rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 23, 2016 21:00:25 GMT -3.5
Pessoal, recentemente comprei um computador com o Ubuntu e estou apanhando bastante com questões elementares (bastante mesmo, a ponto de já ter um certo arrependimento).
Sei que muitos aqui usam Linux, então gostaria de saber como fazem para rodar os programas da Receita (no momento minha dificuldade é com o Sicalc, que gera guias Darf).
Tentei instalar através do PlayonLinux/Wine, mas, após instalação, recebi mensagem de erro ao tentar executar o programa.
Alguém consegue rodar este programa no Ubuntu ou o único caminho é usar o sicalcweb?
Caso consigam, como fizeram para rodar? Instalaram algum DLL ou algo parecido?
Achei apenas um rápido tutorial na web, mas o próprio autor afirma que aquela solução deixou de funcionar com uma nova versão do programa.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 24, 2016 6:52:18 GMT -3.5
Na minha experiência eu nem tento rodar programas que foram feitos para Windows, além de questões filosóficas e práticas (como você ter aberto um buraco na sua segurança por ter Wine funcionando por exemplo) não adianta o tempo de setear eles corretamente. Em particular os programas da receita normalmente são executáveis java (como o programa para fazer a declaração IRRF) que funcionam bem em qualquer sistema, mas esse sicalc só vem para Windows. A questão é utilizar o sicalcweb e pedir para seu congressista que os organismos públicos não utilizem sistemas fechados e de companhias particulares.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 24, 2016 7:41:25 GMT -3.5
Na minha experiência eu nem tento rodar programas que foram feitos para Windows, além de questões filosóficas e práticas (como você ter aberto um buraco na sua segurança por ter Wine funcionando por exemplo) não adianta o tempo de setear eles corretamente. Em particular os programas da receita normalmente são executáveis java (como o programa para fazer a declaração IRRF) que funcionam bem em qualquer sistema, mas esse sicalc só vem para Windows. A questão é utilizar o sicalcweb e pedir para seu congressista que os organismos públicos não utilizem sistemas fechados e de companhias particulares. Obrigado. O sicalc web acabou resolvendo, apesar de não ser o que eu desejava. Minha preocupação maior com esta dúvida era evitar a mesma dor de cabeça daqui a uns meses, quando for elaborar a declaração do IR. Pelo que entendi de seu comentário, o programa da declaração anual de ajuste e o receita net funcionam sem nem mesmo precisar rodar o wine. Em relação ao ubuntu/linux, a experiência tem sido frustrante. não sei nada de programação, mas de outro lado sempre soube usar o computador para atender a todas minhas necessidades e de algum modo resolver todos os problemas que surgiam durante o uso (eu me definiria como um "leigo avançado"). Acreditava que a mudança para o linux seria apenas uma questão de adaptação, mas não está sendo tão simples assim. Problemas elementares tem-se mostrado de difícil solução e, para algumas funcionalidades, a troca do sistema operacional não resultou apenas em uma necessidade de adaptação, mas em uma verdadeira renúncia.
