rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 26, 2017 16:23:12 GMT -3.5
Tópico para discussão de commodities agrícolas. Coloquei aqui em virtude de o tema estar relacionado a contratos futuros. Caso entendam incorreta a classificação do tópico dentro da aba derivativos, basta indicar o local que entendam mais apropriado.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 26, 2017 18:23:48 GMT -3.5
rst obrigado... acho que poderia ficar em discussão geral.. pois existem operações futuras sim , mas existe o mercado spot e dia a dia.. mas por mim tudo bem ficar aqui , não é isso que vai interferir
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 26, 2017 18:34:49 GMT -3.5
estou comprando a umas 2 semanas contratos de milho na BMF...acredito que no mercado interno o milho deve ter grandes saltos devido a baixa oferta em 2018...estou no contrato de maio com maior liquidez..é CCMK18...
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 26, 2017 18:35:35 GMT -3.5
salcedo só pra se familiarizar com o assunto Milho Características: O preço do milho é cotado em reais por saca. Cada contrato futuro do milho é composto por 450 sacas. Vencimentos em janeiro (F), março (H), maio (K), julho (N), agosto (Q), setembro (U) e novembro (X). Código do milho é CCM + mês de vencimento + ano. Exemplo: CCMF15 – Milho com vencimento em janeiro de 2015.
|
|
|
Post by salcedo on Oct 28, 2017 0:24:41 GMT -3.5
salcedo só pra se familiarizar com o assunto Milho Características: O preço do milho é cotado em reais por saca. Cada contrato futuro do milho é composto por 450 sacas. Vencimentos em janeiro (F), março (H), maio (K), julho (N), agosto (Q), setembro (U) e novembro (X). Código do milho é CCM + mês de vencimento + ano. Exemplo: CCMF15 – Milho com vencimento em janeiro de 2015. fiel , para não deixar dúvidas, sou um total ignorante na matéria, assim que pergunto, por analogia ao futuro do índice: A corretora me exigirá uma garantia, quanto ? Se compro ou vendo 1 contrato a oscilação para qualquer dos lados de 1 real me faz perder ou ganhar 450 reais ? Não entendo os vencimentos, pensei que estes deveriam ser apenas na safra ou seja,se penso que terá uma super safra, o preço deve ser baixo, mas saberei apenas na colheita, no índice, quando chega o vencimento, os contratos terminam baseado no ibovespa, no milho seria baseado em que, pois não creio que tenhamos sete safras ao ano ? Pega leve nas respostas, pois já antecipei minha ignorância. rsrs
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 28, 2017 9:18:53 GMT -3.5
salcedo só pra se familiarizar com o assunto Milho Características: O preço do milho é cotado em reais por saca. Cada contrato futuro do milho é composto por 450 sacas. Vencimentos em janeiro (F), março (H), maio (K), julho (N), agosto (Q), setembro (U) e novembro (X). Código do milho é CCM + mês de vencimento + ano. Exemplo: CCMF15 – Milho com vencimento em janeiro de 2015. fiel , para não deixar dúvidas, sou um total ignorante na matéria, assim que pergunto, por analogia ao futuro do índice: A corretora me exigirá uma garantia, quanto ? Se compro ou vendo 1 contrato a oscilação para qualquer dos lados de 1 real me faz perder ou ganhar 450 reais ? Não entendo os vencimentos, pensei que estes deveriam ser apenas na safra ou seja,se penso que terá uma super safra, o preço deve ser baixo, mas saberei apenas na colheita, no índice, quando chega o vencimento, os contratos terminam baseado no ibovespa, no milho seria baseado em que, pois não creio que tenhamos sete safras ao ano ? Pega leve nas respostas, pois já antecipei minha ignorância. rsrs Isso ai mesmo....o preço em Campinas fechou ontem R$ 33 então se segunda subir pra 34 quer dizer que vc ganhou 450 reais se tiver 1 contrato de milho... A liquidação é sempre financeira nunca fisica ... então não importa se tem safra ou não .. como é um indice futuro tudo se baseia em estimativas de safra e especulação.... mas como disse na BMF mercado interno é basicamente usado para hedge por produtores então o preço da Bolsa é sempre igual ao mercado fisico , ou seja nunca terá grandes especulações Resumindo quando vence o contrato ..o preço é baseado no fisico do dia no mercado de Campinas... Não temos 7 safras no ano.. temos 1 ano com safra todo dia praticamente kkk... devido ao nosso tamanho tem colheita de milho no Brasil ano inteiro.. claro que periodos com maior produção do que outros.. mas tem negócios todos os 365 dias do ano no fisico
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 28, 2017 9:21:41 GMT -3.5
Sobre a margem depende de cada corretora.. na XP para eu comprar 1 contrato de 450 sacas a 33 reais (R$14.850,00) me exigem R$2250 de Garantia .. aproximadamente 15 %
|
|
|
Post by salcedo on Oct 28, 2017 10:25:46 GMT -3.5
A mesma regra da colheita todo dia se aplica para a soja ? Esta, não tem maior área plantada e maior volume de produção, não teria mais liquidez que o milho ?
