ADP
Moderador
|
Post by ADP on Oct 19, 2015 13:02:40 GMT -3.5
Tópico relacionado à Análise Fundamentalista para iniciantes.
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Jan 20, 2016 23:17:37 GMT -3.5
Olá pessoal, em primeiro lugar, parabéns pelo fórum e pelo alto nível das discussões.
Sou empreendedor experiente (já abri 3 empresas diferentes) e invisto 90% em RF e o restante investi em dólares desde 2014. Na renda variável, pretendo iniciar neste ano.
Gostaria de esclarecer uma dúvida. Atualmente no Brasil, uma estratégia Buy and Hold na renda variável, focada em dividendos e razoavelmente bem montada, supera a renda fixa (TD)?
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jan 21, 2016 8:25:02 GMT -3.5
Olá pessoal, em primeiro lugar, parabéns pelo fórum e pelo alto nível das discussões. Sou empreendedor experiente (já abri 3 empresas diferentes) e invisto 90% em RF e o restante investi em dólares desde 2014. Na renda variável, pretendo iniciar neste ano. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Atualmente no Brasil, uma estratégia Buy and Hold na renda variável, focada em dividendos e razoavelmente bem montada, supera a renda fixa (TD)? No curto e médio prazos não. No longo prazo acredito que muitas empresas boas estão com bons preços com tendência a ficarem ainda melhores ao longo desse ano (em alguns setores acredito que as barganhas vão se estender por mais tempo). Acho que é um bom momento para começar a montar uma carteira de longo prazo, comprando aos poucos. Partiularmente quero aumentar minha posição no setor financeiro esse ano e comecei a montar uma carteira de fiis. Ano que vem quero começar a comprar ações de setores que vão apanhar mais durante a crise, mas que tem potencial para crescrer quando a recessão der um refresco como educacionais, construção civil e consumo.
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 9, 2016 8:44:20 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 9, 2016 15:06:19 GMT -3.5
Prezados Foristas, elenquei 10 empresas para estudar os balanços (EALT, FESA (*), SLED (*), SHUL, MTSA, FRIO (*), CGRA (*), MGEL, SAPR E PTBL), e fui baixar as planilhas do antigo Tópico da CBCafi do IM, e para minha surpresa, apenas as empresas indicadas com asterisco ( *) estão disponíveis, alguem saberia dizer o motivo de ninguem ter planilhado as demais empresas? elas não tinham muito apelo do ponto de vista fundamentalista? neste caso será possível que eu consiga levantar os dados desde 2009? forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=14393#p1524939
|
|
|
Post by cadu28 on Feb 9, 2016 17:57:02 GMT -3.5
Prezados Foristas, elenquei 10 empresas para estudar os balanços (EALT, FESA (*), SLED (*), SHUL, MTSA, FRIO (*), CGRA (*), MGEL, SAPR E PTBL), e fui baixar as planilhas do antigo Tópico da CBCafi do IM, e para minha surpresa, apenas as empresas indicadas com asterisco ( *) estão disponíveis, alguem saberia dizer o motivo de ninguem ter planilhado as demais empresas? elas não tinham muito apelo do ponto de vista fundamentalista? neste caso será possível que eu consiga levantar os dados desde 2009? forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=14393#p1524939São empresas de maior risco, small caps sem governança, ou com governança ruim. E nesta lista tem 2 de alto risco, FRIO e MGEL já estão com risco de insolvência. Acredito que nenhum forista quis planilhar.