|
|
|
Post by cadu28 on Feb 24, 2016 11:10:10 GMT -3.5
Na minha experiência eu nem tento rodar programas que foram feitos para Windows, além de questões filosóficas e práticas (como você ter aberto um buraco na sua segurança por ter Wine funcionando por exemplo) não adianta o tempo de setear eles corretamente. Em particular os programas da receita normalmente são executáveis java (como o programa para fazer a declaração IRRF) que funcionam bem em qualquer sistema, mas esse sicalc só vem para Windows. A questão é utilizar o sicalcweb e pedir para seu congressista que os organismos públicos não utilizem sistemas fechados e de companhias particulares. Obrigado. O sicalc web acabou resolvendo, apesar de não ser o que eu desejava. Minha preocupação maior com esta dúvida era evitar a mesma dor de cabeça daqui a uns meses, quando for elaborar a declaração do IR. Pelo que entendi de seu comentário, o programa da declaração anual de ajuste e o receita net funcionam sem nem mesmo precisar rodar o wine. Em relação ao ubuntu/linux, a experiência tem sido frustrante. não sei nada de programação, mas de outro lado sempre soube usar o computador para atender a todas minhas necessidades e de algum modo resolver todos os problemas que surgiam durante o uso (eu me definiria como um "leigo avançado"). Acreditava que a mudança para o linux seria apenas uma questão de adaptação, mas não está sendo tão simples assim. Problemas elementares tem-se mostrado de difícil solução e, para algumas funcionalidades, a troca do sistema operacional não resultou apenas em uma necessidade de adaptação, mas em uma verdadeira renúncia. Eu uso os dois, tenho uma maquina virtual com Ubuntu pra acessar dados mais importantes, como bancos, e o PC com windows 10. Acho o linux pouco user friendly, acaba ficando restrito a geeks mesmo. Mas não sei até que ponto o fato de já usarmos o windows desde pequeno, não interfere nesta mudança de hábito para outro sistema.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 24, 2016 11:29:27 GMT -3.5
Na minha experiência eu nem tento rodar programas que foram feitos para Windows, além de questões filosóficas e práticas (como você ter aberto um buraco na sua segurança por ter Wine funcionando por exemplo) não adianta o tempo de setear eles corretamente. Em particular os programas da receita normalmente são executáveis java (como o programa para fazer a declaração IRRF) que funcionam bem em qualquer sistema, mas esse sicalc só vem para Windows. A questão é utilizar o sicalcweb e pedir para seu congressista que os organismos públicos não utilizem sistemas fechados e de companhias particulares. Obrigado. O sicalc web acabou resolvendo, apesar de não ser o que eu desejava. Minha preocupação maior com esta dúvida era evitar a mesma dor de cabeça daqui a uns meses, quando for elaborar a declaração do IR. Pelo que entendi de seu comentário, o programa da declaração anual de ajuste e o receita net funcionam sem nem mesmo precisar rodar o wine. Em relação ao ubuntu/linux, a experiência tem sido frustrante. não sei nada de programação, mas de outro lado sempre soube usar o computador para atender a todas minhas necessidades e de algum modo resolver todos os problemas que surgiam durante o uso (eu me definiria como um "leigo avançado"). Acreditava que a mudança para o linux seria apenas uma questão de adaptação, mas não está sendo tão simples assim. Problemas elementares tem-se mostrado de difícil solução e, para algumas funcionalidades, a troca do sistema operacional não resultou apenas em uma necessidade de adaptação, mas em uma verdadeira renúncia. Para a maioria das pessoas qualquer sistema operativo tanto faz, se você precisa só ler seu e-mail, ter um browser e ler as notícias, qualquer um é robusto suficiente para não te dar problemas e é só questão de adaptação. Tanto você pode fazer o linux parecer um windows como você pode fazer o windows parecer um linux neste sentido. A comunidade é muito grande e qualquer problema tem solução rápida e simples (a situação normal) ou impossível (por exemplo sua usbcam é muito nova e não tem driver para linux, nada a fazer neste caso). No seu caso particular posso dizer que - sim, os programas da receita para a rendição anual funcionam ótimo em linux, eu nunca tive nenhum problema
- Se você me envia os problemas que você tem eu talvez possa ajudar, se não quer enviar seus problemas, a comunidade de ubuntu é muito grande. Eu não utilizo ele, mas tem foros enormes dedicados a usuários de ubuntu. Você pode procurar também nos foros de Arch linux (e em menor grau nos foros de gentoo linux) por ajuda pois eles tem uma comunidade muito ativa que resolve essencialmente todo
- Se está precisando de ajuda pontual e com certa urgência, entra num canal irc dos milhares que existem, vai ter alguém disposto a te ajudar em vivo na hora
- Dependendo quanto tempo você está na frente de seu computador, ter um workflow eficiente ajuda muito (e realmente muito) no longo prazo. Neste quesito para a maior parte das pessoas isso implica duas coisas 1) se desfazer do mouse e aprender a utilizar um terminal bem, no linux isso é normalmente desde o início, no windows poucas pessoas fazem, porém é possível. 2) Aprender a utilizar bem, e produtivamente bem um editor de texto sério (e aqui o word e companhia não entram como editores sérios). Eu não conheço a ninguém que tenha mudado para um workflow eficiente em linux e tenha voltado a windows jamais (e tenho já mais de 30 anos na frente de computadores e pessoas que fizeram a mudança, desde programar o z-80 passando pelas VAX para fazer contas até as novas pentium).
