bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Nov 3, 2017 21:26:03 GMT -3.5
Abrindo um tópico separado do de IR por ser relacionado porém distinto.
Gostaria de saber se os colegas usam algum serviço de calculadora de IR para ações e FIIs.
Até hoje, tenho feito o cálculo por minha conta em planilha excel. Mas enche o saco, dá muito trabalho - talvez minha planilha seja muito pobre.
Tenho conta em mais de uma corretora e compras de FIIs e Ações. Quando realizo operações no mesmo pregão em FIIs e Ações, o lançamento vem na mesma nota de corretagem, tenho que ficar destrinchando os custos. Quando tem agrupamento ou split então, vira uma bagunça.
Vi na internet algumas opções: bússola do investidor, sencon, mycapital. Tenho dúvidas sobre a praticidade e o sigilo no tratamento da informação. Vale à pena? Na prática como funciona? O sistema lê as notas em pdf?
Para quem começa a usar, carrega o preço médio e prejuízo acumulado até uma data e passa a apurar deste ponto?
Para fins de comprovação na receita federal, o sistema manda algum documento?
De partida, algum colega conhece alguma boa planilha excel?
Grato.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 3, 2017 21:45:30 GMT -3.5
Abrindo um tópico separado do de IR por ser relacionado porém distinto. Gostaria de saber se os colegas usam algum serviço de calculadora de IR para ações e FIIs. Até hoje, tenho feito o cálculo por minha conta em planilha excel. Mas enche o saco, dá muito trabalho - talvez minha planilha seja muito pobre. Tenho conta em mais de uma corretora e compras de FIIs e Ações. Quando realizo operações no mesmo pregão em FIIs e Ações, o lançamento vem na mesma nota de corretagem, tenho que ficar destrinchando os custos. Quando tem agrupamento ou split então, vira uma bagunça. Vi na internet algumas opções: bússola do investidor, sencon, mycapital. Tenho dúvidas sobre a praticidade e o sigilo no tratamento da informação. Vale à pena? Na prática como funciona? O sistema lê as notas em pdf? Para quem começa a usar, carrega o preço médio e prejuízo acumulado até uma data e passa a apurar deste ponto? Para fins de comprovação na receita federal, o sistema manda algum documento? De partida, algum colega conhece alguma boa planilha excel? Grato. Eu utilizo gnucash para levar as minhas finanças e um programa próprio que tira as informações do archivo de gnucash para calcular os impostos. Caso você utilize gnucash eu posso te enviar as fontes de meu programa.
|
|
|
Post by Derfel on Nov 4, 2017 10:14:46 GMT -3.5
Abrindo um tópico separado do de IR por ser relacionado porém distinto. Gostaria de saber se os colegas usam algum serviço de calculadora de IR para ações e FIIs. Até hoje, tenho feito o cálculo por minha conta em planilha excel. Mas enche o saco, dá muito trabalho - talvez minha planilha seja muito pobre. Tenho conta em mais de uma corretora e compras de FIIs e Ações. Quando realizo operações no mesmo pregão em FIIs e Ações, o lançamento vem na mesma nota de corretagem, tenho que ficar destrinchando os custos. Quando tem agrupamento ou split então, vira uma bagunça. Vi na internet algumas opções: bússola do investidor, sencon, mycapital. Tenho dúvidas sobre a praticidade e o sigilo no tratamento da informação. Vale à pena? Na prática como funciona? O sistema lê as notas em pdf? Para quem começa a usar, carrega o preço médio e prejuízo acumulado até uma data e passa a apurar deste ponto? Para fins de comprovação na receita federal, o sistema manda algum documento? De partida, algum colega conhece alguma boa planilha excel? Grato. Uso mycapital nele você já link automático com uma das corretoras e os cálculos são feitos automáticos. Como também tenho mais 2 corretoras nas outras tu deve fazer um "upload" da nota de corretagem em PDF. É bem prático de mexer. O que cai dar trabalho é tu colocar o retroativo desse ano. Eles até tem um serviço desses mas que fica mais caro. Como meu tempo é escasso o programa resolve o problema.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Nov 4, 2017 22:56:58 GMT -3.5