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 10, 2016 9:26:42 GMT -3.5
Prezados Foristas, elenquei 10 empresas para estudar os balanços (EALT, FESA (*), SLED (*), SHUL, MTSA, FRIO (*), CGRA (*), MGEL, SAPR E PTBL), e fui baixar as planilhas do antigo Tópico da CBCafi do IM, e para minha surpresa, apenas as empresas indicadas com asterisco ( *) estão disponíveis, alguem saberia dizer o motivo de ninguem ter planilhado as demais empresas? elas não tinham muito apelo do ponto de vista fundamentalista? neste caso será possível que eu consiga levantar os dados desde 2009? forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=14393#p1524939São empresas de maior risco, small caps sem governança, ou com governança ruim. E nesta lista tem 2 de alto risco, FRIO e MGEL já estão com risco de insolvência. Acredito que nenhum forista quis planilhar. cadu28 , optei por redirecionar esses 2 últimos posts para essa Thread, pois acredito que essa informação que você postou tem uma certa relevância para os demais foristas, eu vou tentar levantar os dados dessas empresas que eu listei com objetivo didático, quando aparecerem as dúvidas postarei aqui, assim todos que estão começando a estudar AF e balanços podem aprender, na realidade estou com muita coisa pra fazer (publicar os perfis de todos os FIIs + gráficos de custo/m^2 intrasetorial), fazer uma adaptação dos gráficos de empresas do bastter para os FIIs (acredito que isso pode ser um diferencial nas Threads de cada FII), alem de estudar os balanços dessas empresas indicadas e colaborar nos respectivos Tópicos, mas é aquela estória, se você ficar tentando fazer muita coisa, acaba não fazendo nada, então vou tentar me organizar aqui e, se possível, tirar as dúvidas sobre como identificar os dados nos balanços nesta Thread, para não poluir a Thread de AF principal.
|
|
|
Post by jigsaw on May 20, 2016 21:58:05 GMT -3.5
cadu28 , estou analisando as planilhas da CBCAFI (li as 90 paginas do Tópico): forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=14393#p1524939, baixei as planilhas da (VALE5 E ELPL4) e tenho algumas dúvidas: 1) O item "Resultado antes Financ e Trib" é o EBIT ou EBTIDA? se for o EBIT onde está indicado o EBITDA na planilha? 2) No caso da empresa possuir ações ON, PN, PNA E PNB e tiver pago os DIFERENTES valores de proventos x, y, z e w, num determinado trimestre, então Div. Yield seria a média ponderada do item Dividendos multiplicado por 4 e dividido pela cotação? Div. Yield = {[(ON.x + PN. y + PNA . z + PNB . w)/ON + PN + PNA + PNB]. 4} / cotação 3) O item "Lucro/Prej Periodo" é o item 3.11 ou tenho que encontrar o "Lucro atribuido a socios da empresa controladora"? É que em alguns balanços não encontrei esse "Lucro atribuido a socios da empresa controladora" "-No novo padrão contábil (fechamento de 2010 pra frente), deverá ser colocado no campo "lucro/prejuízo do período", da tabela, o lucro "Atribuído a sócios da empresa controladora", do balanço." - Fonte: CBCAFI 4) O Ativo Permanente ainda é a soma dos itens 1.02.02 + 1.02.03 + 1.02.04? Emprest e Financ CP ainda é a soma de 2.01.02 + 2.01.06 e Emprest e Financ LP ainda é a soma de 2.02.02 + 2.02.06? 5) No caso de ações ON e PN o primeiro critério ainda seria o indicado abaixo, ou seja, a empresa com > Tag Along? Mas eu baixei a planilha da VALE e está indicado VALE5 (PNA), o correto não seria a VALE3 (ON) com maior Tag Along? "-Quando a empresa possuir ações ON e PN, deve-se colocar como Quantidade de Ações a soma dessas ações. A cotação deverá ser do tipo de ação (ON ou PN) que tiver maior Tag Along. Caso o Tag Along seja o mesmo, deverá ser colocada a cotação da ação mais líquida. Atenção especial deverá ser dada nos dividendos para que não se atribua dividendos de um tipo de ação a outro tipo de ação." - Fonte: CBCAFI 6) Na planilha da ELPL4-2T12 ha a seguinte indicação em Dividendos = [(E102 . 0,4 + E105 . 0,6) . R23], o que significa esse 0,4 e 0,6? 7) Eu verifiquei que as parciais trimestrais de 2009 e 2010 da planilha CBCAFI não batem com os valores encontradas na Bovespa, seria devido ao novo formato IFRS? Entao onde você encontrou aqueles valores? VALE Ativo Total 1T09 CBCAFI = 187.954.278 ?? VALE Ativo Total 1T09 BOVESPA = 172.461.210 VALE Ativo Total 1T10 CBCAFI = 184.338.171 ?? VALE Ativo Total 1T10 BOVESPA = 166.956.431 8) Eu verifiquei que o Resultado Não Operacional para Bancos é o item 3.06, mas para as demais empresas onde devo procurar? No caso da ELPL4-3T09 o RNO = 91.500 e na ELPL4-2009 (DFP) = 366.000, onde você encontrou esses valores? Estava pensando em reativarmos o Tópico da CBCAFI aqui no clubinvest, eu me proponho a colaborar nas atualizações, o que você acha da idéia? É que eu pesquisava alguns dados no bastter, mas ele está bloqueando as informações, primeiro foram os gráficos, agora bloqueou algumas colunas de dados, acho que logo o acesso a todos os dados será restrito para assinantes, por isso acho importante termos uma fonte de informaçoes aqui, mas se ninguem concordar, entao deixa como está. Em relação as perguntas, se puder responda aquilo que se lembrar, não precisa responder tudo, qualquer resposta será de grande ajuda.
