|
Post by rscardozo on May 15, 2017 8:07:53 GMT -3.5
|
|
|
Post by rscardozo on May 15, 2017 8:30:56 GMT -3.5
Assim, talvez seja interessante mover para renda fixa.
|
|
|
Post by salcedo on May 15, 2017 9:00:27 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 15, 2017 9:18:31 GMT -3.5
rscardozo, partindo-se da premissa que não esteja fazendo propaganda da Biva e sim trazendo uma dúvida autêntica, segue aqui minha resposta: Na internet vai encontrar diversos blogs relatando experiências em empréstimos peer-to-peer. O mais citado é o lending club. No geral, os usuários apontam que, no início, como o número de pessoas emprestando é menor do que as pegando emprestado, as ferramentas de triagem permitem identificar vários tomadores com boa avaliação de crédito. Conforme o programa se dissemina, há uma maior concorrência entre os próprios usuários e os tomadores bem avaliados vão ficando escassos, somente restando a opção de se emprestar aos de maior risco. Se nos EUA eu já acho esta modalidade de investimento arriscada (o usuário, sem nenhum preparo específico, basicamente oferece um juro menor que um banco a um tomador de alto risco) no Brasil, eu teria ainda mais ressalvas, já que (a) não temos sistemas abertos de histórico de crédito, (b) existem leis específicas que tratam como agiota qualquer um que, sem ser instituição financeira, faça empréstimos com determinadas características; (c) nossos títulos públicos oferecem retornos atrativos o suficiente para não precisarmos assumir risco em demasia e (d) o número de golpistas virtuais é imenso. De todo modo, se quiser se arriscar, as primeiras perguntas que deve fazer são: 1) quem está por trás dessa Biva? 2) Que ferramentas esta Biva oferece aos usuários para selecionar e avaliar os tomadores de crédito? 3) quais as garantias que o tomador oferece ao seu crédito e como elas são executadas em caso de inadimplemento?
|
|
|
Post by rscardozo on May 15, 2017 9:25:06 GMT -3.5
rst,
Não estou fazendo propaganda. Sou usuário do fórum, mas com pouca participação.
A princípio achei uma idéia interessante, mas tive essas mesmas dúvidas que vc citou. Por isso trouxe pra cá o assunto.
Não arriscaria com as informações que tenho investir ai.
EDIT: Os retornos no reclame aqui não são bons.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 15, 2017 9:28:00 GMT -3.5
Pelo que li, tem garantia pelo FGC. Isto embaixo e não ser garantido pelo FGC são equivalentes.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 15, 2017 10:22:40 GMT -3.5
rst, Não estou fazendo propaganda. Sou usuário do fórum, mas com pouca participação. A princípio achei uma idéia interessante, mas tive essas mesmas dúvidas que vc citou. Por isso trouxe pra cá o assunto. Não arriscaria com as informações que tenho investir ai. EDIT: Os retornos no reclame aqui não são bons. Depois que mencionou o reclame aqui dei uma lida no que os usuários escreveram por lá e, pelas queixas, constata-se que esta plataforma da Biva ainda é muito rudimentar, algo bem diferente do que se constata dos reviews de sites como o lending club. Só por este motivo, independentemente da confiabilidade da empresa ou de qual seja a relação risco x retorno da aplicação, eu já a descartaria de plano.
|
|