Eu utilizo gnucash para levar as minhas finanças e um programa próprio que tira as informações do archivo de gnucash para calcular os impostos. Caso você utilize gnucash eu posso te enviar as fontes de meu programa. Grato pela oferta, mas não uso o tal do gnucash, nem nunca tinha ouvido falar, antes do seu post. Olhando na internet, me pareceu um pouco complicado, mas só vi superficialmente. Uma dúvida: O Gnucash permite extrair os dados diretamente do arquivo da nota de corretagem? abs.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Nov 4, 2017 23:07:08 GMT -3.5
Uso mycapital nele você já link automático com uma das corretoras e os cálculos são feitos automáticos. Como também tenho mais 2 corretoras nas outras tu deve fazer um "upload" da nota de corretagem em PDF. É bem prático de mexer. O que cai dar trabalho é tu colocar o retroativo desse ano. Eles até tem um serviço desses mas que fica mais caro. Como meu tempo é escasso o programa resolve o problema. Obrigado pelo retorno. Algumas dúvidas: Supondo que uma nota de corretagem possui várias compras. Digamos 2 de TAEE11 a preços distintos, 1 de FCFL11, 1 de PIBB11 e 1 de BBAS3. São consumidos quantos créditos? O link automático com a primeira corretora, como você concede acesso? Todas as corretoras permitem este link? O site indica que "as informações lançadas ficarão disponíveis para consultas durante 5 anos". Você tem apenas acesso aos dados ou recebe algum arquivo com os cálculos? O resultado do DARF a pagar é fechado no primeiro dia do mês? No final do ano, eles te enviam algum documento para a declaração de ajuste do IR? Obrigado.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 5, 2017 7:48:32 GMT -3.5
Eu utilizo gnucash para levar as minhas finanças e um programa próprio que tira as informações do archivo de gnucash para calcular os impostos. Caso você utilize gnucash eu posso te enviar as fontes de meu programa. Grato pela oferta, mas não uso o tal do gnucash, nem nunca tinha ouvido falar, antes do seu post. Olhando na internet, me pareceu um pouco complicado, mas só vi superficialmente. Uma dúvida: O Gnucash permite extrair os dados diretamente do arquivo da nota de corretagem? abs. Não no original, eu tenho um "patch" pra fazer isso mas só com a Spinelli.
|
|
|
Post by Derfel on Nov 5, 2017 19:33:14 GMT -3.5
Uso mycapital nele você já link automático com uma das corretoras e os cálculos são feitos automáticos. Como também tenho mais 2 corretoras nas outras tu deve fazer um "upload" da nota de corretagem em PDF. É bem prático de mexer. O que cai dar trabalho é tu colocar o retroativo desse ano. Eles até tem um serviço desses mas que fica mais caro. Como meu tempo é escasso o programa resolve o problema. Obrigado pelo retorno. Algumas dúvidas: Supondo que uma nota de corretagem possui várias compras. Digamos 2 de TAEE11 a preços distintos, 1 de FCFL11, 1 de PIBB11 e 1 de BBAS3. São consumidos quantos créditos? O link automático com a primeira corretora, como você concede acesso? Todas as corretoras permitem este link? O site indica que "as informações lançadas ficarão disponíveis para consultas durante 5 anos". Você tem apenas acesso aos dados ou recebe algum arquivo com os cálculos? O resultado do DARF a pagar é fechado no primeiro dia do mês? No final do ano, eles te enviam algum documento para a declaração de ajuste do IR? Obrigado. Tentando responder todas as perguntas. 1) Eu pago 18,90 por mês e não tenho nenhum limite de crédito, então não sei responder. 2) Não me recordo como faz o link automático mas acho que é coisa simples de fazer. Nem todas permitem. Tu tens que verificar com o pessoal da Mycapital quais são automáticas. 3) Não sei responder o que você quer dizer com os cálculos. Você tem uma serie de relatórios em PDF que pode salvar ou imprimir a qualquer momento. 4) Sim. Mas você deve gerar a DARF, pagar e lançar o pagamento. Se tiver qualquer atraso você pode alterar a data e os valores (multas e etc). 5) Sim. Há um relatório para auxiliar no IR. Senão me engano você pode usar uma versão grátis por alguns dias e decidir se interessa para ti.
|
|