|
|
|
Post by cadu28 on May 21, 2016 8:15:03 GMT -3.5
cadu28 , estou analisando as planilhas da CBCAFI (li as 90 paginas do Tópico): forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=14393#p1524939, baixei as planilhas da (VALE5 E ELPL4) e tenho algumas dúvidas: 1) O item "Resultado antes Financ e Trib" é o EBIT ou EBTIDA? se for o EBIT onde está indicado o EBITDA na planilha? 2) No caso da empresa possuir ações ON, PN, PNA E PNB e tiver pago os DIFERENTES valores de proventos x, y, z e w, num determinado trimestre, então Div. Yield seria a média ponderada do item Dividendos multiplicado por 4 e dividido pela cotação? Div. Yield = {[(ON.x + PN. y + PNA . z + PNB . w)/ON + PN + PNA + PNB]. 4} / cotação 3) O item "Lucro/Prej Periodo" é o item 3.11 ou tenho que encontrar o "Lucro atribuido a socios da empresa controladora"? É que em alguns balanços não encontrei esse "Lucro atribuido a socios da empresa controladora" "-No novo padrão contábil (fechamento de 2010 pra frente), deverá ser colocado no campo "lucro/prejuízo do período", da tabela, o lucro "Atribuído a sócios da empresa controladora", do balanço." - Fonte: CBCAFI 4) O Ativo Permanente ainda é a soma dos itens 1.02.02 + 1.02.03 + 1.02.04? Emprest e Financ CP ainda é a soma de 2.01.02 + 2.01.06 e Emprest e Financ LP ainda é a soma de 2.02.02 + 2.02.06? 5) No caso de ações ON e PN o primeiro critério ainda seria o indicado abaixo, ou seja, a empresa com > Tag Along? Mas eu baixei a planilha da VALE e está indicado VALE5 (PNA), o correto não seria a VALE3 (ON) com maior Tag Along? "-Quando a empresa possuir ações ON e PN, deve-se colocar como Quantidade de Ações a soma dessas ações. A cotação deverá ser do tipo de ação (ON ou PN) que tiver maior Tag Along. Caso o Tag Along seja o mesmo, deverá ser colocada a cotação da ação mais líquida. Atenção especial deverá ser dada nos dividendos para que não se atribua dividendos de um tipo de ação a outro tipo de ação." - Fonte: CBCAFI 6) Na planilha da ELPL4-2T12 ha a seguinte indicação em Dividendos = [(E102 . 0,4 + E105 . 0,6) . R23], o que significa esse 0,4 e 0,6? 7) Eu verifiquei que as parciais trimestrais de 2009 e 2010 da planilha CBCAFI não batem com os valores encontradas na Bovespa, seria devido ao novo formato IFRS? Entao onde você encontrou aqueles valores? VALE Ativo Total 1T09 CBCAFI = 187.954.278 ?? VALE Ativo Total 1T09 BOVESPA = 172.461.210 VALE Ativo Total 1T10 CBCAFI = 184.338.171 ?? VALE Ativo Total 1T10 BOVESPA = 166.956.431 8) Eu verifiquei que o Resultado Não Operacional para Bancos é o item 3.06, mas para as demais empresas onde devo procurar? No caso da ELPL4-3T09 o RNO = 91.500 e na ELPL4-2009 (DFP) = 366.000, onde você encontrou esses valores? Estava pensando em reativarmos o Tópico da CBCAFI aqui no clubinvest, eu me proponho a colaborar nas atualizações, o que você acha da idéia? É que eu pesquisava alguns dados no bastter, mas ele está bloqueando as informações, primeiro foram os gráficos, agora bloqueou algumas colunas de dados, acho que logo o acesso a todos os dados será restrito para assinantes, por isso acho importante termos uma fonte de informaçoes aqui, mas se ninguem concordar, entao deixa como está. Em relação as perguntas, se puder responda aquilo que se lembrar, não precisa responder tudo, qualquer resposta será de grande ajuda. Que bom que vc está querendo reativar a CBCAFI jigsaw . Ajudo no que puder. 1- Sobre o EBIT x EBITDA, tem diversas diferenças sobre o cálculo destes. Eu uso o seguinte: EBIT seria isso mesmo que vc apontou, o Lucro antes dos Juros e Tributos. Já o EBITDA Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Eu não vejo necessidade de se calcular o EBITDA, tanto que na minha planilha, e quando montei a base da planilha da CBCAFI, nem coloquei este indicador (até pq ele precisa de mais dados, e a ideia era ser uma planilha simples e eficaz). 