem variável sobre o total da posição. Por exemplo, 0,5% de 44k. Daria só de corretagem 220 reais. Eu sei e a minha resposta continua sendo valida
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Feb 14, 2018 21:26:42 GMT -3.5
Olá galera, estou na seguinte disjuntiva e gostaria saber o qué vocês fariam. Primeiro os dados: a cada lote de EALT que eu vendo nos preços atuais eu devo pagar R$499,35 de impostos. A cada lote de VALE eu devo pagar R$138.75 294.15 de impostos. Eu tenho uma OV aberta em EALT por 400 açoes (justo abaixo do limite de issensão dos 20K) que foi executada parcialmente hoje em só 100 açoes (ou seja uma venda de R$4.700). E tenho um lançamento coberto por 1100 ações da VALE de esta série com vencimento em 41.78 (lançamento em 2.09). Este lançamento deve ser exercido. Eu estou feliz em começar a reduzir posição em ambos papeis, de fato planejava ir vendendo aos poucos. A pergunta concreta para vocês é o que fariam, recomprar no preju as opçoes e vender a vista no limite de issensão ou deixar exercer e pagar os impostos? Eu estou pensando na primeira opção. Não seria muito, neste momento com o lucro das opções, do exercício das 1100 VALE3 e a venda das 100 EALT os impostos soman R$2.370,454.079,85. Se eu recomprar as opções no preju seriam R$792 de preju forçado porém contando a diferencia de preço na venda da VALE (44.50 hoje vs 41.78) estaria pagando 0.72 centavos para ganhar 2.73. Edit2Eu iria da primeira opção. O prejuízo que você está tendo nas opções da Vale não é um prejuízo em definitivo, pois como você mesmo apontou, houve valorização das ações. Além disso, nada lhe impede de rolar as opções (considerando que o mercado tenha liquidez para permitir uma operação por valores dentro da realidade) inclusive até um pouco ITM se preferir, dando uma maior garantia em caso de queda da Vale até março. Ainda, esse prejuízo irá repercutir em menos imposto a se pagar agora. Caso a quantia a ser vendida de Altona fique abaixo do limite de isenção, por falta de liquidez até o fim do mês, você pode futuramente vender mais Vale até chegar a esse limite.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 16, 2018 9:41:14 GMT -3.5
Ontem finalizou de executar a minha OV da EALT, eu estava viajando então não vi o pregão, a VALE continuou subindo e agora a B421 está sem liquidez. Vou tentar rolar para a serie C in the money, mas de todo jeito provavelmente finalize vendendo aquela parte da posição e pagando impostos mesmo, a VALE a quase 2 vezes o valor patrimonial é muito e a ALTONA já deixei no tópico porque eu penso que os que tem posição alta deveriam começar a pensar em vender.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 16, 2018 10:28:06 GMT -3.5
Operação rolada, Compradas VB421 4,10, vendidas VC421 4,25. são só 15c por ação mais os 0,35c da diferencia de strike, são 0,50c por ação a um preço que eu quero vender de todo jeito, gerando prejuízo contábil de todo jeito. Se o papel cair até março vou recomprar as ações opções e vender na issensão, se continuar subindo deixarei exerçer pois não tenho mais OV na EALT por enquanto.