[li] Cada sistema tem seus prós e contras, tem pessoas que precisam utilizar o último software de edição 3D, neste caso melhor ir de Mac OS X infelizmente. Tem pessoas que gostam dos últimos jogos massivos em red, neste caso melhor ir de windows ou consola. Tem outras que preferem de reação rápida do computador sem ter um sistema muito carregado de coisas inúteis, aqui sem dúvida linux é a opção. A minha laptop demora exactamente 3,43 segundos desde pressionar o botão de ligar até que está completamente booteada. Gostaria de ver um sistema windows fazendo isso
|
|
|
Post by cadu28 on Feb 24, 2016 11:41:22 GMT -3.5
Obrigado. O sicalc web acabou resolvendo, apesar de não ser o que eu desejava. Minha preocupação maior com esta dúvida era evitar a mesma dor de cabeça daqui a uns meses, quando for elaborar a declaração do IR. Pelo que entendi de seu comentário, o programa da declaração anual de ajuste e o receita net funcionam sem nem mesmo precisar rodar o wine. Em relação ao ubuntu/linux, a experiência tem sido frustrante. não sei nada de programação, mas de outro lado sempre soube usar o computador para atender a todas minhas necessidades e de algum modo resolver todos os problemas que surgiam durante o uso (eu me definiria como um "leigo avançado"). Acreditava que a mudança para o linux seria apenas uma questão de adaptação, mas não está sendo tão simples assim. Problemas elementares tem-se mostrado de difícil solução e, para algumas funcionalidades, a troca do sistema operacional não resultou apenas em uma necessidade de adaptação, mas em uma verdadeira renúncia. Para a maioria das pessoas qualquer sistema operativo tanto faz, se você precisa só ler seu e-mail, ter um browser e ler as notícias, qualquer um é robusto suficiente para não te dar problemas e é só questão de adaptação. Tanto você pode fazer o linux parecer um windows como você pode fazer o windows parecer um linux neste sentido. A comunidade é muito grande e qualquer problema tem solução rápida e simples (a situação normal) ou impossível (por exemplo sua usbcam é muito nova e não tem driver para linux, nada a fazer neste caso). No seu caso particular posso dizer que - sim, os programas da receita para a rendição anual funcionam ótimo em linux, eu nunca tive nenhum problema
- Se você me envia os problemas que você tem eu talvez possa ajudar, se não quer enviar seus problemas, a comunidade de ubuntu é muito grande. Eu não utilizo ele, mas tem foros enormes dedicados a usuários de ubuntu. Você pode procurar também nos foros de Arch linux (e em menor grau nos foros de gentoo linux) por ajuda pois eles tem uma comunidade muito ativa que resolve essencialmente todo
- Se está precisando de ajuda pontual e com certa urgência, entra num canal irc dos milhares que existem, vai ter alguém disposto a te ajudar em vivo na hora
- Dependendo quanto tempo você está na frente de seu computador, ter um workflow eficiente ajuda muito (e realmente muito) no longo prazo. Neste quesito para a maior parte das pessoas isso implica duas coisas 1) se desfazer do mouse e aprender a utilizar um terminal bem, no linux isso é normalmente desde o início, no windows poucas pessoas fazem, porém é possível. 2) Aprender a utilizar bem, e produtivamente bem um editor de texto sério (e aqui o word e companhia não entram como editores sérios). Eu não conheço a ninguém que tenha mudado para um workflow eficiente em linux e tenha voltado a windows jamais (e tenho já mais de 30 anos na frente de computadores e pessoas que fizeram a mudança, desde programar o z-80 passando pelas VAX para fazer contas até as novas pentium).