2- Não lembro exatamente se fazia isso na CBCAFI, mas nas minhas planilhas eu faço um pouco diferente: em um determinado trimestre, pego o valor distribuído por aquela determinada classe que estou analisando. Exemplo: VIVT4, no 1T 16 as PNs renderam proventos por ação (arredondei): 0,122 + 0,205. Aí vc soma os proventos pagos nos últimos 4 trimestres, e divide pela cotação, chegando ao DY. 3- Isso, é o 3.11.01 (Atribuído a Sócios da Empresa Controladora ). Os que não tiverem nada neste item, use o 3.11 mesmo (Lucro/Prejuízo Consolidado do Período ). 4- Ativo Permanente ainda é isso sim. Empréstimo e financ mudou, agora tem um item já mostrando, geralmente são o 2.01.04, e o 2.02.01 5- Teoricamente, e em termos gerais, o correto seria isso mesmo, considerar em grau de importância p/ se investir o maior tag along nas classes, e se não tiver diferença, a com maior liquidez. Este tipo de medida é ainda mais crucial p/ mid e small caps, que são empresas cujas chances de troca de controle são maiores. Em caso de blue chips esta medida não é tão essencial assim. Acredito que no caso de VALE se levou em conta a PN por conta das opções, pois se vc estiver comprado em VALE5 consegue fazer um lançamento coberto por exemplo. 6- Não faço ideia, depois vou baixar a planilha dela e ver se descubro o que é. EDIT: olhei a planilha, vi o calculo, mas tb não consegui entender... 7- Não vi esta diferença. Os valores que vc colocou da CBCAFI estão batendo com os que constam nos relatórios da bovespa. 8- As empresas não são mais obrigadas a divulgarem os eventos não recorrentes. Agora é preciso ir atrás desta informação, geralmente nas divulgações de resultados anuais divulgados pela empresa. Mas isso é fácil de detectar, sempre que vc visualizar uma diferença grande, seja p/ cima ou p/ baixo, no resultado da empresa, procure se tem algum efeito não recorrente informado no relatório. Tem casos clássicos disso, como foi o de PRBC4 em 2012, que vendeu parte de sua participação p/ outra empresa, inflando o LL em uns 42M. Isto deu uma alta de 55% frente ao LL do ano anterior. Olha o salto do LL no gráfico em 2012:
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 21, 2016 8:30:21 GMT -3.5
Já o EBITDA Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Eu não vejo necessidade de se calcular o EBITDA, tanto que na minha planilha, e quando montei a base da planilha da CBCAFI, nem coloquei este indicador (até pq ele precisa de mais dados, e a ideia era ser uma planilha simples e eficaz). Tem empresas onde o EBITDA faz melhor sentido como medida do resultado operacional que o EBIT. Especialmente para companhias como as de tecnologia, telefonia, as elétricas novas (pequenas de crescimento) etc. Em geral empresas que tem dívida ativa relativamente alta (não perigosa, mas sim que estão endividadas para fazer aquele capital trabalhar) e trabalham em setores onde os ativos depreciam rápidamente, então quando incluímos os pagamentos da dívida e a depreciação nas contas de receitas, pode parecer que a empresa teve receitas totais negativas quando na realidade operacionalmente os pagamentos de juros de dívidas de fato contam negativamente, mas a depreciação não tem impacto no fluxo de caixa. Nestes casos, se consideramos só o EBIT, então diretamente estaremos não contando aqueles pagamentos dos juros da dívida. O Ebitda neste caso mede um pouco melhor como é que o capital que a empresa pediu emprestado está sendo utilizado no resultado operacional.