Edit
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 16, 2018 14:27:29 GMT -3.5
IR da bolsa é muito trabalhoso e cheio de artimanhas.. sou favorável a ter uma taxa sobre negociação e ponto final se perdeu ou ganhou problema do investidor...acabava com essa escola de tentar não pagar IR.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 16, 2018 14:38:35 GMT -3.5
sou favorável a ter uma taxa sobre negociação e ponto final se perdeu ou ganhou problema do investidor... Um tributo parecido já existiu e você deve se lembrar dele, apesar de não associá-lo a sua proposta: CPMF Espero que não volte nunca mais, pois incidia até mesmo sobre movimentações entre contas de um mesmo titular (mandar dinheiro de um banco para outro, por exemplo). Bizarrice sem precedentes.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 16, 2018 14:59:35 GMT -3.5
sou favorável a ter uma taxa sobre negociação e ponto final se perdeu ou ganhou problema do investidor... Um tributo parecido já existiu e você deve se lembrar dele, apesar de não associá-lo a sua proposta: CPMF Espero que não volte nunca mais, pois incidia até mesmo sobre movimentações entre contas de um mesmo titular (mandar dinheiro de um banco para outro, por exemplo). Bizarrice sem precedentes. o problema da CPMF é que apenas mais um imposto se fosse o unico poderia até funcionar melhor que funciona nossa receita hoje
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 16, 2018 15:39:44 GMT -3.5
o problema da CPMF é que apenas mais um imposto se fosse o unico poderia até funcionar melhor que funciona nossa receita hoje Não sei já tinha sua própria conta bancária na época da CPMF, acredito que não, pois se tivesse dificilmente afirmaria que o problema dela ela ser apenas mais um imposto. As distorções que ela provocava eram tantas que até uma vaquinha entre amigos era tributada. Ninguém queria ser o organizador do churrasco. haahaha São exemplos bem simples, mas que ilustram bem o quanto esta contribuição era ilógica. Lembro da paulada de CPMF que tive de pagar quando comprei meu imóvel (fora o que já teria de pagar de ITBI, escritura e registro) Tenho certeza de que o pessoal que viveu aquela época tem muitos exemplos semelhantes para dar.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 16, 2018 19:35:43 GMT -3.5
o problema da CPMF é que apenas mais um imposto se fosse o unico poderia até funcionar melhor que funciona nossa receita hoje Não sei já tinha sua própria conta bancária na época da CPMF, acredito que não, pois se tivesse dificilmente afirmaria que o problema dela ela ser apenas mais um imposto. As distorções que ela provocava eram tantas que até uma vaquinha entre amigos era tributada. Ninguém queria ser o organizador do churrasco. haahaha São exemplos bem simples, mas que ilustram bem o quanto esta contribuição era ilógica. Lembro da paulada de CPMF que tive de pagar quando comprei meu imóvel (fora o que já teria de pagar de ITBI, escritura e registro) Tenho certeza de que o pessoal que viveu aquela época tem muitos exemplos semelhantes para dar. Tinha conta sim mas pouco movimento .. Como falei se tivesse só CPMF não teria ITBI nem IR pro vendedor nada ..pois eu acho o Imposto mais fácil de se cobrar ,menos burocrático e mais difícil de sonegar Sobre o churrasco todos já pagam imposto incluso nos insumos ,,ICMS , E outros. Etc
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 16, 2018 20:23:32 GMT -3.5
Não sei já tinha sua própria conta bancária na época da CPMF, acredito que não, pois se tivesse dificilmente afirmaria que o problema dela ela ser apenas mais um imposto. As distorções que ela provocava eram tantas que até uma vaquinha entre amigos era tributada. Ninguém queria ser o organizador do churrasco. haahaha São exemplos bem simples, mas que ilustram bem o quanto esta contribuição era ilógica. Lembro da paulada de CPMF que tive de pagar quando comprei meu imóvel (fora o que já teria de pagar de ITBI, escritura e registro) Tenho certeza de que o pessoal que viveu aquela época tem muitos exemplos semelhantes para dar. Tinha conta sim mas pouco movimento .. Como falei se tivesse só CPMF não teria ITBI nem IR pro vendedor nada ..pois eu acho o Imposto mais fácil de se cobrar ,menos burocrático e