[li] Cada sistema tem seus prós e contras, tem pessoas que precisam utilizar o último software de edição 3D, neste caso melhor ir de Mac OS X infelizmente. Tem pessoas que gostam dos últimos jogos massivos em red, neste caso melhor ir de windows ou consola. Tem outras que preferem de reação rápida do computador sem ter um sistema muito carregado de coisas inúteis, aqui sem dúvida linux é a opção. A minha laptop demora exactamente 3,43 segundos desde pressionar o botão de ligar até que está completamente booteada. Gostaria de ver um sistema windows fazendo isso
Sempre usei o Apache open office, mas nunca achei nada de mais. Recomenda algum editor de texto melhor p/ linux? Fiquei curioso p/ fazer o teste.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 24, 2016 11:48:22 GMT -3.5
Sempre usei o Apache open office, mas nunca achei nada de mais. Recomenda algum editor de texto melhor p/ linux? Fiquei curioso p/ fazer o teste. Para algumas pessoas o editor de texto é uma parte integral da experiência num computador (por exemplo eu estou escrevendo esse post simplesmente numa terminal correndo vi). A escolha é muito pessoal e depende muito do tipo de coisas para o que você precisa um editor então não dá para dar bons conselhos, tem artigos enormes com estudos das opções. A questão é que seja qual for a sua escolha, perder semanas ou inclusive meses se esforçando em utilizar o editor de maneira efetiva aprendendo absolutamente todos os atalhos para mover o cursor, copiar e colar, transformar automáticamente frases completas, etc... isso paga (e muito) no longo prazo. Eu pessoalmente utilizo vi para todo, tem pessoas que juram por emacs. Tem pessoas que gostam de microsoft Word, ou alguns clones mais leves como o Abiword... etc.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 24, 2016 12:59:21 GMT -3.5
potuz fico grato pela disposição em ajudar. POr enquanto está tudo ok, apesar de volta e meia me deparar com um novo desafio. Meu uso do computador não foge muito do básico (ler e-mails, navegar na internet, redigir textos e fazer uns downloads). Por isso mesmo acreditava que a passagem do Windows para o Linux seria muito mais fácil. Pelo menos por enquanto, não tem sido assim. Um exemplo de muitos: meus vídeos no youtube estavam sem som. Sem saber o que fazer, procurei por uma solução na internet. Encontrei inúmeras pessoas relatando o mesmo problema e soluções completamente distintas. Testei várias destas soluções sem qualquer sucesso. Instalei vários aplicativos que supostamente ajudariam. Tive que entender um mínimo de alsa e um outro programa relacionado à placa de som. Mexi em um monte de lugar e nada. Alguns dias depois, sem ter feito qualquer nova alteração, o youtube voltou a ter som. Se o problema voltar, sequer sei dizer como resolvi da primeira vez. Esse caso resume as dificuldades que tenho enfrentado: pequenos problemas demandam várias pesquisas em fóruns e a perda de um tempo precioso para fazer as coisas funcionarem como deveriam. Mas para não dizer que o Linux tem sido apenas decepção, o que gostei até agora foi a variedade de programas open source. Ainda que alguns não sejam tão bons quanto o equivalente do Windows (ex: gimp x photoshop), a conclusão a que rapidamente cheguei foi a de que é melhor ter um razoável de graça do que não ter o melhor em versão paga.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 24, 2016 13:13:57 GMT -3.5
Esse caso resume as dificuldades que tenho enfrentado: pequenos problemas demandam várias pesquisas em fóruns e a perda de um tempo precioso para fazer as coisas funcionarem como deveriam. Ah sim, esse tipo de pequeneces leva um tempo até se acostumar onde estão as configurações. Uma usual no caso do som é que o pessoal esquece simplesmente de "unmute" os altofalantes. Numa terminal "alsamixer" deveria poder ver a sua placa. Até agora eu nunca achei absolutamente nada que eu queria fazer e que fosse possível em photoshop e impossível em gimp+imagemagick. Com certeza existem fotógrafos profissionais que precisam de algum filtro muito particular que só tem o último photoshop. Para o resto dos mortais photoshop é equivalente a gimp+imagemagick.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 24, 2016 13:42:28 GMT -3.5