|
|
|
Post by jigsaw on May 23, 2016 9:20:23 GMT -3.5
Que bom que vc está querendo reativar a CBCAFI jigsaw . Ajudo no que puder. 1- Sobre o EBIT x EBITDA, tem diversas diferenças sobre o cálculo destes. Eu uso o seguinte: EBIT seria isso mesmo que vc apontou, o Lucro antes dos Juros e Tributos. Já o EBITDA Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Eu não vejo necessidade de se calcular o EBITDA, tanto que na minha planilha, e quando montei a base da planilha da CBCAFI, nem coloquei este indicador (até pq ele precisa de mais dados, e a ideia era ser uma planilha simples e eficaz). ENTENDIDO.2- Não lembro exatamente se fazia isso na CBCAFI, mas nas minhas planilhas eu faço um pouco diferente: em um determinado trimestre, pego o valor distribuído por aquela determinada classe que estou analisando. Exemplo: VIVT4, no 1T 16 as PNs renderam proventos por ação (arredondei): 0,122 + 0,205. Aí vc soma os proventos pagos nos últimos 4 trimestres, e divide pela cotação, chegando ao DY. Essa explicação tem mais sentido, pois encontrei em algumas planilhas a média ponderada da quantidade de ações ON e PN com os proventos, nao faz muito sentido pois se estou planilhando a VALE5, o objetivo seria obter-se o Div. Yield da VALE5, mas preciso da quantidade total de ações para calcular o Valor de Mercado da empresa.3- Isso, é o 3.11.01 (Atribuído a Sócios da Empresa Controladora ). Os que não tiverem nada neste item, use o 3.11 mesmo (Lucro/Prejuízo Consolidado do Período ). ENTENDIDO.4- Ativo Permanente ainda é isso sim. Empréstimo e financ mudou, agora tem um item já mostrando, geralmente são o 2.01.04, e o 2.02.01 Sim, mas no caso de bancos, são os códigos que eu havia indicado, pois esses códigos são para rubricas diferentes: 2.01.04 Relações Interfinanceiras 2.02.01 Depósitos 5- Teoricamente, e em termos gerais, o correto seria isso mesmo, considerar em grau de importância p/ se investir o maior tag along nas classes, e se não tiver diferença, a com maior liquidez. Este tipo de medida é ainda mais crucial p/ mid e small caps, que são empresas cujas chances de troca de controle são maiores. Em caso de blue chips esta medida não é tão essencial assim. Acredito que no caso de VALE se levou em conta a PN por conta das opções, pois se vc estiver comprado em VALE5 consegue fazer um lançamento coberto por exemplo. ENTENDIDO.6- Não faço ideia, depois vou baixar a planilha dela e ver se descubro o que é. EDIT: olhei a planilha, vi o calculo, mas tb não consegui entender... Eu fiquei um tempão tentando entender várias formulas que estavam nas celulas das planilhas prontas, mas como isso estava sendo pouco produtivo, achei melhor procurar entender o conceito e se forem surgindo duvidas eu posto aqui no Tópico.7- Não vi esta diferença. Os valores que vc colocou da CBCAFI estão batendo com os que constam nos relatórios da bovespa. Encontrei o ERRO, eu nao estava usando o Balanço Consolidado.8- As empresas não são mais obrigadas a divulgarem os eventos não recorrentes. Agora é preciso ir atrás desta informação, geralmente nas divulgações de resultados anuais divulgados pela empresa. Mas isso é fácil de detectar, sempre que vc visualizar uma diferença grande, seja p/ cima ou p/ baixo, no resultado da empresa, procure se tem algum efeito não recorrente informado no relatório. Tem casos clássicos disso, como foi o de PRBC4 em 2012, que vendeu parte de sua participação p/ outra empresa, inflando o LL em uns 42M. Isto deu uma alta de 55% frente ao LL do ano anterior. Olha o salto do LL no gráfico em 2012: EXCELENTE idéia, fica bem mais fácil analisar através de graficos, depois de planilhar os dados, constrói-se o gráfico e verifica-se as distorções. cadu28 , isso não foi uma explicação, foi uma verdadeira aula, agradeço pela pré-disposição em esclarecer minhas duvidas, eu vou tentar planilhar algumas empresas, e a medida que surgirem duvidas, postarei aqui, depois envio as planilhas por e-mail (o e-mail da CBCAFI continua o mesmo? cbcafi@gmail.com?), se houver alguma distorção, peço que comentem, para que eu possa ir melhorando. forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=14393