mais difícil de sonegar Sobre o churrasco todos já pagam imposto incluso nos insumos ,,ICMS , E outros. Etc Já que o churrasco não o convenceu vou dar mais um exemplo da bizarrice da CPMF: Voce celebrava um negócio e fazia um pagamento. Eventualmente o negócio poderia ser desfeito e o pagamento estornado. Na teoria, o desfazimento do negócio deveria recompor a situação inicial. Na prática, a CPMF, que nem mesmo deveria ser cobrada em um negócio desfeito, era devida duas vezes, uma quando o dinheiro ia outra quando voltava. Imagine essa porcaria nos dias de hoje, com compras pela internet. Você compra um produto defeituoso, a empresa devolve seu dinheiro mas uma parte fica com o governo sem chance de restituição.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 16, 2018 21:49:13 GMT -3.5
Tinha conta sim mas pouco movimento .. Como falei se tivesse só CPMF não teria ITBI nem IR pro vendedor nada ..pois eu acho o Imposto mais fácil de se cobrar ,menos burocrático e mais difícil de sonegar Sobre o churrasco todos já pagam imposto incluso nos insumos ,,ICMS , E outros. Etc Já que o churrasco não o convenceu vou dar mais um exemplo da bizarrice da CPMF: Voce celebrava um negócio e fazia um pagamento. Eventualmente o negócio poderia ser desfeito e o pagamento estornado. Na teoria, o desfazimento do negócio deveria recompor a situação inicial. Na prática, a CPMF, que nem mesmo deveria ser cobrada em um negócio desfeito, era devida duas vezes, uma quando o dinheiro ia outra quando voltava. Imagine essa porcaria nos dias de hoje, com compras pela internet. Você compra um produto defeituoso, a empresa devolve seu dinheiro mas uma parte fica com o governo sem chance de restituição. Nada é perfeito ..não fui afundo na CPMF mas sou a favor de imposto único ..hoje com esse gigante burocrático sai ganhando os mais esperto mais malandros etc e não o mais eficiente no negócio
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Feb 18, 2018 14:55:12 GMT -3.5
Tinha conta sim mas pouco movimento .. Como falei se tivesse só CPMF não teria ITBI nem IR pro vendedor nada ..pois eu acho o Imposto mais fácil de se cobrar ,menos burocrático e mais difícil de sonegar Sobre o churrasco todos já pagam imposto incluso nos insumos ,,ICMS , E outros. Etc Já que o churrasco não o convenceu vou dar mais um exemplo da bizarrice da CPMF: Voce celebrava um negócio e fazia um pagamento. Eventualmente o negócio poderia ser desfeito e o pagamento estornado. Na teoria, o desfazimento do negócio deveria recompor a situação inicial. Na prática, a CPMF, que nem mesmo deveria ser cobrada em um negócio desfeito, era devida duas vezes, uma quando o dinheiro ia outra quando voltava. Imagine essa porcaria nos dias de hoje, com compras pela internet. Você compra um produto defeituoso, a empresa devolve seu dinheiro mas uma parte fica com o governo sem chance de restituição. A prioridade nº 2 do governo deveria ser garantir a livre movimentação de capital. Além de não se cogitar a volta da CPMF, mesmo que seja como imposto único, o IOF também seria muito bom de acabar. Dinheiro só é capital se puder ser movimentado. Qualquer limitação a transferência de dinheiro é um encarecimento do insumo mais básico da economia, que portanto, irá refletir em cascata para o consumidor final. O Brasil está cada vez mais fechado, parece década de 1980 isso daqui. Pensei em comprar um item no exterior, que é isento de taxação e vi que teria que pagar: 1 - 6,38% de IOF no cartão 2 - Um spread acima da PTAX pela conversão do câmbio ter de ser feita pelo cartão 3 - O frete internacional 4 - Uma taxa abusiva de R$ 15 reais para os correios E ainda corria o risco de ser tributado erroneamente e esperar mais alguns meses e talvez até ter que ajuizar uma ação se for o caso. Isso se os correios não perdessem a encomenda com o lento e péssimo serviço prestado por eles. Simplesmente adiei a ideia até um segundo momento. O item não tem equivalente nacional. Enquanto isso, um monte de malandrão dos subúrbios compra um monte de quinquilharia da China numa boa para revender. É um sistema que afeta pouco os maus intencionados e prejudica aqueles que sequer deveriam ter que se preocupar com detalhes, tendo em vista a irrisoriedade de seu consumo.
|
|