Primeiramente quero deixar claro que não conheço a empresa, aliás, não conheço ninguém do ramo financeiro em Brasília que preste assessoria.
Posto isso, gostaria de esclarecer que planejamento financeiro é uma atividade que só pode ser exercida no meu entendimento por dois profissionais: o planejador financeiro com registro na planejar e o consultor com registro na CVM.
Para ter o registro na planejar você tem que ser aprovado na certificação CFP. A certificação é de uma dificuldade relativamente razoável no meu entendimento, o que complica é a quantidade de assuntos abordados, pois o cara tem que saber desde funcionamento do mercado financeiro até direito sucessório. A Planejar faz um trabalho muito bom de divulgação desses profissionais e você pode consultar a lista aqui:
www.planejar.org.br/institucional/planejador-financeiro/busca/ A minha única crítica em relação a eles é que a instituição Planejar pratica uma verdadeira política do terror para concessão e renovação das certificações, as exigências que eles fazem ao meu ver não tem cabimento e vão muito além do razoável para comprovar capacidade na área.
Já os consultores, não sei como está agora, mas até onde eu sabia, a CVM só estava aceitando registro de quem comprovasse aprovação como analista ou como gestor e pode acreditar que ambas são muito difíceis de se obter. Fora que a sua "taxa de fiscalização" que você paga a CVM trimestralmente já praticamente dobra de preço, então ninguém vai pedir esse registro à toa. Até onde eu sei, não existe uma lista pública desses profissionais, que com certeza são poucos.
Agente autônomo de investimento é um profissional completamente diferente. Ele também paga taxa trimestral para a CVM, tem que fazer uma prova para obter registro, que é de outra instituição (ANCORD), mas é outro mundo. A Prova da ANCORD, é muito limitada, são cobrados conceitos focados no mercado de capitais e não foge muito disso porque a atuação dele é apenas tirar dúvidas dos clientes das corretoras, explicar e oferecer os produtos, realizar operações que o cliente solicitou. Nunca prestar consultoria ou muito menos fazer gestão. Ou seja, é um operador de mesa que trabalha fora da corretora prospectando clientes.
Porém... sei de vários que até girar carteira de cliente giravam. Aliás, conheço pessoalmente um que fazia isso em uma determinada corretora e depois de dar um prejuízo num cliente, foi para outra corretora fazer a mesma coisa...
Certificado de agente autônomo de investimentos, diploma de economia em universidade federal, pós em finanças, etc... tudo isso pra mim tem valor zero.
Quer dizer que esses caras são todos picaretas? Não, eu também sei de um em Belo Horizonte, que tem uma visão de mercado que deixa muitos analistas chefes de corretora no chinelo. E nunca soube dele extrapolar os limites do que um agente autônomo é permitido fazer.
Num CNPJ de AAI todos os sócios tem que ser AAI. Em tese, isso não os impede de serem planejadores financeiros, porém...
Se lermos a instrução 497 da CVM (http://www.cvm.gov.br/legislacao/inst/inst497.html), veremos claramente:
"Art. 13. É vedado ao agente autônomo de investimento ou à pessoa jurídica constituída na forma do art. 2º:
II - receber de clientes ou em nome de clientes, ou a eles entregar, por qualquer razão e inclusive a título de remuneração pela prestação de quaisquer serviços, numerário, títulos ou valores mobiliários ou outros ativos;
§ 1º Para exercer as atividades de administração de carteira, de consultoria ou de análise de valores mobiliários, o agente autônomo de investimento que seja registrado pela CVM para o exercício daquelas atividades na forma da regulamentação em vigor deve requerer à entidade credenciadora a suspensão de seu credenciamento como agente autônomo de investimento."
Acho que depois desse trecho, qualquer comentário se torna desnecessário. Pena que infelizmente, a determinação não é cumprida. Até no youtube tem uma penca de picaretas anunciando consultoria claramente e eles não fazem nada...