|
|
|
Post by jigsaw on May 28, 2016 10:07:57 GMT -3.5
Prezados Foristas, elenquei 10 empresas para estudar os balanços (EALT, FESA (*), SLED (*), SHUL, MTSA, FRIO (*), CGRA (*), MGEL, SAPR E PTBL), e fui baixar as planilhas do antigo Tópico da CBCafi do IM, e para minha surpresa, apenas as empresas indicadas com asterisco ( *) estão disponíveis, alguem saberia dizer o motivo de ninguem ter planilhado as demais empresas? elas não tinham muito apelo do ponto de vista fundamentalista? neste caso será possível que eu consiga levantar os dados desde 2009? forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=14393#p1524939São empresas de maior risco, small caps sem governança, ou com governança ruim. E nesta lista tem 2 de alto risco, FRIO e MGEL já estão com risco de insolvência. Acredito que nenhum forista quis planilhar. cadu28 , estou planilhando as 10 empresas indicadas no post acima, sendo que (4) delas possuem arquivos na CBCAFI, desta forma as outras (6) eu terei que planilhar a partir do ZERO. A minha dúvida é a seguinte, estou na 4.ª empresa (CGRA4) e me deparei com os seguintes valores de ativo permanente: DFP 31/12/2013-V1 = 517.831.031 (31/12/2013)DFP 31/12/2014-V2 = 538.837.611 (31/12/2013)Note que os valores anuais nas duas DFP's são diferentes, eu havia planilhado o primeiro, mas na DFP REF.: 2014 ha indicação de um valor diferente, qual devo considerar?
|
|
|
Post by jigsaw on May 28, 2016 10:23:19 GMT -3.5
OBSERVAÇÕES: 1) Apesar de nao entender alguns valores planilhados, tanto na formula apresentada na célula, como na própria digitação, preferi nao proceder com nenhuma alteração, inlcusive indicando com fundo amarelo as células que foram preenchidas recentemente; 2) Nos casos em que as empresas tem ações ON E PN, há planilhas que foram digitadas apenas com as ações ON com > Tag along (neste caso para o calculo do Div. Yield, seria a melhor opção, pois nao há interferência das ações do outro tipo, mas o calculo do Valor de Mercado da empresa fica comprometido, pois deve ser considerado a quantidade total das ações), em outras planilhas ha indicação do calculo levando-se em consideração todos os tipos de ações (neste caso o Div. Yield fica distorcido, mas o VM da empresa fica correto); 3) Em algumas planilhas há indicação de 3.11 Lucro/Prejuízo Consolidado do Período, enquanto em outras foram utilizados 3.11.01 Atribuído a Sócios da Empresa Controladora, apesar de que a diferença de valores nao chega a comprometer. O que você acha do ADP abrir aqui no clubinvest o Tópico da CBCAFI? Eu acho que o ideal seria ele abrir com o mesmo post inicial do IM, uma vez que ele é o autor do Tópico de lá. Eu estou animado com esse projeto, estou atualizando 10 empresas das 111 disponíveis na CBCAFI e me comprometo a me dedicar a esse trabalho, pelo menos até atualizar uma quantidade significativa de empresas, se alguem quiser ajudar basta se manifestar, me parece que o pholio era um dos que mais contribuiam. O Bastter fechou os dados do site dele, agora apenas para assinantes, e nao conheço nenhum site disponível na rede com esse nivel de detalhamento e informação. E a propósito, quantas empresas você acompanha utilizando essas planilhas?