Esse caso resume as dificuldades que tenho enfrentado: pequenos problemas demandam várias pesquisas em fóruns e a perda de um tempo precioso para fazer as coisas funcionarem como deveriam. Ah sim, esse tipo de pequeneces leva um tempo até se acostumar onde estão as configurações. Uma usual no caso do som é que o pessoal esquece simplesmente de "unmute" os altofalantes. Numa terminal "alsamixer" deveria poder ver a sua placa. Até agora eu nunca achei absolutamente nada que eu queria fazer e que fosse possível em photoshop e impossível em gimp+imagemagick. Com certeza existem fotógrafos profissionais que precisam de algum filtro muito particular que só tem o último photoshop. Para o resto dos mortais photoshop é equivalente a gimp+imagemagick. sim, o alsamixer foi um dos caminhos que segui. Os únicos lugares em que aparecia MM eram nas entradas dos microfones. Mas enfim, este problema foi resolvido, sabe-se lá como.
minha experiência com o GIMP (ainda dentro do Windows) foi oposta à sua. No primeiro uso já notei a falta da ferramenta que buscava (comando "photomerge" do photoshop). Pesquisando do google descobri que ele realmente não tinha nada parecido mas era possível instalar um plug-ins através do script-fu. Pergunta se consegui rodar este plugin...
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 24, 2016 14:17:29 GMT -3.5
No primeiro uso já notei a falta da ferramenta que buscava (comando "photomerge" do photoshop).Pesquisando do google descobri que ele realmente não tinha nada parecido mas era possível instalar um plug-ins através do script-fu. Pergunta se consegui rodar este plugin... Estranho, aquele photomerge é para fazer panoramas não? tinha um monte de plugins no meu tempo que se instalavam automaticamente para fazer esses panoramas. Eu já utilizei o stitch panorama sem problemas. Para panoramas simples o imagemagick pode tranquilamente com -montage.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 28, 2016 8:45:08 GMT -3.5
Olá rst hoje eu comecei a fazer a minha declaração de IRPF e até agora todo está funcionando normal. O meu setup é java oracle jre 1.8.0.74, kernel 3.17.8-gentoo x86_64. Acredito que o seu java pode ser mais novo pois eu utilizo só a versão estável. Imagino que você não deve ter nenhum problema.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 28, 2016 10:13:05 GMT -3.5
Olá rst hoje eu comecei a fazer a minha declaração de IRPF e até agora todo está funcionando normal. O meu setup é java oracle jre 1.8.0.74, kernel 3.17.8-gentoo x86_64. Acredito que o seu java pode ser mais novo pois eu utilizo só a versão estável. Imagino que você não deve ter nenhum problema. Minha ignorância sobre o sistema é maior do que imagina. Depois que postou isso, tentei instalar e rodar o programa. Entrei no site da receita e baixei a versão do programa compatível com meu sistema (linux 64bits) Segui as instruções de instalação da receita (que se limitam a dizer que preciso instalar a máquina virtual java e conferir permissão para executar o programa) Pressupondo-se que eu tenha feito estas etapas corretamente (algo que não sei dizer ao certo), como faço para rodar o programa? Quando clico no arquivo da receita (formato .bin), recebo apenas uma mensagem de que o tipo de arquivo é desconhecido e preciso selecionar um aplicativo. Quando abro o quadro de aplicativos sugeridos, não aparece nada parecido com a tal máquina virtual java.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 28, 2016 10:44:20 GMT -3.5