A variação de preços me imagino, se de por expectativa de produção, facilidades ou dificuldades de financiamento, aumento de insumos, alguma praga e etc, qual seria uma fonte em internet confiável para acompanhar o tema ?
Edit: Mais uma curiosidade, o preço que a BM&F usa para o vencimento é uma média do pais, como é formado ?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 28, 2017 16:07:48 GMT -3.5
A mesma regra da colheita todo dia se aplica para a soja ? Esta, não tem maior área plantada e maior volume de produção, não teria mais liquidez que o milho ? A variação de preços me imagino, se de por expectativa de produção, facilidades ou dificuldades de financiamento, aumento de insumos, alguma praga e etc, qual seria uma fonte em internet confiável para acompanhar o tema ? Edit: Mais uma curiosidade, o preço que a BM&F usa para o vencimento é uma média do pais, como é formado ? A Diferença é que soja na BMF se negocia em dólar ,soja tem sim maior liquidez mas dai é melhor negociar direto na CBOT do que na BMF onde a liquidez é enorme gigante mesmo.. Por incrível q parece um no canal pra ter ideia das estimativas é o Canal Rural ..relatórios da Conab e agrolink.. Salcedo sobre o vencimento como falei é sempre o preço do físico em Campinas ..diferente de dólar ,índices e ações que não existem negociações no físico fora da bolsa ..comodities seguem exatamente a mão invisível do mercado físico ..se vc for hoje em Campinas contar 1 saco de milho pra suas galinhas pagará o preço da BMF
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Nov 3, 2017 9:47:01 GMT -3.5
meu milhinho subindo hoje de novo
CCMK18 em 33,40
|
|
|
Post by salcedo on Nov 10, 2017 13:40:39 GMT -3.5
fiel , concorda com esta previsão que, que um colega de outro forum me passou ? Estamos no início da safra verão que representa 30% do milho produzido no Brasil por ano , os outros 70% é oriundo da safrinha (inverno). A safra verão teve uma redução de 28% da área plantava mas o início do plantio está normal com um pouco de atraso na região devido ao atraso das chuvas no centro norte. Em resumo a área é menor do que a do ano passado, nossa perspectiva é um incremento de 15% no preço em realçado a safra passada
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Nov 13, 2017 9:58:08 GMT -3.5
fiel , concorda com esta previsão que, que um colega de outro forum me passou ? Estamos no início da safra verão que representa 30% do milho produzido no Brasil por ano , os outros 70% é oriundo da safrinha (inverno). A safra verão teve uma redução de 28% da área plantava mas o início do plantio está normal com um pouco de atraso na região devido ao atraso das chuvas no centro norte. Em resumo a área é menor do que a do ano passado, nossa perspectiva é um incremento de 15% no preço em realçado a safra passada Sim a Safrinha hoje é o dobro da Safra. kkk na verdade já deviam ter invertido os nomes... a safra de verão já tem sim isso de area impactada.. a safrinha ainda não.. pois só inicia o plantio em janeiro.. porém como atrasou o plantio de soja vai atrasar o plantio do milho safrinha... e se confirmar um ano de la nina podemos ter uma quebra de mais de 30 % da safrinha...nisso que eu aposto.. mesmo que não aconteça.. e a safrinha seja normal.. já é certo que teremos um desabastecimento de milho no primeiro semestre de 2018 devido a safra verão menor... alguns apostam que o Brasil vai importar milho.. porém já sei que o TIO Blairo não vai deixar
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Nov 17, 2017 7:41:03 GMT -3.5
o duro de comprar milho é que a emoçao é baixa kk
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Nov 28, 2017 20:53:18 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 12, 2017 17:15:42 GMT -3.5
meus milhos subiram 50 centavos hoje.. muito bom...ainda estamos longe da grande demanda em fevereiro
|
|
|
Post by salcedo on Dec 12, 2017 17:46:51 GMT -3.5
meus milhos subiram 50 centavos hoje.. muito bom...ainda estamos longe da grande demanda em fevereiro Semana passada chegou a 32,60, pensei entrar nos 32, ou seja sigo na fila.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Dec 14, 2017 13:40:23 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 19, 2018 17:44:17 GMT -3.5
milho subindo de novo.. mas 1 semana de chuva no MT e atraso no plantio vamos aos 40 fácil
|
|
|
Post by salcedo on Feb 19, 2018 19:35:52 GMT -3.5
milho subindo de novo.. mas 1 semana de chuva no MT e atraso no plantio vamos aos 40 fácil Pois é e eu vi chegar a 32,08 mas não peguei faz um tempinho.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 20, 2018 8:07:58 GMT -3.5
milho subindo de novo.. mas 1 semana de chuva no MT e atraso no plantio vamos aos 40 fácil Pois é e eu vi chegar a 32,08 mas não peguei faz um tempinho. tudo indica que até o vencimento em maio devemos atingir o pico do ano...
|
|