|
|
|
Post by cadu28 on May 28, 2016 10:41:55 GMT -3.5
São empresas de maior risco, small caps sem governança, ou com governança ruim. E nesta lista tem 2 de alto risco, FRIO e MGEL já estão com risco de insolvência. Acredito que nenhum forista quis planilhar. cadu28 , estou planilhando as 10 empresas indicadas no post acima, sendo que (4) delas possuem arquivos na CBCAFI, desta forma as outras (6) eu terei que planilhar a partir do ZERO. A minha dúvida é a seguinte, estou na 4.ª empresa (CGRA4) e me deparei com os seguintes valores de ativo permanente: DFP 31/12/2013-V1 = 517.831.031 (31/12/2013)DFP 31/12/2014-V2 = 538.837.611 (31/12/2013)Note que os valores anuais nas duas DFP's são diferentes, eu havia planilhado o primeiro, mas na DFP REF.: 2014 ha indicação de um valor diferente, qual devo considerar? Teoricamente, o correto é vc utilizar o último balanço divulgado. Estes símbolos, V1, V2, V3, ... significam reapresentações do balanço. Ou seja, depois de algum tempo após a divulgação, a empresa ou achou algum dado equivocado, ou mudou a metodologia de contabilização deste, e reapresenta o balanço atualizando os números. Então neste caso, o idela seria usar o último balanço apresentado, o V2. Na prática, eu não tenho corrigido a planilha depois que a empresa reapresenta um balanço anterior, só se a discrepância for muito grande.
|
|
|
Post by cadu28 on May 28, 2016 10:54:03 GMT -3.5
OBSERVAÇÕES: 1) Apesar de nao entender alguns valores planilhados, tanto na formula apresentada na célula, como na própria digitação, preferi nao proceder com nenhuma alteração, inlcusive indicando com fundo amarelo as células que foram preenchidas recentemente; 2) Nos casos em que as empresas tem ações ON E PN, há planilhas que foram digitadas apenas com as ações ON com > Tag along (neste caso para o calculo do Div. Yield, seria a melhor opção, pois nao há interferência das ações do outro tipo, mas o calculo do Valor de Mercado da empresa fica comprometido, pois deve ser considerado a quantidade total das ações), em outras planilhas ha indicação do calculo levando-se em consideração todos os tipos de ações (neste caso o Div. Yield fica distorcido, mas o VM da empresa fica correto); 3) Em algumas planilhas há indicação de 3.11 Lucro/Prejuízo Consolidado do Período, enquanto em outras foram utilizados 3.11.01 Atribuído a Sócios da Empresa Controladora, apesar de que a diferença de valores nao chega a comprometer. O que você acha do ADP abrir aqui no clubinvest o Tópico da CBCAFI? Eu acho que o ideal seria ele abrir com o mesmo post inicial do IM, uma vez que ele é o autor do Tópico de lá. Eu estou animado com esse projeto, estou atualizando 10 empresas das 111 disponíveis na CBCAFI e me comprometo a me dedicar a esse trabalho, pelo menos até atualizar uma quantidade significativa de empresas, se alguem quiser ajudar basta se manifestar, me parece que o pholio era um dos que mais contribuiam. O Bastter fechou os dados do site dele, agora apenas para assinantes, e nao conheço nenhum site disponível na rede com esse nivel de detalhamento e informação. E a propósito, quantas empresas você acompanha utilizando essas planilhas? Acho uma ótima ideia. Hoje acompanho nas planilhas cerca de 30 empresas. Já cheguei a acompanhar de perto umas 50.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 28, 2016 13:12:10 GMT -3.5
OBSERVAÇÕES: 1) Apesar de nao entender alguns valores planilhados, tanto na formula apresentada na célula, como na própria digitação, preferi nao proceder com nenhuma alteração, inlcusive indicando com fundo amarelo as células que foram preenchidas recentemente; 2) Nos casos em que as empresas tem ações ON E PN, há planilhas que foram digitadas apenas com as ações ON com > Tag along (neste caso para o calculo do Div. Yield, seria a melhor opção, pois nao há interferência das ações do outro tipo, mas o calculo do Valor de Mercado da empresa fica comprometido, pois deve ser considerado a quantidade total das ações), em outras planilhas ha indicação do calculo levando-se em consideração todos os tipos de ações (neste caso o Div. Yield fica distorcido, mas o VM da empresa fica correto); 3) Em algumas planilhas há indicação de 3.11 Lucro/Prejuízo Consolidado do Período, enquanto em outras foram utilizados 3.11.01 Atribuído a Sócios da Empresa Controladora, apesar de que a diferença de valores nao chega a comprometer. O que você acha do ADP abrir aqui no clubinvest o Tópico da CBCAFI? Eu acho que o ideal seria ele abrir com o mesmo post inicial do IM, uma vez que ele é o autor do Tópico de lá. Eu estou animado com esse projeto, estou atualizando 10 empresas das 111 disponíveis na CBCAFI e me comprometo a me dedicar a esse trabalho, pelo menos até atualizar uma quantidade significativa de empresas, se alguem quiser ajudar basta se manifestar, me parece que o pholio era um dos que mais contribuiam. O Bastter fechou os dados do site dele, agora apenas para assinantes, e nao conheço nenhum site disponível na rede com esse nivel de detalhamento e informação. E a propósito, quantas empresas você acompanha utilizando essas planilhas? Acho uma ótima ideia. Hoje acompanho nas planilhas cerca de 30 empresas. Já cheguei a acompanhar de perto umas 50. Eu considero o projeto obsoleto essencialmente, eu pelo menos já automatizei o meu planilhamento de todas as empresas e posso acompanhar todas elas diretamente no meu computador. Não vejo motivo para planilhar em excel na mão o que podemos ter automaticamente.