Receitanet consegui instalar. O programa principal não. Quando rodo ele diz que não tenho a máquina virtual do Java instalada. Vou procurar no Google como fazer isso corretamente.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 28, 2016 10:45:19 GMT -3.5
Olá rst hoje eu comecei a fazer a minha declaração de IRPF e até agora todo está funcionando normal. O meu setup é java oracle jre 1.8.0.74, kernel 3.17.8-gentoo x86_64. Acredito que o seu java pode ser mais novo pois eu utilizo só a versão estável. Imagino que você não deve ter nenhum problema. Minha ignorância sobre o sistema é maior do que imagina. Depois que postou isso, tentei instalar e rodar o programa. Entrei no site da receita e baixei a versão do programa compatível com meu sistema (linux 64bits) Segui as instruções de instalação da receita (que se limitam a dizer que preciso instalar a máquina virtual java e conferir permissão para executar o programa) Pressupondo-se que eu tenha feito estas etapas corretamente (algo que não sei dizer ao certo), como faço para rodar o programa? Quando clico no arquivo da receita (formato .bin), recebo apenas uma mensagem de que o tipo de arquivo é desconhecido e preciso selecionar um aplicativo. Quando abro o quadro de aplicativos sugeridos, não aparece nada parecido com a tal máquina virtual java. Para eu poder te ajudar é melhor utilizar um terminal em lugar de clickar em ícones. Primeiramente é preciso achar a pasta onde você baixou o programa da receita, que segundo a sua descrição foi IRPF2016Linux-x86_64v1.0.bin. No meu caso por exemplo esse programa se encontra em /tmp Aquele programa é o instalador do programa real. Para isso você faz ele executable com o comando chmod assim: Agora você pode executar o programa: Isso deve abrir uma janela te informando onde você vai instalar os programa da receita, normalmente isso acontece em /home/seuusuário/ProgramasRFB/IRPF2016/ Supondo que você fez a instalação padrão, você terá naquela pasta os programas O programa importante é o .jar. Para correr ele (supondo que você tem instalada a máquina virtual java) é simplesmente num terminal correr o programa java -jar assim: Claramente você deve mudar a pasta /tmp/ para o que seja onde você baixou o .bin. No caso padrão de Ubuntu provávelmente isso seja ~/Downloads. É melhor num terminal pois se você tiver qualquer erro pode postar aqui e eu posso continuar a te ajudar.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 28, 2016 10:47:13 GMT -3.5
Receitanet consegui instalar. O programa principal não. Quando rodo ele diz que não tenho a máquina virtual do Java instalada. Vou procurar no Google como fazer isso corretamente. Para controlar se você tem instalada uma máquina java, tente numa terminal E poste aqui o que você receba de resposta.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 28, 2016 10:56:41 GMT -3.5
está aparecendo uma versão antiga do java (1.6)
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 28, 2016 11:07:38 GMT -3.5
está aparecendo uma versão antiga do java (1.6) Eu nunca utilizei o IcedTea aqui, essa é a versão Open Source do Java que normalmente as distribuições de Linux trazem. Tenta instalar o Oracle-JRE, em ubuntu você pode instalar diretamente da página de oracle. Tem informação ao respeito nesta página: help.ubuntu.com/community/JavaDepois de instalar O JRE de Oracle, é importante que você fale para o seu sistema de utilizar Oracle e não IcedTea, como fazer isso em ubuntu está na página que te enviei.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 28, 2016 11:27:02 GMT -3.5
apos atualizar o java para a versão 1.8 consegui instalar e rodar o programa da receita. Ufa!!! uma manhã perdida só para instalar um programa. Valeu potuz
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 28, 2016 11:34:16 GMT -3.5
Parabéns! Eu garanto e prometo que quando (e se) você fique eficiente instalando e compreendendo como funciona o sistema operativo, não vai utilizar nada mais
|
|