|
|
|
Post by cadu28 on May 28, 2016 19:36:31 GMT -3.5
Acho uma ótima ideia. Hoje acompanho nas planilhas cerca de 30 empresas. Já cheguei a acompanhar de perto umas 50. Eu considero o projeto obsoleto essencialmente, eu pelo menos já automatizei o meu planilhamento de todas as empresas e posso acompanhar todas elas diretamente no meu computador. Não vejo motivo para planilhar em excel na mão o que podemos ter automaticamente. Do pto de vista de montagem das planilhas, sem dúvida. Mas acredito que o Jigsaw pode aprender muito fazendo as planilhas, e depois olhando os indicadores, sua evolução, e chegar a uma análise.
|
|
|
Post by jigsaw on May 29, 2016 16:35:58 GMT -3.5
Acho uma ótima ideia. Hoje acompanho nas planilhas cerca de 30 empresas. Já cheguei a acompanhar de perto umas 50. Eu considero o projeto obsoleto essencialmente, eu pelo menos já automatizei o meu planilhamento de todas as empresas e posso acompanhar todas elas diretamente no meu computador. Não vejo motivo para planilhar em excel na mão o que podemos ter automaticamente. Potuz, até onde eu saiba, considerando o IM e o clubinvest, poucos foristas entendiam de programação (Max Gunther, rufuslenhador, frajola...), desta forma 99,99999% dos foristas não sabem como automatizar esse sistema, entao a boa e velha planilha em Excel deve atender a demanda de muita gente, considerando que a maioria acompanha poucas empresas, alem disso ninguem é obrigado a participar da CBCAFI, participa quem tiver interesse.
|
|
|
Post by jigsaw on May 29, 2016 16:45:10 GMT -3.5
Eu considero o projeto obsoleto essencialmente, eu pelo menos já automatizei o meu planilhamento de todas as empresas e posso acompanhar todas elas diretamente no meu computador. Não vejo motivo para planilhar em excel na mão o que podemos ter automaticamente. Do pto de vista de montagem das planilhas, sem dúvida. Mas acredito que o Jigsaw pode aprender muito fazendo as planilhas, e depois olhando os indicadores, sua evolução, e chegar a uma análise. É isso mesmo, eu não sou um investidor profissional, por isso as planilhas da CBCAFI em Excel me atendem perfeitamente, alem disso só aprende quem tenta preencher as planilhas de forma a entender a origem e o significado dos dados disponíveis na Bovespa.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on May 31, 2016 18:40:54 GMT -3.5
Para quem se interessar, na fundação Bradesco eles oferecem vários cursos gratuitos online sobre diversas áreas. Os cursos abaixo talvez podem servir de introdução para quem está começando a estudar análise fundamentalista: Análise de Balanços - carga horária de 30h/aula. Contabilidade Empresarial - carga horária de 18h/aula. Matemática Financeira com uso da HP12C - carga horária de 40h/aula. Na parte de Informática encontrei curso de Excell avançado com 20 horas/aula que parece ser interessante. Segue o site da Fundação Bradesco: www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx
|
|